Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Como a prática de Yoga pode ajudar em seus estudos

Não importa se você está se preparando para o Enem, vestibular, concurso público, uma certificação ou avaliação de TCC e Mestrado. Estudar exige muito esforço mental e, em alguns casos, a pressão pode atrapalhar o seu desempenho. Conseguir o equilíbrio entre o corpo e a mente é uma tarefa desafiadora. A yoga tem a função de ajudar exatamente nesse processo.

Com a prática de yoga você conseguirá relaxar a mente e focar toda sua energia em momentos de estudo. Assim, ficará mais disposto e capaz de absorver o conteúdo estudado. Além disso, ganhará mais confiança, felicidade e novos aprendizados pessoais. Quer saber por onde começar? Acompanhe nossas dicas.

Entenda a yoga

Primeiro, você precisa saber o que significa yoga ou ioga. Ela é a maneira de controlar, unir.

Yoga é um conceito é uma filosofia, que trabalha o corpo e a mente, através de disciplinas tradicionais. Geralmente, ela está relacionada ao budismo e ao hinduísmo, com práticas como exercícios e meditação para trabalhar a parte física e também a mente.

Sendo assim, yoga é uma filosofia de vida que tem sua origem na Índia, há mais de 5000 anos, e atualmente é conhecida como sistema holístico que trabalha o corpo e a mente ao mesmo tempo.

Além de manter o corpo saudável, ativo e tonificado, os benefícios da yoga refletem na sua estrutura mental e emocional. Tem reflexos constantes e comprovados na melhora da concentração, do foco, do relaxamento, da autoestima e da estabilidade emocional.

Com a yoga, você terá respostas claras dos exercícios recorrentes.

Você precisa entender que na yoga existem diversas posturas que o corpo é capaz de fazer (compreendendo as diversas formas possíveis de pensar sobre uma situação, na terapia).

Além disso, existem diversas formas de respirar (adquirindo novos comportamentos e posturas de acordo com a especificidade cognitiva). Assim, unindo esses dois pontos, você, futuro praticante de yoga, adquire uma nova forma de pensar e focar, adquirindo a capacidade de meditar não só na academia ou nos espaços definidos.

Com o tempo, no meio do caos, em um centro da Cida lotado, você será capaz de praticar yoga. Assim, quando estiver no meio do caos dos estudos, terá mais capacidade para focar, se concentrar e absorver conhecimento.

Benefícios da yoga

Por conta dos exercícios de alongamento e, principalmente, pelos de respiração, o yoga promove um relaxamento profundo em seus praticantes. Concentrada durante toda a aula, com foco exclusivo em seus movimentos e sua respiração, a pessoa consegue desacelerar a mente. Isso proporciona um descanso mental intenso no momento da prática e ensina o aluno a manter a mente no presente em outros momentos de seu dia.

Separamos os principais benefícios para quem pratica yoga:

  • Rejuvenescimento;
  • Prevenção de problemas na coluna vertebral;
  • Emagrecimento;
  • Eliminação do estresse;
  • Equilíbrio do sistema nervoso;
  • Alegria de viver;
  • Serenidade;
  • Aumento do bem-estar e energia;
  • Melhora a saúde.

Benefícios da Yoga para os estudos

Levando em consideração a yoga para estudar melhor, temos os seguintes benefícios:

Mantém você focado

Um componente importante do yoga é manter você focado no presente. Praticantes de meditação se mostraram excelentes solucionadores de problemas, além de reter mais informação. Provavelmente estavam menos distraídos por outros pensamentos e focados na tarefa que tinham pela frente. Afinal, a prática constante da yoga vai preparar você para isso.

Acalma sua mente

Frustrações, arrependimentos, raiva e medo estão associados ao estresse, assim como enxaquecas, insônia, lúpus, hipertensão e ataques cardíacos. Aprenda a combater isso com uma mente mais calma e viva mais e melhor.

Se você estiver disperso e com a mente inquieta, dificilmente conseguirá se concentrar nos estudos.

Ansiedade e estresse

Durante a prática de yoga é possível notar uma tranquilidade momentânea, já que é preciso estar concentrado para realizar todos os movimentos.

A respiração correta também ajuda, relaxa o corpo e traz equilíbrio, tanto para o físico quanto para a mente. Afinal, não adianta você ficar inquieto com todas as tarefas que precisa fazer.

É preciso diminuir a ansiedade para conseguir mais concentração nos estudos.

Como estudar melhor praticando

Os exercícios de yoga que estimulam a concentração são uma ótima alternativa à correria do cotidiano, promovendo mais domínio sobre o foco das tarefas rotineiras.

Existem diversas formas de praticar yoga. Todas elas têm um benefício específico para sua rotina de estudos. Aqui, separamos as principais. Você pode aprender como colocar em prática e entender melhor os reflexos da yoga nos seus estudos.

Lembre-se que existe a possibilidade de você aprender yoga em um estúdio aí da sua cidade. No entanto, também existem exercícios simples que você pode aprender pela internet. Esse é o objetivo desse conteúdo. Veja dicas de como aplicar a yoga em casa e melhorar os estudos:

Pranayama (exercícios de respiração)

Respirar de maneira concentrada é o que se exige neste exercício. Ao se concentrar em pranayama, a mente foca exclusivamente no processo de inspirar e expirar.

Trataka (prática de meditação)

O movimento consiste em sentar-se com a coluna ereta, em frente a uma vela acesa, focando em entoar mantras, repetidas vezes, com os olhos cerrados.

O exercício endossa vibrações positivas que contribuem para um melhor equilíbrio entre corpo e mente.

Surya Namaskar (saudação ao sol)

Trata-se da execução de uma sequência de posições, cada qual com seu mantra específico, que celebra o sol e libera a mente de tensões e frustrações.

Dhanurasana (Posição de arco)

Com o corpo deitado de barriga para baixo, dobre as pernas, segure seus tornozelos com as mãos, inspire e erga peito e pernas. Isso deixará você mais relaxado.

Sarvangasana (postura da vela)

Apoie os ombros no chão e mantenha o corpo ereto, segurando a coluna com as duas mãos e apontando os pés para o teto.

Ela estimula o sistema imunológico, o metabolismo, o sistema circulatório, os rins e o cérebro. Melhora o sono, a clareza mental, a visão, a audição e o rejuvenescimento celular.

Onde aprender

Existem diversos canais na internet e também alguns cursos para você aprender yoga. Aqui, separamos algumas opções que podem apoiar você nesse início:

Pri Leite Yoga

No canal do YouTube, ela leva você para uma viagem para aprender, curar, cuidar, transformar e contribuir para um mundo melhor.

A proposta dela é oferecer ferramentas para que você se sentir bem, se curar e ser a melhor versão de si mesmo.

Então, se você não tem dinheiro ou não conhece um estúdio de yoga, pode se apoiar nesse canal. É tudo online e muitas vezes, gratuito.

Práticas de Yoga

É um site com o objetivo de propagar o yoga para todos os interessados através de vídeo aulas gratuitas online, textos e um guia com estúdios de yoga em todo o Brasil.

Os professores escolhidos para as aulas são qualificados para as práticas, com experiência nos melhores estúdios de yoga de São Paulo.

As práticas não substituem uma aula presencial, onde ajustes e orientações podem ser feitos em tempo real de acordo com as limitações e nível de prática de cada um.

No entanto, o site serve como referência para a prática de yoga. Além disso, para apoiar o seu processo de crescimento, o site oferece yoga para iniciantes ou praticantes avançados.

Yoga para Você

Esse canal do YouTube tem como missão levar um pouco de yoga  até você, na hora que quiser, onde estiver e com esperança de que você possa transformar a sua vida, se desenvolvendo externa e internamente.

Toda terça-feira eles postam vídeos relacionados ao assunto, bem como frases inspiradoras, textos, entrevistas e muito mais. Vale a pena conferir.

Gostou das dicas sobre como praticar yoga e os benefícios para os estudos?

Temos outros conteúdos para você no blog do Vai de Bolsa. Além de você conhecer os seus limites e buscar outros apoios para melhorar nos estudos, dá pra ter dicas de como organizar sua rotina. Assim, você otimiza tempo e recurso para se dar bem na próxima prova.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.