Se você tem curiosidade de descobrir como ser piloto de helicóptero, veio ao lugar certo. Você sabia que essa é uma das profissões mais requisitadas entre as carreiras de piloto de aeronaves. Se você deseja ser um piloto de helicóptero e fazer disso a sua profissão, isso pode ser mais acessível do que se imagina. Para isso, é necessário investimento em capacitação e saber quais caminhos percorrer. Vamos adiantar aqui todos os passos.
Assim como a carreira de controlador de tráfego aéreo, por exemplo, a de piloto de helicóptero requer um curso específico. Veja a seguir quais são os passos necessários para ingressar nessa carreira de piloto. E saiba tudo sobre essa interessante profissão que pode levar você às alturas. O primeiro passo é saber como ser um piloto de helicóptero. Confira!
Mas como ser um piloto de helicóptero?
Para conseguir a habilitação de piloto de helicóptero é preciso antes de tudo estudar bastante e entender de elementos de física. O primeiro passo para obter a licença é prestar um exame teórico e outro físico, que permitirão que você possa ter aulas práticas de helicóptero.
Portanto, é um processo semelhante ao de habilitação de motorista, a diferença é que o órgão regulamentador da categoria de pilotos de aeronaves é a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Mas, saiba que antes de realizar o exame teórico, é preciso passar por algumas etapas. Veja a seguir:
Como obter um código da Anac
Para quem deseja ingressar na carreira de piloto, antes de prosseguir para o exame teórico e físico, é preciso obter um número de registro. Esse documento será usado por toda a carreira do piloto. Esse código consiste em um número de seis dígitos e é conhecido pela sigla Canac. Ele pode ser obtido através do próprio portal da Anac. Para isso, basta a acessar o site chamado Sintac (Sistema Integrado de Aviação Civil).
Ele é um sistema bem simples, onde você deverá inserir seus dados nos campos designados. Caso você tenha dúvida ou alguma dificuldade, no próprio site da Anac você encontrará um tutorial básico de como proceder com o cadastro. Feito isso, você poderá ir para a próxima etapa. Leia também: Saiba tudo sobre como é o curso de Ciências Aeronáuticas
Como obter o Certificado Médico Aeronáutico (CMA)
O segundo passo consiste na obtenção do Certificado Médico Aeronáutico (CMA). Antigamente era chamado de CCF (Certificado de Capacidade Física). Após obter o Canac, você poderá agendar a realização do exame médico. Ele nada mais é do que um atestado que comprova que o futuro piloto tem plenas condições físicas e psicológicas para exercer a pilotagem. Desse modo, o CMA é fundamental e obrigatório para obter a licença de piloto, tanto de helicóptero, quanto de avião. Esse exame é realizado por médicos ou clínicas credenciadas pela Anac. Essas referências podem ser obtidas no site da Anac. Lá estão disponibilizadas todas as informações sobre clínicas e médicos credenciados para realizar os exames.
Dessa forma, o candidato será avaliado pelo médico credenciado e apresentará exames que confirmam a aptidão para exercer a função de piloto. Alguma clínicas credenciadas ainda contam com uma equipe médica e realizam os exames exigidos, caso você esteja com o tempo curto, essa pode ser uma opção.
Tipos de certificado
Além dessas questões, saiba que existem dois tipos de CMA. O de 2ª classe, que é válido por cinco anos e serve para quem tem a licença de piloto privado e o de 1ª classe, que é necessário para realizar as aulas práticas de voo e tem a validade de um ano.
É recomendado que o futuro piloto tenha obtido o CMA antes de realizar o curso teórico ou aulas práticas, caso contrário, o investimento será perdido. Já pensou chegar na hora em que é exigida a comprovação do atestado médico e a pessoa não estar apta a pilotar? Certamente, seria uma grande frustração.
Curso teórico de PPH (Piloto Privado de Helicóptero)
Essa etapa consiste em iniciar os estudos teóricos. Saiba que para obter a licença de piloto privado, não é obrigatório que o curso seja homologado pela Anac. Portanto, essa etapa pode ser bastante tranquila e você pode escolher algum curso que seja viável ou até mesmo estudar por conta própria e depois realizar a prova da Anac.
Vale lembrar que esse tipo de exame é bastante específico, portanto, pode ser uma boa ideia se matricular em alguma escola que ensine sobre o conteúdo dessa prova, pois o ensino será facilitado através de um professor que administrará o ensino do conteúdo de modo organizado e ainda poderá tirar dúvidas que podem surgir eventualmente.
Os cursos teóricos para os exames da Anac duram em média 4 meses, mas sempre podem variar de acordo com o calendário das aulas. Veja a seguir as disciplinas que são ensinadas para essa prova:
- Regulamentos de Tráfego Aéreo;
- Navegação;
- Meteorologia;
- Conhecimentos Técnicos e Teoria de voo.
Inscrições no site da Anac
A inscrição para o exame pode ser realizada no site da Anac. Para isso, é necessário o preenchimento de um formulário e enviado digitalizado para a agência, que enviará uma resposta com o agendamento da data e hora em que será realizado o exame teórico. Além disso, é preciso pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 68,21, que então permitirá que o candidato a piloto possa realizar a prova.A média exigida para a aprovação na prova teórica é de 70% de acerto em todas as matérias que contemplam a prova. Após a aprovação, você ganhará um certificado em que não terá prazo para expirar, portanto, poderá ser usado em qualquer momento pelo candidato.
Aulas práticas de piloto privado e horas de voo
Agora vamos falar da parte prática de como se tornar um piloto de helicóptero. O curso prático consiste em um treinamento com horas práticas de voo com os ensinamentos de um instrutor experiente. Essas aulas podem começar a qualquer momento após obter o certificado de aprovação no exame teórico. Para isso, é preciso se matricular em uma escola credenciada pela Anac, que também pode ser consultada no site da agência. Para frequentar essas aulas práticas, é necessário pagar pelas horas de voo, que varia de acordo com a escola. Desse modo, é preciso meter a mão no bolso para se tornar um piloto de helicóptero.
As etapas do curso
A primeira etapa das aulas práticas consiste também em aulas teóricas sobre a aeronave. Nesse caso, esse tipo de ensinamento é chamado de treinamento de solo e tem uma duração de 13 horas. Nessa etapa é estudado minuciosamente o manual da aeronave que é publicado pela fabricante. Essa etapa é fundamental para aprender sobre os conhecimentos teóricos da aeronave. Serão aplicados na prática posteriormente, garantindo mais segurança para instrutor e aluno.
Para o treinamento prático até o exame, é exigido um mínimo de 35 horas de voo. Caso o aluno atinja a proficiência de voo nessas horas, será recomendado que ele avance para um voo solo. Conhecido também como voo de check.
O exame prático consiste em uma série de execuções de manobras. Esse voo de check é realizado por um examinador credenciado pela Anac, que avaliará o desempenho do aluno, concedendo ou não a licença de PPH. Portanto, serão avaliados os conhecimentos teóricos, navegação e manobras aprendidos durante o curso. Após o aval do examinador, o aluno terá a tão sonhada licença de Piloto Privado de Helicóptero. Essa licença se limita a apenas voo sem tripulantes e sem ganho.