Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Cursos da área da saúde: veja ótimas opções para ir além de Medicina

Cursos na área da saúde

Os cursos da área da saúde podem ser encontrados em mais de mil faculdades de todo o Brasil segundo o Censo da Educação Superior. E se você pensa que a área da saúde está restrita ao curso de Medicina, precisa atualizar a sua visão! Neste post, você vai encontrar indicações de ótimos cursos da área da saúde que podem garantir a você um bom trabalho e um futuro promissor no mercado.

Para você ter uma ideia, são carreiras que envolvem cursos básicos na área da saúde como Enfermagem, Nutrição, Bioquímica, Biomedicina, Educação Física, Fisioterapia, entre outras, com muitas oportunidades de trabalho. e bons salários. Em outras palavras, são todos cursos na área da saúde aprovados pelo MEC (Ministério da Educação). Sem que para isso seja preciso passar pelo curso de Medicina.

Na Enfermagem, por exemplo, há cursos básicos na área da saúde, desde o nível técnico ao superior. Há também cursos mais difíceis na área de saúde, com Odontologia, que assemelha-se ao de Medicina. Há ainda cursos gratuitos na área da saúde com certificado, como os oferecidos pela Una-SUS. Descubra aqui um mundo de opções e veja qual é o melhor curso na área da saúde para você.

E lembre-se que na plataforma do Vai de Bolsa você pode procurar pelo curso de graduação de seu interesse nas principais instituições de ensino do Brasil, e com possibilidade de bolsa de estudo de até 70%. Vale a pena conferir e iniciar a sua carreira na área da saúde com um curso de qualidade.

Leia também: Como construir uma ótima carreira na saúde sem fazer medicina?

Cursos da área da saúde MEC: conheça as opções certificadas

Abaixo você confere uma lista de cursos de atualização na área da saúde, a grande maioria, graduações que serão a sua porta de entrada para o mercado de trabalho neste segmento.

1. Enfermagem

A graduação superior em Enfermagem tem duração média de 5 anos e forma profissionais capacitados para desenvolver a proteção, promoção, recuperação e  reabilitação da saúde humana. Durante a graduação, o aluno tem contato com disciplinas da Administração, Psicologia e Sociologia, além de aulas práticas em laboratórios e a oportunidade de realizar o atendimento real de pacientes.

O curso de enfermagem também é oferecido em nível técnico e dura aproximadamente 2 anos. Essa formação profissionalizante pode ser feita já no Ensino Médio, pelos alunos do 3º ano que desejam uma inserção mais rápida no mercado de trabalho. No curso técnico em enfermagem, o aluno tem contato com procedimentos práticos e pode atuar em clínicas e hospitais.

Veja as opções de curso de graduação em Enfermagem na plataforma Vai de Bolsa.

2. Farmácia

O curso de Farmácia é do tipo bacharelado e tem duração de 5 anos. A graduação capacita os alunos a atuarem no ramo de medicamentos, cosméticos, fármacos, produção e análise de alimentos, entre outros. Durante a graduação, os alunos têm contato com disciplinas como: anatomia, biologia, fisiologia, química geral, química orgânica e inorgânica, física, e muitas aulas práticas em laboratórios.

O profissional formado em farmácia possui diversas opções de trabalho, podendo atuar tanto em drogarias, quanto em pesquisas sobre medicamentos e análise de amostras de laboratórios.

Veja as opções de curso de graduação em Farmácia na plataforma Vai de Bolsa.

3. Bioquímica

O curso de graduação em Bioquímica, ou Engenharia Bioquímica, tem duração de 4 anos e prepara profissionais para atuarem tanto na área da saúde, como também nos ramos da agricultura, meio ambiente e processos industriais. Durante a graduação, o aluno de Bioquímica estuda química orgânica, físico química, física, matemática, biologia, bioquímica clínica e toxicologia, bioquímica de alimento, cálculo, tecnologia, inovação, entre outras disciplinas.

Após a formação, o bioquímico encontra boas oportunidades de trabalho em diversos setores, como centros de pesquisas, laboratórios e universidades. 

4. Nutrição

Com duração média de quatro anos, o curso de Nutrição é do tipo bacharelado e capacita os alunos para atuarem na promoção, recuperação e manutenção da saúde por meio da alimentação. Durante o curso, o aluno encontrará uma formação multidisciplinar, tendo contato com disciplinas como: anatomia, biologia celular, bioquímica, educação nutricional, epidemiologia, estatística, farmacologia, psicologia, química, saúde coletiva, tecnologia de alimentos, entre outras.

O profissional de nutrição possui um vasto mercado de trabalho, podendo atuar como autônomo em seu próprio consultório, ou trabalhando em empresas e indústrias do setor alimentício, e também clínicas e hospitais.

Veja as opções de cursos de graduação em Nutrição na plataforma Vai de Bolsa.

Cursos na área da saúde

5. Fisioterapia

Um dos cursos da área da saúde mais populares no Brasil, a graduação em Fisioterapia tem duração de até 5 anos e forma profissionais que atuam na prevenção e recuperação de lesões musculares de seus pacientes. O curso oferece habilitação em bacharelado e possui em sua grade curricular disciplinas como: anatomia, políticas e estratégias em saúde, histologia e embriologia, cinesiologia e biomecânica, fisiologia humana, geriatria e gerontologia, patologia, epidemiologia, psicomotricidade, entre outras.

Essa formação é mais uma que possui um vasto campo de atuação, podendo um fisioterapeuta atuar em clínicas, hospitais, empresas privadas, clubes esportivos, de forma autônoma, entre outros.

Veja as opções de curso de graduação em Fisioterapia na plataforma Vai de Bolsa.

6. Fonoaudiologia

O curso de fonoaudiologia estuda comunicação e linguagem. Com duração de até 4 anos, a graduação oferece a habilitação em bacharelado. Os estudantes do curso de fonoaudiologia são capacitados para diagnosticar e tratar deficiências de comunicação, podendo atuar nas áreas de:

  • Audiologia
  • Linguagem
  • Motricidade oral
  • Voz

Para isso, durante o curso, o aluno tem contato com disciplinas de: anatomia, epidemiologia, comunicação e voz, fisiologia, biofísica, genética, psicologia, libras, entre outras. Após formado, esse profissional encontrará oportunidades em clínicas, hospitais, empresas de telemarketing, e até mesmo como preparador vocal de atores e cantores.

7. Odontologia

Outro curso da área da saúde bastante popular no Brasil é a Odontologia. A graduação, que dura até 5 anos, é voltada para o estudo da boca, mandíbula, maxilar e ossos da face. Entre as principais disciplinas estudadas durante os 5 anos de graduação estão: bioquímica, anatomia, imunologia, farmacologia, estomatologia, materiais dentários, periodontia, prótese dentária, cirurgia e traumatologia, entre outras.

O profissional graduado em Odontologia pode trabalhar de forma autônoma em seu próprio consultório, ou atender em escolas,  clínicas públicas ou privadas, entre outras.

Veja as opções de curso de graduação em Odontologia na plataforma Vai de Bolsa.

8. Psicologia

O psicólogo é o profissional responsável  pelo diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças mentais, de personalidade ou distúrbios emocionais. E o curso de graduação que habilita esse profissional tem duração média de 5 anos e oferece habilitações em bacharelado e licenciatura.

Durante o curso de Psicologia, o aluno encontra disciplinas como: ética, avaliação psicológica, neuropsicologia, psicanálise, filosofia, direitos humanos, entre outros.

Assim que se forma, o psicólogo precisa se registrar no Conselho Federal de Psicologia para atuar profissionalmente, e então poderá atuar em: clínicas; hospitais; escolas e universidades; agências de recrutamento de profissionais; clubes esportivos; centros de reabilitação; entre outros.

Confira as opções de curso de graduação em Psicologia na plataforma Vai de Bolsa.

Leia também: Como ser neurocientista: o que é preciso para se especializar na carreira

9. Terapia Ocupacional

O curso de Terapia Ocupacional tem duração de até 4 anos e prepara profissionais para tratar e recuperar física e psicologicamente pacientes com o auxílio de terapias.

Entre as principais disciplinas que compõem a grade curricular deste curso estão: anatomia, atividades e recursos terapêuticos, bioética, bioestatística, comunicação e expressão, fisiologia humana, neurofisiologia , psicologia, saúde coletiva, entre outros.

Os profissionais formados em Terapia Ocupacional encontram boas oportunidades de carreira nas áreas de reabilitação, em UTIs neonatais, na educação, com reintegração social e também na gerontologia.

10. Gerontologia

O curso de Gerontologia promove o estudo das mudanças que ocorrem no processo de envelhecimento do ser humano. A formação está dentro da área da Medicina e se dedica ao estudo exclusivo de doenças presentes nos idosos.

A graduação em Gerontologia tem duração de até 4 anos e tem como foco o estudo de  aspectos biológicos, psicológicos e sociais do envelhecimento.

Entre as principais disciplinas que compõem a grade curricular do curso estão: ética, comunicação humana e sociedade, epidemiologia do envelhecimento, fundamentos biológicos da gerontologia, princípios de cognição no envelhecimento,bioética, problemas relacionados ao uso de medicamentos, entre outras.

Por ser um curso recente, que teve início em 2005, o mercado de trabalho na Gerontologia ainda está se expandindo, mas as perspectivas são muito boas, afinal de contas, a população brasileira está envelhecendo. Entre os principais setores que esse profissional pode atuar estão clínicas, hospitais, casas de repouso, órgãos públicos e organizações não-governamentais focadas na população idosa. 

Conheça as opções de curso de graduação em Gerontologia na plataforma Vai de Bolsa.

11. Estética

O curso de Estética pode ser encontrado com habilitação técnica e bacharelado. Sendo que o primeiro tem duração de até 3 anos e a graduação superior de 4 anos. Ambos os cursos capacitam seus alunos para atuarem nos mercados de beleza e bem-estar, podendo trabalhar com  tratamentos de embelezamento corporal, facial e capilar.

Entre as principais disciplinas do curso de Estética estão: anatomia, alongamento e prótese capilar, biossegurança, biocosmética e fitocosmética, dermatologia, farmacologia, colorimetria, nutrição, psicologia, química cosmética, entre outros.

O mercado de Estética não para de crescer e esse profissional costuma encontrar boas oportunidades de trabalho em salões de beleza, centros de estética, clínicas, academias, SPAs, indústrias, hotéis e resorts.

Veja opções de cursos de Estética e Cosmética na plataforma Vai de Bolsa.

Leia também: Conheça 6 cursos técnicos na área da saúde

12. Biomedicina

A Biomedicina é o campo da saúde que estuda os microrganismos e a dinâmica de células e tecidos. O biomédico cria substâncias e procedimentos para prevenir e tratar doenças, como medicamentos e vacinas. É uma profissão muito em alta atualmente, com procura elevada pelo curso nas faculdades.

Portanto, a rotina de um biomédico se passa majoritariamente dentro de um laboratório, e atrela conhecimentos médicos e biológicos.

O curso de Biomedicina tem duração média de quatro anos, no bacharelado. É uma graduação voltada para a área da saúde e você pode encontrar opções no presencial e a distância. Importante frisar que você precisa gostar bastante de biologia e química.

Conheça as opções de cursos de Biomedicina na plataforma Vai de Bolsa.

Leia também: O que é Biomedicina? Entenda tudo sobre o curso e a carreira

13. Ciências Biológicas

A área das Ciências Biológicas tem o foco no estudo da vida dos seres humanos, da fauna e flora, entre outros seres do planeta, e a relação com o meio ambiente. É um campo do conhecimento que analisa a origem dos seres, como evoluem no meio ambiente, além da parte de conservação de recursos. Outra área de estudo são as pesquisas genéticas e de micro-organismos.

É um campo com muitas oportunidades profissionais. O curso de Ciências Biológicas é oferecido na modalidade bacharelado ou licenciatura, com duração de quatro anos. A licenciatura forma professores para atuar na rede pública e particular de ensino. Enquanto que no bacharelado o profissional pode trabalhar em empresas e no setor público.

Conheça as opções de cursos de Ciências Biológicas na plataforma Vai de Bolsa.

14. Educação Física

Para fechar a nossa lista de indicações de cursos na área da saúde, citamos Educação Física. É uma área também de franca expansão, uma vez que a população busca cada vez mais a saúde e qualidade de vida por meio dos exercícios físicos., assim como prevenção de doenças.

No curso de bacharelado ou licenciatura em Educação Física, com duração de quatro anos, há disciplinas na área de Ciências Biológicas, além de ortopedia, anatomia e fisiologia, mas também economia, administração e estatística.

Quem faz licenciatura pode atuar como professor, e no bacharelado o campo de trabalho é mais amplo. O profissional pode trabalhar em clínicas, academias, empresas em geral e também como personal trainer, por exemplo.

Confira as opções de cursos de Educação Física na plataforma Vai de Bolsa.

Cursos da área da saúde são mais caros?

Muitos acreditam que os cursos da área da saúde em faculdades privadas são, em sua maioria, muito mais caros do que de outras áreas. Mas essa não é uma verdade absoluta! Como dissemos no início do artigo, o Brasil possui hoje mais de mil instituições de ensino que oferecem formação na área da saúde e, muitas delas, com valores acessíveis, programas de bolsa de estudos e financiamento. Inclusive, você pode pesquisar na plataforma Vai de Bolsa pelo seu curso com condições especiais de matrícula.

Além disso, dependendo do curso escolhido, o valor cobrado pelas faculdades é bem semelhante ao de áreas como humanas e exatas. Por isso, pesquise mais sobre o curso da área da saúde do seu interesse, conheça as universidades que oferecem essa graduação e também o valor das mensalidades e programas de bolsas de estudo.

Isso sem falar que há cursos gratuitos na área da saúde com certificado, com os oferecidos pela Una-SUS. Vale a pena conferir. E também cursos técnicos, que geralmente são mais acessíveis que os de nível superior. Com essas informações em mãos, vai ser muito mais fácil entrar na faculdade dos seus sonhos!

Qual é o melhor curso na área da saúde? Escolha o seu!

Como você pode ver, há inúmeras opções de cursos na área da saúde, que vão muito além de Medicina. Escolher qual é o melhor depende mais da sua aptidão e preferência pessoal, além de momento da carreira. O que podemos afirmar é que a área da saúde é um campo muito promissor profissionalmente, pelo seu caráter essencial na sociedade.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

Ah, e não esqueça de contar com a plataforma do Vai de Bolsa para pesquisar pelo seu curso de graduação na área da saúde nas melhores instituições de ensino do país, em com bolsas de estudo de até 70%. Vale a pena conferir!

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.