Nos últimos anos, a questão das mudanças climáticas, do efeito estufa e aquecimento global têm sido noticiadas e discutidas com frequência no mundo todo. Esses são problemas muito próximos do profissional que atua como geólogo. Portanto, se você tem interesse em atuar nessa área, precisa saber mais detalhes sobre como é o curso de Geologia.
Talvez o geólogo seja um dos profissionais que mais entenda das mudanças do planeta Terra como um todo. Desde as formações das montanhas até as transformações do solo e das rochas.
Nesse sentido, se você é atraído sobre as ciências da natureza, veja a seguir como é o curso de Geologia. Descubra quais os campos de atuação para um geólogo e também como está o mercado de trabalho para quem quer se graduar nesse curso.
Como é o curso de Geologia
Esse é um curso de formação generalista, ou seja, oferece a titulação de bacharel. A média do tempo de duração desse curso varia entre quatro e cinco anos. Essa é uma graduação voltada para quem gosta da área das ciências naturais e das exatas, pois exige a Matemática é uma das disciplinas que compõem a grade curricular, além da Química, Biologia e Física.
O curso de Geologia também pode ser conhecido como Engenharia Geológica. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), ele é composto por cinco tipos de conteúdos, por exemplo: conteúdo básico, conteúdo curricular comum, conteúdo para formação geológica específica, conteúdos temáticos e conteúdo complementar.
Veja a seguir quais disciplinas compõem cada conteúdo:
1- Conteúdo Básico
Essas são as disciplinas de caráter obrigatório. Ou seja, são as disciplinas que fundamentam os princípios básicos para uma formação em Geologia.
- Matemática;
- Estatística;
- Física;
- Computação;
- Química;
- Biologia;
- Geociências.
2- Conteúdo Curricular Comum
Essa é a parte que se refere à prática e fluência em leitura e expressão da escrita. Nesse sentido, traz relevantes discussões para a compreensão de assuntos referentes aos estudos das humanidades e da área das humanas.
- Estudos de ética e cidadania;
- Estudos em sociologia;
- Estudos em política brasileira e desenvolvimento sustentável;
- Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
3- Conteúdo para a Formação Geológica Específica
Refere-se aos tópicos obrigatórios e indispensáveis para a formação do geólogo. Nesse caso, são as disciplinas exclusivas do curso de Geologia.
- Mineralogia;
- Cristalografia;
- Topografia;
- Petrologia;
- Petrografia;
- Sedimentologia;
- Paleontologia;
- Geologia Estrutural;
- Geotectônica;
- Estratigrafia;
- Geoquímica;
- Geofísica;
- Geologia Histórica;
- Geologia do Brasil;
- Fotogeologia;
- Sensoriamento Remoto;
- Pedologia;
- Geomorfologia;
- Geologia Econômica;
- Prospecção;
- Mapeamento Geológico;
- Recursos Hídricos;
- Recursos Energéticos.
4- Conteúdos Temáticos
Referem-se aos conteúdos de caráter optativo. Desse modo cabem às instituições de ensino agregá-los à formação do curso de Geologia ou não. Portanto, poderá varia a inclusão dessas disciplinas de acordo com a universidade. Veja a seguir:
- Geoprocessamento;
- Recursos Minerais;
- Geologia de Engenharia;
- Geologia Ambiental;
- Geologia Regional;
- Geofísica Aplicada.
5- Conteúdo Complementar
Referem-se aos tópicos dos assuntos extracurriculares ou intra curriculares. Também são de caráter optativo, estando a critério de cada instituição de ensino do curso de Geologia. Nesse sentido, as disciplinas podem abranger as áreas das humanas ou educação. Veja mais a seguir:
- Ciências Humanas;
- Economia;
- História;
- Filosofia da Ciência;
- Gestão;
- Administração;
- Comunicação;
- Ciências Moleculares;
- Ciências Ambientais.
Através desses conteúdos, o curso de Geologia pode ser bastante abrangente, pois relaciona-se com as diversas áreas do pensamento e das ciências tanto naturais, quanto humanas.
Além disso, no final do curso é esperado que o aluno elabore um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Portanto, essa também será uma disciplina comum entre a formação e a graduação em Geologia em qualquer instituição de ensino.
As atividades do curso de Geologia
Veja a seguir algumas atividades que o curso de Geologia proporcionará a você:
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Para integrar a formação e o aluno se tornar um geólogo, deverá realizar o TCC sobre os temas referentes a essa graduação. Ou seja, temas relacionados aos assuntos geológicos.
Atividades de campo
Os alunos dessa graduação farão projetos de pesquisa, nesse sentido, atividades de campo. Sendo assim, isso permite que os estudantes aprendam de forma prática sobre as pesquisas geológicas.
Estágio Supervisionado
Para se graduar em Geologia também é preciso fazer estágio supervisionado, isso permitirá que o aluno tenha um conhecimento profissional e possa adquirir experiência antes de ingressar no mercado de trabalho. Tudo isso é feito com a interação da instituição com a empresa ou escola direcionada para o estágio.
Atividades Complementares
Essas atividades permitem que os alunos tenham uma formação mais ampla na graduação. Portanto, que sejam feitos cursos de extensão e projetos de pesquisa. Garantindo assim um ensino mais democrático, que vá além dos muros das universidades.
Vale lembrar que elas não eliminam as atividades curriculares que são obrigatórias. Essa atividades apenas permitem que o aluno tenha um conhecimento mais amplo do cenário onde a Geologia pode ser inserida.
Onde estudar Geologia
Veja a seguir as universidades que oferecem graduação em Geologia no Brasil:
- Universidade do Amazonas – UA
- Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
- Universidade de São Paulo – USP
- Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
- Universidade Estadual Paulista – UNESP
- Universidade Federal da Bahia – UFBA
- Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
- Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
- Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
- Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP
- Universidade Federal do Ceará – UFCE
- Universidade Federal do Pará – UFPA
- Universidade Federal do Paraná – UFPR
- Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
- Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
- Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
O perfil de um Geólogo
A premissa básica para gostar do curso de Geologia é gostar das ciências naturais e exatas. Pois elas são a fundamentação dos componentes curriculares do curso e irão predominar durante toda a formação. Para ir bem nessa graduação é preciso também gostar de pesquisas e projetos, pois conhecer minerais é uma tarefa de muita paciência e elaboração de pesquisas e laboratórios.
Caso você estranhe essas áreas, será uma área muito penosa para estudar e talvez seja melhor avaliar outras opções de curso, como Geografia, Agronomia ou Engenharia. Conheça aqui também outros cursos ligados ao meio ambiente.
Qual a área de atuação para um geólogo
Esse profissional pode atuar nas mais diversas áreas. Saiba que a construção de edifícios, túneis, estradas ou qualquer outra grande construção não podem ser realizadas sem a atuação e estudos de quem é da área da Geologia.
Para efetuar essas grandes obras, é necessário diversos estudos geológicos, até para saber se haverá danos ambientais ou danos estruturais no futuro. Pois o geólogo conhece muito bem como funciona o comportamento do solo e como as rochas acomodam o peso das construções.
Caso você queira ir trabalhar na área da educação, saiba que a Geografia ou até mesmo a Agronomia e a Engenharia necessitam de professores dessa área. Para isso, é preciso fazer mestrado e doutorado posteriormente.
Portanto, a área de atuação para quem deseja se formar em um curso de Geologia pode ser bastante abrangente. Pois ela é fundamental para o desenvolvimento de grandes obras ou para as disciplinas da área da educação.
Qual a média salarial de um Geólogo
Se você optou em ingressar no mercado de trabalho formal, saiba que a média salarial do geólogo é em torno de R$ 6.732,70, de acordo com o site da Catho. Vale lembrar que essa média pode ser bem relativa e variar de acordo com a região do país.
No entanto, ela serve de termômetro para ter ideia de uma referência de valor. Caso você tenha interesse em consultar os valores médios dos salários pagos para essa profissão, você pode conferir clicando nesse link.
Desenvolvimento de projetos
E aí? se interessou pelo curso de Geologia? Você sabia que poderia ser tão abrangente a formação de um geólogo? Se você gosta de atuar em pesquisa e desenvolvimento de projetos, essa pode ser a sua praia. Desse modo, será um profissional plenamente realizado. Pois a Geologia pode ser a base que fundamenta muitas disciplinas, sendo assim, o campo de atuação pode ser bastante variado.
Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.