Se você é estudante de psicologia e quer aprimorar seus conhecimentos, existe uma série de recursos disponíveis. São livros, vídeos, palestras e também filmes sobre psicologia. Ficou interessado? Vamos te passar uma lista de filmes que todo estudante de psicologia deveria assistir.
São filmes que abordam transtornos ou questões psicológicos, e que facilitam o entendimento dos problemas. Confira a lista! Leia também: Entenda o que é Psicologia do Esporte e veja se essa área é para você
10 Filmes sobre psicologia
Selecionamos 10 filmes sobre psicologia para você aprimorar seus conhecimentos.
1. Psicose (1960)
Ele conta a história de Norman Bates, um homem tímido e misterioso, que vive com sua mãe super protetora e gerencia o um isolado motel. Também faz parte do enredo a secretária Marion Crane que rouba 40 mil dólares do patrão e foge para encontrar o namorado. Só que ela se perde na estrada por conta de uma chuva e decide se hospedar no Motel Bates, o motel da família de Norman.
A partir daí começa toda uma história envolvendo Norman, sua mãe, a irmã de Marion, Lila Crane e um detetive particular. Se você não conhece a cena clássica do chuveiro ou não assistiu ainda esse filme, ele é um prato cheio para um bom estudo da psicologia.
São abordados temas como a psicopatia e também o comportamento de pessoas com dupla personalidade. Existe uma outra versão do filme feita em 1998, dessa vez colorido (o filme de 1960 foi filmado em preto e branco por escolha do diretor). Há também uma série de 2013, Bates Motel, que conta as origens de Norman.
2. O Milagre de Anne Sullivan (1962)
Baseado no livro de Hellen que conta sua história real, o filme é um retrato psicológico que mostra o quanto não sabemos sobre como lidar com limites físicos e que a realidade pode ser muito difícil. Mas ele carrega uma mensagem de conquista e apoio. Hellen cresceu e se tornou ativista pelo direitos das pessoas com deficiência e pelas mulheres.
3. A Ilha do Medo (2010)
O detetive Teddy Daniels, vivido por Leonardo Di Caprio, e seu parceiro Chuck Aule (Mark Ruffalo), são levados até a ilha para investigar esse desaparecimento. Para desvendar o mistério, eles são assombrados pelas atitudes dos pacientes e planos desconhecidos dos médicos.
Este é um filme que trata da esquizofrenia, mostrando como é o ponto de vista do esquizofrênico sobre o mundo ao seu redor. Além de ser um suspense de tirar o fôlego!
4. O Enigma de Kaspar Hauser (1974)
Esse filme conta a história do alemão Kaspar Hauser que passou a vida toda dentro de um cativeiro sem ver o mundo do lado de fora. Ele nem sabe que existem outros seres e acha que a comida é algo que brota naturalmente quando ele fecha os olhos, já que a trocavam durante o sono.
Um dia ele é solto em praça pública e mal consegue falar ou andar. Muitas pessoas decidem ajudá-lo a se integrar na sociedade e ele acaba se transformando em uma atração popular.
O fato de Kaspar não entender o mundo que o cerca, questionar coisas como a fé dos religiosos, faz com que o filme nos sirva como uma reflexão do que é e o que não é normal na sociedade. Como definir o que é correto vindo de uma pessoa pura, sem culturas ou regras a seguir? Vale conferir.
5. O Silêncio dos Inocentes (1991)
O filme é baseado no livro com o mesmo nome de 1988, de Thomas Harris. Conta a história do Hannibal Lecter que é um ex-psiquiatra que foi condenado à prisão perpétua por ter matado e comido suas vítimas. E de Clarice Starling, agente do FBI que precisa da ajuda de Hannibal para traçar um perfil psicológico de um assassino.
A cada diálogo entre os dois, Hannibal tenta ir a fundo na infância e juventude de Clarice para em troca, fornecer pistas sobre o perfil do assassino.
Este é um dos filmes sobre psicologia que trata sobre psicopatia e o quanto esses tipo de pessoa pode ser manipuladora e perigosa. Também discute o papel e as expectativas sobre as mulheres. Se ainda não assistiu, está perdendo!
6. A Experiência (2001)
https://www.youtube.com/watch?v=9XLBFgymXic&t=8sComo funcionava o experimento: foi criado um ambiente igual ao de uma prisão e os candidatos foram distribuídos aleatoriamente em dois grupos. Um grupo de prisioneiros e outro grupo de guardas da prisão.
Como cada grupo reagiu e interpretou seus papéis é exatamente o que o filme quer mostrar: que as pessoas agem diferente quando estão no poder.
7. O Abrigo (2011)
Até que Curtis começa a ter pesadelos com tornados e tempestades apocalípticas e sente a necessidade de construir um abrigo em seu quintal. Para isso, começa a usar todo o seu tempo e dinheiro, fazendo com que a esposa e seus amigos fiquem preocupados.
A história trata de esquizofrenia e obsessão e como esse desequilíbrio pode trazer prejuízos para a pessoa, a família e todos que o cercam.
8. O Lado Bom da Vida (2012)
Pat tenta de todas as formas conquistar a ex-mulher e reconstruir sua vida. Durante um jantar na casa de um casal de amigos, ele conhece Tiffany (Jennifer Lawrence – que ganhou o Oscar de melhor atriz por esse papel), uma mulher também problemática mas que provocará grandes mudanças em sua vida.
O filme retrata o dia-a-dia das pessoas que convivem com este transtorno onde a pessoa muda subitamente de humor.
9. O Discurso do Rei (2010)
Este filme conta a história de George, vivido por Colin Firth, um integrante da realeza britânica que é gago. Isso lhe causa constantes constrangimentos pois ele frequentemente precisa fazer discursos.Após inúmeras tentativas de tratamento, sua esposa Elizabeth (Helena Bonham Carter), o leva até Lionel Logue, interpretado por Geoffrey Rush, um terapeuta de fala de método pouco convencional.
Lionel acaba também atuando como seu psicólogo e amigo, utilizando exercícios e métodos que ajudam George a adquirir autoconfiança quando ele tem que assumir a coroa, quando seu irmão abdica ao trono.
10. A Caça (2012)
Lucas, vivido por Mads Mikkelsen, acaba de sair de um divórcio onde perdeu a guarda do filho. Ele tem muitos amigos e trabalha em uma creche onde é querido por todos.Tudo está bem até que uma de suas alunas, de 5 anos, mente à diretora, dizendo que Lucas lhe mostrou suas partes íntimas. A acusação faz com que ele seja afastado do trabalho e perseguido pela cidade.
O filme nos mostra uma grande crítica social e religiosa. Até onde as pessoas vão por conta de um boato, já que a sociedade, desde o início dos tempos, sempre esteve propensa ao apedrejamento coletivo.
Gostou da lista de filmes sobre psicologia?
Acrescentou esses filmes sobre psicologia na sua lista? Conta pra gente qual foi o seu preferido e continua acompanhando nosso blog para mais dicas como essas.