O ramo farmacêutico é um dos setores que mais lucram em todo mundo. Por essa razão, um curso técnico em farmácia pode fazer com que você ingresse no mercado de trabalho mais cedo e também trabalhe na área da saúde. Nos últimos anos, houve uma grande expansão das farmácias de manipulação e drogarias no Brasil. Se você tem apreço pela área das ciências, como Química e Biologia, essa pode ser uma carreira que vale a pena fazer.
A área da saúde no Brasil sempre exige demanda de profissionais qualificados. Portanto, essa pode ser uma área em potencial que constantemente oferece vagas de emprego. Para saber se o curso técnico em farmácia vale a pena ou não, é importante que você leia esse texto até o final para descobrir como é a rotina de um técnico em farmácia. Você poderá tirar dúvidas sobre curso técnico em farmácia reconhecido pelo MEC, ou ainda quanto custa um curso técnico em farmácia e curso técnico em farmácia EAD.
Ah, e não esqueça de contar com a plataforma do Vai de Bolsa para pesquisar pelo seu curso de graduação nas melhores instituições de ensino do país, em com bolsas de estudo de até 70%. Ou seja, se você procura dar um passo a mais na carreira, vale a pena pesquisar pelo curso de graduação em Farmácia dentro da plataforma.
Leia também: Biomedicina ou Farmácia: conheça a diferença entre os cursos
Técnico em Farmácia: curso e características
O curso técnico em Farmácia é uma modalidade de ensino mais simplificada. Porém, permite que você ingresse mais rápido em uma carreira a partir de um tempo mais curto de formação. Então, quanto tempo dura o curso técnico em Farmácia? A modalidade de ensino técnico costuma ter uma duração média de dois anos para que o aluno obtenha o certificado.
Além disso, algumas instituições admitem que se faça a matrícula, mesmo cursando o 2.º ano do Ensino Médio, fazendo com que você obtenha simultaneamente o certificado de técnico em Farmácia e o diploma de conclusão do Ensino Médio ao terminar ambos os cursos.
É importante ressaltar que esse tipo de curso tem um aprofundamento teórico menor que uma graduação. Portanto, fazendo com quem é formado tenha uma atuação mais restrita no mercado de trabalho. Sendo assim, um técnico em farmácia atua na área da saúde, mas sob a supervisão de um farmacêutico, que é um profissional graduado nessa área.
Mas como qualquer formação, é preciso gostar ou ter afinidade com o campo de estudo que fundamenta cada curso. Para você ir bem no curso técnico em farmácia, é fundamental gostar de Química, por exemplo, pois essa é a disciplina que sustenta essa formação.
Além disso, durante o curso, o aluno aprenderá técnicas que são necessárias para a prática da profissão, sendo a maioria delas básicas, como algumas que também são mais avançadas.
As disciplinas do curso técnico em Farmácia
Veja a seguir quais são as disciplinas ensinadas para quem deseja uma formação técnica em Farmácia:
- Morfologia e Fisiologia;
- Farmacotécnica Alopática;
- Farmacologia;
- Química Analítica;
- Cálculos Farmacêuticos e Bioestatística;
- Atendimento ao cliente, promoção e vendas em produtos farmacêuticos;
- Primeiros Socorros e Biossegurança;
- Gestão e Farmácia Hospitalar;
- Microbiologia e Controle de Qualidade Microbiológico;
- Química Orgânica;
- Toxicologia;
- Cosmetologia;
- Farmacotécnica dos Cosméticos;
- Homeopatia;
- Farmacotécnica Homeopática;
- Farmacognosia e Fitoterapia;
- Controle de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos;
- Tecnologia Farmacêutica;
- Nutrição e Dietética;
- Farmacotécnica de produtos estéreis;
- Deontologia e Legislação Farmacêutica;
- Bioquímica.
Como pode ser observado nesse rol de disciplinas, a maior parte é contemplada pela área da Química. Portanto, é preciso gostar desse conteúdo e além disso, essa pode ser uma maneira de saber se uma possível graduação em Engenharia Química, por exemplo, pode ser viável futuramente, nesse caso, esse tipo de formação pode fazer de você um profissional diferenciado.
Leia também: Todo farmacêutico pode abrir uma farmácia homeopática?
Qual é a função de um técnico em Farmácia?
Aquele que optar por essa formação, terá capacidade de exercer as seguintes funções:
- Montar kits farmacoterápicos;
- Fracionar medicamentos;
- Manipular e controlar a qualidade dos medicamentos e cosméticos nas farmácias de manipulação;
- Conferir estoques de medicamentos;
- Separação de medicamentos;
- Auxilia na produção e qualidade de controle e logística dos produtos da indústria farmacêutica;
- Dispensa de de medicamentos em farmácias;
- Controlar o estoque, distribuir e dispensar os medicamentos nas farmácias hospitalares.
Portanto, a área de atuação nesse campo farmacêutico pode ser bastante variado, garantindo que mesmo um técnico em farmácia tenha uma ampla atuação no mercado.
Onde um técnico em Farmácia pode atuar?
O curso preparará o aluno para a realidade do mercado de trabalho, pois esse é o foco dessa modalidade de ensino. Sendo assim, o aluno vai aprender todos os processos necessários para essa atuação. Vale lembrar que a demanda para profissionais da área da saúde é sempre necessária, portanto, existe constantemente oferta de vagas. As áreas de atuação mais conhecidas para quem é técnico em farmácias são:
- Drogarias e farmácias comerciais e hospitalares;
- Indústrias farmacêutica e de cosméticos.
Além dessas oportunidades, é possível trabalhar em centros de saúde ou centros de distribuição de medicamentos de municípios, por exemplo. Para isso, é preciso ficar de olho nos editais dos concursos municipais. Essa pode ser uma boa oportunidade de garantir a estabilidade no emprego e gozar dos benefícios de um cargo público.
Leia também: Saiba tudo sobre como é o curso de graduação em Farmácia
Fazer um curso técnico em Farmácia vale a pena?
A principal vantagem de fazer um curso técnico é a própria aceleração no ingresso ao mercado de trabalho. Além disso, essa é uma formação que existe um volume razoável de ofertas de vagas, portanto, pode ser uma carreira bastante promissora.
Outra grande vantagem é o próprio amadurecimento que uma formação técnica pode dar a você. Ou seja, na hora em que desejar ir para uma graduação, você já terá uma bagagem de experiência em um nível de estudo profissionalizante e isso pode trazer grandes vantagens para você.
Principalmente pelo conhecimento já adquirido, permitindo que você possa se destacar no meio acadêmico. Portanto, a formação técnica fornece uma boa base de estudo que será muito útil em uma graduação futura. Vale lembrar também que ao ingressar no mercado de trabalho mais cedo, também é uma forma de ter uma certa independência ou autonomia financeira. Certamente essa experiência profissional fará com que você aprenda a fazer uma boa administração financeira logo cedo.
Assim, você poderá bancar suas próprias despesas como a mensalidade de uma graduação em uma instituição privada, um curso de capacitação, entre outros.
Leia também: Conheça seis cursos técnicos na área da saúde
Quanto custa um curso técnico em Farmácia
Desse modo, a formação técnica também exige um baixo investimento. Sendo assim, pode ser uma maneira de ingresso mais rápida no mercado de trabalho e você poderá recuperar todo investimento logo em seguida, quando começar a atuar na profissão.
Além dessas questões, uma formação técnica também permite que você tenha privilégios em concursos públicos, você poderá concorrer a vagas com um número menor de candidatos. Você também terá um contato direto com uma área profissional, isso permitirá que você possa decidir com sabedoria se vale a pena ou não ir para uma graduação.
Quanto ganha quem é técnico em farmácia
Sempre é importante ressaltar que a questão salarial é bastante relativa, podendo variar de acordo com a região, empresa ou cargo que se exerce a profissão. Mas é possível estimar uma média salarial, que serve como termômetro para saber se a profissão é valorizada ou não.
De acordo com o site da Catho, um profissional dessa área pode ganhar uma média estimada de R$ 1.889,25, que para um curso técnico pode ser um bom salario inicial. Portanto, essa é uma área que tem uma remuneração razoável se comparada a outras profissões encontradas no mercado até em nível superior de ensino.
Leia também: Conheça cursos online gratuitos com certificado reconhecido pelo MEC
Graduação em Farmácia: uma opção para avançar na carreira
Como vimos até aqui, o curso técnico em Farmácia pode ser a porta de entrada de forma mais rápida para esse mercado de trabalho. No entanto, para avançar na carreira, é importante buscar ainda mais conhecimento e qualificação. Para isso, o curso de graduação em Farmácia é perfeito. Isso porque é uma capacitação mais completa, que permite, inclusive, ocupar cargos gerenciais e de pesquisa, por exemplo.
Você pode aproveitar a plataforma Vai de Bolsa para pesquisar por cursos de graduação em Farmácia na sua região e também as possibilidades de EAD. Faça a inscrição e matrícula diretamente na plataforma e garanta condições de bolsas de estudo imperdíveis. Vale a pena acessar!
Conclusão
Agora que você sabe mais sobre o curso técnico de Farmácia e as possíveis áreas de atuação e remuneração, certamente ficou mais fácil em decidir se esse curso vale a pena ou não. Para isso, é preciso de um investimento baixo e ter afinidade com as disciplinas.
Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.
Lembre-se que na plataforma do Vai de Bolsa você pode procurar pelo curso de graduação de seu interesse nas principais instituições de ensino do Brasil, e com possibilidade de bolsa de estudo de até 70%. Vale a pena acessar e conferir.