Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Conheça o curso de publicidade e estude com bolsa de estudos

Conheça o curso de publicidade e estude com bolsa de estudos

Se você é criativo e está buscando um curso para desenvolver essa habilidade, pense em colocar publicidade na lista dos preferidos. No entanto, ao optar por essa graduação, tenha em mente que o dia a dia desse profissional vai muito além da apresentação de briefings para clientes. Ou ainda da execução de campanhas publicitárias que rendem prêmios, como mostra a maioria dos filmes de Hollywood. Isso porque a principal atividade de um publicitário é vender um produto e/ou serviço, uma ideia ou a imagem de uma pessoa. 

Para que isso ocorra, é preciso passar por diferentes processos e fases de trabalho. Entre elas, temos por exemplo a definição do público-alvo, planejamento, proposta de valor e muito mais. Se você é interessado por essa área e quer saber como é o curso de publicidade, esse post é perfeito para você. Quer saber ainda quais os campos de trabalho depois de formado? E também conhecer quais as disciplinas que se estudam no curso e como está o mercado de trabalho?

Continue a leitura do artigo e de bônus veja as principais oportunidades para estudar com condições especiais nas melhores faculdades do Brasil.

Tópicos do conteúdo

O que faz um Publicitário, afinal?

Como falamos anteriormente, o publicitário é responsável pela criação de peças e campanhas publicitárias. Mas esse serviço não envolve apenas o trabalho de criação. Tudo começa com o levantamento do público-alvo, com informações como idade, renda, interesses, gêneros, entre outros. Feito isso, é hora de escolher qual o melhor canal de divulgação da campanha, além do texto e a arte que será vinculado nessas ações.

O objetivo final é sempre vender um produto e/ou serviço, ou disseminar uma ideia. Como em partidos políticos, por exemplo. O intuito também é transmitir uma boa imagem de celebridades e políticos. Portanto, a estratégia deve estar muito bem alinhada com o cliente (em caso de agência) ou empresas (no caso de o profissional trabalhar em uma única organização) para que a campanha seja bem sucedida.

Outras atividades do publicitário são: criar banners ou pop-ups em sites, criar roteiros de comerciais e anúncios no YouTube, fazer pesquisa de mercado e muito mais! Já deu para perceber que o leque de atividades é bastante extenso, não é mesmo? Confira abaixo como é o curso de publicidade na graduação.

Leia mais: Melhores faculdades EAD: conheça os cursos e as oportunidades

Como é o curso de Publicidade e Propaganda?

Se você chegou aqui já quebrou o romantismo da profissão fomentado pelas comédias românticas. Então, como é o curso de Publicidade e Propaganda nas universidades? Pois saiba que as disciplinas também são bastantes amplas. Os cursos disponíveis no país são focados em planejamento de comunicação, propaganda de produtos e/ou serviços. Além de criação de campanhas e peças gráficas, fotografia, marketing, vendas e varejo e ambiente digital. Ufa, parece uma correria, mas para quem gosta de atividades desafiadoras e criativas, esse curso é uma excelente opção.

O curso tem a duração média de quatro anos e prepara o estudante para trabalhar em agências de comunicação, áreas de marketing ou trade marketing, empresas, consultorias. No entanto, o curso também dá bagagem técnica para quem pretende abrir o próprio negócio. Tudo isso porque na matriz curricular figuram desde disciplinas mais teóricas como Teoria da Comunicação, Pensamento Contemporâneo e Ética. E também as mais práticas e criativas como Fotografia, Desenho e Produção audiovisual.

E já que o publicitário também precisa trabalhar com base em dados, buscando formas alternativas, menos convencionais e criativas para atingir os objetivos, nós separamos para este conteúdo as melhores ofertas de bolsas de estudos para Publicidade e Propaganda. Confira!

Como estudar Publicidade e Propaganda com bolsa de estudos? Vai de Bolsa!

Agora que você já viu as principais ofertas de bolsas de estudos para estudar Publicidade nas melhores faculdades do Brasil, confira como é simples solicitar a sua através das nossas parcerias com as faculdades!

Não precisa de Enem…As faculdades disponibilizam várias formas de ingresso, como:

  • Simplificado: Rápido e descomplicado. Basta produzir uma breve redação e enviar;
  • Vestibular tradicional: Conquiste a sua bolsa de estudos com base no seu desempenho na prova;
  • Transferência: Até 100%* de aproveitamento de disciplinas já cursadas e condições especiais até o fim do curso;
  • Segunda graduação: Realize o aproveitamento de disciplinas cursadas anteriormente, com condições especiais até o fim do curso;
  • Ou ENEM: Ingresse sem prova e conquiste bolsa de até 100%*, válida por todo o curso.

É só clicar no botão abaixo, fazer o seu pedido e aguardar o retorno das faculdades em no máximo 48h!

Vamos em frente? Uma dúvida bastante comum do vestibulando que se interessa em saber como é o curso de publicidade e propaganda é entender as diferentes entre essa graduação e o curso de Marketing. Então, separamos a resposta a seguir, confira!

Qual a diferença entre Publicidade e Propaganda & Marketing?

Vamos abrir cada um dos termos para diferenciar como é o curso de propaganda e como funciona a graduação em marketing. Propaganda é a divulgação de uma ideia e/ou exaltar as qualidades de uma pessoa (ou uma ideia) para um grande número de pessoas. Não necessariamente propaganda tem fins comerciais. Afinal as religiões e os partidos políticos têm como premissa central divulgar uma ideia e não vender um produto.

Por outro lado, publicidade já está relacionada com transações comerciais. Em outras palavras, seja por meio da oferta de um produto ou até mesmo na contratação de um meio de comunicação para escrever sobre algum produto, ou para difundir uma ideia.

Por fim, marketing são os recursos estratégicos utilizados para que um produto e/ou serviço penetre no mercado. Ou seja, também visa o lucro. Em suma, publicidade e propaganda são ferramentas de trabalho do profissional de marketing. 

Leia mais: Curso de Marketing: conheça a faculdade e a profissão

Como é o mercado de trabalho para o publicitário?

Assim como aconteceu com as graduações em Jornalismo, Cinema, Marketing e Design, o mercado para o publicitário está em transformação. Isso porque com o avanço de novas tecnologias e a popularização da internet o hábito de consumo mudou. Isso tem desafiado os profissionais que já estavam na ativa a buscarem novos conhecimentos. Além disso, as instituições de ensino também se viram pressionadas a preparar profissionais para atuar no mercado digital.

Dessa forma, embora ainda haja vagas em agência offline, grande parte das oportunidades estão em agências digitais envolvendo campos de atuação como redação para blogs, redes sociais, anúncios no Google e criações de campanhas online.

Segundo a Catho, a média salarial do publicitário no Brasil é de RS 1.375,22. O portal mostra ainda esses profissionais da Publicidade e Propaganda atuando em diferentes cargo. Tais como administrador de e-commerce, analista de comunicação, analista de comunicação e marketing, analista de comunicação interna, analista e-commerce e analista de marketing. De todas essas carreiras a que apresenta a melhor média salarial é o analista de comunicação, com R$ 3.049.22.

Campos de atuação do publicitário

Agora que você já sabe como é o curso de publicidade, saiba quais são os principais campos de atuação para o publicitário:

Agências de Publicidade: o publicitário pode trabalhar tanto na área de atendimento ao cliente gerando briefing para o setor de criação, quanto produzindo campanhas publicitárias e pesquisas de mercado para empresas de diferentes segmentos;

Agências digitais: o campo de atuação é bastante amplo, visto que existem profissionais de publicidade e propaganda atuando em diversas áreas. Entre elas, podemos citar planejamento de conteúdo, redação publicitária, campanhas de e-mails promocionais, Customer Success, redes sociais e anúncios no Google;

Eventos: aqui você encontra publicitários atuando tanto no planejamento e divulgação de feiras e workshops, até ações de live marketing;

Marketing: a atuação aqui pode ser desde em campanhas offline através do planejamento de estratégias para melhor penetração de um produto em determinado mercado. Entram aí ainda ações de trade marketing e até as mesmas funções desempenhadas pelo publicitário em agências digitais;

Pesquisa: coletar dados de mercado que ajude a empresa a tomar decisões mais assertivas e/ou desenvolver um novo posicionamento de produto;

Produção de vídeo: já explicamos no como é o curso de propaganda que as disciplinas estudadas no curso são bem abrangentes. Dessa forma, o publicitário também pode criar roteiros de comerciais, produzir jingles e até mesmo criar um canal no YouTube e tentar uma carreira como youtuber;

Promoções de vendas: como o publicitário consegue trabalhar tanto com marketing quanto com vendas, esse profissional também pode desenvolver estratégias de vendas para empresas de diferentes segmentos.

Decidiu ser publicitário?

Se publicitário é uma profissão bem atraente, que sempre exige estar atento às novas tendências de tecnologia e de mercado. Em alguma fase da trajetória das empresas, todas elas vão precisar de publicitários para impulsionar as vendas. É importante ressaltar, também, a flexibilidade de trabalho que tem esse profissional. É possível atuar em agências, de forma presencial, e também por home office, tranquilamente.

A publicidade proporciona uma ampla gama de opções de trabalho no mercado. Por isso, indicamos para você. Agora que você já sabe como é o curso de publicidade, confira o artigo Os 5 melhores cursos para quem é criativo.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.