Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Estrutura da redação Enem: saiba como escrever para tirar nota alta

estrutura da redação do Enem


Muita gente diz que não sabe escrever bem e que a escrita é um dom natural. Quase uma iluminação divina. Mas isso não é totalmente verdade, principalmente quando o assunto são textos dissertativos-argumentativos, como os do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na prática, com muito treino e conhecimento, dá pra fazer um texto de respeito. Nesse sentido, saber como é a estrutura da redação do Enem faz toda a diferença para conseguir um bom resultado. Então, o maior segredo, na verdade, está em dominar essa estrutura.

Então, como fazer a estrutura da redação do Enem? Como fazer uma bom texto? Acompanhe este artigo até o final e veja como funciona o passo a passo de um texto nota 1000 para o exame! Inclusive, com exemplos práticos de cada parte da dissertação.

Leia também: Como estudar para a redação do Enem

Como é a estrutura da redação do Enem

A prova do Enem exige um texto dissertativo, então, para tirar uma boa nota você precisa seguir uma estrutura com introdução, desenvolvimento e conclusão. Essas três partes são fundamentais para uma boa dissertação e também ajudam a estruturar suas ideias e argumentos. 

Em outras palavras, uma redação para o Enem deve obrigatoriamente apresentar três pontos: sua tese ou ponto de vista; os argumentos e a proposta de intervenção levando em consideração o tema.

Opte por fazer a redação em quatro parágrafos

Para você ter uma ideia, é bastante comum um texto apresentar parágrafos apenas com desenvolvimento. É um erro que pode tirar muito a sua nota no exame. Por isso é importante dominar a estrutura da redação.

Uma boa estratégia é construir o texto em quatro parágrafos, um de introdução, dois de desenvolvimento e um de conclusão. Mas saiba que não é uma regra, porém, uma dica valiosa que pode te ajudar a organizar melhor as ideias.

Vamos começar então falando um pouco de cada uma delas? Confira o passo a passo da estrutura da redação do Enem!

1 – Introdução

Agora vamos detalhar um pouco mais a estrutura da introdução da redação do Enem. Na introdução, o autor precisa apresentar o tema da discussão e suas principais ideias sobre o assunto, de forma breve. Aqui, é fundamental prender a atenção do leitor com um toque de criatividade, mas sem deixar de ser objetivo. Afinal, estamos falando da estrutura da redação do Enem, não de um romance!

Mas isso não significa que a literatura não seja uma ótima fonte de inspiração para as suas introduções. Ler, sejam livros ou artigos jornalísticos, ajuda bastante a compreender formas de fisgar o leitor e iniciar sua argumentação. Na introdução, é legal você dividir o parágrafo em em três momentos: contextualização, tema e tese. 

A seguir, você vai ver um exemplo de introdução retirado de um texto que ganhou nota máxima no Enem. Ela foi extraída do Manual de Redação do Enem 2018, elaborado pelo INEP, e aborda os desafios para a formação educacional de surdos no Brasil.

Exemplo de introdução nota 1000

Estrutura da redação Enem: saiba como escrever para tirar nota alta

Na introdução acima, você pode ver que a autora introduziu o tema, articulando seus conhecimentos gerais sobre a Lei da Acessibilidade e colocando já sua tese (de que o direito de pessoas surdas estudarem é desrespeitado).

Mas, atenção! A tese não é o mesmo que o tema. Ela representa um posicionamento do autor, que será defendido nos parágrafos seguintes com argumentos claros e objetivos. 

O que evitar na introdução?

Além dos bons exemplos, é importante falar também sobre o que você não deve fazer, certo? Na introdução, não é uma boa ideia misturar assuntos e apresentar questões que não serão abordadas mais para frente. Tente focar na sua tese principal e apresentar um resumo dos seus argumentos mais importantes.

Leia também: Inscrições Enem 2022: fique atento na divulgação da data das inscrições

2 – Desenvolvimento

Depois de construir uma boa introdução, você precisa se preocupar com os parágrafos de desenvolvimento. Nesta parte do texto, o autor deve apresentar os argumentos para defender a tese trazida no início.  Para isso, vale escolher dois ou três argumentos fortes e desenvolvê-los de maneira progressiva, aprofundando cada vez mais as questões. 

Uma boa sugestão nessa parte da redação é reservar um parágrafo por ideia. Assim, você evita misturar as informações ou escrever um desenvolvimento confuso. Além disso, tente apresentar também o ponto de vista contrário ao seu e explicar por que, na sua opinião, ele está incorreto. 

Confira o exemplo a seguir e veja como você pode fazer um bom desenvolvimento, seguindo a estrutura da redação do Enem.

Exemplo de desenvolvimento nota 1.000

Estrutura da redação Enem: saiba como escrever para tirar nota alta

No exemplo citado acima, a autora trouxe duas ideias principais para defender sua tese (de que a educação é um direito para pessoas surdas que é desrespeitado). Primeiro, ela fala sobre a educação como direito. Depois, explica por que ele não é cumprido no Brasil. Dessa forma, desenvolve seu raciocínio de maneira organizada e sem enrolação. 

Além disso, vale destacar a bagagem teórica da autora. Ao citar pensadores como Hannah Arendt e Pierre Bordie, ela articula conhecimentos de diferentes áreas e reforça a autoridade dos seus argumentos. Esses dois pontos são bastante valorizados na correção do Enem, principalmente porque essa é uma das competências esperadas do participante da prova.

O que evitar no desenvolvimento?

Nos parágrafos de argumentação, evite repetições de ideias e conceitos. Tente escrever de maneira concisa e direta. Se necessário, utilize exemplos, mas lembre-se: eles devem ser representativos. Não adianta narrar eventos pessoais ou situações muito específicas. 

2 – Conclusão

Na parte final do texto, você precisa amarrar os argumentos apresentados e levar uma proposta de solução ou intervenção. Afinal, a estrutura da redação do Enem exige que o candidato leve sugira uma intervenção na questão tratada. Essa é uma das competências avaliadas e leva em conta a capacidade de articular situações cotidianas e solucionar problemas. 

Não esqueça de iniciar o parágrafo com um conectivo, por exemplo, “em suma”, ou “portanto”. Assim, o texto fica mais coeso, com leitura mais fluída e conectada. Depois disso, volte rapidamente no objetivo principal do seu texto, antes de fechar com a proposta de intervenção.

É importante frisar que em uma proposta de intervenção, deve-se necessariamente expressar a ação, o agente, o efeito, o modo e o detalhamento, ou seja, dar exemplos da solução.

No exemplo a seguir, você confere como a candidata nota mil conseguiu fazer isso.

Exemplo de conclusão nota 1.000

Estrutura da redação Enem: saiba como escrever para tirar nota alta

Na conclusão acima, podemos ver que a autora não repetiu de forma cansativa as ideias já apresentadas. O que ela fez foi retomar os tópicos abordados, relacionando com duas propostas de intervenção. 

O que evitar na conclusão

Na parte final do seu texto, é importante evitar novas ideias ou conceitos. Aborde apenas aquilo que já foi tratado, de forma a fechar a redação. Além disso, evite perguntas que não foram respondidas anteriormente. O que está óbvio na sua cabeça pode não estar tão explícito no texto, deixando a frase sem sentido ou abrindo outros debates que você não vai conseguir explorar. 

Leia também: Pronome neutro do Enem: ele pode ser usado na Redação?

Estrutura da redação do Enem: entendeu todos os pontos?

Ficou com vontade de exercitar a estrutura da redação do Enem? Então confira nosso artigo sobre os temas da redação do Enem e veja como você pode se preparar melhor para a prova!

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.