Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Pós-graduação Direito: veja as melhores opções para investir na sua carreira

Pòs-graduação em direito

Você sabia que existem 700 mil estudantes de direito no Brasil, segundo a OAB? Com tanta concorrência, você deve se perguntar: como se diferenciar? Uma das opções é fazer uma pós-graduação em Direito. Afinal, a área do Direito é uma das mais variadas quando o assunto é se especializar, e estamos aqui para ajudar você a escolher.

De fato, esse é um modo de se diferenciar dos milhares de profissionais lançados no mercado de trabalho todo ano. Nesse contexto, seguir com os estudos é uma questão de sobrevivência. Isso cria uma vantagem em um setor do mercado. Além disso, especialistas tendem a receber financeiramente mais. Também há a possibilidade do mestrado e doutorado em Direito, para quem gosta de dar aulas na área.

É aí que vem a dúvida sobre a pós. Quando falamos em pós-graduação em Direito: qual escolher? Qual é a melhor? Esse texto vai te ajudar com essas dúvidas.

Leia também: Como estudar: veja formas eficientes para fazer melhor e mais rápido

Qual tipo de pós-graduação em Direito escolher?

Antes de partir para qual pós-graduação em Direito escolher, é importante ver qual tipo é melhor para você. São, basicamente, dois tipos:

  • Stricto sensu: Cursos de mestrado e doutorado. Esse tipo é mais focado na pesquisa e concede o grau de mestre ou doutor. Tende a aumentar a remuneração, mas não é centrado no mercado de trabalho;
  • Latu sensu: Especializações e aperfeiçoamentos. Seu foco é o mercado de trabalho, não envolve fazer uma pesquisa. Em geral, são as mais procuradas, então vamos focar nelas neste artigo.

O dois tipos de pós-graduação vão te ajudar no mercado e agregar valor ao seu currículo. No entanto, se você quer mais chances no curto/médio prazo, a especialização é uma melhor opção.

Alguns fatores que podem te ajudar a escolher entre mestrado/doutorado ou especialização/MBA:

  • Mestrado/doutorado (stricto sensu): se você deseja atuar no magistério ou como jurista, tem a intenção de pontuar em provas de títulos ou necessita de tempo de atividade na área jurídica;
  • Especialização/MBA (latu sensu): para quem busca atualização de maneira rápida, trabalha e tem dificuldade de conciliar com estudos, prefere realizar o curso a distância (EAD), tem pouco tempo para fazer trabalho de conclusão de curso (TCC) e pouca capacidade de investimento.

Este tópico é só um guia curto, que não aborda todos os detalhes do tema. Se você quer saber mais sobre os tipos de pós-graduação temos um post aqui no blog explicando isso em detalhes.

Mestrado e doutorado em Direito

Como falamos, é possível fazer um curso de mestrado e doutorado em Direito. Neste caso, os cursos stricto sensu são mais indicados para quem deseja seguir a carreira acadêmica e a área de pesquisa científica.

Ou seja, se você gosta de dar aulas nesse campo do conhecimento, o indicado é fazer um mestrado e, em seguida, um doutorado em Direito.

Pós-graduação Direito EAD: posso fazer?

A pós-graduação Direito EAD existe e é bastante procurada. Isso porque ela é prática e econômica. Afinal, as mensalidades são mais baratas e você estuda de casa.

No entanto, é preciso prestar bastante atenção na qualidade do ensino. Nem todas as instituições oferecem o melhor em termos de recursos pedagógicos e docentes.

Além disso, é preciso verificar se o curso é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Leia também: Melhores faculdades EAD: conheça os cursos e as oportunidades

Pós-graduação Direito: as mais procuradas

Agora que você já sabe qual tipo de pós-graduação se encaixa nos seus planos, precisa decidir qual área vai se especializar. De fato, essa escolha é importante, pois você vai investir tempo e dinheiro nos estudos. Então, como decidir?

Em primeiro lugar, pode vir seu interesse e experiência. Afinal, se você já trabalha em alguma área, é mais provável que uma especialização leve a novas oportunidades.

O mercado também conta, isso é, quais especializações dão mais vagas e dinheiro. Se especializar em uma área que cresce é como comprar um terreno em uma região que se valoriza.

Então, vamos listar aqui algumas das pós em direito mais procuradas – pelos estudantes e pelo mercado.

1 – Direito Digital

As Tecnologias da Informação afetaram todas as atividades. Logo, o Direito também precisa se adaptar. Assim, na pós-graduação em Direito Digital você vai estudar isso: a relação entre o Direito e essas tecnologias.

Entre os conteúdos podemos citar exemplos como o Marco Civil da Internet, as novidades em termos da noção de privacidade, redes sociais e similares. Além disso, há o fenômeno das lawtechs – programas feitos sob medida para a atividade jurídica. A internet não para de crescer e, portanto, essa pós também não.

No Vai de Bolsa você encontra diversas oportunidades de estudar Direito Digital com bolsa de estudos até o final do curso. Confira algumas delas:

2 – Direito Previdenciário

Essa área está em alta devido às recentes mudanças na área previdenciária. Dessa forma, se você quer morder essa fatia do mercado, a pós em Direito Previdenciário é uma boa pedida.

Ela aborda as normas jurídicas que regem a concessão de benefícios e suas implicações. Isto é: como empresas previdenciárias podem atuar, como as regras incidem na gestão, tributação, entre outros.

Escolha uma das ofertas de pós-graduações em Direito Previdenciário do Vai de Bolsa. São mais de 500 ofertas com até 75% de desconto. Confira!

3 – Direito Imobiliário

Com altos salários e público cativo, esse setor da economia está sempre em alta. Afinal, todo mundo precisa de casa. Da mesma forma, são vários os problemas jurídicos relacionados a propriedades de imóveis.

Na pós em Direito Imobiliário, você vai estudar a fundo os conceitos relativos à posse e propriedade, a legislação brasileira e suas implicações.

Faça a sua pós em Direito Imobiliários em uma instituição de ensino superior renomada no Vai de Bolsa. Veja alguns exemplos de ofertas que você vai encontrar:

4 – Direito Penal ou Ciências Criminais

O curso de pós em Direito Penal, ou Ciências Criminais, aborda o Direito Penal e o Direito Processual Penal. Abrange disciplinas como Teoria Geral do Delito, Teoria das Consequências Jurídicas do Crime, as bases históricas, entre outras cadeiras.

É voltado para bacharéis e advogados, principalmente aqueles que já atuam na área. Ou seja: procuradores, defensores públicos, juízes, promotores, delegados e auditores fiscais.

Faça sua especialização com desconto no Vai de Bolsa. Você pode cursar com até 75% de desconto na mensalidade. Confira as ofertas:

5 – Direito Tributário e Processual Tributário

Essa pós em Direito Tributário aprofunda os estudos das legislações tributárias internacionais, municipais, estaduais e federais. É uma área cuja jurisprudência é constantemente atualizada, o que exige estar atento às regulamentações.

O Direito Tributário pede que o advogado esteja ciente de todas as novas regras que surgem quase todo dia. Isso é cada vez mais vital para empresas, pois planejar os impostos é questão de sobrevivência. Assim, o advogado com essa especialização é um profissional em alta.

Faça sua pós em Direito Tributário e ingresse neste mercado com o Vai de Bolsa. São mais de mil ofertas de mensalidades com desconto. Confira!

6 – Direito Eleitoral

É a área ideal para o bacharel em Direito que tem afinidade com a área de campanhas políticas. Durante o período eleitoral, o profissional de Direto pode atuar na assessoria jurídica.

Envolve entendimento, por exemplo, dos prazos legais de uma campanha, do que pode e o que não pode em termos de propaganda de um candidato. Aborda também temas como normas de utilização de material de campanha, etc.

Faça essa pós pelo Vai de Bolsa com desconto até o final do curso! Confira as ofertas:

Faculdade Unyleya – Pós-graduação DIREITO ELEITORAL- bolsas de até 65%

7 – Direito Ambiental

Voltado aos graduados em Direto que já atuam ou pretendem ingressar na área das leis ambientais. O campo de trabalho é aberto em entidades públicas, privadas e do terceiro setor com atividade de defesa e proteção do meio ambiente.

Nessa área, o profissional com uma pós em Direito Ambiental pode se envolver com licenças ambientais de obras, por exemplo. Ou ainda prestar assessoria para construtoras.

No Vai de Bolsa você encontra diversas ofertas de pós em Direito Ambiental com até 75% de desconto. Veja alguns exemplos de bolsas:

8 – Direitos Humanos

É uma área que trabalha com leis voltadas para a garantia dos direitos básicos. Nessa linha, há leis que abordam o direto de crianças, de adolescentes, idosos, apenados, entre outros. Aborda questões de direitos individuais e coletivos, com reflexos no direito internacional.

Quem faz uma pós em Direitos Humanos deve saber que é uma área que dialoga muito com o terceiro setor.

No Vai de Bolsa você tem a oportunidade de cursar uma pós em Direitos Humanos com descontos de até 75%. São mais de 1500 ofertas para você escolher. Confira alguns exemplos:

9 – Direito Constitucional

Uma pós em Direito Constitucional vai estudar sobre o funcionamento e a legislação dos três poderes. Essa especialização é voltada para profissionais que atuam com Direito Público e Privado, com base no sistema constitucional brasileiro.

É uma pós direcionada a servidores públicos, defensores públicos, promotores, magistrados e demais interessados.

Confira esta oferta do Vai de Bolsa e aproveite o desconto para o curso todo!

Faculdade Unyleya – Pós-graduação DIREITO CONSTITUCIONAL – bolsas de até 65%

Leia também: 4 séries de Direito para assistir na Netflix

10 – Direito Civil

A pós em Direito Civil aborda as leis que regram as relações entre as pessoas. Ou seja, relações como casamento, divórcio, herança, filiação e outras questões do tipo.

Em resumo, é uma área com muitos empregos por conta do volume de processos. É só parar para pensar: quem você conhece que não passou por algumas dessas situações? O mercado é imenso!

Então, se você quer se destacar nessa área, escolha uma das mais de 3 mil ofertas de pós em Direito Civil do Vai de Bolsa. Confira algumas:

11 – Direito Administrativo

Voltada para assuntos ligados aos entes da administração pública. Isso inclui prefeituras, órgãos do executivo, do legislativo e do judiciário.

A pós-graduação em Direito Administrativo aprofunda legislações para entendimento de processos, licitações, contratos, gestão patrimonial, fazendária e de responsabilidade civil do Estado.

Quer ingressar nessa área? No Vai de Bolsa você encontra mais de mil ofertas de pós em Direito Administrativo. Quer conferir?

Leia também: O que faz um desembargador: conheça a carreira cobiçada por quem faz Direito

12 – Direito do Trabalho

Atuar nas questões trabalhistas ligadas a empresas e organismos públicos também é um mercado muito forte e promissor. Isso porque cada vez mais pessoas estão buscando seus direitos dentro das relações de trabalho e, por outro lado, as empresas também buscam resguardo legal nessa hora.

Nesse sentido, um profissional da área pode atuar nos dois lados, ou seja, em defesa de funcionários que se sintam lesados em alguma situação, ou dentro das empresas e organizações. Por essa razão, é uma pós-graduação muito requisitada.

Existem várias opções de pós-graduação na área do Direito do Trabalho no Vai de Bolsa. Todas elas com descontos imperdíveis, confira!

13 – Direito Público

A pós-graduação em Direito Público é muito procurada por quem atua nos âmbitos municipais, estaduais e federais, tanto no legislativo, quanto no executivo e no judiciário. É um curso que aprofunda as leis no campo constitucional, administrativo e tributário dentro da área pública. Dessa forma, o profissional será atualizado das leis e jurisprudências para aplicação no seu dia a dia de trabalho.

Essa pós-graduação tem ganhado ênfase entre as demais por conta das mudanças da administração pública, que está cada vez mais profissional, muito por conta das cobranças da própria sociedade. Portanto, é uma pós-graduação imprescindível para profissionais do Direito que atuam nessa área.

Quem quer estudar Direito Público pode achar uma bolsa de estudos para o curso todo no Vai de Bolsa. Confira algumas ofertas:

14 – Direito Internacional

O Direito Internacional também é uma das áreas em alta atualmente, ainda mais com o cenário externo de conflito entre países. Essa pós-graduação aprofunda os estudos e conhecimento de tratados e regulamentações internacionais, na busca de justiça ou segurança jurídica em acordos comerciais, por exemplo, ou na preservação dos Direitos Humanos.

No Vai de Bolsa você cursa Direito Internacional com até 73% de desconto. Veja alguns exemplos de bolsas de estudo para o curso todo:

Pós-graduação em Direito
Pós-graduação em Direito

Outras opções interessantes de pós-graduação Direito

Como falamos anteriormente, a pós-graduação em Direito é uma das áreas com maior amplitude de possibilidades para os profissionais. Há outros campos de conhecimento atrativos.

No Vai de Bolsa você encontra diversas opções para escolher, além das que já listamos acima, muitas delas EAD, com valores bastante atrativos:

Direito Aeronáutico

Faculdade Unyleya – Pós-graduação DIREITO AERONÁUTICO – bolsas de até 65%

Direito de Família

Faculdade Unyleya – Pós-graduação DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES – bolsas de até 65%

Direito Militar

Faculdade Unyleya – Pós-graduação DIREITO MILITAR E PENAL MILITAR – bolsas de até 65%

Leia também: Áreas do Direito: descubra quais são e como atuar em cada uma delas

Como fazer uma pós-graduação pelo Vai de Bolsa

O Vai de Bolsa é uma plataforma gratuita de bolsas de estudo que oferece descontos nas mensalidades em cursos de graduação e pós- graduação em diversas instituições de ensino superior renomadas no Brasil.

As bolsas são até o final do curso, sem perder o desconto e o estudante não precisa comprovar renda. São descontos de até 75% nas mais variadas áreas.

Para encontrar uma oferta é fácil. Acesse o site do Vai de Bolsa, escolha entre graduação ou pós-graduação, coloque o nome do curso, a instituição de ensino e a cidade e pronto! Agora é só participar do processo seletivo e, se for aprovado, iniciar seus estudos!

Quer saber mais, confira o vídeo abaixo!

Pós-graduação Direito: encontrou a sua?

E aí, achou a pós perfeita para você? Se não, não desanime, pois existem outras áreas e também outras formas de obter um diferencial. Caso tenha conseguido, é bom já começar a escolher rápido, porque essa é a velocidade do mercado.

Se você quer mais informações sobre mercado de trabalho, carreira e educação, continue lendo o blog. Temos textos resolvendo todo tipo de dúvida!

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.