Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Como construir uma ótima carreira na saúde sem fazer medicina?

A carreira de medicina é uma das mais cobiçadas de todas. Uma prova disso é a dificuldade de aprovação em um vestibular do curso de medicina, tanto em universidades públicas como privadas. Um dos pontos que mais atrai os estudantes para essa área são os salários. No entanto, sabemos que essa profissão também tem desvantagens, como a alta carga de trabalho. Neste post. vamos provar para você que você pode seguir carreira na área da saúde sem precisar fazer medicina.

A verdade é que optar por fazer medicina tem um preço alto. Em outras palavras, é só pensar em quanto você terá que estudar para passar no vestibular. Em alguns casos, candidatos tentam por ano serem aprovados. Além disso, depois de ser aprovado, se for em uma instituição de ensino superior privada, vem a hora de pagar o valor altíssimo das mensalidades.

Portanto, se você tem afinidade com a área da saúde, mas está repensando em fazer medicina ou não, temos algumas alternativas. Há muitos cursos em instituições de qualidade que valem a pena ter a sua atenção. Estamos falando de cursos como Enfermagem e Biomedicina, além de uma ampla opção de cursos técnicos.

Ficou interessado? Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe esse post até o final para ficar por dentro da área da medicina e também de outras carreiras na saúde.

Leia também: Podcast Guia de Profissões: como é a carreira de médico

As vantagens e desvantagens de fazer medicina

Se você está em dúvida em fazer ou não fazer medicina, precisa conhecer a fundo como é o curso. Além disso, saber como é o dia a dia da profissão. Em suma, as vantagens e desvantagens de atuar nessa área. Em primeiro lugar, você precisa saber que um curso de graduação em medicina tem duração de seis anos. Ou seja, é uma longa caminhada para obter o diploma. Além disso, na maioria das vezes o curso é em período integral. Você precisará dedicar todo o seu dia a ele.

Em segundo lugar, precisa entender que a grade curricular durante esse período é dividida em ciclos. Nos dois primeiros anos, são estudadas as disciplinas básicas, como anatomia, biologia celular, saúde da família, entre outras. Já no terceiro e quarto ano inicia o ciclo clínico. É aqui que o aluno vai receber noções de várias áreas da medicina, como neurologia, urologia, pediatria, por exemplo. Já iniciam então as visitas a hospitais e clínicas.

Por fim, os dois últimos anos terminam com o internato. É a parte onde o aluno começa a ter vivência na profissão que escolheu. Aqui começa o contato diário com pacientes em tratamento em hospitais e outras unidades de saúde.

Após todo esse período, você estará apto a receber o diploma de bacharel para se tornar médico. Agora, não clínico-geral, por exemplo. Para isso, serão necessários mais dois a três anos de residência médica, como se fosse uma especialização. O Conselho Federal de Medicina (CFM) reconhece 55 especializações, desde pneumologista até ginecologista e cirurgião.

Ufa! A maratona é longa!

Leia também: Quais são as profissões com foco em pesquisa na área da saúde?

As vantagens de fazer medicina

Agora, vamos ser mais específicos. Confira as vantagens de fazer medicina e seguir a área médica:

Você poderá ajudar o próximo – O conhecimento adquirido no curso de graduação deixará você apto a promover a saúde, a curar doenças e até a desenvolver vacinas. Ou seja, beneficiar a população.

  • Fortalece o emocional – Ser médico é lidar com a vida das pessoas diariamente, sem medir esforços. Ao fazer isso, é comum os pacientes darem um retorno emocional muito grande ao serem ajudados. Em outras palavras, a serem gratos pelo resto da vida.
  • Campo de atuação muito grande – Ao chegar na fase da residência médica, você terá um vasto campo de atuação para escolher. Poderá atuar ainda como professor, gestor, pesquisador. Com uma pós-graduação em medicina, pode ir ainda mais longe.
  • Carga horária flexível – O médico pode ajustar sua carga horária de acordo com a sua conveniência. É claro que quanto mais plantões fizer, maior será o ganho financeiro. No entanto, é possível cumprir horários em consultórios, hospitais, entre outras unidades. Aqui a disposição fará a diferença.
  • Salário recompensador – Como já falamos, o salário é um dos principais atrativos da carreira médica. No entanto, saiba que o alto retorno financeiro vem quando se tem uma carga de trabalho elevada.

As desvantagens em fazer medicina

Para quem opta em fazer medicina, é preciso estar muito certo disso. Há também algumas incômodas desvantagens:

  • Alta carga de trabalho – Se você acha que a rotina de estudos vai aliviar após passar no vestibular para medicina, ou que sua vida já está ganha, está enganado. Começa aí uma longa jornada de muito estudo e, após formado, alta carga de trabalho. Fazer plantões de madrugada, por exemplo, são bastante comuns.
  • Tempo com a família fica reduzido – Justamente, por conta da alta carga de trabalho, o tempo junto com a sua família pode ficar comprometido. Isso porque você terá que assumir compromissos em clínicas e plantões médicos. Isso pode afastá-lo um pouco do convívio social. Sem falar das redes sociais e do WhatsApp, que podem ser o pesadelo de um médico.
  • Pressão dos pacientes – Quem está em tratamento por um médico espera sempre a cura imediata e voltar para casa. Se essa expectativa é frustrada, prepare-se que lá vem críticas e muita pressão. Muitas vezes, a qualidade insatisfatória de um atendimento nem é culpa do médico, e sim do sistema de saúde. Porém…
  • Capacitação a todo momento – Um bom médico precisa estar constantemente atualizado na sua área de atuação. Ou seja, precisa buscar uma pós-graduação, participar de congressos e eventos da área, ler artigos científicos e conversar com outros profissionais. Junte a isso a rotina estressante de trabalho!
  • Risco de processos médicos – Por lidar diariamente com a saúde de outras pessoas, o médico também está sujeito a erros, assim como qualquer profissional. No entanto, o erro do médico pode custar a vida do seu paciente e, com isso, processos judiciais e punições. Não é fácil!

Outras carreiras promissoras na área médica

Se após ler até aqui você chegou à conclusão que fazer medicina não é o seu perfil, não desanime. Há várias carreiras na área da saúde muito interessantes e promissoras caso você tenha afinidade nesse tipo de profissão. Por essa razão, vamos listar algumas delas. Confira:

  • Educação física
  • Enfermagem
  • Farmácia
  • Fonoaudiologia
  • Nutrição
  • Odontologia
  • Psicologia
  • Quiropraxia
  • Fisioterapia
  • Terapia Ocupacional
  • Biomedicina
  • Naturologia
  • Obstetrícia
  • Musicoterapia
  • Estética

Você conhece mais detalhes sobre cada uma delas no blog Vai de Bolsa. Há ainda muitas outras opções no mercado. Entre elas, cursos técnicos na área da saúde, para quem busca uma formação mais rápida e, por consequência, entrar logo no mercado de trabalho.

Além disso, sempre é importante na hora de escolher a área a seguir, também escolher uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e de qualidade.

Decidiu fazer medicina? Ou não?

E aí, decidiu fazer medicina ou partir para outra carreira na área de saúde? Qualquer que seja sua decisão, boa sorte na sua trajetória!

Acompanhe mais informações sobre cursos, capacitações, mercado de trabalho, bolsas e dicas no blog Vai de Bolsa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.