Se você gosta de tecnologia, provavelmente fica na dúvida na hora de escolher uma graduação. Isso porque existe uma variedade de cursos para quem gosta do universo dos computadores, jogos, celulares, etc. Escolher um curso para quem gosta de tecnologia vai depender das suas outras habilidades e aptidões. Mas uma coisa é fato: trabalhar nessa área é a certeza de obter inúmeras oportunidades profissionais e uma carreira de sucesso, por conta da alta demanda por estes profissionais.
Neste post, seremos mais abrangentes. Se você está a procura de uma faculdade e se identifica com essa área, pode levar em consideração as dicas que te passaremos agora.
Leia também: Conheça as profissões em alta no setor de tecnologia no Brasil
Tecnologia: uma área em crescimento
Cursos de faculdade para quem gosta de tecnologia estão em ascensão pois cada vez mais a tecnologia está e estará mais presente em nossa vida. A tecnologia já está transformando a forma em que vivemos, trabalhamos e nos relacionamos com as outras pessoas. Sobre essas mudanças, vale a pena ler o que diz Klaus Schwab, autor do livro A Quarta Revolução Industrial.
A chamada quarta revolução industrial traz um novo funcionamento também para os negócios. Essa nova fase traz o uso de máquinas que podem realizar funções cada vez mais complexas, como análise de dados em alta velocidade. Isso faz com que o cenário econômico mude, criando novas oportunidades de trabalho, principalmente especialistas em tecnologia.
Mas onde que você entra nisso tudo? Se você procura curso de graduação para quem gosta de tecnologia, esse é o seu mundo. Pode se animar, pois são muitas as possibilidades.
Quais os cursos para quem gosta de tecnologia?
Segundo informações do Guia do Estudante, o Brasil é o oitavo país no ranking mundial de desenvolvedores, fabricantes e distribuidores de softwares, movimentando cerca de 27 bilhões de dólares apenas com o mercado interno. Veja agora nossas indicações de cursos para quem gosta de tecnologia:
1. Sistemas de Informação
É o profissional que administra o fluxo de informações que circulam por redes de computadores. Desenvolve o processamento, os sistemas de armazenamento e de recuperação de dados e disponibiliza esse material para usuários de redes, criando, adaptando e instalando programas para facilitar e organizar a consulta.
Uma das principais área de atuação é o desenvolvimento de softwares. Podem trabalhar também criando modelos matemáticos que são capazes de simular situações reais, prevendo e prevenindo problemas. Também atua na na área de suporte técnico, realizando manutenções de sistemas, banco de dados e de redes de computadores.
Pode ser cursado tanto em cursos tecnólogos quanto em cursos de bacharelado. Algumas disciplinas que você pode encontrar são: gerenciamento de dados e informação, gestão de tecnologia da informação, linguagem de programação, modelagem de sistemas, administração e negócios.
Leia também: Entenda como é o curso de Sistemas da Informação
2. Análise e Desenvolvimento de Sistemas
O profissional que atua nessa área deve dominar aspectos que envolvem a programação, como: criação, implementação, manutenção e sua otimização. Para isso, ele oferece um melhor desempenho, segurança, funcionalidade e qualidade de sistemas computacionais e softwares.
Bastante procurado por empresas que querem melhorar sua área de Tecnologia de Informação (TI). Suas principais atribuições são: análise, projeto e construção de sistemas; modelagem de dados; gerência de configuração de sistemas; administração de redes de computadores; administração de banco de dados; otimização de interfaces e gerenciamento de projetos.
É um curso de tecnologia, ou seja, cursado em menos tempo que os cursos de bacharelado. Sendo assim tem formação mais voltada para a prática. Veja algumas disciplinas encontradas no curso:
- Análise estruturada de Sistemas da Informação;
- Direito e Legislação na área;
- Estrutura de Dados;
- Desenvolvimento de software seguro;
- Fundamentos de redes de computadores;
- Laboratório de programação;
- Matemática voltada à informática;
- Programação e Design para internet;
3. Ciência de Dados e Inteligência Artificial
É um dos cursos para quem gosta de tecnologia relativamente recente, criado no início de 2018. Veio para gerenciar o grande volume de dados que circula na internet e em sistemas informatizados . Além da necessidade de organizar e dar sentido a essas informações. É um curso de tecnologia e dura cerca de 2 anos.
A graduação prepara o estudante para auxiliar as organizações na tomada de decisões, a partir da coleta, gerenciamento e análise dos dados.
Leia também: Profissões do futuro: conheça carreiras na área de tecnologia e inovação
4. Ciências da Computação
É um curso que explora bastante a fundamentação teórica por trás da linguagem de programação. Dessa maneira, proporciona ao aluno uma visão ampla da informática no contexto empresarial. Sendo assim os profissionais adquirem conhecimento suficiente para desenvolver qualquer tipo de ferramenta de informática.
Além de poder trabalhar como desenvolvedor ou programador, o cientista da computação pode trabalhar com diversas áreas. São elas: analista de sistemas, arquiteto de software, gerente de TI ou se dedicar à docência e à pesquisa.
Além de ser um curso para quem gosta de tecnologia, também é necessário gostar muito de matemática, já que terá uma carga bem grande da disciplina durante a faculdade. A faculdade tem duração média de 4 anos, pode ser do tipo bacharelado ou licenciatura e é possível cursar esta graduação presencialmente ou a distância.
Veja algumas disciplinas no curso:
- Algoritmos e técnicas em programação;
- Lógica e matemática para computadores;
- Redes de computadores;
- Sistemas operacionais;
- Algoritmos e estrutura de dados;
- Programação;
- Telecomunicações.
Leia também: Veja se vale a pena fazer faculdade de Computação
5. Sistemas para Internet
O profissional que cursa sistemas para internet projeta, desenvolve e implanta sites de internet. Pode montar sites para redes internas das empresas (intranet) e trabalhar na implantação de sistemas de comércio eletrônico. Algumas graduações se voltam para a parte gráfica da construção de sites (webdesign), enquanto outras se voltam para a parte técnica da construção e montagem de páginas.
Existem à disposição cursos de tecnologia de sistemas para internet com duração de em média 2 anos. Na área de Sistemas para Internet, os principais cursos de tecnólogo são: Comunicação para Web, Web Design e Desenvolvimento de Sistemas para Internet.
6. Engenharia da Computação
É o profissional capaz de projetar e construir tanto o hardware (parte física, estruturas e componentes) quanto o software (programas e aplicativos) dos computadores. Pode trabalhar no gerenciamento de redes de computadores das empresas.
Tem competência para atuar também com: criação de sistemas digitais e robôs; desenvolvimento e aperfeiçoamento de aplicativos para smartphones; análise de volume de dados que circulam na internet; gestão de sistemas industriais e comerciais e segurança de dados.
É necessário diploma de bacharel e registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia). O curso tem duração de 5 anos e na maioria dos casos é em período integral.
Além da afinidade com matemática, a engenheiro da computação é um curso para quem gosta de tecnologia. Precisa acompanhar os avanços científicos e tecnológicos. Pode atuar em em indústrias que fabricam computadores, departamentos de TI de empresas de todos os portes, desenvolvedoras de softwares, empresas de telecomunicações, bancos e institutos de pesquisa.
Leia também: Entenda como é o curso de Engenharia da Computação
7. Jogos Digitais
O curso de jogos digitais tem como objetivo capacitar profissionais para criar jogos para computador, videogame, celulares, tablets e internet. Eles podem se envolver na criação do roteiro do jogo, na definição das regras dos cenários, personagens, animações e muito mais.
Também pode desenvolver jogos educacionais, de treinamento ou simuladores de situações reais.
É um dos cursos para quem gosta de tecnologia mas também de desenho, já que o profissional passa a ser capacitado a construir as representações gráficas do jogo.
Pode ser cursado através de curso tecnológico com duração média de 2 anos, presencial e a distância ou bacharelado, com o nome de Design de Jogos, com duração de 4 anos.
8. Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica)
É uma área que mescla a engenharia elétrica com a mecânica e a informática. O engenheiro de controle e automação trabalha com execução e projetos voltados à automação industrial. Sua função é projetar, operar e fazer manutenção de máquinas e equipamentos que fazem parte da automação das indústrias. Também pode trabalhar com robôs e softwares. Busca soluções para aumentar a segurança e eficácia dos processos produtivos.
Também é um dos cursos para quem gosta de tecnologia que necessita diploma de bacharel e o registro junto ao CREA do seu estado. O curso tem duração de 5 anos e é obrigatória a realização de estágio supervisionado.
Durante a faculdade, o engenheiro de automação, adquire conhecimentos sobre: robótica industrial, acionamentos hidráulicos e pneumáticos, automação da manufatura, mecatrônica e modelagem de sistemas automatizados, e muitos outros.
9. Engenharia de Software
O engenheiro com esta formação dedica-se ao desenvolvimento de softwares e programas computacionais. É sua responsabilidade desenhar e testar novos programas, além de fazer sua manutenção e revisão. O profissional também pode trabalhar na criação de aplicativos, jogos e plataformas digitais para atividades educacionais.
O curso dura 4 anos e além do estágio supervisionado, é necessário trabalho de conclusão de curso.
10. Rede Computadores
O curso de Redes de Computadores forma profissionais aptos a conceber, implementar, gerenciar e cuidar da manutenção de redes de servidores e computadores. Quem faz o curso também tem habilidades para fazer a gestão dessas redes e controlar os níveis de acesso dos usuários com segurança.
O curso é oferecido por universidades públicas e privadas na modalidade tecnólogo.
11. Gestão da Tecnologia da Informação
Outro curso bastante requisitado no momento é o de Gestão da Tecnologia da Informação, que capacita os estudantes a aturarem como líderes e gestores na área. Em outras palavras, um gestor de Tecnologia da Informação será habilitado a gerenciar projetos e soluções dentro do campo da TI, tanto para empresas públicas como privadas. É o profissional que estará à frente de uma equipe de TI atuante em áreas como infraestrutura, softwares, aplicativos, hardwares e telecomunicações.
Algumas disciplinas do curso:
- Gerenciamento de Infraestrutura e de Projetos de TI;
- Gestão da Qualidade;
- Gestão Estratégica de Recursos Humanos;
- Governança de TI;
- Lógica;
- Modelagem de Processos;
- Modelagem de Sistemas;
- Planejamento Estratégico de TI.
Leia também: O que são tecnologias educacionais e como utilizá-las ao nosso favor?
Qual o melhor curso para quem gosta de tecnologia?
E aí? Qual desses cursos para quem gosta de tecnologia você se identificou mais? A resposta para o melhor curso vai depender muito de você, das suas afinidades e das expectativas quanto ao futuro profissional. Mas uma coisa é garantida: investir e se capacitar na área de tecnologia, por meio de uma graduação ou faculdade, é um ótimo caminho para iniciar.
Conta pra gente e continua acompanhando nosso blog para mais conteúdo como esse.