Quanto é um curso de marketing digital? Confira agora!

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Em tempos de inteligência artificial, aprendizado de algoritmo e startups de comunicação, o Marketing Digital definitivamente tem se tornado uma área de grandes emoções. E com a tecnologia em constante desenvolvimento, a tendência é só aumentar!

A verdade é que o marketing digital faz parte da vida de qualquer pessoa que utiliza a internet, seja para comprar, estudar, encontrar novas ideias ou para o lazer. Tudo o que fazemos está sendo mapeado e se transformando em dados sobre comportamento constantemente.

Neste conteúdo, traremos dados que com certeza deixarão você em choque sobre a realidade fascinante – e também assustadora, dos avanços tecnológicos no Brasil e no mundo. Além disso, falaremos sobre qual a diferença entre Publicidade e Propaganda & Marketing, os cursos disponíveis para a área, quais as áreas de atuação e oportunidades no mercado de trabalho.

Abaixo separamos os tópicos do conteúdo para facilitar a sua navegação!

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Se animou? Então vem com a gente para aprender tudo sobre o curso!

Leia também: Conheça o curso de publicidade e estude com bolsa de estudos

O que é Marketing?

Antes de começar a falar sobre o curso, é preciso falar sobre a profissão. Apesar de ser uma carreira conhecida, poucos entendem o que realmente faz o profissional do marketing.

O marketing é um conjunto de estratégias utilizadas com o objetivo de vender algo, seja um produto, uma ideia ou um serviço.

Isso envolve conhecer as pessoas para quem as empresas vendem, saber analisar dados e pensar diariamente em novas ideias. Portanto, conhecimentos de áreas como a psicologia e antropologia fazem parte do conjunto de matérias abordadas pelos cursos de marketing. De outro lado, também é preciso estudar matemática e estatística, pois é necessário lidar com um grande volume de informações diariamente.

O consumidor contemporâneo pesquisa tudo, tornando para o marketing a concorrência ainda mais difícil, por isso a criatividade publicitária precisa utilizar as mais variadas técnicas de comunicação, unindo diferentes campos científicos.

Porém, com o uso crescente da internet, se tornou impensável vender sem também adentrar no digital, já que somos diariamente expostos a
milhares de anúncios, fazendo com que o cérebro não assimile com propriedade nenhuma informação comercial, restando apenas os anúncios mais criativos ou os mais recentes, tornando extremamente importante o uso de um diferencial competitivo, em
que os clientes se sintam mais próximos da marca.

Dessa forma, o Marketing 4.0, é caracterizado por Kotler (2016) como a nova versão do Marketing que representa a migração do tradicional para o digital, em que o consumidor clama cada vez mais por experiências.

Vamos ver mais detalhes sobre o curso de Marketing Digital?

Leia também: Bolsa de estudo sem Enem: saiba como conseguir uma para fazer faculdade

Dados sobre o crescimento do Marketing Digital no mundo

  • 94% das empresas escolhem o Marketing Digital como estratégia de crescimento.
  • Segundo a empresa NordVPN os brasileiros passam mais de 41 anos na Internet, o que equivale a 54% do tempo de vida médio da população.
  • Segundo a Hotmart, dos 214 milhões de habitantes no Brasil, 114,7 milhões usam a internet para comprar bens de consumo

Esses dados nos mostram quão grande e cheio de possibilidades é o mercado da comunicação voltada para marketing digital.

O marketing já não é mais um slogan bem feito ou um conceito de design moderno, o consumidor contemporâneo preza por experiências, e o marketing digital é essa ferramenta eficaz e essencial para gerar conexões valiosas da marca com o consumidor.

Quais cursos fazer na área de Marketing Digital?

A área de Marketing Digital é uma especialização em Marketing. Então, antes iremos mostrar os cursos na área do marketing.

Curso de Marketing – Bacharelado

O bacharelado em Marketing tem a duração de mais ou menos 4 anos e não possui estágio obrigatório. Contudo, existe o estágio supervisionado em algumas instituições.

Durante o curso, você vai estudar noções básicas de Economia, Sociologia, Antropologia, Matemática e Logística. Assim, as primeiras fases dão uma noção geral do que é o marketing.

Conforme você avança, o curso vai ficando mais específico. Dessa forma, as últimas fases focam no comportamento do cliente, estratégias mercadológicas, comunicação, relacionamento com clientes, negociação, legislação, entre outros.

Você também vai ter contato com áreas mais específicas do marketing. Portanto, espere conteúdos sobre Marketing Digital, Trade Marketing, Marketing de Serviços e Marketing Sensorial.

Igualmente, noções de publicidade e propaganda e de desenvolvimento e posicionamento de marcas também fazem parte da carga horária do curso.

É importante, no entanto, diferenciar os cursos: o marketing envolve a própria concepção do produto, pensando o pré, o durante e o pós-venda. A publicidade e propaganda pensa em como vender o produto, uma vez pronto.

Um diferencial muito grande Marketing se dá pelos projetos criados ao longo do curso. Frequentemente, parcerias com empresas reais começam na própria graduação. Contudo, existe a opção de fazer projetos fictícios.

No final do curso, você precisa fazer um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A partir dele, você pode estabelecer contatos, colocando um pé no mercado de trabalho ou numa pós-graduação.

Curso de Marketing: tecnólogo

Assim como o bacharelado, o curso tecnólogo é de nível superior. No entanto, sua duração é de apenas dois anos. Muitos seguem essa opção porque economiza tempo, embora seja um pouco menos completa.

Diferente do bacharelado, o tecnólogo foca em disciplinas mais práticas ou focam em uma área específica. Um exemplo seria o curso de Marketing Digital, pois trabalha um campo de atuação mais restrito.

Porém, as empresas demandam cada vez mais profissionais desse tipo, na medida em que precisam se atualizar no mundo digital. Fique atento com as diferenças entre os cursos, pois eles podem cobrar ou não o TCC.

EaD em Marketing

A demanda por cursos de marketing EaD é bastante alta, pela praticidade própria dos cursos à distância. Seja algum curso pontual sobre alguma ferramenta do marketing digital, até um bacharelado, são muitas as opções disponíveis.

Nem todas têm a mesma qualidade, recursos técnicos e professores. Por isso, é importante escolher bem.

Quanto é um curso de marketing?

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Grade Curricular do Curso de Marketing

A grade curricular pode mudar, de acordo com o tipo de curso e a instituição. Porém, a base costuma ser a mesma. Abaixo você encontra alguns exemplos de matérias que compõem a grade curricular:

  • Antropologia e Cultura Brasileira;
  • Comportamento de Compra e de Consumo;
  • Comunicação e Expressão;
  • Custos e Orçamentos;
  • Desenvolvimento de Novos Produtos e Marcas;
  • Diagnóstico e Consultoria Empresarial
  • Economia;
  • Empreendedorismo;
  • Estratégias de Comunicação e Planejamento de Mídia;
  • Gerência de Vendas;
  • Logística Empresarial;
  • Marketing Digital;
  • Matemática;
  • Modelos de Administração;
  • Pesquisa de Mercado;
  • Princípios do Direito;
  • Processos Gerenciais;
  • Promoção, Publicidade e Propaganda;
  • Técnicas de Negociação;
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7 cursos de marketing digital gratuitos com certificado

Agora que você já sabe que uma capacitação em marketing digital pode abrir novas oportunidades profissionais, que tal conhecer algumas opções gratuitas e online desses cursos livres? Confira!

1. Introdução ao Inbound Marketing

Oferecido pela RD University, da Resultados Digitais, o curso possui duração de 3 horas e aborda os conceitos introdutórios do Inbound Marketing. Entre os temas abordados no curso estão:

  • Metodologia de Inbound Marketing;
  • Etapas do funil de marketing;
  • Conselhos sobre estratégias aplicadas a cada uma das etapas do funil: atrair, converter, relacionar, vender e analisar.

Ao finalizar o curso, o aluno recebe um certificado de conclusão.

2. Marketing Digital para o Empreendedor

O curso é ministrado pela Endeavor e possui duas horas de duração. 

Com foco em empreendedores, o curso de Marketing Digital aborda desde a introdução do tema, passando pelo planejamento de um departamento de marketing até o alinhamento entre o setor de vendas e as métricas mais importantes.

Durante o curso, o aluno tem a oportunidade de conhecer cases de sucesso de empreendedores que aplicaram as estratégias de marketing digital em seus negócios.

3. Marketing de Conteúdo

Criado pela Rock Content, o curso de Marketing de Conteúdo possui 4 horas.

Voltado para profissionais que atuam na produção de conteúdo, o curso aborda conceitos do Marketing de Conteúdo, definição de personas, métricas e muito mais.

Ao final do curso, o aluno faz uma prova com 70 questões de múltipla escolha e consegue o certificado se acertar pelo menos 70% das perguntas.

4. Inbound Marketing – Hubspot

Que tal aprender Inbound Marketing com a empresa pioneira no assunto? Pois essa é a proposta do curso  oferecido pela Hubspot.

Uma das capacitações mais importantes para quem quer entrar na área de Marketing Digital, o curso de Inbound Marketing da Hubspot é composto por 12 aulas que tratam sobre os 4 estágios da metodologia Inbound.

Entre os assuntos abordados estão: otimização de site, landing pages, vendas de Inbound, entre outros. Ao final do curso, o aluno precisa fazer uma prova para conquistar a certificação.

5. Redes Sociais – Google Ateliê Digital

O Google Ateliê Digital oferece um curso gratuito de Noções Básicas de Redes Sociais. São 4 aulas que abordam as necessidades de presença nas redes sociais, como aderir às redes adequadas e de que forma expandir a presença nessas redes.

O curso tem apenas 30 minutos de duração e é uma base importante para quem não tem experiência com redes sociais.

6. Google Analytics

O Google oferece 3 cursos certificados para Analytics: nível básico e avançado.

Em cada um dos cursos, o aluno tem a oportunidade de conhecer o layout da ferramenta Google Analytics, configurá-la, criar dashboards especiais e, é claro, analisar esses dados.

Os cursos estão disponíveis apenas em inglês, mas é possível mudar as configurações para o idioma português.

7. SEO Básico

A escola de cursos online Mirago oferece gratuitamente o curso de SEO Básico, uma das áreas mais importantes dentro do marketing digital.

Com 4 horas de duração, o curso é introdutório e auxilia os alunos no entendimento dos conceitos básicos de SEO e como funciona o mecanismo de busca do Google. Além disso, durante o curso, o aluno tem a oportunidade de planejar um conteúdo e um site com base nos conceitos aprendidos.

Áreas de atuação para área do Marketing

Como vimos, o Marketing possui diversas áreas de atuação. Abaixo você encontra uma lista de possibilidades de atuação:

Marketing Digital

O Marketing Digital foca na estratégia de comunicação, relacionamento e vendas para meios digitais. É uma área que está em constante crescimento, com muitas mudanças e de muito dinamismo.

Também é muito focada em resultados, performance e análise de dados. Dentro do marketing digital também existem várias possibilidades, o profissional pode trabalhar com estratégias, como por exemplo o Inbound Marketing.

Com a evolução da internet, as empresas são cobradas para proporcionar experiências cada vez mais personalizadas aos usuários. Contudo, esses conhecimentos não chegaram na maioria das firmas. Por isso mesmo, o mercado está sempre crescendo.

Existem também muitos cargos que podem ser ocupados por um profissional de marketing, como por exemplo: analista de mídias sociais, gestor de e-commerce, produtor de conteúdo, entre outros.

No entanto, fique atento! Se o marketing em geral já é exigente em termos de atualização, o digital é ainda mais. As redes, os usuários e as empresas estão sempre mudando.

Endomarketing

Este tipo de Marketing é voltado para o público interno da empresa, ou seja, é o marketing voltado para os funcionários. Então, seu objetivo é fazer com que os funcionários sejam advogados e tenham maior engajamento com a marca.

A competitividade no mundo dos negócios tem aumentado a demanda pelo Endomarketing, pois com funcionários mais motivados se consegue maior produtividade. Isso é conseguido através de estratégias de comunicação interna, a fim de aprimorar o ambiente de trabalho.

Afinal, se o próprio funcionário não gosta do produto ou serviço, não é um bom sinal. A área de Endomarketing tem se tornado cada vez mais essencial para empresas, principalmente de grande porte e pode caminhar em conjunto com a comunicação interna.

Marketing Direto

É um tipo de marketing muito popular no mercado, com o foco em pesquisas e estudos. Realiza pesquisas de mercado, análises de clientes, análise de concorrentes, entre outros.

Sendo assim, entender potenciais formas de aumento de lucro é uma das principais características do Marketing Direto.

Essas são algumas das áreas de atuação do profissional de marketing. Mas, vale lembrar que é uma área muito ampla, com muitas formas de trabalho.

Como é o perfil do profissional de Marketing?

O perfil do profissional de marketing varia um pouco, dependendo da área. No entanto, algumas habilidades são comuns a todos:

  • Ser comunicativo;
  • Saber trabalhar em equipe;
  • Lidar bem com números e com análises;
  • Capacidade de planejamento;
  • Conhecimento de outros idiomas e culturas;
  • Criatividade;
  • Bem informado sobre a área, suas tendências e mudanças.

Remuneração do profissional de Marketing

O salário médio do profissional de Marketing vai depender muito do seu nível de experiência e área de atuação. Segundo o levantamento da Consultoria Robert Half para 2021 temos os valores abaixo:

  • Gerente de Marketing: de R$ 10.350 a R$ 25.200 para empresas de pequeno e médio porte e de R$ 15.200 a R$ 37.000 para empresas de grande porte;
  • Diretor de Marketing: de R$ 17.100 a R$ 33.600 para empresas de pequeno e médio porte e de R$ 24.200 a R$ 58.900 para empresas de grande porte;
  • Analista de Mercado/Gerente de Planejamento Estratégico: de R$ 3.450 a R$ 8.400 para empresas de pequeno e médio porte e de R$ 6.200 a R$ 15.1500 para empresas de grande porte;
  • Gerente de Trade Marketing: de R$ 9.000 a R$ 21.850 para empresas de pequeno e médio porte e de R$ 12.450 a R$ 30.250 para empresas de grande porte;
  • Gerente de Produto: de R$ 8.300 a R$ 20.200 para empresas de pequeno e médio porte e de R$ 10.350 a R$ 25.200 para empresas de grande porte;
  • Coordenador de Marketing Digital: de R$ 4.150 a R$ 10.000 para empresas de pequeno e médio porte e de R$ 6.950 a R$ 16.800 para empresas de grande porte;
  • Analista de Marketing Digital: de R$ 3.450 a R$ 8.400 para empresas de pequeno e médio porte e de R$ 5.550 a R$ 13.450 para empresas de grande porte.

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