Quais os melhores cursos para o mercado de trabalho? Confira agora!

A escolha de uma profissão é um importante passo na vida das pessoas. Ao tomar essa decisão, deve-se levar em consideração aspectos como suas habilidades, o perfil profissional exigido pelo curso e a remuneração. Além disso, mesmo que durante essa escolha fatores de gosto pessoal sejam levados em conta, é imprescindível estar ciente dos melhores cursos para mercado de trabalho.

Sabe-se que o mercado de trabalho muda e sofre com índices altos de desemprego regularmente. Este ano, por exemplo, segundo dados do IBGE, a taxa de desemprego no País bateu 14,1%, atingindo cerca de 14,4 milhões de brasileiros. Por esse motivo, inserir-se nesse meio, acompanhar e estar preparado para as modificações e atualizações do mercado de trabalho com o passar do tempo é essencial para construir e manter uma carreira.

Como o primeiro passo para ter mais chances de não enfrentar dificuldades para entrar no mercado de trabalho é a escolha correta do curso, neste artigo, vamos explicar quais os melhores cursos para mercado de trabalho. Confira nossas dicas e sugestões para tomar decisões seguras e assertivas sobre seu futuro profissional.

Por que uma empresa contrata alguém?

Além de tecnologias avançadas e prestígio no mercado de trabalho, uma empresa precisa de uma boa equipe de profissionais para se desenvolver e crescer. Por isso, constantemente observamos a abertura de processos seletivos, tanto para contratar profissionais experientes quanto para dar oportunidade para aqueles sem muita experiência no mercado de trabalho.

De acordo com informações obtidas de uma pesquisa realizada pela Catho por meio de conversas com recrutadores, existem requisitos principais que são observados pelas empresas no geral no momento de contratar alguém. Esses requisitos nada mais são do que características que os candidatos às vagas de emprego devem apresentar em seu perfil profissional e comportamental.

  • Experiência técnica na área, disposição para aprimorar conhecimentos e obter outros – caso não tenha experiência;
  • Formação acadêmica;
  • Entusiasmo do candidato;
  • Bom relacionamento com outras pessoas;
  • Avaliação dos resultados alcançados pelo profissional anteriormente;
  • Reputação das empresas em que trabalhou anteriormente;
  • Estabilidade empregatícia – análise do tamanho dos períodos em que o profissional ficou empregado em cada empresa;
  • Conhecimento e desenvoltura na gestão de pessoas;
  • Aparência profissional;
  • Resultados nos testes aplicados pela empresa no processo seletivo.

Em síntese, podemos dizer que, ao buscar um profissional para fazer parte de seu time e agregar ao seu desenvolvimento, uma organização procura colaboradores eficientes, produtivos, dispostos a aprender e fazer o melhor sempre no momento certo. Tais características são fundamentais para se inserir no mercado de trabalho.

É importante destacar que o trabalho dentro das empresas é uma via de mão dupla. Isto é, assim como as organizações procuram e exigem de seus funcionários um bom desempenho, é necessário que as empresas também se empenhem para manter os colaboradores motivados e produtivos.

Algumas ações realizadas pelas empresas colaboram bastante para manter esse interesse.  Oferecer benefícios, bons salários, clima organizacional agradável, oportunidade de crescimento, liderança motivadora e estímulos ao assumir novos desafios e para evoluir na carreira são ótimas maneiras de atrair e manter profissionais empenhados.

O que está em alta no país?

Como mencionamos, a realidade do mercado de trabalho do nosso País não está tão favorável atualmente. Apesar disso, existem áreas que seguem em alta no País, como tecnologia, saúde e comunicação. Essas três podem ser consideradas o motor do mercado de trabalho atual.

Podemos utilizar o exemplo do período pandêmico que estamos enfrentando desde o ano passado. Não que em outros momentos essas áreas não sejam relevantes, mas durante os meses de pandemia, foi possível observar nitidamente o crescimento e a importância das três.

Os avanços tecnológicos permitiram não só buscas mais rápidas e eficazes a respeito do vírus, mas também possibilitaram que muitos continuassem seus trabalhos e estudos dentro de suas próprias casas ou até abrissem novos negócios através da internet. Profissionais da saúde foram testados e aplaudidos mais uma vez pelo intenso trabalho e dedicação ao longo da pandemia. Os profissionais da comunicação, por sua vez, cumpriram o trabalho de levar informação mesmo em um momento complicado.

Além da atuação individual dessas áreas, tivemos também a atuação em conjunto. Com o auxílio da tecnologia, os médicos, cientistas, pesquisadores e comunicadores conseguiram manter seus trabalhos, ajudando e informando todo o País. Ou seja, a pandemia é um exemplo recente e vivo para exemplificar as áreas que estão em alta no País.

Melhores cursos para o mercado de trabalho

Falamos sobre as áreas no geral que estão em alta, mas agora focaremos nos cursos com maior empregabilidade no Brasil atualmente. A maioria deles se relaciona ou tem alguma influência das áreas que citamos acima. Conheça cada um deles.

Medicina

O curso de medicina é um dos que se mantém em alta há bastante tempo, por isso ele é considerado um dos melhores cursos para o mercado de trabalho. As possibilidades de atuação dos médicos são amplas, já que podem trabalhar por conta própria, abrindo seus próprios consultórios, em hospitais particulares ou públicos e até realizando concursos para serem profissionais do Instituto Médico Legal ou da Marinha, por exemplo. 

Em nosso País, a demanda por profissionais da área da saúde é constante tanto no setor privado quanto no público, já que a crise da saúde é um fator que atinge o Brasil. Além da demanda, o futuro retorno financeiro garantido aos profissionais que ingressam nesse curso também é um estímulo. O curso de medicina dura seis anos, mais o período da especialização que você escolher.

Administração

O curso de administração também é um dos que possibilita uma carreira mais segura e possui uma boa demanda. Isso ocorre pois os recrutadores estão sempre à procura de profissionais qualificados para gerir, tomar decisões e guiar o futuro de sua empresa. Pessoas formadas em administração podem atuar na direção, gestão de empresas, auditoria de processos, análise de riscos e em processos de fusões e aquisições.

Esse curso tem duração de 4 anos e pode ser uma opção assertiva para seu futuro no mercado de trabalho.

Direito

Outro curso que está em destaque há um bom tempo é o de direito. Em geral, as pessoas que optam por essa profissão conseguem construir uma boa carreira e obter um bom retorno financeiro. Assim como os médicos, os profissionais formados em direito podem atuar no setor público e no setor privado.

A graduação deste curso dura cinco anos. Além disso, é necessário que os profissionais realizem a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para trabalhar como advogados ou outros cargos superiores.

Ciências Contábeis

A parte financeira das empresas é algo em que seus donos depositam bastante atenção. Por isso, a procura por contadores é crescente. É necessário que toda organização tenha seu planejamento financeiro ajustado e definido por profissionais que conheçam o sistema tributário e tenham técnicas e estratégias capazes de ajudar no seu desenvolvimento.

A duração média da graduação em ciências contábeis é de quatro anos. Cada instituição de ensino pode decidir se exige ou não estágio e trabalho de conclusão de curso. 

Marketing

O curso de marketing é focado em oferecer aos alunos estudos sobre a compreensão das necessidades dos clientes e a elaboração de estratégias de comunicação e venda de produtos e serviços. Quem opta por essa graduação aprende a respeito do comportamento dos consumidores, técnicas de negociação, estratégias de venda, posicionamento da marca e tudo que envolve o processo de divulgação de produtos e serviços.

Existem duas formas de se tornar um profissional de marketing. A primeira é cursando o bacharelado que tem 4 anos de duração. A segunda é um superior de tecnologia, que é mais rápido e mais focado em algumas áreas.

Tecnologia da Informação

A área de tecnologia da informação (TI) está sempre movimentada, principalmente devido aos avanços tecnológicos que estão cada vez mais inseridos no dia a dia da sociedade. Dentro dessa área, os cursos que são mais reconhecidos e requisitados são: ciência da computação, sistemas de informação, análise e desenvolvimento de sistemas, gestão da tecnologia da informação, engenharia da computação, rede de computadores, banco de dados.

Com o destaque que essa área vem ganhando, ele acaba se consolidando como um dos melhores cursos para o mercado de trabalho na atualidade. Os profissionais graduados nessa área, geralmente, possuem uma boa remuneração e conseguem seu espaço no mercado de trabalho.

Engenharia de Produção

A procura por profissionais qualificados em engenharia de produção é alta. A figura e o trabalho dos engenheiros de produção é importante dentro das empresas. Ele é responsável por controlar o processo de fabricação de produtos e a utilização dos recursos que são necessários para isso.

No dia a dia das organizações, o engenheiro de produção pode assumir diferentes tarefas. Ele lida com sistemas de compra e estoque, programação de máquinas e gestão de equipes. O curso de engenharia de produção tem duração de cinco anos.

Psicologia

O curso de psicologia cresceu nos últimos anos. Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP), o  Brasil é o País que mais apresenta casos de ansiedade (63%) e depressão (59%).

A necessidade de cuidar do seu bem-estar emocional fez com que a procura por profissionais de psicologia crescesse. Além do mais, a importância da saúde mental tornou-se um assunto mais debatido na sociedade. A duração desse curso é de cinco anos.

Estatística

O profissional de estatística é responsável por planejar e coordenar o levantamento de dados por meio da aplicação de alguns métodos, como questionários e medições. Sua função é organizar e analisar as informações obtidas a fim de explicar e solucionar fenômenos e possíveis problemas dentro da empresa. Esses profissionais são qualificados para trabalhar com inteligência de mercado, uma área que está em crescimento.

Esse curso dura quatro anos e é mais fácil de ser encontrado em faculdades públicas. 

Logística

O profissional de logística gerencia os materiais, produtos e recursos de uma empresa e é responsável pela organização operacional. Essa área tem crescido ao longo dos anos e para se formar nela, basta realizar um curso que tem dois anos de duração. Agora que você já conhece as profissões que estão em destaque no mercado de trabalho, é importante analisar as condições e o perfil de profissional exigido por cada uma delas. Os melhores cursos para mercado de trabalho estão aqui. Além de apresentarem boa remuneração, eles são cursos com maior empregabilidade. Portanto, não perca a oportunidade de estudar e se capacitar para conseguir uma vaga em algum deles. 

Outros posts da categoria

Receba novidades por email:

Vai uma bolsa aí?