Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Conheça cursos online gratuitos com certificado reconhecido pelo MEC

cursos online gratuitos com certificado reconhecido pelo mec

Ganhar conhecimento é cada dia mais importante, independente da sua área de atuação. Isso porque a grande maioria dos setores vivem em constante atualização. Nesse sentido, é extremamente importante fazer novos cursos, ainda mais se forem cursos online gratuitos com certificado reconhecido pelo MEC. E o que você acha de cursos de informática online gratuitos com certificado reconhecido pelo MEC? Ou ainda de Direito, ou educação infantil. Sim, é possível.

Além de não ter que gastar com transporte ou mensalidades, você poderá aprender algo novo no conforto da sua casa?. E, ainda, ficar por dentro de novas funções e se atualizar profissionalmente. Essa é a proposta aqui!

Então não perca mais tempo procurando cursos online gratuitos com certificado reconhecido pelo MEC grátis, e continue a leitura que o blog Vai de Bolsa vai te dar todos os detalhes.

Leia mais: Saiba como fazer cursos online em Harvard de graça!

Quais os cursos online gratuitos são reconhecidos pelo MEC?

Há uma grande variedade de cursos online reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e gratuitos. Para você ter uma ideia, em setembro de 2021, o Governo Federal lançou a plataforma Aprenda Mais, em que os profissionais de diversos setores podem acessar mais de 100 cursos disponíveis em mais de 12 áreas de atuações, tudo de forma online e gratuita. Contudo, esses cursos são de curta duração, em torno de 20h a 60h de aprendizado.

Ainda assim, isso é importante para dar aquele upgrade no currículo e se preparar melhor pensando no mercado de trabalho, que a cada ano está mais competitivo. Além disso, nesse site você vai encontrar cursos para quem é da área da saúde, ciências exatas, humanas, segurança, setor alimentício, entre outros.

Caso queira fazer um dos cursos gratuitos reconhecidos pelo MEC, basta primeiramente escolher qual deseja e realizar seu cadastro no site para iniciar o curso que tem mais relação com sua profissão.

Leia também: Qual é a melhor plataforma de cursos online? Confira aqui!

Confira as áreas dos cursos do Aprenda Mais, do MEC

  • Ambiente e Saúde;
  • Ciências Exatas;
  • Ciências Humanas;
  • Desenvolvimento Educacional e Social;
  • Gestão e Negócio;
  • Idiomas, Linguas e Literatura;
  • Informação e Comunicação;
  • Produção Alimentícia;
  • Produção Cultural e Design;
  • Recursos Naturais;
  • Segurança;
  • Turismo, Hospitalar e Lazer.

Além desses cursos nas áreas que estão na base do governo federal, existem dessa forma outras instituições que oferecem diversos cursos online para ampliar seu conhecimento e também emitem certificado gratuito.

Saiba mais: Udemy: conheça a maior plataforma de cursos online do mundo

MEC também oferece o Sistec com cursos online gratuitos

Outra plataforma oferecida pelo MEC com cursos online gratuitos e reconhecidos pela entidade é o Sistec, ou Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, que registra, divulga e valida diplomas de cursos de nível médio da educação profissional.

Confira abaixo alguns cursos disponíveis por meio do acesso ao Sistec:

  • Ajudante de obras;
  • Almoxarife;
  • Assistente Administrativo;
  • Assistente de Faturamento;
  • Assistente de Logística;
  • Assistente de Recursos Humanos;
  • Auxiliar de farmácia de manipulação;
  • Auxiliar de Fiscalização Ambiental;
  • Balconista de Farmácia;
  • Cuidador de idoso;
  • Desenhista da Construção Civil;
  • Fotógrafo;
  • Ilustrador;
  • Locutor-apresentador-animador;
  • Mensageiro;
  • Operador de caixa;
  • Operador de câmera;
  • Produtor de cerveja;
  • Recepcionista;
  • Reciclador;
  • Vendedor.
cursos online gratuitos com certificado reconhecido pelo mec
Cursos online gratuitos com certificado reconhecido pelo MEC

EAD também é porta para cursos online gratuitos ou com preços acessíveis

Cursos a distância, na modalidade EAD, são a porta de entrada para conseguir capacitações online, gratuitas ou com preços bem acessíveis. No EAD você poderá encontrar cursos de graduação, nas modalidades bacharelado e licenciatura, além de tecnólogos, e também de pós-graduação, como especializações.

No Vai de Bolsa você encontra diversos cursos baratos e de muita qualidade, que você pode fazer em casa. Basta inserir a sua cidade e o curso preferido para realizar a busca das melhores opções com bolsas e descontos. Você pode fazer, por exemplo, um curso de graduação EAD em Administração por R$ 111,75 mensais, um desconto de 70%. O valor é referente ao curso oferecido na cidade de São Paulo. A graduação em Marketing Digital também custa o mesmo valor, para a cidade de São Paulo.

Há uma infinidade de cursos online com certificado reconhecido pelo MEC disponíveis no Vai de Bolsa. Vale a pena conferir e tornar seu sonho realidade.

Outros sites de cursos online são reconhecidos pelo MEC

Sesi

Se você está em busca de cursos reconhecidos pelo MEC online gratuitos com certificado, logo, uma excelente opção é o Sesi, que forma milhares de alunos anualmente e prepara eles pensando no mercado de trabalho.

A instituição, que é uma das instituições brasileiras mais renomadas se tratando de educação no país, oferece cursos gratuitos na área de humanas, com cursos de redação e comunicação corporativa. Além disso, também oferece igualmente na área de exatas, envolvendo administração, matemática e educação financeira.

Ao iniciar o curso, nesse meio tempo as aulas na plataforma ficam disponíveis por 30 dias para o aluno concluir o curso online gratuito e ter direito ao certificado.

Coursera

Do mesmo modo, outro grande site que possui cursos gratuitos, porém com certificados de grandes empresas como Google e Facebook é o Coursera. Nele há uma infinidade de cursos, tanto gratuitos como pagos onde a pessoa pode se especializar nas mais diversas áreas de atuação.

Segundo divugou a empresa, a princípio são mais de 2.690 especialidades de cursos, entre eles, aprendizados nas áreas de marketing, design, empreendedorismo, história ou desenvolvimento pessoal.

Além disso, é possível conseguir certificado de grandes empresas da atualidade, o que pode alavancar seu currículo e te ajudar a conquistar aquela vaga de emprego que tanto sonha.

FGV (Fundação Getúlio Vargas)

Já pensou em ter em seu currículo algum curso feito na FGV? Ainda mais sendo de graça? Então saiba que essa é uma possibilidade muito real A FGV disponibiliza diversos cursos gratuitos em seu site.

A universidade oferece certificado reconhecido pelo MEC e ainda possui em sua grade cursos nas áreas de Direito, Economia, Gestão Empresarial e Marketing.

Aprenda também: Saiba aumentar seu conhecimento no mundo online

Quais são as vantagens dos cursos online gratuitos com certificado reconhecido pelo MEC?

Além dos cursos serem gratuitos, essa é uma excelente oportunidade de você retomar os estudos e sem precisar sair de casa.

Para isso, é possível organizar sua rotina e dedicar pelo menos 30 minutos por dia para fazer os cursos online gratuitos com certificado reconhecido pelo MEC, que mais tem relação com seus interesses de atuação.

Cursos online gratuitos com certificado reconhecido pelo MEC: agora é só escolher!

Agora que você já decidiu ingressar em um curso gratuito que oferece o certificado do MEC, basta escolher a opção que mais se encaixa no seu perfil, independente da plataforma escolhida. Vale reforçar os cursos com desconto e bolsas oferecidos pelo Vai de Bolsa.

Que tal continuar bem atualizado com as principais informações sobre o mundo da educação? Então, continue navegando em nosso blog. Até a próxima!

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.