Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Vale a pena fazer monitoria na faculdade?


Você sabia que durante a faculdade você pode fazer monitoria e receber por isso? Muito além de uma possível remuneração, ser monitor pode agregar muito conhecimento e preparar o aluno para o mercado de trabalho. Algumas  instituições oferecem essa opção aos estudantes, permitindo além de acelerar seu desenvolvimento, ajudar outras pessoas como outros alunos e os professores. Por isso, vale a pena fazer sim, e na sequência explicamos todos os benefícios que esta atividade trará para o seu desenvolvimento profissional.

A monitoria é um braço da educação com característica ensino-aprendizagem, onde estudantes podem ensinar outros alunos desde que supervisionados por um professor. Fazer monitoria na faculdade ajuda a melhorar o currículo e aproxima o estudante da prática da docência.

Entenda como funciona a monitoria e quais são os principais benefícios para o estudante interessado nessa atividade.

Como funciona a monitoria

Monitoria ou estágio em docência, deve ser realizada por um estudante em situação regular como forma de prestar assistência a um professor.

Mais comum de ser executada na graduação ou pós-graduação, o aluno que trabalha na monitoria é considerado o monitor(a). De acordo com o Art 84 da Lei 9.394/1996, “os discentes da educação superior poderão ser aproveitados em tarefas de ensino e pesquisa pelas respectivas instituições, exercendo funções de monitoria, de acordo com seu rendimento e seu plano de estudos.”

A monitoria é feita para uma disciplina e o estudante pode passar por um processo seletivo que levará em conta o seu desempenho.

Em resumo, o monitor é um aluno que esteja cursando ou já cursou uma disciplina e tem ou teve um bom desempenho.

Mediante um processo de seleção o aluno escolhido ajuda o professor com os alunos que estejam cursando essa matéria. A seleção do monitor pode ser via prova, eleição da turma ou escolha do professor, isso vai depender da instituição e da concorrência à vaga.

Algumas universidades trabalham com a modalidade de bolsa de estudos para o monitor(a). A bolsa pode vir em forma de desconto na mensalidade para universidades privadas ou em pagamento para universidades públicas.

A remuneração financeira acaba sendo um estímulo para permanência nas universidades. Em outros casos, a monitoria pode ser voluntária como forma de adquirir prática, conhecimento e experiência para enriquecer o currículo.

Principais atividades na monitoria

Tem como foco apoiar o professor de uma matéria como auxiliar das atividades curriculares. As tarefas a serem realizadas na monitoria podem variar, mas normalmente o papel de um monitor inclui atividades como:

  • Ajudar estudantes da disciplina que está monitorando, tirando dúvidas e aplicando exercícios práticos;
  • Ficar de plantão nas faculdade para apoiar estudantes que precisem;
  • Dar suporte em trabalhos e projetos da disciplina;
  • Auxiliar os estudantes com bibliografia;
  • Dar apoio ao professor na elaboração das aulas e exercícios;
  • Ministrar aulas de revisão com aprovação ou supervisão do professor;
  • Ajudar o professor na correção das provas.

Ainda que a monitoria seja em uma disciplina que o estudante está mais familiarizado, ser monitor pode ser bastante complicado. Além de estudar para as outras disciplinas, o estudante precisa estar preparado para as tarefas extras que podem surgir para a disciplina da monitoria.

Durante o programa, será necessário saber fazer uma boa gestão do seu tempo e da turma, encaixando as agendas para que todos sejam beneficiados. Pode parecer difícil no curto prazo, mas com o tempo os benefícios em ter participado de um projeto como esse, começam a aparecer. Conheça alguns deles.

Benefícios da monitoria

Fazer monitoria na faculdade é uma experiência que pode trazer muitas vantagens para a vida do estudante. Confira alguns deles.

Enriquecer currículo

Como já falamos, a monitoria na faculdade vai enriquecer o currículo acadêmico e profissional de forma diferenciada.

Trata-se de um método de o aluno desenvolver experiência acadêmica através do estímulo na execução de tarefas exclusivas.

Atividades extracurriculares são bastante valorizadas por recrutadores, pois um indício de um perfil proativo e engajado. Além de agregar à carreira, as horas de monitoria podem ser usadas como atividades extracurriculares, exigidas por muitas instituições.

Troca de conhecimentos

O processo de ensino-aprendizagem dá a chance de troca de conhecimentos entre alunos melhorando a qualidade de aprendizado.

Dentre as atividades do monitor(a) está auxiliar os colegas de aula a melhorar o desempenho na disciplina, seja em grupos de estudo para provas, ou apenas para tirar dúvidas de aula. Saber solucionar problemas e acabar com impedimentos de estudo dos colegas é outra forma de desenvolvimento que a monitoria proporciona.

Estreita relação aluno e professor

Além disso, a monitoria aproxima os alunos dos professores e promove cooperação entre eles nas atividades do curso e da disciplina.

A monitoria dá ao estudante a chance de executar tarefas de docência criando senso de urgência e de responsabilidade. Trabalhar perto de um professor que é admirado pela competência e profissionalismo, como se fosse um mentor, também é um benefício.

Dessa forma, o estudante se aproxima de uma carreira, a qual pode optar em seguir, que é ser professor. E com isso, vai precisar se atualizar continuamente para acompanhar os temas de estudo da disciplina junto ao supervisor da monitoria.

Desenvolvimento de habilidades

O estudante que é monitor desenvolve algumas habilidades muito valorizadas no mercado de trabalho, como trabalho em equipe e autonomia.

O fato de precisar se relacionar com pessoas de diferentes perfis, mostra a capacidade de relacionamento interpessoal do estudante. Desenvolver essas e outras competências coloca o aluno à frente dos colegas na hora de conseguir um estágio ou trabalho. A concorrência no mercado de trabalho só aumenta e se destaca mais quem tem experiência. Nesse sentido a monitoria tem muito a agregar à carreira do estudante.

Incentivo financeiro

Um outro benefício da monitoria, se não o principal, é o auxílio financeiro através de bolsa de estudos. Além de ser um motivador na hora optar por ser monitor, a ajuda de custo contribui com os custos da faculdade como xerox, materiais e livros. Toda ajuda é bem-vinda quando se é estudante e precisa ajustar sua rotina de estudos com as demais responsabilidades.

Rede de relacionamento

O famoso networking, rede de relacionamento, tende a se fortalecer ao fazer monitoria na faculdade. Isso porque a aproximação do corpo docente e estudantil cria relações mais próximas e pode abrir portas no futuro. É uma forma de mostrar habilidades e conhecimentos, permitindo que as pessoas conheçam seu perfil. Isso pode abrir portas para relacionamentos futuros, sejam eles profissionais ou não. 

Fazer monitoria na faculdade com certeza tem muitos benefícios e pode fazer toda a diferença na sua carreira que está apenas começando. Não deixe de investir nessa oportunidade de aprimorar o seu currículo e ganhar conhecimentos.

Gostou das dicas e benefícios que a monitoria pode fazer por você? Continue acompanhando o blog Vai de Bolsa para saber mais sobre esse e outros assuntos.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.