Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Aprenda a elaborar um seminário na faculdade

Você é daqueles que “treme” ao ouvir que as palavras ‘’apresentar um seminário’’? Surgem aquelas vozes na sua cabeça  “tenho que falar em público?”, “será que consigo?”. Não se preocupe, não é um bicho de sete cabeças. Aqui você vai ver como elaborar um seminário na faculdade e garantir uma boa nota na apresentação.

O seminário acadêmico é uma atividade de ensino-aprendizagem, cujo objetivo é gerar o debate sobre um tema previamente escolhido.

De modo simplificado, funciona assim: o professor de uma disciplina X, divide as temáticas individualmente ou em grupos. Assim, geralmente os estudantes se baseiam em um texto guia solicitado.

Além disso, é importante que todos os participantes saibam a ideia central do texto. Ou seja, não adianta fazer o famoso trabalho “Frankenstein” – juntando as partes de cada um só no final, hein?! Isso porque quanto mais aprofundada for a discussão e conhecida por todos, melhor vai ser aproveitamento da atividade.

Um seminário bem elaborado é aquele que instiga todas as pessoas presentes na sala a debaterem. Ou seja, aquele que propõe novas reflexões, ou até mesmo possíveis soluções para o problema.

Portanto, em vez de ficar nervoso foque na ideia de construir conhecimento. Isso por meio do estudo prévio combinado a oratória. Confira algumas estratégias de como elaborar o seu seminário.

Qual o roteiro de um seminário?

Primeiro, é preciso deixar bem explicado: não existe um modelo exclusivo de seminário. Cada professor tem a própria forma de avaliação e de propor a elaboração de um seminário.

Porém, fique tranquilo! Porque ainda que haja variações, há etapas comuns em todos os tipos. Provavelmente, o aluno ou grupo terá um tempo estipulado para a apresentação. Alguns professores exigem uma apresentação digital, ou ainda, um release impresso com as principais informações  a serem apresentadas.

Para ficar mais prático de você entender o roteiro de um seminário, veja o exemplo abaixo. Vale lembrar que este é um modelo genérico e pode ser alterado.

Exemplo de roteiro de seminário

  1. A apresentação, do grupo, deve ter entre 30 a 45 min;
  2. Deve ser apresentado um material impresso, de preferência com apenas uma página com a ideia central do tema a ser debatido. O texto deve ser entregue para a turma e para o professor;

Durante o seminário o grupo deverá:

  • Apresentar o autor do texto e seu contexto;
  • Apresentar as referências teóricas presentes no textos (que se relacionem com a linha acadêmica do autor);
  • Sintetizar o argumento central do textos;
  • Analisar criticamente as ideias levantadas;
  • Apontar eventuais autores que debatam com o autor escolhido;

Encerrada a etapa expositiva do seminário é aberto um espaço para perguntas por parte da plateia.

Neste caso, a ideia é que se estabeleça de fato um debate. Este é o momento de quem assistiu questionar os apresentadores, a fim de que se construa um pensamento crítico em relação ao texto.

Contudo, para se elaborar um seminário de qualidade na faculdade é fundamental ficar atento a outros detalhes. Afinal, eles podem fazer toda a diferença.

Passo a passo para mandar bem no seminário

Veja alguns passos que você deve seguir na hora de começar a preparar o seu seminário da faculdade.

Pesquisa organizada

Durante a leitura do texto, ou do assunto, organize o conteúdo em tópicos.  Quando você já  souber mais sobre o assunto proposto, encontre as palavras-chave do seu tema. A partir dessas palavras, crie tópicos. Desse modo, fica mais fácil se aprofundar na temática do seminário.

Pense no audiovisual

Sabe aquelas apresentações de slide repletas de texto? E com uma fonte que mal dá para ler? Esqueça isso. O texto deve ser enxuto, pois é apenas um guia. O conteúdo principal quem vai dar é você.

Não é fácil manter a plateia focada, ainda mais se a apresentação for apenas expositiva. Porém, a vantagem é que o acesso a recursos tecnológicos está mais fácil. Por exemplo, em uma busca rápida no youtube você pode encontrar um conteúdo legal  e com várias dicas para a apresentação do seu seminário.

Aliás, outro recurso que só cresce são os podcasts, caracterizados por uma linguagem dinâmica e em formato de conversa. É um jeito legal para ganhar familiaridade com assuntos complexos. Experimente buscar seu tema em plataformas de streaming como Spotify, Deezer e o próprio YouTube.

Dicas de formatação

Agora, voltando aos slides, não tenha preguiça e capriche. Todo mundo gosta de olhar para imagens esteticamente agradáveis. Contudo, se você não tem facilidade, existem algumas estratégias que podem ajudar:

  • Se você não sente segurança sobre qual cor de fundo usar não slide, escolha a branca. Além de iluminar a sala, caso as luzes sejam apagadas para a apresentação, as pessoas têm menos chance de sentir sono;
  • Escolha fontes sem serifa e com tamanho mínimo 20. Fontes como Helvetica, Tahoma e Arial, sem serifa, são mais fáceis de ler no formato digital. Por consequência, cansam menos os olhos. O tamanho da fonte é uma forma de garantir que toda a plateia possa ler, sem esforço, o que está escrito no slide;
  • Invista em ferramentas criativas para seus slides. Que tal deixar o tradicional power point de lado, e se arriscar um pouco? Existem outras ferramentas disponíveis na internet, várias delas gratuitas, para deixar a apresentação mais dinâmica.Por exemplo, se você quer explicar um fluxograma ou metodologia, o prezi, é uma excelente forma. Por funcionar como uma espécie de mapa, fica mais fácil da plateia acompanhar a linha de raciocínio. Outras opções legais são o canva swipeslidebean;
  • Insira imagens. Os slides servem como um guia para você se organizar melhor e não esquecer os detalhes importantes. Não seja aquela pessoa que passa o seminário inteiro apenas lendo o que está escrito.

Substitua sempre que possível, o texto por imagens, que representem aquilo que você está explicando. Assim, fica mais fácil da plateia entender o raciocínio e prestaram atenção em você.

Cuide da oratória

Para algumas pessoas falar em público é um verdadeiro desafio. Por isso, é importante ensaiar várias vezes aquilo que será apresentado. Isso vale tanto para os tímidos, quanto para os extrovertidos.

Afinal, você pode se atrapalhar se não tiver certeza sobre o que realmente quer dizer. Em outras palavras, ao se ter domínio sobre o discurso as chances de se perder diminuem bastante.

Não tenha vergonha de ensaiar em frente ao espelho. Aproveite para observar qual é sua postura e expressões faciais. Estude seu corpo e a maneira como se posiciona.

Pode parecer algo bobo, contudo, saber como se posicionar diante do público aumenta o domínio sobre a plateia e atenção.

Uma postura com ombros levantados e movimentos direcionados ajudará na sua confiança. O hábito de se escutar também é uma excelente maneira de observar vícios de linguagem. Dessa forma, você minimiza o uso de gírias durante a apresentação do seminário.

Outra dica valiosa, caso você queira melhorar a dicção é: coloque um lápis entre seus dentes e leia um texto em voz alta. Você vai perceber que não é fácil.

Porém, assim que tirá-lo da boca, estará falando de modo mais articulado. Essa é uma estratégia usada por locutores e palestrantes antes de apresentações para que a dicção esteja bastante clara no momento da fala. Faça o teste!

Gostou do texto? Escreva sua opinião nos comentários. Não deixe de acompanhar as nossas publicações aqui do blog Vai de Bolsa e fique por dentro de todas as novidades! Até a próxima.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.