Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

10 canais do YouTube para estudar para o Enem


Começou a maratona! Dessa vez, não é de séries, mas também tem um conteúdo bem legal para facilitar sua vida. São canais para estudar no YouTube e gabaritar o Enem. Se você é um dos candidatos para uma das provas mais importantes do Brasil, preste atenção! É preciso ir além dos livros e simulados.

Por isso, estudar online pode ser uma opção. Tem muitos canais do YouTube para estudar de forma gratuita. Então, na hora de montar o seu plano de estudos leve mais essa possibilidade em consideração. Você pode se surpreender com o conteúdo disponível na web. É claro, ele deve ser mais um complemento, não o seu único canal para adquirir conhecimento. Mas, pode ajudar bastante na hora de tirar uma dúvida mais difícil.

Redação e Gramática Zica

Você já sabe que a redação é fundamental para conquistar uma boa nota no Enem. Então, na hora de estudar no YouTube comece por essa matéria. A dica é o canal Redação e Gramática Zica. Existem vários vídeos gravados que abordam temas como dicas de gramática, como fazer uma conclusão e até possíveis temas da redação do Enem e vestibulares.

O nome do canal combina muito com a abordagem da professora Pamba. De maneira dinâmica, ela dá dicas e técnicas para fazer um bom texto para a redação. O canal teve início porque a professora estava cansada de ensinar a língua portuguesa de uma forma complicada. Então, de uma maneira mais alegre, prazerosa e leve, ela deu início ao canal.

O Redação e Gramática Zica promete criar uma forma mais fácil de você entender o conteúdo. A missão da professora é ensinar brincando. Além disso, oferece materiais mais completos em outras plataformas, fora do YouTube. Sendo assim, se você se identificar com essa proposta, pode aprofundar o conhecimento.

YouTube Edu

Outra forma de estudar no YouTube é com esse canal. Ele é colaborativo. Sendo assim, os docentes podem submeter suas videoaulas para publicação. A partir daí, você pode escolher o conteúdo mais adequado para a sua dúvida.

O projeto é uma parceria entre a Fundação Lemann e o Google, para a criação de uma página exclusiva do Youtube. Assim, foi montada uma plataforma na qual professores, gestores e alunos podem encontrar conteúdos educacionais de qualidade e em português. A curadoria dos vídeos foi feita por professores especialistas e capacitados, selecionados pelo sistema de ensino Poliedro e coordenados pela Fundação Lemann.

Nesse canal, você encontrará matérias para os níveis de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Existem disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências (Química, Física e Biologia), História, Geografia, Língua Espanhola e Língua Inglesa.

Biologia Total com Prof. Jubilut

Quando o assunto para estudar no YouTube for biologia, esse canal é um dos mais indicados. A Biologia Total com Prof. Jubilut ensina a ciência da vida de forma criativa e divertida. A proposta é que você veja que a biologia vai muito além dos nomes complicados. É fazer você entender como a vida funciona.

Existem conteúdos para cada área, como séries dedicadas aos sistemas do corpo humano, ecologia, genética e evolução, por exemplo. Também existe uma seção específica para o Enem, que incluem aulas de provas passadas.

No vídeo acima, o professor fala sobre um tema bem atual e polêmico que poderá ser citado na prova do Enem: o desmatamento da Amazônia.

Se Liga Nessa História

Esse canal apresenta um conteúdo rápido, bem-humorado e de fácil entendimento. É uma boa forma de estudar no YouTube. Aqui, você terá acesso a um amplo conhecimento sobre as disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

Os vídeos são elaborados com uma narrativa divertida e envolvente sem, é claro, sem perder o embasamento teórico. O melhor é que todo o material é validado por profissionais da Universidade de São Paulo (USP). Assim, de uma forma mais rápida, fácil e bem-humorada, você vai aprender muitas disciplinas para o Enem.

O projeto é conduzido pelo Professor Walter Solla e pelo Produtor Ary Neto. Além da plataforma no YouTube, tem mais conteúdo disponível no site.

Descomplica

Tem mais uma opção para estudar no YouTube e revisar as principais matérias do Enem. O Descomplica é uma plataforma que tem mais de 20 mil aulas gravadas. Além disso, você pode ter acesso a conteúdos ao vivo, de manhã e no período da noite.

Dependendo da forma como você se interessar e adquirir o conteúdo, poderá ter acesso a monitorias online. Além disso, a plataforma permite a correção de redação. Essa é uma grande vantagem. Mas, é claro, nem todas as ferramentas estão disponíveis de forma gratuita. No entanto, disciplinas como Filosofia, Sociologia, Inglês e Espanhol estarão à disposição.

Enem por Mateus Prado

O educador Mateus Prado é um dos maiores especialistas em Enem do Brasil. É presidente de honra do Cursinho Henfil, colunista do Portal IG e oferece assessoria a escolas de todo o país. Uma forma de estudar no YouTube é ter acesso ao conteúdo disponibilizado por ele.

Os materiais também são de várias matérias. Assim, serve como um reforço ou uma revisão. Além de dicas sobre a hora da prova e planos de estudo.

Eureka!

O Eureka foi o primeiro canal de vídeo aulas a ser lançado na internet com vídeos do ensino superior. Antes disso, o canal esteve no ar pela TV Educativa do Paraná. Agora, na hora de estudar pelo YouTube vale acessar o canal para conferir também conteúdos do Enem.

Você vai encontrar aulas de Biologia, Espanhol, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português, Química e Redação. Então, é uma plataforma bem completa. O material está publicado com uma linguagem fácil, didática e até inspiradora.

Omatematico.com

A dica agora é para quem tem dificuldades com a matemática. O canal do professor Grings é outra forma de estudar no YouTube. O conteúdo também é voltado para ensino superior e concursos, mas há bastante material para quem está se dedicando aos vestibulares e Enem.

Você vai encontrar materiais de matemática, estatística, cálculo integral e diferencial, matemática financeira e física. O Grings é um canal administrado pelo professor José Fernando Grings. As vídeoaulas também estão disponíveis em DVDs que são vendidos no site do próprio Grings. Além de aulas de Função, Integral, Derivada, Limite e Matemática Financeira.

O vídeo abaixo é o mais popular do canal, em setembro de 2019 tinha mais de 1,7 milhão de visualizações.

ReVisão

O Revisão é uma produtora de conteúdo audiovisual multiplataforma voltado para entretenimento e educação. Ou seja, o material é bem produzido e tem boa qualidade multimídia. A proposta dos criadores é informar, educar e entreter de forma democrática, reforçando o desenvolvimento do diálogo. O conteúdo é variado e em muitos estilos diferentes. Afinal, a plataforma também é colaborativa. Sendo assim, muitas pessoas que produzem conteúdo aproveitam o canal para postar.

Você vai encontrar vídeos sobre a Guerra Fria, Fidel Catro, Grécia Antiga, Iluminismo, O Golpe de 64 (acima) e muito mais. Pelos temas já deu para perceber que o título do canal ReVisão é bem apropriado. Você vai encontrar de tudo um pouco. Aproveite o momento para estudar com qualidade.

Aliás, se você tiver a vontade de contribuir com produção de conteúdo, pode participar do canal. Basta acesse o site da página e seguir instruções.

Manual do Mundo

Este é o canal para você aprender de tudo. Isso mesmo, tem experiências, curiosidades científicas e dicas de sobrevivência. Além disso, dá para ver o que tem dentro das coisas, explicações impossíveis, viagens imperdíveis e muito mais. O Manuel do Mundo é o maior canal de Ciência e Tecnologia em Língua Portuguesa do planeta, segundo o Guinness Book.

Digamos que esse canal é fundamental para provas que exigem de você conhecimentos gerais. Tudo o que estiver relacionado com atualidades e também com ciência e tecnologia, você encontra neste endereço.

Assim, dá para ter uma ideia na prática de todos os conceitos de química, física e matemática, por exemplo. Para o Enem, que tem como missão fazer você refletir sobre atualidades, pode ser uma boa opção. Além disso, você vai perceber, ao dar o play nos vídeos, que a linguagem é descontraída e atraente. Então, é mais uma plataforma para você aproveitar os estudos de maneira bem descomplicada. O vídeo sobre Como é fabricado o seu dinheiro (a seguir) é um dos mais populares do canal, com mais de 15 milhões de visualizações.

Vale anotar que o canal exibe novos vídeos às terças e sábados, às 11h30, e às quintas, às 18h. Ou seja, dá para acompanhar várias novidades durante a semana. Além disso, se você tiver dúvida sobre os conteúdos postados, dá para interagir pelo email que está disponível no descritivo do canal.

Outra forma de estudar para o Enem pela internet é através dos cursos online, veja algumas opções neste artigo. Confira outras dicas sobre Enem, cursos e carreira no portal Vai de Bolsa.

 

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.