Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Como conseguir bolsa para ir pra faculdade em 2022?

Estudar é um passo muito importante para ter uma carreira de sucesso e um sonho de muitas pessoas. Entretanto, como isso requer um custo financeiro. Para contornar o problema, uma das alternativas é aprender como conseguir bolsa para ir pra faculdade em 2022.

Se você se interessou pelo assunto e está em busca de um descontão para começar aprender sobre a profissão dos seus sonhos, esse é o lugar certo! Você vai descobrir o caminho que precisa trilhar em direção ao sucesso.

Continue a leitura e fique por aqui que o blog Vai de Bolsa te conta todos os detalhes de como conseguir bolsa de estudos em 2022.

Leia mais: Esportes universitários ajudam na conquista de bolsas de estudo

Quais são as possibilidades de conseguir bolsa para ir pra faculdade em 2022?

Se você ainda não começou a estudar porque o curso que deseja está caro, saiba que você pode encontrar alternativas para isso e dar esse passo importante agora mesmo, inclusive, pagando menos do que imagina.

Existem diversas possibilidades de você ingressar em uma universidade com desconto. Sabe como? Então chegou a hora de descobrir!

Faça o vestibular da instituição de ensino

Uma das formas mais fáceis de conseguir uma porcentagem de bolsas de estudo para ingressar no ensino superior é prestando o vestibular da universidade que deseja ingressar.

Fique de olho no site da instituição e sempre que surgir uma oportunidade, faça a prova. Algumas faculdades dão desconto de até 100% na mensalidade conforme a nota do aluno na prova. Outras faculdades dão descontos de 25% a 50% para quem faz o vestibular institucional.

Saiba também: Conheça o vestibular da Estácio

Trabalha em empresa conveniada? Pode ter bolsa de estudos pra ir pra faculdade

Algumas empresas têm investido na carreira de seus profissionais, isso porque uma pessoa melhor capacitada é interessante para ela também. Sendo assim, uma das formas de conseguir uma bolsa de estudo é trabalhar em uma empresa conveniada com uma faculdade.

Dessa forma é só escolher o curso que deseja, comprovar o vínculo empregatício e começar os estudos em 2022.

Saiba mais: Como conseguir bolsa de estudo sem ter feito Enem?

Encontre o desconto que precisa aqui no Vai de Bolsa

Quer encontrar uma bolsa de estudo de maneira rápida e muito simples? É só ir até a home da nossa página do Vai de Bolsa e pesquisar. Você vai encontrar uma barra onde poderá escolher o curso que deseja fazer, a cidade que quer estudar e também selecionar se é um curso presencial ou EaD que procura. Se quiser, pode optar pelas duas possibilidades.

Depois disso é só clicar na lupa, que vai encontrar as melhores oportunidades de bolsas para ir pra faculdade em 2022. Depois é só selecionar a que deseja, preencher com seus dados pessoais e aguardar o contato de um profissional.

Leia também: Bolsas e ajuda de custos que podem lhe ajudar na faculdade

Bolsas de estudo do Governo Federal para ir pra faculdade em 2022

Outra maneira de conseguir uma bolsa de estudos para ingressar em uma universidade é por meio dos programas do Governo Federal. O mais conhecido e abrangente deles é o Prouni. 

O Prouni é um programa que permite que pessoas que realizaram a última versão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) concorra a bolsas parciais e integrais em universidades particulares de todo país. 

Nesse sentido elas devem cumprir alguns critérios: 

  • Ter uma renda familiar bruta mensal, de até 1,5 salário mínimo por pessoa (para as bolsas parcial, de 50% do valor das parcelas); 
  • Ou, uma renda familiar bruta de até 3 salários mínimos por pessoa (para bolsas integrais);
  • Além disso, só podem se inscrever no programa pessoas que ainda não possuam um diploma em cursos superiores; 
  • Também é necessário ter obtido uma nota mínima de  450 pontos de média das notas do Enem, e não ter zerado a nota da redação.

Perfil dos candidatos 

  • Ter cursado todo o ensino médio na rede pública, ou na rede particular na condição de bolsista integral; 
  • Ser professor da rede pública de ensino (não é necessário comprovar renda);
  • Possuir algum tipo de deficiência (nesse caso é necessário ter cursado o ensino médio na rede pública, ou na privada com condição de bolsista integral).

Se ao final dessa jornada não encontrar nenhuma bolsa de estudo que atenda suas necessidades, é possível verificar com a univeridade a possibilidade do financiamento estudantil, por exemplo, com o Fies.

Algumas instituições de ensino oferecem esse financiamento de forma particular. Consulte a possibilidade e confira as formas de pagamento para ver a viabilidade.

Para acompanhar as melhores oportunidades de bolsa para ir pra faculdade em 2022, novidades sobre o mercado de educação, dicas e muito mais, acesse diariamente o blog Vai de Bolsa e fique bem atualizado.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.