Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

O que é bioengenharia: conheça o curso e a profissão

Está em dúvida sobre a área da saúde e da engenharia? Já pensou em unir esses desejos profissionais e cursar bioengenharia? O fato é que existem poucas universidades que oferecem essa graduação, mas o mercado de trabalho tem muita demanda e oferece bons salários. Então, se você gosta de desafio, pode preparar o caderno de estudos.

A bioengenharia é uma graduação que pode durar pelo menos cinco anos. Nesse período, você vai aprender matérias de exatas como matemática, física e química. Além disso, saberá sobre o corpo humano, suas reações e tratamentos. Então, com todo esse conhecimento, poderá desenvolver novos equipamentos que apoiem na recuperação da saúde das pessoas e dos animais, por exemplo. Mas não é só isso. Quer saber tudo sobre a bioengenharia? Acompanhe esse texto até o final e descubra o mercado de trabalho e também onde encontrar uma graduação.

Conheça a bioengenharia

Antes de entender melhor como está o mercado de trabalho, saiba que a bioengenharia dará a você a possibilidade de aplicar conhecimentos de biologia e engenharia para criar produtos úteis e economicamente viáveis. Essa será a sua principal missão. Por isso, conseguirá sempre vagas em hospitais, laboratórios e grandes indústrias.

Você vai trabalhar para criar e também adaptar os equipamentos e dispositivos que já existem no ramo de atuação. Esses materiais podem ser elétricos, eletrônicos e mecânicos para o uso em organismos vivos. Por isso, a sua formação precisa ser tão completa e caminhar entre a área da saúde e das exatas. Afinal, você precisará desses dois conhecimentos para desempenhar um ótimo trabalho.

Criação de produtos

Você já entendeu que o seu principal desafio na bioengenharia será o de criar produtos médicos. Estamos falando aqui de equipamentos de diagnóstico, materiais biocompatíveis, bioenergia renovável e engenharia agrícola. São todas as áreas que de uma forma ou de outra podem melhorar a vida das pessoas. Então, você desenvolve produtos para ajudar uma sociedade inteira.

É que como um profissional da bioengenharia você terá que desenvolver os instrumentos essenciais à manutenção da vida. Com certeza alguém da sua família já precisou ir ao médio. Mais do que isso, já precisou fazer algum exame para ser diagnosticado, certo? Então, você é o profissional responsável por criar esses equipamentos como, por exemplo, esfigmomanômetros, hemodiálise, bombas infusoras ou bomba de infusão, bombas de sangue, pulmões artificiais, desfibriladores e incubadoras neonatais.

Assim, o seu trabalho vai ajudar diretamente na recuperação e na manutenção da vida de pacientes. Isso vale também para os animais. Tudo depende da área de atuação que você escolher na hora de entrar no mercado de trabalho.

O curso de bioengenharia

Já falamos aqui que é bem raro encontrar um curso de graduação em bioengenharia. Uma das possibilidades é a Universidade do Porto, em Portugal. No país vizinho a graduação vai demorar pelo menos cinco anos. Só que a partir disso, você terá acesso a um diploma de mestrado em bioengenharia. Então, o investimento costuma valer à pena. Afinal, suas chances no mercado de trabalho aumentam, e muito. Vale gastar um tempinho pesquisando sobre essa oportunidade. Mas, lembre-se que equilibrar com a sua atual condição financeira.

Nesse período do curso, você verá matérias como Eletroterapia, Laser diagnóstico, Fototerapia, Eletroterapia, Gestão de sistemas clínicos, Química aplicada à Bioengenharia e Eletrofisiologia.

Já que falamos aqui sobre a Universidade do Porto, conheça como o curso deles forma você para o mercado de trabalho e quais áreas poderá atuar:

Engenharia Biomédica

Instrumentação biomédica, processamento e análise de sinais e imagens biomédicas, dispositivos médicos (próteses externas e internas). Além disso, poderá trabalhar na engenharia de tecidos (nomeadamente para medicina regenerativa) telemedicina, bioinformática, robótica médica (cirurgia minimamente invasiva) e biônica.

Engenharia Biológica

Dá para trabalhar em indústrias de processos químicos biológicos (farmacêutica, alimentar, cosméticos, aromas) e de valorização de materiais naturais (madeira, couro, materiais e produtos de origem marinha). Além disso, existem oportunidades em ambientes de saúde ambiental (tratamento de resíduos contaminados, qualidade ambiental em unidades hospitalares e empresas da área da saúde).

Biotecnologia Molecular

Existem vagas em setores onde é prioritário a concepção e desenvolvimento de novos produtos com base em biologia molecular, particularmente fármacos e sistemas de diagnóstico.

Especialização

No Brasil, não existem opções para uma graduação em bioengenharia. Por isso, você precisa fazer uma pós. Nesse sentido, existem cursos à disposição na Universidade de São Paulo (USP), que tem parceria com a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Além disso, dá para procurar uma pós na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) e no Instituto de Química de São Carlos). Ainda existem opções na Universidade do Vale da Paraíba (Univap), que também tem mestrado profissional em Bioengenharia.

Para isso, é claro que você precisa ter concluído uma graduação em cursos de saúde ou engenharia, por exemplo.

Disciplinas

Para ficar um pouco mais claro como é essa graduação, separamos aqui uma lista das principais disciplinas que você verá nesse período:

  • Fundamentos de Química
  • Química Orgânica e Biológica
  • Matemática
  • Matemática
  • Introdução à Programação Científica
  • Termodinâmica
  • Fundamentos de Física
  • Biologia Celular
  • Ciências dos Materiais em Bioengenharia
  • Biofísica
  • Processamento de Sinais Fisiológicos
  • Análise de Imagem Biomédica
  • Interfaces em Sistemas Biológicos
  • Biomecânica do Corpo Humano
  • Anatomia Humana
  • Biomateriais
  • Estruturas de Dados e Algoritmos
  • Laboratório Integrado em Engenharia Biomédica
  • Sensores, Atuadores e Controlo
  • Instrumentação Biomédica
  • Engenharia de Reabilitação
  • Simulação Biomecânica

Mercado de trabalho em bioengenharia

A formação em bioengenharia é bastante ampla, como você acabou de perceber. Por isso mesmo, as possibilidades no mercado de trabalho aumentam. Então, saiba que depois que sair da universidade, poderá atuar em indústrias químicas, de energia, alimentícias e empresas eletrônicas. Essas são as principais áreas de interesse. Vale a pena sempre buscar os sites de vagas relacionados a esses segmentos. Aqui, estão os melhores salários. Afinal, como a formação ainda é restrita, existem pouco profissionais formados. Logo, a concorrência diminui e os salários aumentam.

Além disso, você pode buscar oportunidades em setores de saúde, preservação do meio ambiente, agricultura e pecuária. São mais algumas possibilidades no mercado de trabalho da bioengenharia. Dá para escolher de acordo com a sua intimidade e vontade de atuação. Veja que existem mais possibilidades além da área da saúde.

Outras vagas podem ser acessadas em hospitais, principalmente em laboratórios de análises clínicas e na indústria de instrumentação hospitalar, biológica e de engenharia biológica. As grandes empresas são as que mais contratam. Além disso, estão sempre em busca de profissionais da bioengenharia para criação de novos produtos e serviços. Se você realmente gosta de inovação e novas tecnologias, aproveite essas áreas.

Salários

Vamos falar de remuneração. O salário da bioengenharia varia bastante, mas são positivos. Como você já viu até aqui, são poucos profissionais à disposição do mercado de trabalho. Então, a sua chance de negociar um salário melhor também aumenta.

Em média, um profissional da bioengenharia ganha seis salários mínimos para seis horas de trabalho. Depois disso, o valor aumenta para 7,5 salários para 7 horas de atuação, ou então 8,5 salários para 8 horas de atuação.

É importante ressaltar que essa é uma média, mas os valores podem mudar bastante dependendo da sua região de atuação e da empresa que escolher. O melhor mesmo é sempre buscar uma referência no mercado de trabalho antes de aceitar uma proposta. Assim, você tem a certeza que a sua remuneração é compatível com a do mercado da bioengenharia.

História da bioengenharia

Vamos conhecer um pouco da história da bioengenharia. Só para você ter uma ideia, a proposta de usar a engenharia para melhorar a vida e a saúde das pessoas remonta dos tempos antigos. Um dos primeiros exemplos é uma prótese de dedo feita de madeira e couro encontrada em uma múmia de mais de três mil anos de idade. Assim, você já pode ter uma ideia de como as pessoas trabalhavam para impactar positivamente a vida da humanidade. É claro que hoje as técnicas evoluíram, mas esse exemplo citado deixa bem claro a origem da bioengenharia.

Além disso, os trabalhos de Alexander Graham Bell e Thomas Edison sobre transmissão e amplificação do som no final do século 19 e 20, são outros exemplos. Eles ajudaram a criar os primeiros aparelhos que melhoram a audição. Essa é mais uma aplicação da bioengenharia na vida das pessoas e em favor da sociedade.

Portanto, saiba que o seu papel sempre será o de melhorar a vida das pessoas.

Gostou dessa área?

Acompanhe mais informações sobre cursos, mercado de trabalho e dicas no blog Vai de Bolsa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.