Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Como é o curso de engenharia de telecomunicações


As novas tecnologias e a chamada era digital deixaram as pessoas cada vez mais conectadas. Hoje é possível se comunicar de forma imediata a qualquer hora e local com amigos, família e colegas de profissão por meio do celular, por exemplo. Nesse sentido, muito desses benefícios da modernidade se devem aos avanços da área de telecomunicações. Se você tem afinidade com essa área, então precisa saber como é o curso de engenharia de telecomunicações.

Esse curso de graduação capacita profissionais a desenvolverem cada vez mais uma comunicação de qualidade. O curso de Engenharia de Telecomunicações está em alta no mercado

Se você quer saber mais sobre essa área e o que faz um profissional com essa formação, esse texto será útil. Veja a seguir algumas informações sobre esse curso e as possíveis áreas de atuação.

Engenharia de Telecomunicações, o que é?

Essa é uma formação que capacita profissionais a trabalharem com sistemas de comunicação. Ela pode oferecer os serviços para planejar e projetar redes e ainda oferecer manutenções para esses sistemas. Saiba que a comunicação remota não seria possível sem a atuação e a tecnologia prestada por esses profissionais.

A missão principal do engenheiro de telecomunicações é de garantir que a comunicação seja estabelecida via redes de telefonia, rádio ou televisão, além da trafegabilidade de dados através desses sistemas. Portanto, é uma profissão essencial para a era digital e meios de comunicação modernos.

Graduação em Engenharia de Telecomunicações?

Essa é uma graduação como qualquer outra de engenharia, porém direcionada para a área de telecomunicações, com disciplinas referentes a essa área. Desse modo, é um curso presencial, com a titulação de bacharelado, ou seja, voltado para o mercado de trabalho, e pode durar em média de 4 a 5 anos de formação.

Também é válido lembrar que essa graduação é focada na área das exatas. Desse modo, a predominância de matérias que você verá durante o período de formação, serão aquelas do ramo da matemática, física e química. Veja a seguir algumas disciplinas que são comuns para essa graduação de acordo com o Ministério da Educação (MEC):

  • Eletricidade;
  • Circuitos Elétricos;
  • Circuitos Lógicos;
  • Eletromagnetismo;
  • Eletrônica Analógica e Digital;
  • Propagação de Ondas;
  • Antenas;
  • Dispositivos Ópticos;
  • Processamento Digital de Sinais;
  • Redes de Computadores;
  • Telefonia;
  • Comunicações Móveis e sem fio;
  • Sistemas Ópticos;
  • Comunicação Via Satélite;
  • Sistemas Modulados e Codificados.

Caso você queira saber com mais detalhes como é o curso de engenharia de telecomunicações, você pode acessar a portaria do MEC que se refere a essa graduação nesse link.

Perfil do engenheiro de telecomunicações

Esse é um profissional com formação generalista, que trabalha com componentes eletrônicos, com rede de telecomunicações, nesse caso, com comunicação com fio ou sem fio e com redes de comunicação via satélite. Sendo assim, uma das premissas básicas para ingressar nos estudos dessa área, é ter afinidade com eletrônica, cálculos e tecnologia.

Se você gosta de coordenar equipes de trabalho, realizar estudos de viabilidade técnica, mexer com cabeamento, gerenciar problemas referentes as redes de comunicação, certamente essa é a sua praia. Vale lembrar também que não existe rotina para um profissional desse ramo, pois é uma área em constante evolução e inovação.

Portanto, não existe dia fácil para o engenheiro de telecomunicações, pois a cada dia existe uma dificuldade diferente e um problema novo a ser resolvido.

Área de atuação

Desde o início dos anos 2000, essa é uma área que teve um crescimento bem expressivo em reação às outras profissões. No início da primeira década, o Brasil chegou a ter déficit de profissionais para essa área. E, desde então, com o avanço tecnológico e a revolução digital, essa é uma área que está ainda em alta. Ao fazer um curso de engenharia de telecomunicação, você poderá ingressar no mercado de trabalho sem maiores problemas.

Ainda de acordo com a portaria do MEC, veja a seguir as potenciais áreas de atuação de um engenheiro de telecomunicações:

  • Em empresas de telecomunicações, no desenvolvimento e operação de sistemas de comunicações e com tecnologia da informação;
  • Em empresas de telemática, com técnicas analógicas e digitais;
  • Em empresas de telefonia e radiocomunicação fixa e móvel com satélites de comunicação;
    comunicação multimídia e telecomunicação via cabo ou rádio;
  • Com instalações, equipamentos elétricos, eletrônicos, magnéticos e ópticos da Engenharia de Comunicação e de Telecomunicações;
  • Com sistemas de cabeamento estruturado e fibras ópticas;
  • Em empresas de radiodifusão de sons e imagens, analógicas e digitais.

Portanto, as áreas de atuação são muitas e em constante atualização. As empresas necessitam cada vez mais de um serviço de telecomunicações eficiente, pois sem ele, as empresas têm prejuízos das mais diversas ordens o que acarreta em grandes problemas para o desenvolvimento econômico dessas empresas.

Uma loja com uma internet ruim, por exemplo, poderá perder vendas nos cartões de crédito. Os bancos também não funcionam sem uma boa rede de telecomunicações. Ou seja, se a comunicação falhar, o sistema entra em colapso e ninguém conseguirá realizar operações bancárias nesse dia.

O salário de um Engenheiro de Telecomunicações

De acordo com o site da Catho, a média salarial de quem se gradua em um curso de engenharia de telecomunicações é de R$ 6.557,12. Ou seja, é um salário razoável. Você fazer essa consulta diretamente no site. Para isso, basta clicar nesse link.

Vale ressaltar que esse é um salário que está muito acima da base da pirâmide da média salarial da maioria dos brasileiros que têm outras profissões como ofício. Portanto, esse pode ser uma caminho de ingressar em um curso que garantirá uma boa renda e com uma área promissora de atuação.

Onde estudar Engenharia de Telecomunicações

Veja a seguir algumas opções de graduação que oferecem cursos para Engenharia de Telecomunicações:

Opções para fazer um curso de Engenharia de Telecomunicação não faltam. Eles são oferecidos em diversas localidades do país. Portanto, cabe a você decidir qual é a instituição mais viável.

Outras modalidades de ensino

Se você tem pressa para ingressar no mercado de trabalho mas tem pouco tempo para fazer uma graduação, saiba que é possível fazer um curso técnico em Telecomunicações. Essa é uma maneira de se profissionalizar nessa área, porém, com uma remuneração menor. Essa modalidade de ensino pode ser uma maneira viável de trabalhar nessa área. Veja algumas instituições que oferecem formação técnica em Telecomunicações:

Você pode verificar sobre as instituições federais através do portal do MEC. Para isso, basta acessar a página do site nesse link.

No Blog Vai de Bolsa você confere mais detalhes se vale a pena fazer um curso de tecnólogo.

Pronto para seguir essa carreira?

E aí, decidiu seguir nessa carreira? Agora que você sabe mais e melhor sobre como é um curso de engenharia de telecomunicações, quem sabe esse não é uma caminho possível de trilhar. O engenheiro de telecomunicações é um profissional muito requisitado e, certamente, tem grandes responsabilidades para colocar em funcionamentos as redes e sistemas dessa área.

Além disso, a evolução e tecnologia para essa área estão em constante expansão, fazendo com que nunca fique obsoleta essa profissão. Mas para isso, você deve continuar buscando aperfeiçoamento e assim ser um profissional renomado para essa área.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidade, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa. Lá você encontrará diversas informações sobre essas áreas.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.