Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Engenharia de Energias Renováveis: uma profissão nova e promissora

A profissão é nova, mas o assunto já é antigo: energias renováveis. Ninguém mais hoje em dia vive sem energia elétrica. A busca constante de formas que possam gerá-la sem agredir ao meio ambiente faz com que o estudo desse assunto seja tão importante. É aí que entra a Engenharia de Energias Renováveis. É uma profissão nova e promissora da área da engenharia. Mais especificamente, tem ligações com a Engenharia de Energia.

Mas afinal de contas, o que são energias renováveis e por que elas são tão importantes para a preservação do nosso planeta? Vamos detalhar neste post tudo sobre o curso e as oportunidades na área.

O que é energia renovável?

Energia renovável, como o próprio nome já diz, é toda energia gerada através de recursos que são naturalmente reabastecidos, ou seja; renovados.

Há várias maneiras de se gerar energia. Alguns exemplos são: energia elétrica, mecânica ou térmica. Mas para todas elas, é necessário algum recurso que passe por processos de combustão ou movimentação.

Para esses processos, hoje nós utilizamos muitos combustíveis fósseis. Como exemplo temos o carvão mineral, o gás natural e o petróleo. Esses, por não poderem ser reabastecidos, acabam gerando um impacto no meio ambiente. Além disso, eles ainda são poluentes, principalmente quando estão sendo queimados, liberando gases que provocam o efeito estufa. Essas energias são consideradas “sujas”.

Por esse motivo, são necessárias fontes sustentáveis para a geração de energia. As chamadas energias “limpas”. Para que exista um equilíbrio na natureza.

Quais são os tipos de energia renovável

Por mais que alguns tipos de energia sejam considerados renováveis, existem alguns problemas que estas podem causar ao meio ambiente.

É o caso da energia hidrelétrica. Esta é gerada pela força das águas, ou seja, renovável. Porém, para que essa força consiga mover a engrenagem necessária para a geração de energia, é necessária a criação de uma usina que utiliza uma série de procedimentos, como: criação de reservatórios e barragens.

Isso faz com que todo o local seja afetado, muitas vezes gerando alagamentos, desmatamentos e prejudicando a fauna e flora local. Hoje, a energia hidrelétrica corresponde a mais de 60% de toda energia gerada no nosso país.

Outro exemplo é a energia nuclear. Por mais que essa energia seja gerada através da utilização de urânio, elemento químico que existe em abundância na terra, já ocorreram muitos acidentes e vazamentos de material nuclear.

Esse material é muito perigoso para o meio ambiente e tóxico para as pessoas. Fora os riscos de explosões. Quem nunca ouviu falar do acidente de Chernobyl? Um dos reatores nuclear da usina explodiu e espalhou material radioativo, matando 42 pessoas, algumas de câncer nos anos seguintes.

Então, afinal, quais são as energias realmente renováveis?

Energia de Biomassa

A produção desse tipo energia é feita pela queima de material orgânico que vem da decomposição de plantas, madeira, restos de alimentos e lixo. É considerada uma fonte barata e ainda por cima, reduz a produção de resíduos no meio ambiente.

Energia Eólica

Energia gerada pelos ventos e não emite gás poluente. 9% da energia gerada no Brasil, é proveniente desse tipo de energia, estando nosso país em 5º lugar na produção mundial.

Energia Geotérmica

É a energia gerada pela retirada, através de bombas, do núcleo da Terra, que tem temperaturas elevadas.

Energia Solar

É obtida a partir da utilização de painéis solares colocados nas coberturas das residências e indústrias. Muito utilizada para aquecimento de água. O governo incentiva o uso desse tipo de energia, através de uma série de facilitações e financiamentos.

Energia das Ondas e Marés

Por conta de toda a previsibilidade que temos hoje das marés, é possível hoje gerar energia também através dos movimentos das águas.

Qual a importância da energia renovável?

Além da preservação do meio ambiente, que já citamos, existem outros motivos para a utilização de recursos renováveis. A economia gerada, é uma delas, já que as instalações normalmente requerem menos investimentos.

Além disso, existe toda uma responsabilidade social. Afinal, devemos pensar nas gerações futuras e como estas vão conseguir gerar sua energia de maneira sustentável.

Também há uma grande geração de empregos, como por exemplo na indústria de energia solar que hoje emprega 3,4 milhões de pessoas no mundo todo.

Engenharia de Energias Renováveis: como é o curso?

Agora que já sabemos tudo sobre energias renováveis, vamos falar de quem estuda e ajuda na produção destas: o profissional de Engenharia de Energias Renováveis. Este busca sempre novas e alternativas formas de produção de energia, que sejam mais eficazes e que agridam menos o meio ambiente.

Como exemplo, temos o curso da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde o curso foi fundado em 2010. Lá, o estudante presta o vestibular para o curso de Engenharia de Energias e do Meio Ambiente, faz os primeiros 4 semestres de matérias básicas e depois opta pelo curso de Engenharia de Energias Renováveis.

Também é possível optar por outros dois cursos: Engenharia Ambiental e Engenharia de Petróleo. O curso total tem duração de 5 anos.

Grade curricular do curso de Engenharia de Energias Renováveis

  • 1º Nível: Física Experimental para Engenharia; Química Experimental para Engenharia de Energias e do Meio Ambiente (EEMA); Fundamentos de Química para Engenharia; Introdução à EEMA; Metodologia Científica e Tecnológica; Fundamentos de Cálculo para Engenharia; Fundamentos de Física para Engenharia e Programação Computacional para EEMA.
  • 2º Nível: Álgebra Linear para Engenharia e Probabilidade e Estatística para Engenharia.
  • 3º Nível: Ecologia; Equações Diferenciais Aplicadas às EEMA; Princípios de Processos Químicos e Bioquímicos; Eletrotécnica; Laboratório de Eletrotécnica; Cálculo Vetorial para Engenharia e Desenho para Engenharia.
  •  4º Nível: Mecânica e Resistência dos Materiais; Introdução à Engenharia Ambiental; Termodinâmica Aplicada às EEMA; Fenômenos de Transporte I; Princípios de Eletricidade e Magnetismo; Fundamentos da Economia; Fundamentos de Administração e Métodos Numéricos para Engenharia.
  • 5º Nível: Higiene Industrial e Segurança do Trabalho; Gestão Ambiental; Ciência dos Materiais; Fontes de Energias Renováveis; Transferência de Calor e Massa e Princípios de Conversão Eletromecânica.
  • 6º Nível: Acumuladores Eletroquímicos de Energia; Laboratório de Instrumentação Mecânica; Mecânica dos Sólidos em Engenharia de Energias Renováveis, Análise de Sistemas Térmicos e Aerodinâmica.
  • 7º Nível: Máquinas de Fluxo; Transmissão de Calor; Sistemas Mecânicos para Energia Eólica; Propulsão e Geração e Modelagem, Controle e Simulação de Sistemas.
  • 8º Nível: Dinâmica das Máquinas para Energias Renováveis; Energia Solar Térmica e Sistemas de Combustão Aplicado à Biomassa.
  • 9º Nível: Laboratório de Energias Renováveis; Estágio Supervisionado; Mecanismos Aplicados e Transmissão de Calor e Mecânica dos Fluídos Computacional.
  • 10º Nível: Atividades Complementares; Manutenção de Equipamentos Industriais; Sistemas Mecânicos para Energia das Marés e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Onde o engenheiro de energia renovável pode trabalhar

Os profissionais de engenharia de energias renováveis estão habilitados a projetar e fabricar equipamentos mecânicos utilizados em sistemas que usem fontes renováveis de energia. Também podem desenvolver instalações e máquinas que utilizem essas fontes na indústria.

Também podem realizar auditorias energéticas e planos de gestão de energia ou sistemas de produção e de gestão de fontes de energia. Podem também desenvolver produtos, processos e métodos industriais para sistemas de energias renováveis. Além disso, podem coordenar a implantação de usinas e planejar consumo inteligente dos recursos energéticos.

Podem atuar tanto em empresas privadas, mistas ou públicas, órgãos governamentais, organizações sociais de interesse público e organizações não governamentais (ONGs).

Também tem espaço na agroindústria, cooperativas e distribuidoras de energia. Além de poderem realizar consultorias, análises, ensino e pesquisa.

Mercado de trabalho promissor

De acordo com a Bloomberg New Energy Finance (BNEF) de 2019, energia solar e energia eólica representarão quase 50% da produção de energia mundial em 2050. E, somando todas as energias que serão utilizadas nesta data, 62% delas serão renováveis.

Já segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, até 2024, cerca de 1,2 milhão de geradores de energia solar deverão ser instalados em casas e empresas em todo o Brasil. Isso vai representar 15% da energia brasileira e até o ano 2030, o mercado de energia fotovoltaica deverá movimentar cerca de R$ 100 bilhões.

Por esses e outros dados que a Engenharia de Energias Renováveis é e será um mercado de trabalho promissor. A constante preocupação com o meio ambiente e o planeta que deixaremos para as gerações futuras faz com que essa profissão seja extremamente necessária no mercado.

Tem afinidade por energias renováveis?

E você? Se interessa por fontes renováveis de energia? Tem afinidade com engenharia? Está aí uma grande oportunidade de uma profissão promissora. Se quiser saber mais sobre esse ou outros cursos, continue acompanhando nosso blog.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.