Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

MEC autoriza a criação de 12 novos cursos de graduação

A prova do Enem está chegando e os nervos devem estar à flor da pele, não é mesmo? Mas calma, continue focado no cronograma de estudo, intercalando com descanso que vai dar tudo certo. Aliás, o post de hoje é para trazer uma boa notícia: o Ministério da Educação (MEC) liberou a criação de 12 novos cursos de graduação em vários municípios do país. E sabe o que é mais legal nesta notícia? São 1.410 vagas distribuídas em cursos de engenharias, administração e saúde.

Para que esses novos cursos de graduação sejam criados, as instituições devem enviar a proposta pedagógica, o programa das disciplinas e quais metodologias envolvidas na formação dos alunos que optarem por esses cursos. Depois de implantado, uma comissão da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) e do Inep vão até à instituição avaliar a infraestrutura.

As notas concedidas às instituições vão de 1 a 5 e apenas os cursos que tiverem nota a partir de 3 pontos, estão liberados para funcionar. O próximo passo é pedir renovação para que as instituições possam emitir diplomas de graduação. Esse prazo é entre 50% e 75% do período para integração da carga horária.

Quer saber quais são os novos cursos de graduação liberados pelo MEC? Continue a leitura deste artigo.

12 novos cursos de graduação para você escolher no Enem

 

Engenharia de Alimentos

O engenheiro de alimentos trabalha na indústria e é responsável pela fabricação, conservação, armazenamento e transporte de alimentos industrializados, tanto de origem vegetal quanto de animal.

Esse profissional também pode trabalhar na automação de processos para melhorar a produção dos alimentos, oferecer consultoria, trabalha no controle de qualidade das indústrias, no planejamento e projetos agroindustriais, além da possibilidade de fiscalizar estabelecimentos comerciais atuando em órgãos governamentais.

O curso dura em média 5 anos e as disciplinas vão desde cálculo, bioquímica e termodinâmica, até disciplinas técnicas voltadas para conservação dos alimentos. É um curso com bastante prática em laboratórios e que, em muitas instituições, é necessário estágio obrigatório.

Gestão de Recursos Humanos

É um dos novos cursos de graduação com título de tecnólogo. O profissional formado nesta área será responsável por criar e gerenciar planos de carreira, além de desenvolver e estabelecer a cultura organizacional das empresas e captar novos talentos.

O curso tem em média 2 anos de duração e é bastante focado em questões trabalhistas. Algumas disciplinas são: gestão de pessoas, segurança do trabalho e negociação de conflitos.

Processos Gerenciais

O curso de Processos Gerenciais também é um curso superior de tecnologia e seu foco é formar especialistas para gerenciar processos. No entanto, uma das grandes diferenças entre um bacharelado e um curso superior de tecnologia é que o segundo forma especialistas

Dessa forma, verifique se o curso que você vai se matricular tenha a ênfase que quer para a sua carreira. Há cursos com ênfase em processos escolas, outros em inovação e empreendedorismo e até em equinocultura. Fique ligado!

Engenharia Civil

O engenheiro civil é o profissional responsável por gerenciar todas as etapas de uma obra. E ao contrário do que muitos pensam, ele não atua apenas na construção de casas e edifícios, mas também de pontes, barragens e estradas.

O mercado de trabalho para este profissional anda bastante aquecido principalmente na construção urbana e infraestrutura e transporte. 

O curso tem duração média de 5 anos e além das disciplinas clássicas das Ciências Exatas, o estudante também terá aula de Administração e Economia.

Biomedicina

Biomedicina é um dos novos cursos de graduação voltado para a pesquisa em saúde. Esse profissional estuda os microorganismos que causam doenças, pesquisas novos medicamentos e vacinas e interpreta exames de análises clínicas.

O biomédico pode trabalhar em laboratórios, clínicas, hospitais, órgãos públicos e na indústria farmacêutica. Outros campos de atuação que estão ganhando destaque nos últimos anos são as áreas de citopatologia, toxicologia e reprodução humana.

Serviço Social

O curso de serviço social forma profissionais para atuarem no planejamento e execução de políticas públicas focadas no bem-estar da população.

Embora o assistente social atue principalmente com minorias e com pessoas em algum estado de vulnerabilidade, ele também pode trabalhar  em empresas com programas educativos de saúde, lazer e segurança no ambiente corporativo.

Outros campos de atuação são centros de proteção à criança e ao adolescentes, hospitais e postos de saúde, órgãos governamentais e ongs.

O curso dura em média 4 anos e inclui aulas de sociologia, teoria política e economia. A graduação em serviço social conta também com bastante saídas de campo.

Gestão de seguros

Gestão de seguros é mais um dos novos cursos de graduação com formação tecnológica. Esse profissional será responsável por definir e analisar cláusulas de contratos de seguros. Dessa forma, pode trabalhar tanto em seguradoras quanto em empresas que analisam riscos e fazem regulação de sinistros.

O curso dura em média 2 anos e as disciplinas vão desde matemática, gestão pessoal, técnicas de vendas e regulação de sinistros.

Psicologia

A psicologia estuda as emoções e como elas afetam o comportamento humano. Esse profissional ajuda a diagnosticar e tratar doenças como depressão, pânico e distúrbios mentais. 

No entanto, o campo de atuação é bastante vasto indo muito além da psicologia clínica. Esse profissional também pode trabalhar:

  • Estudando o comportamento do consumidor
  • Orientando atletas
  • Orientando estudantes em suas vocações
  • Trabalhar em hospitais
  • Atuar nos processos seletivos das empresas

O curso tem em média 5 anos de duração e as disciplinas são voltadas para as grandes áreas da psicologia: clínica, social, escolar e organizacional. Muitas instituições de ensino superior permitem que estudantes de psicologia atenda a comunidade.

Gestão Hospitalar

Gestão Hospitalar é mais um dos novos cursos de graduação recém-liberados pelo MEC no formato de curso tecnológico superior. O profissional que optar por esta formação será responsável por gerenciar hospitais públicos ou privados, além de clínicas, laboratórios e casas de repouso.

A sua principal responsabilidade é garantir o bem-estar dos paciente e isso envolve cuidar da estrutura, dos equipamentos, gerenciar os materiais de limpeza e assegurar o descarte correto de resíduos hospitalares.

A duração média do curso é de 2 anos e meio e o currículo mescla disciplinas da saúde com contabilidade, economia, informática aplicada a saúde e até marketing.

Ciências Biológicas

O biólogo estuda a vida de todas as espécies. E, embora o MEC tenha liberado mais instituições de nível superior para oferecer este curso, ele é bastante antigo e permite que o profissional se especialize em áreas como: biologia marinha, controle de pragas e vetores, genética e biotecnologia, gerenciamento de encostas, microbiologia, zoologia e muito mais!.

 O curso dura em média 4 anos, oferece dois tipos de habilitações: a licenciatura e o bacharelado. O campo de trabalho depois de formado vai desde escolas primárias, passando pela pesquisa em universidades, atuação em ongs e secretarias do meio ambiente.

Gestão de segurança privada

É mais um dos novos cursos de graduação com titulação de tecnólogo. O profissional formado em Gestão de Segurança Privada vai atuar garantindo a segurança patrimonial e pessoal dos clientes. Se você está se perguntando: mas isso não é um segurança? Calma, a coisa não é bem por aí. Quem opta por se especializar nesta área está preparado para identificar e analisar riscos, além de definir formas de prevenção a esses ataques.

O profissional pode atuar em residências, condomínios, shoppings, escolta de valores e instalações industriais. O curso dura em média 3 anos e a grade curricular é formado por disciplinas como contabilidade, administração, ética, legislação, entre outras.

Administração

A Administração também é um curso bastante antigo e coringa, de forma que, as instituições que receberam licença para oferecer o curso agora estejam prontas para modernizar e preparar o profissional para um mercado extremamente dinâmico.

Tudo isso porque o administrador tem um campo de atuação muito grande que vai desde o empreendedorismo e administração esportiva, passando por instituições financeiras, hotéis e hospitais e, até, comércio exterior e gestão ambiental.

O curso tem duração média de 4 anos e a formação é bastante ampla. Existem disciplinas de direito, sociologia, contabilidade, marketing e planejamento estratégico.

E você, ficou feliz em saber que o MEC liberou mais 12 cursos novos de graduação totalizando quase 1,5 mil vagas? Como está a preparação para o Enem? Conte suas expectativas nos comentários! 

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.