Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Curso de massoterapia: conheça como é essa formação na área da saúde

curso de massoterapia

O curso de massoterapia prepara os profissionais para realizarem práticas de massagens baseadas em técnicas ocidentais e orientais. O objetivo é promover e manter a saúde, com foco no equilíbrio físico, emocional e também energético do ser humano. Durante o curso, o aluno aprende procedimentos que melhoram o bem estar das pessoas e as ajudam a enfrentar melhor as situações do dia a dia.

De fato, com uma rotina com tantas distrações, cada vez mais as pessoas precisam se conectar consigo mesmas. Cobranças cada vez mais intensas do mercado de trabalho e da sociedade têm influenciado na saúde dos seres humanos. Assim, muita gente tem sofrido problemas de estresse, insônia, dores na coluna, entre outros. Justamente essas situações que podem ser amenizadas por profissionais formados em cursos de massoterapia.

Portanto, quem faz o curto técnico em massoterapia atua justamente em diversas terapias que contribuem para a qualidade de vida das pessoas. Ou seja, é uma profissão importantíssima e com um mercado de trabalho em expansão. Da mesma forma, é comum profissionais da área de Fisioterapia, Educação Física e Estética, por exemplo, com formação superior, também buscarem especializar-se no campo da massoterapia.

Você que procura cursos na área da saúde pode contar com a ajuda da plataforma do Vai de Bolsa para buscar pela sua capacitação nas melhores instituições de ensino do país e com bolsas de estudo de até 70%. Vale a pena conferir.

Bom, neste texto, você vai saber mais sobre o curso de massoterapia e suas oportunidades, se há curso de massoterapia online reconhecido pelo MEC, curso de massoterapia valor, entre outras informações relevante. Boa leitura!

Saiba mais: Medicina alternativa: qual curso fazer para atuar na área?

Mas o que é massoterapia?

Massoterapia é o termo usado para definir as várias técnicas de terapia que utilizam a massagem como forma de promover a saúde, visando o equilíbrio dos diversos sistemas nos seres humanos. O termo é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde.

O estímulo tátil da massagem age diretamente sobre a pele. São cinco milhões de receptores do tato que enviam impulsos nervosos ao cérebro por meio da medula, produzindo efeitos sobre os sistemas nervoso, digestivo, muscular, respiratório e a circulação sanguínea e linfática. Por isso, as finalidades da massoterapia podem ser terapêuticas, relaxantes, desportivas ou estéticas.

Assim, é uma prática que combate inúmeros males do corpo por meio do toque. Além do caráter de alívio das dores, as massagens também previnem doenças, principalmente as que atingem músculos e ossos. Há, ainda, o aspecto estético da prática, pois a pele fica mais saudável. Sem falar no auxílio mental, como no combate ao estresse.

Dessa maneira, a massoterapia é uma atividade de extrema importância para a qualidade de vida das pessoas. Por essa razão, uma porta de entrada para essa profissão também é buscar cursos de graduação como Fisioterapia, Educação Física e Estética, por exemplo.

O que se estuda no curso de massoterapia?

O curso de massoterapia é uma formação técnica, ou seja, você não precisa ter um curso superior para cursá-lo. E quanto tempo dura o curso de massoterapia? A formação tem duração de 1.200 horas e pode ser concluída em até dois anos. Portanto, não é uma formação extensa e o profissional se torna apto para atuar no mercado em pouco tempo.

Ao longo das aulas, o aluno aprende as técnicas orientais e ocidentais de massagem, podendo exercer a profissão em clínicas, SPAs, resorts, clubes esportivos, assim como autônomo.

Os cursos de massoterapia também formam profissionais qualificados e habilitados para atender à demanda crescente dos sistemas público e privado de saúde. No Brasil existem ótimas instituições credenciadas que oferecem esses cursos, tanto na modalidade a distância quanto na presencial.

O que você aprende no curso de massoterapia?

O curso técnico em massoterapia ensina sobre o funcionamento do corpo humano. Assim, ele capacita o profissional com diversas técnicas de uso das mãos no cuidado de outro indivíduo. Além disso, prepara o massoterapeuta para escolher qual tipo de massagem é mais indicada para cada pessoa ou necessidade.

As principais técnicas ensinadas durante o curso são:

Massagem laboral e desportiva: Tem o intuito de recuperar a musculatura de um indivíduo que sofre com dores provocadas pelo cansaço físico ou prática de esportes.

Massagem modeladora: Ativa o metabolismo local, aumentando a circulação do sangue.

Reflexologia: Massagem que acontece por meio de estímulos nos pés, mãos, orelhas ou até mesmo no rosto. São identificados pontos que equivalem a cada área ou órgão em nosso corpo, sendo um tratamento de caráter externo, ajudando aliviar os problemas internos.

Aromaterapia: Massagem terapêutica que utiliza óleos essenciais a fim de eliminar problemas físicos e emocionais.

Drenagem linfática: Técnica voltada para diminuir os inchaços e gordura localizada, pois ajuda a eliminar as toxinas do corpo e potencializar o emagrecimento.

Shiatsu: Massagem oriental que trabalha pontos específicos por meio de pressão dos meridianos do corpo. Essa técnica ajuda a identificar os pontos que sofrem com acúmulo ou carência de energia.

Quiropraxia: Massagem que ajuda a tratar problemas neurais e esqueléticos. Por isso, age na reeducação postural, melhorando a mecânica do corpo, alinhamento, mobilidade e autorregulação.

curso de massoterapia

Grade curricular do curso de massoterapia

Com o objetivo de desenvolver as habilidades necessárias para formar bons massagistas, a grade curricular dos cursos de massoterapia traz disciplinas teóricas e práticas. Em algumas instituições de ensino, também são apresentadas noções de empreendedorismo para preparar os alunos a abrirem seus próprios negócios.

As disciplinas mais comuns ministradas nos cursos de massoterapia são:

  • Anatomia e Fisiologia Humana;
  • Organização do Processo de Trabalho em Saúde;
  • Biossegurança e Segurança no Trabalho;
  • Cosmetologia;
  • Massagem Corporal Modeladora e Relaxante;
  • Drenagem Linfática;
  • Terapias Naturais;
  • Aromaterapia e Cromoterapia;
  • Técnicas de Massoterapia Ocidental e Oriental;
  • Prática Profissional: Técnicas Profissionais em Massoterapia.

Onde fazer o curso de massoterapia?

Os cursos técnicos em massoterapia estão disponíveis em diversas instituições de ensino espalhadas pelo Brasil. Há aulas presenciais e também a distância, com ensinamentos por meio de vídeos. No entanto, como o aprendizado necessita de prática para ser aprimorado, a dica é você sempre realizar os exercícios, seja em um familiar, seja em um amigo. 

Agora, afinal, o diploma de massoterapeuta é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC)? Sim! Existem instituições que seguem as exigências desse órgão e, consequentemente, o diploma é reconhecido.

Algumas das instituições de ensino que oferecem curso de massoterapia são:

  • Colégio Brasileiro de Acupuntura (CBA), no Rio de Janeiro/RJ;
  • Instituto MIX, em diversas cidades pelo Brasil;
  • Instituto Brasileiro de Therapias e Ensino (IBRATE), em Curitiba/PR;
  • Universidade Paulista (UNIP), na cidade de São Paulo/SP;
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), na cidade de São Paulo/SP e com polos em várias cidades do interior do estado.

E qual o preço de um curso de massoterapia? Isso pode variar bastante em cada instituição de ensino. Você pode considerar uma mensalidade na faixa de R$ 300 a R$ 500 para fazer um curso técnico de massoterapia.

Saiba mais: Cursos na área da saúde: conheça ótimas opções para ir além de Medicina

Qual é a diferença entre massoterapeuta e massagista?

É importante saber que a profissão de massoterapeuta foi regulamentada pela Lei nº 3.968, de 1961. Podemos dizer que a principal diferença entre o massoterapeuta e o massagista é a sua formação. Afinal, o primeiro tem uma formação técnica para executar diferentes tipos de massagens. Portanto, há um estudo de dois anos para ter a sua formação.

Já o massagista é um profissional que busca fazer cursos livres para se especializar em uma técnica específica. Pode ser uma pessoa que domina técnicas de massagem relaxante ou de drenagem linfática. Sua formação básica é de 240 horas.

Como é o mercado de trabalho para quem faz o curso de massoterapia?

Pesquisas mostram que, no Brasil, o mercado de trabalho para os massoterapeutas está crescendo significativamente. Assim como no exterior, a massagem no Brasil também está ganhando mercado como um tratamento cada vez mais respeitado. Isso porque muitas empresas multinacionais contratam massoterapeutas para atender seus funcionários, entre outros fatores.

O conceito de massagem também está chegando forte para uma grande parcela da população, que está cada vez mais habituada à ideia de que uma massagem pode ser tanto relaxante como terapêutica. Afinal, as pessoas estão mais preocupadas com o bem-estar e muitas investem para melhorar a saúde. 

Há oportunidades em vários locais, inclusive dentro das empresas que se preocupam com a qualidade de vida dos colaboradores. Outro aspecto importante é que o profissional pode seguir carreira como autônomo,mantendo uma boa carteira de clientes ou, até mesmo, montando a própria clínica.

Assim, os massoterapeutas vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Os profissionais técnicos dessa área recebem salários que variam entre R$ 1.200 a R$ 2.000, conforme a região e o tamanho da empresa. Já os técnicos em massoterapia que atuam como profissionais autônomos chegam a ganhar, em média, R$ 3.000.

Curso de massoterapia: ficou interessado pela área?

Agora você já conhece um pouco mais sobre o curso técnico de massoterapia e também que pode ingressar nessa área a partir de um curso de graduação em Fisioterapia, Educação Física e Estética.

Lembre-se que na plataforma do Vai de Bolsa você pode procurar pelo curso de graduação de seu interesse nas principais instituições de ensino do Brasil, e com possibilidade de bolsa de estudo de até 70%. Vale a pena acessar e conferir.

No blog do Vai de Bolsa você encontra tudo sobre os mais diversos cursos da área da saúde. Confira!

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.