Cursos ligados ao meio ambiente: conheça as opções e escolha a sua

Cursos ligados ao meio ambiente

Você cultiva horta em casa? É responsável com o lixo que gera? Quer mudar o mundo cuidando da biodiversidade? Talvez cursos ligados ao meio ambiente sejam para você. Mas será que amar os animais e plantas são fatores determinantes para se dar bem em uma dessas graduações? Vamos descobrir agora neste post e ajudar você a escolher cursos de graduação ligados ao meio ambiente.

O curso de Ciências Biológicas, por exemplo, um dos mais tradicionais nessa área, é um campo muito amplo e que exige muito estudo e especialização. Dificilmente, o profissional que escolhe a Biologia vai parar na graduação. Eles podem atuar no desenvolvimento de novos bioprodutos, melhoramento genético e biotecnologia. Ou seja, muito além de gostar de plantas e de animais.

No entanto, todas as profissões têm suas vantagens e desvantagens. Não temos dúvidas que é necessário se dedicar muito, independente da área de atuação. Se você quer passar a vida cuidando da natureza, confira a seleção de cursos ligados ao meio ambiente que separamos para você!

Procura curso ligado ao meio ambiente? Confira nossas indicações abaixo.

Leia também: Quanto ganha um biólogo: saiba tudo sobre a profissão

Cursos ligados ao meio ambiente para quem ama natureza 

Agronomia ou Engenharia Agronômica

É um dos cursos ligados ao meio ambiente para quem quer cuidar dos rebanhos nas fazendas ou da qualidade dos alimentos cultivados nas plantações. Afinal, esse profissional trabalha com toda a cadeia produtiva, principalmente aplicando novas formas de evitar doenças e pragas nos animais e nas plantas.

Nesta área também utiliza-se muita tecnologia para encontrar a melhor forma de cuidar da produção. Esse avanço vão desde equipamentos tecnológicos, como drones para monitorar o campo, até ferramentas de big data para criar previsões de combate a pragas.

O curso tem a duração média de 5 anos e  o título concedido ao estudante depois de formado é engenheiro agrônomo. Existem bastante práticas em laboratórios e também em fazendas experimentais.

Leia também: Agronomia: salário por área de atuação e piso salarial

Ciências Biológicas

Como falamos anteriormente, Ciências Biológicas é um dos cursos ligados ao meio ambiente para quem ama a natureza, mas também está disposto a estudar bastante! Isso porque o estudante se depara com uma infinidade de pós-graduações para seguir seus estudos e precisa optar por uma delas.

O biólogo que trabalha como taxonomista, por exemplo, é um profissional bastante requisitado. E, no momento não tem muito disponível no mercado brasileiro. Esses cientistas trabalham classificando novas formas de vida.

O curso de Ciências Biológicas tem em média 4 anos de duração. Oferece formação para professores por meio da licenciatura e para cientistas através do bacharelado. Depois de formado, o biólogo pode trabalhar em institutos de pesquisas, em escolas e universidades e com biologia forense. 

Leia também: Áreas da Biologia: conheça a atuação em cada uma delas

Biologia Marinha

Dentro da área da biologia, um dos campos que está em alta é o curso de Biologia Marinha. Afinal, os oceanos cobrem mais de 70% da superfície da Terra. Só o Brasil possui mais de 20 unidades de conservação marinhas e costeiras federais e estaduais, além de vários projetos de preservação. Assim, existem infinitas possibilidades de estudo e muitos seres vivos para serem estudados nesse ecossistema.

É importante saber que o biólogo marinho é o profissional que estuda os seres vivos e os ambientes marinhos. Não estamos falando apenas dos oceanos. Também existem estudos em zonas de mangue, praias, costões, recifes, estuários, atóis e todos os lugares em que pode florescer a vida marítima. Então, a atuação é bem ampla e as possibilidades maiores ainda.

Ciências Naturais

É um dos cursos ligados ao meio ambiente que oferece apenas a habilitação em licenciatura. O professor de ciências tem uma visão ampla do Meio Ambiente e pode trabalhar nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, também pode atuar em ongs ou outros projetos de educação ambiental.

O curso tem a duração média de 4 anos e o estudante tem contato com disciplinas como física, química, matemáticas e educação ambiental, além das disciplinas pedagógicas.

Leia também: Ciências Naturais: saiba tudo sobre o curso e o mercado de trabalho

Gestão Ambiental

A principal atividade de um gestor ambiental é assegurar o uso correto e manejo dos recursos naturais com o objetivo de preservar a biodiversidade. Portanto, é um dos cursos ligados ao meio ambiente bastante indicado para quem procura atuar na área.

E o campo de atuação para este profissional também é vasto. Ele pode tanto atuar com consultoria quanto em educação e planejamento ambiental. No entanto, uma área onde esse administrador da natureza é bastante requisitado é na recuperação de áreas degradadas. 

Essa necessidade vem do aumento da consciência ambiental da população. Hoje, os indivíduos estão mais preocupados com a separação de lixo e também tem cobrado das empresas mais responsabilidade ambiental. 

Em julho de 2019, por exemplo, sobrecarregamos a terra com a utilização desenfreada de recursos naturais. Ou seja, passamos a usar mais recursos do que o planeta tem condições de repor. Essa dado, além de triste, coloca uma grande responsabilidade nas mãos de todos os estudantes que estão pensando em entrar para um dos cursos ligados ao meio ambiente.

Leia também: Como é o curso e o mercado de trabalho de gestão ambiental

Ecologia

É um dos cursos ligados ao meio ambiente que conta com uma variação de nome, dependendo da universidade escolhida. É possível encontrá-lo como uma habilitação de Ciências Biológicas. Ou ainda, como a UFMG que oferece uma graduação em Ciências Socioambientais que mescla conteúdos de Ciências Sociais e Biológicas. Além disso a UFC conta com um curso chamado Economia Ecológica.

No entanto, apesar de toda essa variação, quem pretende estudar Ecologia ficará responsável por estudar as ações antrópicas na natureza com o objetivo único de preservação. Dessa forma, está sempre pensando em alguma ferramenta ou metodologia nova para minimizar impactos ambientais.

Depois de formado, o bacharel pode atuar com avaliação de riscos ambientas, consultorias, ensino e pesquisa, geoprocessamento, além de recuperação de manejo de ecossistemas ou turismo ecológico.

Cursos ligados ao meio ambiente
Cursos ligados ao meio ambiente

Engenharia Ambiental e Engenharia Sanitária

Procura por um curso de exatas ligado ao meio ambiente? Então o seu caso pode ser uma engenharia. Há instituições que oferecem cursos de Engenharia Ambiental, outras de Engenharia Sanitária. No entanto, há instituições como a UFSC que conta na lista de graduações com o curso de Engenharia Sanitária e Ambiental. Independente do curso, o objetivo deste profissional é não apenas cuidar da natureza, mas também preservar a saúde da população.

Dessa forma, o engenheiro ambiental ou sanitário é responsável por planejar e executar atividades ligadas a captação e distribuição de água, tratamento de esgoto e gerenciamento de resíduos sólidos.

O curso tem em média 5 anos de duração e as disciplinas vão desde cálculo e álgebra, até ecologia, hidrologia. Existem também disciplinas técnicas de recursos hídricos e avaliação de impactos ambientais.

Depois de formado, esse profissional pode trabalhar com biotecnologia, geoprocessamento, planejamento e gestão ambiental, recuperação de áreas degradadas e com sistemas de saneamento básico.

Leia também: Engenharia Ambiental e Sanitária: veja como funciona o curso

Pós-graduação em Saneamento Ambiental

Para quem gosta dessa área e quer aprimorar ainda mais o conhecimento e o currículo, pode partir para uma pós-graduação em Saneamento Ambiental, logo após terminar a faculdade de Engenharia Ambiental e Sanitária, por exemplo. O curso habilita o aluno na fiscalização da qualidade da água e tratamento de esgoto, além da gestão de aterros sanitários e usinas de compostagem. É comum também esse profissional estar envolvido com campanhas de conscientização ambiental. Com uma pós você será diferenciado no mercado.

Engenharia Florestal

Engenharia Florestal também é um dos cursos ligados ao meio ambiente para quem quer salvar a natureza. Isso porque o profissional com esta habilitação é responsável pelo manejo florestal. Ou seja, avalia o potencial das reservas florestais, planeja seu aproveitamento para que o uso dos seus recursos seja feito de forma inteligente. Tudo isso sem colocar em risco o equilíbrio dos biomas.

Na prática, isso significa que o engenheiro florestal vai trabalhar desde a saúde do solo, seleção de sementes, classificação de vegetais, entre outros. O curso de graduação tem em média 5 anos de duração e conta com bastante saída de campo.

Depois de formado, o engenheiro florestal pode trabalhar com ecologia aplicada, educação e pesquisa, fiscalização, manejo florestal e também desenvolvendo tecnologias para otimizar o dia a dia dos profissionais da área.

Meteorologia

O meteorologista estuda os vários processos físicos e químicas que acontecem na Terra e suas relações com as condições atmosféricas e mudanças climáticas. Dessa forma, esse profissional analisa dados de chuva, vento, incidência solar, além de umidade e temperatura.

O curso tem a duração média de 4 anos e as disciplinas contemplam áreas como: climatologia, meteorologia física, sensoriamento remoto, entre outros. Depois de formado, o profissional pode atuar na previsão do tempo para rádio e TV, radiometeorologia, climatologia, além de ensino e pesquisa.

Leia também: Meteorologia: conheça o curso e as oportunidades da profissão

Oceanografia

Oceanografia é mais um dos cursos ligados ao meio ambiente bastante indicado para quem ama a natureza e não sabe ainda qual profissão seguir. Isso porque o oceanógrafo trabalha com todo o ecossistema marinho: animais, vegetais, plantas e corais.

A rotina deste profissional é repleta de coletas, análises e interpretações para garantir boas condições físicas, químicas e biológicos do ecossistema aquático.

A graduação também tem duração de 4 anos e o curso é oferecido em universidades públicas e privadas. É uma graduação bastante interdisciplinar com aulas de física, química e geologia e também conta com muitas saídas de campos.

Energias Renováveis

Energia renovável é toda energia gerada através de recursos que são naturalmente reabastecidos, ou seja; renovados, como a energia nuclear, a biomassa, energia solar, eólica, etc. O profissional de Energias Renováveis busca sempre novas e alternativas formas de produção de energia, que sejam mais eficazes e que agridam menos o meio ambiente.

O curso habilita o estudante a projetar e fabricar equipamentos mecânicos utilizados em sistemas que usem fontes renováveis de energia, além de desenvolver instalações e máquinas que utilizem essas fontes na indústria. Também podem realizar auditorias energéticas e planos de gestão de energia ou sistemas de produção e de gestão de fontes de energia. 

Leia também: Engenharia de Energias Renováveis: uma profissão nova e promissora

Outras opções interessantes

  • Agroecologia: trabalha com sistemas de produção agropecuária que não agridam o meio ambiente. Como por exemplo, com alimentos orgânicos
  • Ciências Socioambientais: trabalha com projetos ligados ao meio ambiente sob a perspectiva social, cultura, histórica e política de uma população ou região.
  • Economia Ecológica: área de atuação que prioriza o ajuste das demandas econômicas à preservação do meio ambiente.
  • Toxicologia Ambiental: analisa o potencial toxicológico das mais diversas substâncias do meio ambiente, a partir de trabalho em laboratório.

Cursos ligados ao meio ambiente: já escolheu o seu?

Agora que você já conhece os principais cursos ligados ao meio ambiente, veja quais os melhores cursos para quem gosta de atividades ao ar livre e as opções que vão agradar quem gosta de viajar.

Outros posts da categoria

Receba novidades por email:

Vai uma bolsa aí?