Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Fui mal no Enem, o que fazer? Nem tudo está perdido

Fui Mal no Enem: Saiba o Que Fazer - Vai de Bolsa

“Fui mal no Enem, e agora?” Primeiramente, respire fundo e descubra com este texto que nem tudo está perdido. Em segundo lugar, a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser usada em diferentes programas de acesso ao ensino superior. Para cada um deles, a nota mínima necessária varia bastante.

Em suma, a dica principal é manter a cabeça fria para tomar a decisão que melhor se encaixar no seu caso. Ao longo do texto, você verá explicações sobre como funcionam os programas disponíveis.

Pontuação no Enem

Aliás, seja sincero consigo. A sua ideia de “fui mal no Enem” tem razão de existir ou é a ansiedade falando mais alto? Assim, antes de continuar lendo o texto, tenha em mente o que você realmente sabe sobre o seu desempenho.

Talvez a nota da redação nem tenha saído ainda e você já está aí achando que deu adeus à faculdade. Em primeiro lugar, pare de ficar comparando o número de acertos na prova objetiva com os dos seus colegas. O cálculo da nota do Enem funciona de um jeito bem peculiar e nem sempre mais acertos significam notas mais altas.

Afinal, o Enem segue um modelo chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI). A TRI é um modelo matemático que leva em consideração o grau de dificuldade de cada questão e a coerência do estudante que faz a prova.

Por isso você recebe pontuações diferentes se acerta perguntas fáceis, médias ou difíceis. Logicamente, as difíceis valem mais pontos. Porém, não é só isso.

Por exemplo, quando você acerta muitas questões difíceis, poucas médias e poucas fáceis, a TRI identifica que você chutou a maioria das respostas. A partir disso, as pontuações mudam e sua nota diminui. Justamente, porque ela leva em consideração a coerência.

Lembrando que a TRI vale para as perguntas objetivas, a nota da redação é outra história.

Entenda melhor: Como funciona a TRI do Enem

O que significa dizer “fui mal no Enem”?

Vamos considerar que seu principal objetivo é passar em uma universidade pública da sua cidade ou até em outro Estado. Assim sendo, você se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O Sisu é a plataforma do Ministério da Educação na qual estudantes de todo Brasil  podem se cadastrar para conquistar vagas em instituições públicas de ensino.

No entanto, a nota que você tirou na prova objetiva somada à da redação não deram o resultado esperado. Em resumo, você viu que pela nota de corte do curso escolhido no sistema, sua performance foi insuficiente e você provavelmente vai ficar de fora.

Infelizmente isso pode ocorrer, mas se as inscrições ainda estiverem rolando, há chances. Afinal, esse “fui mal no Enem” é bem relativo porque a nota de corte não é definitiva.

Uma vez que existam outros candidatos de olho nas vagas e eles escolherem trocar de curso, isso vai influenciar direto na nota de corte e também na sua classificação parcial. Nesse cenário, o que você definiu como “fui mal no Enem”, pode mudar.

Se o período de inscrições já está acabando e você viu que ficou sem nenhuma vaga, ainda temos a lista de espera. Aliás, independentemente da lista de espera que você escolher ficar, na da primeira ou da segunda opção de curso, esteja atento às chamadas que podem ser feitas depois pela instituição de ensino.

fui mal no enem

Cursos mais e menos concorridos

Antes de dizer “fui mal no Enem”, dê uma olhada nas médias de pontuação para os cursos mais e menos concorridos no primeiro semestre do Sisu. Lembre-se que a nota de corte é só uma referência para ajudar o candidato durante a inscrição, ela varia bastante nos três dias de seleção.

Além disso, um mesmo candidato pode ter notas diferentes para cada curso escolhido. Isso porque as instituições podem atribuir pesos distintos para as áreas de conhecimento da prova do Enem.

Média de 700 a 850 pontos (mais concorridos)

1º. Medicina

2º. Odontologia

3º. Engenharia Civil

4º. Direito

5º. Arquitetura e Urbanismo

 

Média de 580 a 650 pontos (menos concorridos)

1º. Pedagogia

2º. História

3º. Geografia

4º. Gestão de Recursos Humanos

5º. Sistemas de Informação

Veja também: Cursos menos concorridos: conheça 20 opções fáceis de entrar no Sisu

Agora, vamos imaginar que você só conseguiu vaga para o curso da sua segunda opção. Vale a pena refletir sobre essa decisão. Você realmente se imagina cursando essa outra graduação?  Ou vai se matricular no plano B só para não passar mais um ano fora da faculdade? Se ainda estiver sonhando com o plano A, há saída.

Faculdade particular com bolsa de estudos

Uma das opções hoje de você conseguir estudar exatamente no curso que pretende é tentar uma vaga em uma universidade paga.

Em um primeiro momento entrar em uma faculdade paga pode parecer algo distante, mas saiba que além dos programas do próprio governo que ajudam a obter acesso, as faculdades particulares também oferecem bolsas de estudo sem Enem nas modalidades integral e parcial que podem tornar o seu sonho possível.

O Vai de Bolsa é uma Startup da área da educação que oferece descontos exclusivos para estudantes. Através do nosso site, você pode conseguir uma bolsa parcial, com descontos na mensalidade, ou 100%* integral, sem custo algum. A duração da bolsa também varia conforme cada programa. Veja a seguir como funciona!

1. Acesse o Site: Acesse o Vai de Bolsa

2. Faça seu pedido de bolsa, em quantas faculdades quiser, gratuitamente. Em até 48h você receberá mais informações das instituições!

Corra antes que as bolsas disponíveis acabem!

Nossas ofertas são limitadas e esgotam o tempo todo. Solicite agora a sua simulação de bolsas de estudos e receba prioridade na negociação.

Quais as vantagens de utilizar bolsas de estudos concedidas pelo Vai de Bolsa?

Para esclarecer esse tópico, criamos uma tabela que te mostra os benefícios da parceria entre o Vai de Bolsa e as faculdades particulares em comparação com os descontos e financiamentos concedidos pelo governo federal.

Todas as faculdades disponíveis para você estão espalhadas por todo o território brasileiro, com diversas modalidades de ensino e variadas metodologias.

A diferença entre programas governamentais e o Vai de Bolsa você confere abaixo, espia só:

SisuFiesProUniVai de Bolsa
❌Comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa❌Comprovar renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa❌Bolsas de 100% não disponíveis para candidatos com renda familiar superior a 1,5 salários mínimos✔️Não é necessário comprovar renda
❌Instituições públicas❌Instituições privadas✔️Instituições públicas e privadas✔️Instituições privadas
❌Alta concorrência❌Alta concorrência❌Alta concorrência✔️Não possui processo seletivo 
❌Cerca de 51 mil vagas por ano❌Cerca de 93 mil financiamentos por ano❌Cerca de 300 mil bolsas por ano✔️Mais de 800 mil ofertas disponíveis
❌Dois períodos de inscrição no ano❌Dois períodos de inscrição no ano❌Dois períodos de inscrição no ano✔️Inscrições abertas para bolsas de estudos o ano todo
❌Nota de corte mínima 450 pontos❌Quanto maior a nota do Enem, maiores as chances de conseguir uma vaga no FIES❌Nota de corte mínima 450 pontos✔️Bolsas disponíveis para qualquer pontuação do Enem
✔️Todo processo online❌É preciso comparecer a um agente financeiro do FIES✔️Todo processo online✔️Todo processo online

Quer começar a mudar seu futuro hoje?! Confira as melhores universidades que possuem certificação pelo Ministério da Educação (MEC) e que te tornam um profissional capacitado e qualificado para fazer parte do mercado de trabalho!

Possibilidades além do Sisu

No início do texto foi falado que nem tudo estava perdido e é verdade. Para entender melhor, descubra como funcionam outros programas de acesso ao ensino superior.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também é um programa do MEC. Ele foi criado em 2001 a partir da lei  Lei nº 10.260. Estudantes que participaram do Enem (a partir de 2010) e que tenham obtido pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e não tenham zerado a redação, podem se inscrever no Fies.

Por meio dele, você pode tentar financiar toda sua graduação em faculdades particulares a juros zero ou uma parte dela a juros menores. Tudo vai depender da sua renda familiar. O Fies foi reformulado recentemente e agora tem duas modalidades.

Fies (modalidade I): Aqui o candidato concorre a vagas em faculdades particulares com mensalidades a juros zero. Para tal, precisa ter renda mensal familiar per capita de, no máximo, três salários mínimos.

P-Fies (modalidade II): Essa modalidade de financiamento é para candidatos com renda mensal familiar per capita de até cinco salários mínimos. Aqui as condições do financiamento serão definidas entre o banco (agente financeiro operador do crédito), o estudante e a instituição de ensino.

Entenda melhor: Bolsa de estudos ou FIES: qual o melhor para começar uma graduação?

Fui mal no Enem, o que fazer? Nem tudo está perdido

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudos integrais ou de 50% em faculdades particulares. Para isso, o aluno deve ter feito todo o ensino médio em escola pública. Ele foi criado em 2005, a partir da Lei nº 11.096.

Para participar, o candidato deve ter renda mensal familiar per capita de até um salário mínimo e meio para bolsas totais e de até três salários mínimos para as parciais.

Assim como no Fies, o candidato precisa ter alcançado nota mínima de 450 nas provas objetivas do Enem e nota maior que zero na redação. Inclusive, estudantes que tenham conseguido bolsa parcial, podem se inscrever no Fies para tentar financiar o restante do valor do curso.

Veja também: Bolsas de estudos ou PROUNI: qual o melhor para começar uma graduação?

Convênio fora do país

Você sabia que pode usar sua nota do Enem para começar seu ensino superior em Portugal? São mais de 40 universidades disponíveis no convênio. Cada uma estabelece as próprias regras para o ingresso do aluno.

Pense no seu futuro

Depois de ler o texto, surgiu uma esperança ou você ainda vai ficar repetindo triste “fui mal no Enem”? Pense sobre as suas opções, converse com seus pais, toque ideias com amigos que estão passando pela mesma situação.

Aqui no blog Vai de Bolsa você encontra várias dicas de estudo. Esteja atento às oportunidades e não desista do seu sonho. Até a próxima!

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.