A prova pode ser feita a cada seis meses no Brasil ou no exterior. Assim como os outros exames oficiais do país, como o Enade e o Enem, o Celpe Bras é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Este exame em específico é realizado com o apoio do MEC e parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).
O Celp Bras é destinado para brasileiros ou estrangeiros que pretendem ter um certificado de proficiência em língua portuguesa e que não tenha esse idioma como língua materna. O exame é exigido para estrangeiros (ou brasileiros que não são fluentes em português) que pretendem cursar alguma pós-graduação nas instituições de ensino superior brasileiras.
Qual a estrutura do Celpe Bras?
O Inep e, portanto, o Celpe Bras, considera que ser proficiente em um idioma é utilizar a língua adequadamente para desempenhar as ações rotineiras. Dessa forma, considera não apenas questões textuais, mas também questões discursivas, pois o objetivo de uma interação social é que todos os interlocutores envolvidos em processo de comunicação possam se entender.
Dessa forma, o exame conta com uma prova escrita que avalia a compreensão oral e escrita dos candidatos e uma prova oral presencial para analisar a compreensão e desempenho da língua falada.
A parte escrita pode ser realizada em até 3 horas e compreende exercícios com vídeo para avaliar a compreensão oral e produção escrita. Outra com áudio para também avaliar a compreensão oral e escrita, além de um texto escrito para avaliar a leitura e produção de texto.
Já a parte oral é uma conversa de 20 minutos com um avaliador-interlocutor e com a presença de um avaliador-observador, que como o nome já diz, não interfere no diálogo.
Essa conversa é construída a partir de informações que são solicitadas ao candidato durante a inscrição. Uma dica importante é preencher o questionário na inscrição de forma bem detalhada para que essa etapa da prova seja mais tranquila.
Existe mais de um nível de proficiência no Celpe Bras?
Existem quatro níveis e cada um coloca o candidato apto a realizar alguns níveis de interações dentro da língua. Esses níveis são identificados depois do resultado da prova e, caso a pessoa não atinja o grau máximo, pode identificar quais são os pontos fracos a serem desenvolvidos para o próximo exame.
Confira abaixo quais são as aptidões identificadas em cada um dos níveis do Celpe Bras?
- Intermediário: a pessoa consegue se comunicar de forma parcial. Ou seja, demonstra capacidade em compreender e escrever textos, mas os temas para interação ainda são muito limitados. Além disso, ainda tem muita interferência da língua materna em sua pronúncia;
- Intermediário superior: aqui o candidato tem o desempenho similar ao nível intermediário. Contudo, tem menos interferência da sua língua-mãe tanto na comunicação oral quanto na escrita;
- Avançado: a pessoa consegue escrever, falar e ser compreendida em diferentes contextos. O seu texto e discurso já é considerado fluente, mas ainda comete alguns erros de pronúncia e escrita quando em situações e temas desconhecidos;
- Avançado superior: corresponde a todos os aspectos do nível avançado. Contudo, comete menos erros.
O que o INEP avalia em cada parte da prova?
Parte escrita
A avaliação leva em consideração a norma culta da língua portuguesa e testa conhecimentos referentes a adequação contextual, discursiva e linguística. As atividades recebem pontos de zero a cinco que são dados por avaliadores distintos.
A diferença entre as notas dos avaliadores não pode ser de 1 ou mais pontos. Caso contrário, será considerada discrepante e, portanto, será feita uma terceira avaliação.
A nota final é considerada quando esse terceiro corretor confere uma nota convergente a uma das notas dadas anteriormente.
Por fim, a nota final é uma média aritmética dos quatro exercícios realizados na parte escrita da Celpe Bras.
Parte oral
Como falamos anteriormente existem dois interlocutores nesta parte da prova: um que interage com o candidato e o outro que apenas observa o diálogo.
Cada um deles emite uma nota de 0 a 5 em questões como compreensão, fluência, pronúncia, adequação gramatical e lexical.
Onde fazer o Celpe Bras no Brasil?
Região Norte
- Acre: Universidade Federal do Acre
- Amapá: Universidade Federal do Amapá
- Amazonas: Universidade Federal do Amazonas
- Pará: Universidade Federal do Pará
- Roraima: Universidade Federal de Roraima
Nordeste
- Bahia: Universidade Federal da Bahia
- Ceará: Universidade Federal do Ceará
- Paraíba: Universidade Federal da Paraíba
- Pernambuco: Universidade Federal de Pernambuco
- Rio Grande do Norte: Universidade Federal do Semi-árido e Universidade Federal do Rio Grande do Norte
- Sergipe: Universidade Federal de sergipe
Centro Oeste
- Distrito Federal: Universidade de Brasília
- Mato Grosso: Universidade Federal do Mato Grosso
Sudeste
- Espírito Santo: Universidade Federal do Espírito Santo
- Minas Gerais: Centro Federal de Educação Tecnológica, LH Certificados de idiomas, Universidade Federal de Alfenas, Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de João Del-Rei, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Viçosa e Universidade Federal do Triângulo Mineiro
- Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Universidade Federal Fluminense
- São Paulo: Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal de São Carlos e Universidade Metodista Unidade de São Bernardo
Sul
- Paraná: Universidade Estadual de Londrina, Universidade Federal de Integração Latino-Americana e Universidade Federal do Paraná
- Santa Catarina: Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Federal da Fronteira Sul
- Rio Grande do Sul: Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Rio Grande, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS e Universidade Regional Integrada do Alto do Uruguai e das Missões
No total são 126 postos e para saber mais informações sobre telefone e endereço, basta acessar este link.
Onde fazer o Celpe Bras no Exterior?
América do Sul
- Argentina
- Bolívia
- Chile
- Colômbia
- Equador
- Guiana
- Paraguai
- Peru
- Suriname
- Uruguai
- Venezuela
Ásia
- China
- Coreia do Sul
- Japão
Europa
- Alemanha
- Áustria
- Espanha
- Eslováquia
- Reino Unido
- Itália
- Noruega
- Finlândia
- França
- Suíça
- Polônia
Oriente Médio
- Israel
- Líbano
Para saber mais informações sobre cada um destes posts de aplicação do Celpe Bras no exterior, basta acessar este link.
Como faço para me inscrever no exame?
Os editais para realização das provas abrem duas vezes por ano e podem ser conferidos no site do Inep.
Um ponto bastante importante na hora da inscrição é escolher muito bem o local onde você realizará a prova, pois não é possível se inscrever em um e fazer prova no outro. Ou seja, não é possível alterar o local de prova.
Além disso, há limite de espaço, assim quanto antes o candidato se inscrever, mais chance de conseguir lugar para realizar a prova.
No Brasil a taxa de inscrição máxima estabelecida é de R$ 200, já no exterior é de US$ 100.
E não se esqueça de se preparar para a prova. No site do Inep, você confere as provas das outras edições. Já no canal oficial do Inep no YouTube é possível encontrar os áudios e vídeos de outras edições do Celpe Bras.
Se você já está ansioso para realizar o exame e está com dificuldades de se preparar, confira o artigo: Como montar um bom plano de estudos.
Com certeza, ele será bastante útil na fase de preparação.
E, se no meio do caminho, você se apaixonar pela Língua Portuguesa. Neste outro artigo, você consegue saber como funciona a graduação de Letras e quais as possibilidades de emprego depois de formado. Boa sorte!