Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Entenda o que é autoemprego e crie sua própria oportunidade

Trabalhar por conta própria é um objetivo perseguido por muitos profissionais do mercado. Principalmente, por pessoas que já trabalham a muito tempo como empregadas e agora procuram por uma certa autonomia nesse campo. Nesse sentido, há vários caminhos possíveis, um deles é o do autoemprego. Você já ouviu falar sobre isso? Em outras palavras, o autoemprego é quando você trabalha para você mesmo. Porém, há prós e contras nessa história, que vamos abordar aqui neste post. Em resumo, quando você pensa em alternativas ao tradicional emprego com carteira assinada, logo vem à cabeça o empreendedorismo, ou até o trabalho informal. Outros optam por trabalhar como freelancer. Todas são opções quem podem se encaradas como autoemprego. Entenda a partir de agora como o autoemprego pode ser bom – ou nem tanto – para você.

O que é autoemprego?

Inicialmente, o autoemprego pode estar ligado ao trabalho terceirizado, mas vai muito mais além. O conceito dessa palavra está relacionado à autonomia. Ou seja, estar ciente de que em qualquer situação da sua vida você poderá utilizar suas habilidades e competências, seus diferenciais profissionais, para ganhar dinheiro. Nem que seja para pagar as contas. Ter a consciência do autoemprego é estar seguro de que, mesmo fora de uma emprega ou organização como empregado, você tem completas condições de trabalhar por conta própria. Isso pode ocorrer por conta da sua capacitação elevada, de um conhecimento obtido por meio de uma pós-graduação ou curso de extensão. Enfim, assim você se sentirá menos vulnerável à uma perda de emprego, por exemplo. Desse modo, estamos falando da palavra segurança. Nesse sentido, em meio a um mundo em profundas transformações decorrentes da tecnologia, o autoemprego é uma atividade em franca expansão. Em primeiro lugar, porque há muito mais profissionais no mercado do que vagas de trabalho. Em segundo lugar, porque as empresas seguem a onda da otimização de esforços, que muitas vezes resulta em demissões, e flexibilização das relações de trabalho.

Carteira assinada está perdendo espaço

Quando falamos em flexibilização das relações de trabalho, mencionamos os empecilhos que as empresas tem em contratar recursos humanos pela CLT. Por isso, preferem muitas vezes contar com serviços autônomos de quem trabalha por conta própria ou de pessoas jurídicas (PJ). Quem é MEI também está no radar nessa hora. Nesse sentido, muitos especialistas da área defendem que o emprego formal seguirá cedendo espaço para meios mais liberais de relações de trabalho. E esse movimento é mais forte entre profissionais com maior grau de escolaridade. Essa realidade beneficia, de certo modo, quem opta por atuar na forma de autoemprego.

Vantagens e desvantagens do autoemprego

Optar pelo autoemprego tem vantagens e desvantagens bem nítidas. Vamos pontuar algumas delas. Quando você atua como autoemprego, as vantagens são muito sedutoras. Não ter horário fixo para trabalhar, não bater ponto na empresa, não ter que se subordinar a uma chefia, e muitas vezes não ter que levar desaforo para casa, são algumas das vantagens do autoemprego. Isso porque, como falamos mais acima, você trabalhará para você mesmo. Trabalhando para você mesmo, você definirá a rotina de trabalho e, se quiser, pode desempenhar suas tarefas até de madrugada. Em outras palavras, você terá o controle da sua produção, Além disso, saberá medir qual a sua capacidade de produção. Ou seja, quantos clientes ou jobs você poderá desempenhar dentro do seu tempo disponível. Por outro lado, há também desvantagens de trabalhar dessa forma. Sob essa ótica, vamos analisar em relação a quem opta por emprego com carteira assinada. A principal diferença, nesse caso, são os direitos respaldados pela leis trabalhistas, além de outras vantagens como décimo terceiro salário, recolhimento do FGTS, licença maternidade, férias, entre outros. Na condição de autoemprego, você estará em outro universo e todo o dinheiro que entrar na sua conta dependerá da sua capacidade de organização e produção. Nesse sentido, as férias, por exemplo, pode ser um luxo para quem segue o caminho de trabalhar por conta própria.

Diferença entre autoemprego e empreendedorismo

Como falamos acima, o autoemprego é uma forma de encarar a sua situação funcional. E isso pode ser bem diferente quando comparamos com empreendedorismo. Na verdade, é bastante comum que após uma demissão na empresa ou outra situação profissional, as pessoas decidam por abrir uma empresa para trabalhar por conta própria. Procuram com isso não ter um chefe, ter liberdade para trabalhar no dia e hora que quiserem. No entanto, o que acontece é que acabam, nesta condição, fazendo as mesmas atividades da época em que eram empregadas. Em outras palavras, trabalham apenas por dinheiro e para pagar as contas. Atravessam longos períodos em escritórios para conseguirem atender a todas as demandas delegadas a elas para elas mesmas. Infelizmente, o autoemprego pode levar a essa situação em longo prazo. As pessoas acabam, desse modo, entrando em uma rotina que não é saudável. É claro que essa condição pode ser colocada em xeque por meio de organização, disciplina e planejamento. Por outro lado, ser empreendedor vai muito além do que um autoemprego. O empreendedor não trabalha apenas para ganhar dinheiro. Obviamente que esse é um dos objetivos principais. No entanto, ele trabalha naquilo que sente prazer e o retorno vem naturalmente, fruto do seu esforço. Além disso, está cercado de pessoas que os dão suporte às atividades. O empreendedor tem a capacidade de planejar melhor o seu presente e projetar o futuro. O empreendedor será sempre inquieto com o resultado aquém do esperado.

Você está preparado para o autoemprego?

O autoemprego pode ser encarado como uma oportunidade para quem busca autonomia para trabalhar sem a pressão de ser empregado. É algo a curto prazo, uma alternativa para iniciar um novo perfil de atuação profissional. Como falamos acima, isso pode ocorrer por meio de contratos de freelancer com outras empresas, por exemplo. Ou seja, você será o gerente de você mesmo, e vai administrar tanto a sua produção como a delegação das tarefas. Por outro lado, se você optar por esse caminho, saiba que haverá uma perda muito considerável em relação a benefícios trabalhistas, se compararmos com empregos de carteira assinada. Em outras palavas, é dar um adeus às férias, ao décimo terceiro, etc. No entanto, o autoemprego também dá oportunidade de ter altos ganhos financeiros. Ganhos que podem se igualar ou até superar o valor de um décimo terceiro salário no final do ano, por exemplo. Mas tudo isso depende da sua organização, dedicação e disciplina para o negócio. Estar preparado para o autoemprego requer tudo isso.

Decidiu qual caminho você vai tomar?

Se você vai seguir o autoemprego, isso depende de você e suas necessidades. O que podemos garantir é que, independente da sua decisão, buscar sempre a capacitação e atualização de conhecimentos é um caminho constante. Para isso, nossa dica é acompanhar o conteúdo do blog Vai de Bolsa. Lá você tem acesso a  dicas sobre mercado de trabalho e cursos de capacitação de todas as modalidades, sejam eles presenciais, EAD, semipresenciais, tecnólogos, técnicos, online de curta duração, enfim. Aproveite e boa sorte!

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.