A educação é uma ferramenta que utilizamos para mudar o curso de nossas vidas. Lembramos dos bons professores e daqueles que não foram tão gentis assim… Lembramos das disciplinas favoritas e também as que nos fizeram sofrer um bocadinho. Entre nós, aqueles que não participaram da escola ou que não tiveram acesso à educação, encontram alguma dificuldade em concretizar sonhos de carreira.
A educação básica, como o ensino fundamental e o ensino médio, são direitos e são deveres dos cidadãos brasileiros. Isso significa dizer que todas as crianças, a partir dos 5 anos de idade, devem estar matriculadas em um colégio, seja público ou particular, e o governo deve oferecer vagas para todos.
Mas sabemos que essa não é a realidade de todos os brasileiros, e que diversas vezes, os programas governamentais e estatais falham em nos manter na escola, seja porque precisamos abandonar o ensino para trabalhar ou porque o modelo de educação deixou de fazer sentido.
Encontramos ainda mais dificuldades em nos manter ativos quando o assunto é educação à medida que envelhecemos. Fazer uma graduação ou uma especialização, decidir voltar a estudar depois de muito tempo fora das salas de aula, por exemplo, podem se tornar decisões complicadas e muito mais complexas do que imaginamos.
Por isso o post de hoje é inspiracional! O nosso objetivo é ajudar você a trilhar o seu caminho até a sua carreira dos sonhos e fazer com que você seja dono do seu próprio sucesso!
O que é um Bolsista?
Vamos começar respondendo o mais simples: o que é um bolsista?
Bom, um bolsista é uma pessoa que se beneficia de uma bolsa de estudos com o objetivo de finalizar uma graduação ou algum tipo de especialização. O estudante bolsista consegue o benefício através de programas do governo, mas também através de outras instituições que são parceiras de universidades privadas, como é o caso do Vai de Bolsa.
Existem diversos tipos de bolsas de estudos e/ou financiamento que permitem que você consiga algum desconto na mensalidade da faculdade. Se liga 👇
Já falamos aqui sobre o FIES e o ProUni, mas para resumir rapidamente para você, o FIES é um programa de financiamento, isso significa que após a conclusão da graduação, o estudante precisa quitar o financiamento que o beneficiou durante o curso. Esse financiamento varia de 5% a 100% do valor da sua mensalidade. Se você precisa financiar 50% do seu curso de graduação, por exemplo, você pagará 50% do valor das mensalidades durante a graduação, enquanto o governo cobrirá os outros 50%. Mas lembramos que esse valor “coberto” pelo governo precisa ser pago ao final do curso, porque estamos falando de um empréstimo.
Já o ProUni oferece bolsas de estudos parciais (50%) ou integrais (100%) na mensalidade da sua graduação, mas exige de você uma outra coisa muito importante: o ENEM. Então se você não realizou a prova, não pode concorrer a essa modalidade.
É importante mencionar também que as bolsas de estudos concedidas pelo governo federal, e o financiamento através do FIES, são iniciativas que visam promover o acesso à educação às pessoas de baixa renda.
Como nosso objetivo aqui é orientar você a tomar as melhores decisões para a sua carreira, separamos alguns dados que podem ser interessantes na hora de escolher uma universidade:
Segundo os dados do Censo da Educação Superior 2019, realizados pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), o Brasil tem 8,6 milhões de estudantes de graduação matriculados em instituições de ensino superior, destes estudantes, mais de 6,5 milhões são de instituições privadas!
Essa informação, que você pode conferir no Portal do GOV.br , nos mostra que mais de 80% daqueles que concluirão o ensino superior, serão formados por instituições particulares.
Além disso, Segundo o MEC, bolsistas e alunos que contratam financiamentos tendem a concluir os estudos mais do que os outros. Isso porque se comprometem com a finalização do curso de graduação.
É por esses e outros motivos, que bolsas de estudos são tão importantes quando o tópico é educação em nosso país, porque é o que permite que muitos de nós cheguem mais longe.
Histórias de Sucesso de Bolsistas
Para inspirar você a tomar uma decisão, separamos alguns relatos de estudantes que optaram pelos descontos oferecidos pelo Vai de Bolsa, e conseguiram concluir com sucesso suas respectivas graduações!
Confira algumas de nossas melhores histórias:
Esse relato é de Adalberto Silvestre, que se formou em Publicidade e Propaganda pela faculdade de FMU 🥰
“Me formar na FMU foi um alicerce para a carreira e um pontapé inicial para uma grande jornada. Com a formação e minha dedicação, conquistei o primeiro estágio.”
Aqui temos um outro relato lindo de Ruchell Leite, que se formou pela Universidade Unyleya, parceira do Vai de Bolsa 🤩
“Conheci a Unyleya através de buscas pela internet sobre instituições EAD com reconhecimento pelo MEC. Além do excelente preço ofertado, minha intuição me dizia que finalmente conseguiria terminar minha graduação. E com certeza minhas expectativas foram superadas, além de uma plataforma totalmente acessível e didática, tínhamos um excelente suporte acadêmico e respaldo administrativo através do Serviço de Atenção ao Aluno. Parabéns Unyleya, pela instituição de qualidade, comprometimento, acessibilidade e uma equipe que trabalha dentro desses mesmos conceitos. Quero que esta seja a primeira de muitas graduações nesta instituição, que já é do meu coração.”
Já a egressa Adriana Tonelli, que se graduou no curso de Serviço Social, e fez uma pós em Gestão Pública e Direito Humanos, nos emocionou com seu relato 🥹
“Sou a primeira filha na minha família a ter um diploma de graduação. Concretizei meu sonho com a graduação e pós na FMU. Hoje sou realizada e bem-sucedida profissionalmente.”
O Luis Carlos de Oliveira também deixou a sua colaboração após se formar em Segurança Pública em uma das nossas universidades parceiras 😁
“Quero deixar uma mensagem de carinho com a Unyleya. Meu sonho, mesmo com 48 anos, está se realizando ao fazer uma faculdade. Não tenho computador em casa, apenas o meu celular, onde assisto às aulas e faço as provas. Abraços a todos da Unyleya”
Esses são só alguns exemplos de como a educação pode transformar a vida das pessoas e seu tão desejado futuro. Bolsas de estudos podem mudar tudo, mesmo se você não é um estudante de baixa renda, ou alguém que acabou de sair fresquinho do ensino médio.
Quer ser um bolsista de sucesso? Vem com a gente 😁
E como conseguir bolsa de estudos?
Bem, se você está procurando por um desconto na mensalidade e não quer se cadastrar em plataformas do governo, ou não tem intenção de esperar pela prova do ENEM (obrigatório para o financiamento do FIES e ProUni, por exemplo), você pode procurar por uma instituição parceira de universidades que oferece esse desconto, como é o caso do Vai de Bolsa.
O Vai de Bolsa é uma Startup da área da educação que oferece descontos exclusivos para estudantes. Através do nosso site, você pode conseguir uma bolsa parcial, com descontos na mensalidade, ou 100%* integral, sem custo algum. A duração da bolsa também varia conforme cada programa. Veja a seguir como funciona!
1. Acesse o Site: Acesse o Vai de Bolsa
2. Faça seu pedido de bolsa, em quantas faculdades quiser, gratuitamente. Em até 48h você receberá mais informações das instituições!
Corra antes que as bolsas disponíveis acabem!
Nossas ofertas são limitadas e esgotam o tempo todo. Solicite agora a sua simulação de bolsas de estudos e receba prioridade na negociação.
Ao longo de todo o processo, a nossa equipe de atendimento está disponível para ajudar e tirar dúvidas através do WhatsApp.
Quais as vantagens de utilizar bolsas de estudos concedidas pelo Vai de Bolsa?
Para esclarecer esse tópico, criamos uma tabela que te mostra os benefícios da parceria entre o Vai de Bolsa e as faculdades particulares em comparação com os descontos e financiamentos concedidos pelo governo federal.
Todas as faculdades disponíveis para você estão espalhadas por todo o território brasileiro, com diversas modalidades de ensino e variadas metodologias.
A diferença entre programas governamentais e o Vai de Bolsa você confere abaixo, espia só:
Sisu | Fies | ProUni | Vai de Bolsa |
❌Comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa | ❌Comprovar renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa | ❌Bolsas de 100% não disponíveis para candidatos com renda familiar superior a 1,5 salários mínimos | ✔️Não é necessário comprovar renda |
❌Instituições públicas | ❌Instituições privadas | ✔️Instituições públicas e privadas | ✔️Instituições privadas |
❌Alta concorrência | ❌Alta concorrência | ❌Alta concorrência | ✔️Não possui processo seletivo |
❌Cerca de 51 mil vagas por ano | ❌Cerca de 93 mil financiamentos por ano | ❌Cerca de 300 mil bolsas por ano | ✔️Mais de 800 mil ofertas disponíveis |
❌Dois períodos de inscrição no ano | ❌Dois períodos de inscrição no ano | ❌Dois períodos de inscrição no ano | ✔️Inscrições abertas para bolsas de estudos o ano todo |
❌Nota de corte mínima 450 pontos | ❌Quanto maior a nota do Enem, maiores as chances de conseguir uma vaga no FIES | ❌Nota de corte mínima 450 pontos | ✔️Bolsas disponíveis para qualquer pontuação do Enem |
✔️Todo processo online | ❌É preciso comparecer a um agente financeiro do FIES | ✔️Todo processo online | ✔️Todo processo online |
Quais são as faculdades EAD que oferecem bolsas de estudos?
Quer começar a mudar seu futuro hoje?! Confira as melhores universidades com cursos EaD que possuem certificação pelo Ministério da Educação (MEC) e que te tornam um profissional capacitado e qualificado para fazer parte do mercado de trabalho!
- FMU (Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas)
- UNA (Centro Universitário Una)
- IBMR (Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação)
- AGES (Centro Universitário AGES – UniAGES)
- UNP (Universidade Potiguar)
- UNIFG (Faculdade dos Guararapes)
- USJT (Universidade São Judas Tadeu)
- UNIRITTER (Centro Universitário Ritter dos Reis)
- FADERGS (Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul)
- UAM (Universidade Anhembi Morumbi)
- UNICURITIBA (Centro Universitário Curitiba)
- FASEH (Faculdade da Saúde e Ecologia Humana)
- Celso Lisboa (Centro Universitário Celso Lisboa)
- UNIFACS (Universidade Salvador)
- UNIBH (Centro Universitário de Belo Horizonte)
- UNISOCIESC (Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina)
- FPB (Faculdade Internacional da Paraíba)
- M.CAMPOS (Faculdade Milton Campos)
- Estácio (Universidade Estácio de Sá)
- UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina)
Preciso ser um estudante de baixa renda para conseguir os descontos oferecidos pelo Vai de Bolsa?
A resposta é NÃO! Aqui no Vai de Bolsa você não precisa comprovar renda.😁
Enquanto os programas governamentais exigem comprovação de renda e outros documentos para registro dos seus recursos financeiro$, o Vai de Bolsa é uma instituição que também oferece descontos para pessoas que não são de baixa renda, mas que querem voltar a estudar com aquele descontinho amigo!
Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando!
Até a próxima!