Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Trabalhar com futebol: confira 10 profissões para atuar nessa área

Trabalhar com futebol

O mundo do esporte é fascinante. Integra pessoas e abre oportunidades de carreira e novos sonhos para os profissionais e também para os apaixonados pelo esporte. Dentre tantas possibilidades, trabalhar com futebol parece ser o desejo de muitos. Para isso, dá para encontrar profissões que vão além dos gramados e do curso de Educação Física. Ser jogador é apenas uma das alternativas dentre um vasto campo de atuação. Há inúmeras profissões que trabalham com futebol.

Dá para trabalhar com futebol sendo fisioterapeuta, jornalista, advogado, médico, educador físico, nutricionais e muito mais. A sua formação em uma boa faculdade pode servir para complementar o treinamento e desenvolvimento dos atletas em campo. A plataforma do Vai de Bolsa pode te ajudar a encontrar o melhor curso em uma instituição renomada, e com bolsas de estudo de até 70%.

Em suma, para entrar nessa área, é preciso se preparar. Por isso, separamos aqui uma lista completa com todas as oportunidades para você trabalhar com futebol. Inclusive, você vai saber como trabalhar com futebol pela internet. Veja qual se encaixa mais no seu perfil.

Leia também: Cursos para quem gosta de esportes: conheça nove opções

Como trabalhar com futebol: veja as opções de carreira

Quais profissões têm no futebol? Abaixo vamos listar as principais alternativas para que você que decidiu: quero trabalhar com futebol. Você poderá ver que o mercado de trabalho é bastante amplo, muito além das quatro linhas. Confira:

Fisioterapeuta

Quando a gente pensa em trabalhar com futebol já vislumbra uma vaga para o time de artilheiros da seleção brasileira, por exemplo. Mas não é só isso. Para garantir que os jogadores tenham ótimo rendimento e sem lesões, o fisioterapeuta esportivo trabalha incansavelmente. Essa é uma profissão em alta para quem quer trabalhar com futebol.

O fisioterapeuta dos clubes e times cuida da prevenção e da recuperação de lesões musculares. É preciso desenvolver séries de exercícios específicas para cada jogador. Além de acompanhar, é preciso também prever possíveis problemas. Assim, dá para atuar na prevenção e fortalecimento dos músculos, por exemplo.

Para ingressar na área, é primordial fazer um curso de graduação em Fisioterapia.

Médico

Aposto que em algum momento da vida você já ouviu que um jogador está sendo avaliado e acompanhado pela equipe médica. Isso pode acontecer em jogos ou mesmo depois de lesões, por exemplo. Então, saiba que se você quer trabalhar com futebol pode ser um desses médicos.

É preciso garantir uma capacitação para analisar o histórico e o estado de saúde dos jogadores. Você terá que cuidar de todas as pessoas de forma individualizada. Reconhecendo os limites e fortalezas do corpo para propor soluções em casos extremos. Além disso, será o responsável por comandar o time para uma vida mais saudável.

Leia também: Áreas da medicina: oito possibilidades para graduados

Educador Físico

Para seguir essa carreira de educador físico é preciso fazer uma formação de ensino superior: bacharelado ou licenciatura. Dentro das possibilidades para trabalhar com futebol, esse profissional é o que prepara os jogadores e organiza, executa e supervisiona programas de atividades físicas.

A missão é fortalecer os músculos e evitar lesões graves. Também pode atuar em parceria com o fisioterapeuta para montar treinos de recuperação.

Nutricionista

Essa missão vai além de montar pratos coloridos e saudáveis. É claro que o foco principal na hora de trabalhar com futebol como nutricionista é o de estipular um cardápio balanceado para alimentar as necessidades dos jogadores. Mas também é preciso ter conhecimento sobre bioquímica e fisiologia, aplicando-os ao esporte e à atividade física. Assim, com essas capacitações, você poderá sempre preservar, promover, manter a saúde e aperfeiçoar a recuperação dos atletas.

É preciso montar cardápios que cumprir as necessidades de reposição de nutrientes antes, durante e depois de jogos e treinos. Garantir que o time esteja completamente nutrido e fazer com que ele não adoeça e consiga encarar a rotina pesada. Para ingressar na área, é preciso cursar uma graduação em Nutrição.

Relações Públicas

Na hora de trabalhar com futebol, existem muitas possibilidades para você escolher dentro da área de comunicação social. Uma delas é no time de relações públicas. Você pode atuar na coordenação de eventos esportivos ou na assessoria de clubes e equipes.

Se você tem facilidade com comunicação, acabou de encontrar mais uma chance de conciliar isso e trabalhar com futebol. Sua missão também será a de controlar crises envolvendo todo o time e os clubes. Por isso, o requisito de bom relacionamento, desenvoltura e contatos são fundamentais para se dar bem na área.

Leia também: Jornalismo ou Relações Públicas: qual o melhor para você

Fotógrafo

Continuando no tema comunicação, dá para trabalhar com futebol sendo fotógrafo. Essa é mais uma das carreiras bem atrativas. Você terá que ter muita sensibilidade e prática com equipamentos de fotografia para captar boas imagens. Se prestar serviços diretamente para um clube, por exemplo, será o responsável por montar o banco de imagens e servir para os veículos de comunicação.

Então, levando em consideração que todos são profissionais, você tem que se diferenciar sempre e buscar novas formas de registrar por imagens. Ficou interessado pela carreira? Conheça então o curso de graduação em Fotografia.

Jornalista

Mais uma profissão para trabalhar com futebol e unir a comunicação. Você será sempre o responsável por gerar conteúdo para os veículos e outros jornalistas. Sua missão é comunicar tudo de positivo que acontece internamente para os torcedores e veículos. É preciso ter habilidade na escrita e também bom relacionamento com a categoria. Precisa saber organizar coletivas de imprensa e administrar crises e imagem. 

Já se você partir para área de Publicidade e Propaganda ou até mesmo Marketing, poderá desenvolver campanhas e divulgar as marcas dos times. Um bom jornalista pode começar a ser formado em uma graduação em Jornalismo.

Estatístico

Parece um mundo distante para trabalhar com futebol? Errou feio se respondeu que sim! O estatístico é a parte mais estratégica de um time. Esse profissional ajuda muito os técnicos e empresários na tomada de decisões, inclusive, na contratação de jogadores. Sua missão será a de analisar todos os números levantados durante as partidas e os treinos.

A partir daí, precisa elaborar pesquisas e análises com a probabilidade de vitórias e apoiar até na negociação de atletas com mais desempenho. É uma profissão que exige bastante conhecimento analítico. Além de ter uma percepção sobre a competência dos jogadores, o estatístico analisa o desempenho deles em campo. Dá até pra supor vitórias e derrotas.

Para seguir nessa área, um caminho é fazer o curso de Matemática ou procurar por um curso de Estatística.

Leia também: Curso de Estatística: conheça as disciplinas e a profissão

Trabalhar com futebol
Trabalhar com futebol

Psicólogo Esportivo

Essa é uma profissão que tem crescido bastante nos últimos tempos. O psicólogo é o profissional que ajuda no equilíbrio emocional dos jogadores. Afinal, nunca é tão fácil aguentar a pressão e os vários desafios que surgem durante uma competição. Por isso, esse profissional é o responsável por identificar e apoiar o time no controle emocional. Atuar no preventivo costuma ser uma boa possibilidade.

Mas, também é necessário conhecer cada individuo para interagir e intervir em momentos oportunos. Isso vale na hora de controlar derrotas, mas também vitórias. Um curso de graduação em Psicologia é necessário para iniciar na área.

Gestão financeira

Se você tem afinidade com números e com a área financeira, saiba que existe lugar para você no segmento do futebol. Para você ter uma ideia, neste meio, é possível trabalhar com concessão de créditos e captação de recursos dentro de clubes ou instituições esportivas. Há outras áreas como transferências de jogadores, controle de sócios, premiações, bilheteria, enfim.

São diversas atividades dentro do futebol que precisam de profissionais com conhecimento em finanças. Um bom pontapé inicial para ingressar na área é fazer uma graduação em Gestão Financeira.

Direito Desportivo

É uma peça fundamental em momentos de crise e de contratações. Para trabalhar com futebol o advogado precisa conhecer bastante do mundo da bola. Você será o responsável por redigir contratos e se ocupar da defesa dos interesses dos clubes e dos jogadores.

Mas não é só isso. Precisa sempre estar atento para seguir as regras e disposições administrativas, trabalhistas, civis e fiscais dos clubes. Sua missão é a de garantir que o time não tenha problemas judiciais. E caso aconteça, é o responsável por cuidar da imagem jurídica da empresa.

Para trabalhar na área, procure fazer um curso de graduação em Direito.

Massoterapia

Outra área importante para quem deseja trabalhar com futebol é a massoterapia. Essa área compreende atividades e técnicas terapêuticas para prevenção de doenças e melhora da condição física dos jogadores. O futebol é um esporte muito suscetível a lesões. Com isso, o profissional especializado em massoterapia ganha espaço, no sentido de realizar o tratamento contra lesões nos músculos.

Com isso, a recuperação costuma ser mais rápida, o que ajuda a equipe por inteiro.

Leia também: Curso de massoterapia: como funciona e como é o mercado de trabalho?

Trabalhar com futebol: mais dicas valiosas

Gostou das orientações para conseguir uma das vagas para trabalhar com futebol? Temos muitas outras orientações para você no blog da Vai de Bolsa. São conteúdos gratuitos e de qualidade para você se dar bem na carreira. Dá para fazer teste vocacional, aprender a montar o seu primeiro currículo e ainda se preparar para uma entrevista de emprego, por exemplo.

Ou ainda aproveitar a plataforma do Vai de Bolsa para procurar pelo seu curso favorito nas principais instituições de ensino do país, e com descontos e bolsas de estudo que podem chegar a 70%. Vale a pena conferir!

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.