Você já se perguntou como trabalhar com moda? É comum achar que a única opção é ser estilista, daqueles de grifes famosas. Mas o mercado de moda é bem maior que isso. Há diversas áreas de atuação e trabalhos relacionados com moda que vão desde a idealização, confecção, divulgação até a venda de cada peça. Para fazer parte desse mercado é necessário muita criatividade, originalidade, ter noção de negócios e de tendências. Por essa razão, vamos listar aqui as principais profissões para quem deseja trabalhar com moda.
Antigamente, qualquer pessoa podia trabalhar com moda no Brasil. Não que hoje em dia seja proibido, mas o setor está mais exigente e competitivo. Assim, o diploma de graduação na área ou pelo menos um curso de especialização faz toda diferença. Mas, para você ter uma ideia, você pode até trabalhar com moda no Instagram.
Agora, você se pergunta se trabalhar com moda dá dinheiro. Sem dúvida! Vamos mostrar aqui as áreas mais em alta.
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Por que trabalhar com moda?
O mercado da moda movimenta bilhões no mundo. No Brasil não é diferente, apesar da incerteza do momento econômico atual o setor tem se mantido aquecido e o melhor, está em amplo desenvolvimento. Alguns fatores são responsáveis por essa buena onda da moda:
- Facilidade em abrir um negócio próprio hoje em dia.
- E-commerce;
- O surgimento das redes sociais que possibilita a marca alcançar um maior público;
- Democratização da moda com vestimentas que atingem todo público, não só de classe, mas de tamanhos, como por exemplo o plus size;
No final, esses aspectos tornam tudo mais competitivo, então invista em um bom curso de design de moda. Até porque as aulas ajudam a entender em qual área você se encaixa melhor.
Para facilitar ainda mais a sua vida, a seguir listamos as diferentes carreiras que você pode seguir ao ingressar no mercado da moda.
Profissões para quem quer trabalhar com moda
Como se chama quem trabalha com moda? Essa é uma pergunta difícil, pois pode ter inúmeras respostas diferentes, tamanho é a área de atuação desse profissional. Confira abaixo:
Fashion Designer
Também conhecido como estilista, o fashion designer é responsável pela criação da roupa. Ele desenha e desenvolve roupas, acessórios e coleções de moda. Pode trabalhar com uma marca, confecção ou ser autônomo.
Para atuar nessa área é necessário ter conhecimento em diversas áreas da moda já que o fashion designer acompanha todo processo de confecção da roupa. Além disso precisa estar antenado e inserido neste mundo para prever tendências, identificar estilos, desenhar a coleção e acompanhar a modelagem.
É importante frisar que esta profissão muito vinculada ao glamour é uma das que mais rala para chegar a um resultado final esperado. Se o seu desejo é ser um fashion designer, então esqueça essa parte e invista em um bom curso de moda. Se você já é formado na área, talvez seja hora de matricular-se em curso de aperfeiçoamento.
Direção de arte
Conhecido também como stylist, esse profissional dá a cara para a coleção nova. Ele seleciona e decide de que maneira as roupas serão mostradas ao público. E assim ele organiza campanhas, catálogos, eventos, editoriais e desfiles.
É responsável por montar os looks que serão propostos na estação, escolhe a combinação das roupas e acessórios, além de selecionar fotógrafos, maquiadores, locações e modelos. É um cargo que exige conhecimento profundo e extenso em história da arte e da moda.
Gestor de Produção
O gestor de produção gerencia as operações de produção das roupas. É quem tira a ideia do estilista do papel e a transforma em vestimenta. Ele orienta as costureiras, a equipe de corte e todo grupo envolvido nas fases de produção.
Esse profissional necessita ter conhecimento extenso dos tecidos, cortes, construção e viabilidade do tempo de produção.
Coolhunter
Para quem quer trabalhar com moda, o coolhunter é uma das carreiras com mais peso no mundo fashion. Ele traduz as macro tendências e os direciona para o negócio.
O profissional realiza pesquisas e análises de comportamento para entender o consumo e as tendências com foco em inovação dos produtos.
Pode trabalhar com uma marca ou prestar consultorias.
Compras
Especialista em comprar itens que tenham a cara da marca e que podem ser usados na confecção das roupas. Pode ser um tecido, uma camiseta e até um zíper que o cliente necessita. Para isso visita feiras de moda e conhece muitos fornecedores. Sempre de olho em novidades e no público da marca.
Para não ultrapassar o gasto e fazer compras certeiras, o comprador precisa saber administrar o orçamento com um bom planejamento financeiro.
Para atuar na área pode ter graduação em moda ou em administração. Após o diploma, invista em um curso de comprador.
Consultor de imagem
Presta consultoria de imagem pessoal e profissional para quem deseja se vestir melhor ou passar uma boa imagem no trabalho. O consultor ajuda o cliente a criar um estilo próprio.
Ele se baseia na aparência física, cores, etiquetas e linguagem corporal de cada pessoa para montar looks bem direcionados. Além de acompanhar a compra de novas peças e organizar o guarda-roupa.
Não existe formação superior, mas há disponíveis cursos de consultoria de imagem e análise de cores que servem como base para atuar nesta área.
Fotógrafo de moda
O fotógrafo de moda vai muito além de só clicar modelos. É necessário conhecimento técnico de fotografia como iluminação, composição de imagem, técnicas de trabalho corporal, senso estético e um bom relacionamento com a marca e a modelo.
O profissional necessita estar atualizado e se manter informado por meio de livros, revistas e sites, além de ser especialista em tratamento de imagem.
Para quem se interessa em trabalhar como fotógrafo de moda pode fazer um curso livre ou técnico.
Negócios da moda
É uma área bastante abrangente dentro do mercado de moda e que coloca o profissional em uma posição de gestão dos negócios das marcas. É o que chamamos de executivo da moda. Isso quer dizer que ele precisará ter um olhar sobre toda a cadeia produtiva, desde o desenho e fabricação das peças, até a venda e divulgação dos produtos.
O cargo exige conhecimento atualizado sobre as tendências do mercado, e que também precisa estar sempre de olho nos movimentos da concorrência. Veja abaixo algumas áreas no ramo de negócios de moda:
- Gestão e marca;
- Planejamento de comunicação em moda;
- Administração da parte financeira e jurídica do negócio;
- Verificar novas oportunidades de negócios;
- Elaborar plano de negócio;
- Pensar em estratégias para vendas dos produtos.
Visual Merchandising
É quem define a identidade visual da loja. De que maneira vai dispor os produtos na vitrine e no interior da loja para que o cliente tenha uma boa experiência no momento da compra.
Todo esse trabalho tem que estar de acordo com a proposta da marca e da coleção. Pode trabalhar de forma autônoma em lojas físicas e virtuais ou pode ser contratado por uma marca.
Há cursos de VM disponíveis para quem almeja trabalhar nessa área.
Carreira acadêmica
Outra possibilidade é trabalhar como professor da área em cursos técnicos e de ensino superior, tanto na graduação como na pós-graduação. Para isso, procure por universidades que oferecem o curso de graduação em Moda e verifique as oportunidades.
Para você ter uma ideia, é possível unir a carreira de professor, onde você pode ensinar a partir da sua experiência e conhecimento adquiridos, com outra que também o atrai.
Engenheiro Têxtil
O engenheiro têxtil faz parte da equipe de pré-produção de uma coleção. É ele quem identifica o melhor tecido para a confecção das peças desenhadas pelo estilista, a durabilidade delas e a gramatura para que o caimento da roupa seja perfeito.
Mais do que achar o tecido ideal, o engenheiro têxtil pode também elaborar e criar o próprio fio a ser usado. E assim, participa de todas as etapas, do desenvolvimento até o tingimento e acabamento.
Para trabalhar na área é necessário ter graduação em Engenharia Têxtil.
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Assessoria de Imprensa
Faz o trabalho de marketing da marca, além de ser a conexão entre a marca e a imprensa. O profissional precisa ter conhecimento de estratégias de marketing e táticas de mídia e publicidade para planejar campanhas de comunicação de acordo com o objetivo da empresa.
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Trabalhar com confecção de moda
Além das áreas para trabalhar com moda que listamos acima, outra possibilidade é abrir o seu próprio negócio. Sim, o que você acha de ter a sua própria loja de confecções? Esse pode ser um caminho bastante lucrativo, mas lembre-se que é preciso planejamento, conhecimento do mercado e também um investimento inicial para começar.
Você precisa, por exemplo, definir o ramo da moda que pretende atuar, se infantil, adulto, de praia, de esportes, entre outros. Saber qual o público quer atingir é muito importante. Depois de feita essa escolha, estude muito bem o público e todas as tendências da moda e do mercado, para saber o que vender. Lembre-se que você terá uma empresa, e também deve se preocupar com as questões legais do empreendimento.
Qual área da moda dá mais dinheiro?
Para quem tem um certo receio em trabalhar com moda, seja por achar que o mercado é restrito ou por medo de salários baixos, aposte em especializações. Por essa razão, independente da área escolhida, quanto mais é a qualificação, maior será o salário do profissional.
Quanto mais conhecimento melhor, mas também procure colocar todo os seus estudos em prática. É normal começar como assistente, ganhando bem menos do que se espera, mas o início de qualquer carreira é difícil. E só com muita ralação se chega a um nível superior.
Para se destacar nesse mercado, além de talento, é preciso ter uma visão ampla da área. Algumas especializações que não estão diretamente ligadas à moda podem fazer toda diferença na sua carreira, como curso de gestão de negócios. Lembre-se que o mercado da moda não é somente sobre roupas, acessórios e joalheria também fazem parte. Se for o seu caso, invista nessas áreas em cursos de especialização.
Acompanhe mais informações sobre cursos, capacitações, mercado de trabalho e dicas no blog Vai de Bolsa.