Se você tem formação superior em Ciências de Computação, Engenharia da Computação, Sistemas da Informação, ou outro curso relacionado à tecnologia da informação, a notícia é boa. Isso porque você é um profissional disputado pelo mercado. Em um país com 13,4 milhões de desempregados, o setor de tecnologia tem 5 mil vagas abertas no Brasil, principalmente em startups.
No entanto, são vagas que não são preenchidas por falta de capacitação. Por esse motivo, nada melhor que uma pós-graduação em TI para turbinar seus conhecimentos e conquistar aquela tão sonhada vaga na sua empresa favorita.
Infinidade de opções
Em primeiro lugar, quando falamos em pós-graduação em TI, há uma infinidade de opções para os graduados na área. Áreas como Big Data, Analytics, Inteligência Artificial e Gerências de TI estão em alta no mercado.
Além disso, o crescimento de novos negócios na área é vertiginoso. Tanto de novas empresas, como expansão de marcas fortes como Facebook, Google, Microsoft, Uber, Booking, AirBnb, Amazon, entre outras.
Em segundo lugar, você encontrará pós em tecnologia e pós em programação em várias instituições de ensino superior pelo país. Neste caso, você poderá escolher entre Especialização, Mestrado ou até Doutorado.
Para ajudar você na decisão de qual curso de pós-graduação em TI fazer, vamos falar um pouco sobre cada uma das áreas mais procuradas.
Além disso, vamos listar aqui algumas universidades públicas e privadas que oferecem as capacitações.
Gestão de Tecnologia da Informação
Uma das carreiras que melhor remunera o profissional de TI é a Gestão da TI. Isso porque é uma função geralmente ocupada por quem já tem algum tempo de estrada no mercado e nos cursos.
Para você ter uma ideia, o cargo de Gestor de TI, ou Diretor de TI, no topo de carreira, pode ter remunerações superiores a R$ 40 mil mensais.
Quem trabalha na área de Gestão de TI tem que lidar com a estratégia do negócio, redução de custos, ampliação do ROI (retorno dos investimentos) dos projetos, gerenciamento de projetos, entre outras atividades.
Sei que você pode estar começando na carreira, mas é possível chegar lá.
Big Data e Analytics
Talvez a área mais estratégica para uma pós em TI é em Big Data. Nada mais é do que aprender como extrair e armazenar dados disponíveis na internet e em grandes bancos de dados e transformá-los em informações estratégicas para empresas e organizações. E, a partir daí, gerar insights para o negócio.
Na prática, você será um Cientista de Dados. O graduado adquire aqui o domínio de frameworks de processamento e armazenamento de dados, por exemplo. Além disso, aprende como identificar padrões de comportamento.
No Brasil, há diversas empresas especializando-se na área, como a gigante Neoway e a promissora Aquarela. As duas trabalham com Advanced Analytics, derivada da Big Data. Sobretudo, o profissional de TI que domina essa área estratégica para as organizações tem vaga garantida no mercado de trabalho. Para isso, é fundamental ter essa pós em tecnologia da informação.
Desenvolvimento de Aplicativos Móveis
Atualmente, qualquer empresa ou organização quer um aplicativo para chamar de seu. Nesse sentido, vivemos na era dos “apps”. Desse modo, é aí que entra o profissional da TI, responsável pelo desenvolvimento desses aplicativos para dispositivos móveis, como tablets e celulares.
É uma pós que estuda sobre a arquitetura para aplicações móveis, Internet das Coisas e segurança em TI. Aborda as plataformas iOS, Android, entre outras.
O interessante dessa pós é que os profissionais ganham conhecimento para atuar tanto em grandes empresas como freelancers. Ou seja, podem trabalhar como prestadores de serviço, oferecendo soluções para terceiros, resultado em altos ganhos financeiros. Além disso, com a possibilidade de trabalhar no conforto de casa.
Business Intelligence (BI)
Outra opção de pós em TI bastante em alta é a que aborda o Business Intelligence (BI). Ou seja, a inteligência de negócio a partir da coleta e tratamento de informações das empresas e organizações. Diferente do Big Data, que levanta dados da internet inteira, o BI extrai dados que estão dentro das próprias empresas.
Depois disso, transforma em informações relevantes para a tomada de decisões nas empresas. Essa pós-graduação trabalha com situações reais de mercado e é mais ligada a ferramentas comerciais. O objetivo é impulsionar as vendas de uma empresa a partir da melhoria de processos internos.