Além de aumentar as oportunidades de empregabilidade e de ascensão profissional, fazer um curso de pós-graduação pode elevar também o seu salário. De acordo com o consultor de carreira Rafael Couto, em reportagem do jornal Folha de São Paulo, qualquer especialização agrega valor à vida profissional. Ele cita uma pesquisa da consultoria Produtive, a qual mostrou que a média salarial de um pós-graduado pode aumentar em até 40%. Se você está pensando em fazer um curso de pós-graduação, separamos abaixo algumas dicas para que você aproveite essa fase ao máximo.
Pretende começar logo um curso de pós graduação? Veja algumas dicas!
1 – Organize o seu tempo
A primeira dificuldade que você irá encontrar ao ingressar em um curso de pós é conciliar os estudos com o trabalho, a família e os horários de lazer. Sendo assim, a dica do portal Guia de Educação é fazer algumas adaptações de comportamento no trabalho e em casa para que o seu aproveitamento do curso de pós-graduação possa ser satisfatório.
Vale a pena, por exemplo, tentar negociar com o seu chefe um tempo extra para se dedicar aos estudos. Procure também não se esquecer de curtir ao máximo feriados e finais de semana para tirar o atraso nas leituras do seu curso de pós-graduação. Como elas costumam ser muito intensas, cuide para deixar os trabalhos exigidos em dia.
Se você optar pelo curso de pós-graduação feito a distância, a necessidade de organizar o seu tempo e a sua rotina será ainda maior. Dessa forma, crie planilhas de estudos e sempre inclua em seu calendário os dias de entregas de trabalhos. Faça um planejamento estratégico para não deixar tudo para a última hora!
2 – Aplique seu conhecimento prévio ao processo de aprendizado
Alinhar teoria e prática é um segredo antigo para uma boa fixação de novos conteúdos. Em um curso de pós-graduação isso é ainda mais importante e também acaba sendo mais fácil, afinal, diferentemente do que ocorre em um curso de graduação, você já está inserido no mercado de trabalho.
Para aproveitar bem essa fase e os novos conhecimentos, o Portal Administradores sugere que você teste em sua rotina profissional, cotidianamente, tudo aquilo que você aprende em sala de aula no curso de pós-graduação.
Isso porque a aplicação dos conhecimentos do curso de pós na sua prática profissional é uma maneira bastante eficiente para definir quais conhecimentos irão aproximá-lo dos seus objetivos de carreira.
Além disso, como você já possui a prática profissional, caso resolva optar por uma pós-graduação relacionada ao seu emprego atual, essa escolha pode contribuir durante o desenrolar das aulas com o compartilhamento das suas experiências. Portanto, a dica é que você aproveite ao máximo a expertise dos seus professores e o debate com os seus colegas.
3 – Não desperdice os diferenciais do seu curso de pós graduação
Como já citamos, é difícil conciliar o trabalho, as aulas e a família. Entretanto, se você entrou em um curso de pós, desfrute essa experiência da melhor forma que puder!
O portal Guia do Estudante lembra que muitos cursos de pós-graduação apresentam uma grade curricular flexível. Essa é uma excelente oportunidade de se aprofundar mais em áreas de interesse correlatas e conhecer profissionais de outras áreas de atuação.
Com isso, você abre horizontes, forma um repertório cultural ainda mais rico e pode expandir suas possibilidades de pesquisa integrando novas áreas de conhecimento ao seu repertório. Fora isso, ter essa experiência pode futuramente validar algumas disciplinas em um novo curso.
Se você deseja se aprofundar ainda mais nessa fase de um curso de pós-graduação, você pode aproveitar também os módulos internacionais. Essa experiência é relevante em qualquer fase acadêmica, mas é complicado para o profissional já graduado e inserido no mercado afastar-se de suas funções por um ou dois anos para fazer uma especialização no exterior.
Por isso, como a Fundação Dom Cabral lembra em seu portal, algumas das mais importantes instituições de educação executiva do País começaram a oferecer pós-graduações híbridas (geralmente nas áreas de Negócios, Finanças, Marketing, Pessoas e Projetos), em que, de forma opcional e com custo à parte, o estudante pode fazer um módulo em uma das universidades internacionais conveniadas e conseguir uma certificação internacional para o seu curso de pós-graduação.
4 – Aproveite essa fase para fazer muito networking no curso de pós graduação
Essa é uma das dicas mais importantes que podemos dar para você. Se na graduação você tinha um foco maior nos estudos e não sobrava muito tempo para conversar com os colegas, na fase de um curso de pós-graduação você precisa tentar abrir um espaço maior para o diálogo, uma vez que todos os alunos têm muito conhecimento para complementar as explicações dadas por cada professor.
Segundo o portal Guia do Estudante, um curso de pós-graduação pode ser uma ótima chance de renovar amizades e de criar contatos profissionais. Seja gentil, divida com os outros suas ideias, peça ajuda dos colegas para os seus projetos e envolva-se sinceramente com o projeto dos outros. Durante esse período de aprendizado em um curso de pós-graduação você poderá encontrar grandes parceiros de negócios, futuros colaboradores, empregadores e até mesmo potenciais sócios.