Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Descubra o que é e qual a importância do Inep


Se você já realizou alguma prova pelo Governo Federal ou é ligado nos noticiários, já ouviu falar do Inep. É o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A missão do Inep é subsidiar a formulação de políticas educacionais dos diferentes níveis de governo com intuito de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país.

Sendo assim, ele foi criado para realizar um conjunto de objetivos referentes ao sistema de educação nacional. Neste texto você vai ver que o Inep tem relação total com sua vida acadêmica. Portanto, entender um pouco melhor sobre ele é fundamental para você seguir avançando.

Estruturação do Inep

A partir da transformação do Inep em autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, foram estabelecidas as seguintes finalidades:

  • Organizar e manter o sistema de informações e estatísticas educacionais;
  • Planejar, orientar e coordenar o desenvolvimento de sistemas e projetos de avaliação educacional para o estabelecimento de indicadores de desempenho das atividades de ensino;
  • Apoiar o Distrito Federal, os estados e os municípios no desenvolvimento de sistemas e projetos de avaliação educacional;
  • Desenvolver e implementar sistemas de informação e documentação com estatísticas, avaliações educacionais, práticas pedagógicas e gestão das políticas educacionais;
  • Subsidiar a formulação de políticas por meio da elaboração de diagnósticos e recomendações decorrentes da avaliação da educação básica e superior;
  • Coordenar o processo de avaliação dos cursos de graduação;
  • Definir e propor parâmetros, critérios e mecanismos para a realização de exames de acesso ao ensino superior;
  • Promover a disseminação de informações sobre a qualidade da Educação Básica e Superior;
  • Articular-se com instituições nacionais e internacionais, por meio de ações de cooperação institucional, técnica e financeira bilateral e multilateral;
  • Publicar estudos para aferir a evolução no cumprimento das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (2014-2024).

A partir dessa relação, existem muitos projetos e programas desenvolvidos e geridos pelo Inep. Veja os principais:

Sistema Nacional da Educação Básica

Ele começou a funcionar em 1990 e atualmente apresenta informações a respeito das principais etapas da Educação Básica. O Inep acompanha desde o processo de alfabetização no Ensino Fundamental até a etapa final do Ensino Médio.

Por meio de testes cognitivos e questionários, a cada dois anos investiga os principais envolvidos no processo educativo. A partir daí, oferece informações sobre estudantes, professores, dirigentes educacionais e os seus respectivos sistemas de ensino e escolas.

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), de responsabilidade do Inep, é composto por um conjunto de avaliações externas em larga escala. Isso permitem ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do estudante. Afinal, recolhe um indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado.

Por meio de provas e questionários, aplicados periodicamente pelo Inep, o Saeb permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país. Assim, dá para oferecer subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências.

As médias de desempenho do Saeb, juntamente com os dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Em 2019, o Saeb foi ampliado e passou a englobar número maior de turmas. Veja mais aqui.

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Criado em 2007, o indicador combina os resultados do fluxo escolar, obtidos pelo Censo Escolar, com as médias de desempenho do Saeb. É divulgado a cada dois anos pelo Inep e serve como ferramenta para acompanhamento das metas da educação.

Neste outro artigo explicamos a importância do Ideb para o desenvolvimento da educação no Brasil.

Exame Nacional do Ensino Médio

Criado em 1998 para avaliar o desempenho do estudante ao final da Educação Básica. Esse é o principal exame que existe no Brasil. Afinal, desde 2004 é usado também como mecanismo de seleção para o ingresso no Ensino Superior e a outros programas do Ministério da Educação.

Há 20 anos o Enem é aplicado pelo Inep. Ele avalia o desempenho do estudante brasileiro. O Enem permite acesso ao financiamento estudantil, além de promover o desenvolvimento pessoal e melhorias na educação.

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos

Desde 2002 o Encceja é ofertado a jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior. É um programa voltado para quem não teve oportunidade de concluir seus estudos em idade própria e buscam certificação do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Também é um programa do Inep.

Saiba tudo sobre este programa neste link.

Encceja Exterior

Ofertado a jovens e adultos residentes no exterior que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos em idade própria e buscam certificação do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Atualmente, é aplicado em dez países com apoio do Ministério das Relações Exteriores e do Inep.

Exame Nacional de Desempenho de Estudantes

Realizado desde 2004, o Enade avalia o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação. O exame é obrigatório e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

Avalia o rendimento dos alunos do curso de graduação. Para isso, o Inep leva em consideração os conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação.

O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional.

Juntos eles formam o tripé avaliativo do Inep que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

Sisu

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. Pode fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Veja o nosso guia completo para usar o Sisu.

Censo Escolar

Esse é o principal instrumento de coleta de informações da Educação Básica do Inep. Ele é o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro nessa área.

Realizado em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação, tem a participação de todas as escolas do país.

Ele abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional:

  • Ensino regular (educação infantil, ensino fundamental e médio);
  • Educação especial – modalidade substitutiva;
  • Educação de Jovens e Adultos (EJA);
  • Educação profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional).

Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida)

Orienta o reconhecimento de diplomas de medicina emitidos por instituições de educação superior estrangeiras.  A primeira etapa é uma prova objetiva com questões de múltipla escolha e discursivas. A segunda etapa é uma avaliação de habilidades clínicas.

Trata-se de um rigoroso processo avaliativo feito pelo Inep, dividido em duas etapas eliminatórias -prova escrita e avaliação de habilidades clínicas. Ele é fundamentado na demonstração de conhecimentos, habilidades e competências necessárias ao exercício da Medicina.

Entre as instituições de ensino suprior que firmaram o Termo de Adesão para participação no Revalida foi estabelecido consenso que a aprovação nas duas etapas da avaliação é demonstrativo da competência técnica (teórica e prática) do graduado para o exercício profissional.

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Tem o objetivo de assegurar o processo nacional de avaliação das Instituições de Educação Superior (IES), dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico dos estudantes. Sempre visando melhoria da qualidade da educação superior, orientação da expansão da sua oferta e aumento permanente da sua eficácia institucional. Além de efetividade acadêmica e social e promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das IES.

Censos Educacionais

Eles são baseados em princípios fundamentais que orientam a produção e a divulgação das estatísticas educacionais oficiais produzidas pelo Inep. Têm o objetivo de promover uma conduta profissional adequada, a manutenção da qualidade das estatísticas e a melhoria contínua dos métodos e processos para a sua produção, tratamento, análise e disseminação. São eles:

Censo da Educação Superior

Realizado anualmente, é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as Instituições de Educação Superior (IES), seus alunos e docentes.  Os dados são coletados a partir do preenchimento dos questionários e geram estatísticas oficiais da área.

Censo Escolar

Principal instrumento de coleta de informações da Educação Básica, é o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro nessa área. Realizado em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação, tem a participação de todas as escolas do país.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.