Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Pós-graduação no Brasil: entenda toda a história


Nos dias atuais do nosso país, por mais que existam problemas na educação básica e superior, tem um setor da educação que cresce ano a ano: a pós-graduação no Brasil.

A pós-graduação no Brasil deu seus primeiros passos lá na década de 30. Nessa época as primeiras universidades brasileiras trouxeram professores de fora do país e junto, vieram seus modelos institucionais.

Estes modelos envolviam um esquema onde um professor catedrático (mais alto cargo na carreira docente) dava aulas a um pequeno grupo. Esses viriam a ser, no futuro, os professores dessas instituições.

A História da Pós-graduação no Brasil

A própria universidade brasileira teve um aparecimento muito tardio. Somente 400 anos depois da chegada dos colonizadores portugueses e muito depois dos Estados Unidos.

Segundo o jornal O Estado de São Paulo, as atividades de pesquisa científica até o início do século XX ainda eram muito principiantes. Eram praticamente representadas por um pesquisador ou pequenos grupos ligados ao segmento acadêmico. Estes formaram as primeiras sociedades científicas no Brasil: Academia Brasileira de Ciência (1916) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (1949).

Na década de 40 foi usado pela primeira vez o termo ”pós-graduação” no Artigo 71 do Estatuto da Universidade do Brasil.

Primeiros cursos de pós-graduação no Brasil

Na década de 50 começaram acordos entre os Estados Unidos e Brasil. Esse acordo levou a uma série de convênios entre escolas e universidades por meio de intercâmbio de estudantes, pesquisadores e professores. No final de 1965 foi aprovado o primeiro mestrado em educação, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Neste mesmo período foram criados os programas de mestrados e doutorados em algumas universidades. Físicas e biológicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em matemática na Universidade de Brasília. Também o doutorado do Instituto de Matemática Pura e Aplicada. Além do mestrado e doutorado na Escola Superior de Agricultura de Viçosa e na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e engenharia aeronáutica no Instituto Tecnológico da Aeronáutica em São José dos Campos (MAer/ITA).

A regulamentação da pós-graduação junto ao MEC

A regulamentação da pós-graduação ocorreu somente após a reforma universitária acontecida em 1968. No auge da ditadura militar, o governo realizou uma grande reforma no ensino superior por conta de pressão dos movimentos sociais e estudantis. Essa reforma substituiu o sistema de cursos sequenciais pelo sistema de créditos.

Na década de 70, a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) criou um sistema de avaliação que permitiu estabelecer um padrão mínimo de qualidade acadêmica. Com essas mudanças, acabou aumentando muito o número de programas de pós-graduação no Brasil.

A legislação afirmava que todos os programas de pós-graduação deveriam seguir o modelo americano. Esse modelo exigia exames e uma tese de dissertação.

As categorias de pós-graduação

Essa legislação também dividiu a pós-graduação em duas categorias. Stricto sensu, que vem do em latim e significa literalmente “em sentido específico”. É a categoria voltada para a carreira acadêmica e oferece um diploma de titulação após defesa de pesquisa. Se refere ao nível de pós-graduação que titula o estudante como mestre ou doutor em determinado campo do conhecimento.

Lato sensu que é voltado para quem trabalha em organizações ou em outras atividades profissionais. É uma expressão em latim que significa “em sentido amplo”. Nesse tipo de pós-graduação, o aluno recebe um certificado de conclusão de curso.

Nos últimos anos, segundo Eduardo Gianetti na Revista Exame em 2010, os avanços em ciência e tecnologia no Brasil, têm sido destacados em editoriais e em estudos publicados e debatidos em revistas, fóruns e organismos internacionais. Esses avanços estão ligados à relevância da pós-graduação, uma realidade das últimas décadas, legitimada internamente e reconhecida internacionalmente. E, se a pós-graduação brasileira é esse caso de sucesso, isto se deve, sobretudo, ao processo de avaliação realizado pela CAPES e as ações de apoio a pesquisa realizadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O que é a Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação, tem papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu no Brasil.

Desempenha as seguintes atividades: avalia a pós-graduação stricto sensu e acesso à divulgação de produção científica. Investe na formação de recursos humanos no Brasil e no exterior. Promove cooperação científica internacional e forma professores da educação básica.

A história da Capes

A Capes foi criada em 11 de julho de 1951 (Decreto nº 29.741). Seu objetivo foi o de “assegurar a existência de pessoal especializado em quantidade e qualidade suficientes para atender às necessidades dos empreendimentos públicos e privados que visam ao desenvolvimento do país”.

Era o início do segundo governo de Getúlio Vargas e havia muito investimento na industrialização. A administração pública era tarefa complexa. Sendo assim, sentiu-se a necessidade de formar especialistas e pesquisadores.

Em 1953 foi criado o Programa Universitário que contratou professores visitantes estrangeiros, estimulou intercâmbios e cooperação entre instituições.

Em 1961, a CAPES foi subordinada diretamente à Presidência da República.

Em 1965, 27 cursos foram classificados no nível de mestrado e 11 no de doutorado, totalizando 38 no país.

Em julho de 1974, a estrutura da CAPES foi alterada pelo Decreto 74.299 e seu estatuto passou a ser “órgão central superior, gozando de autonomia administrativa e financeira”. Foi reconhecida como órgão responsável pela elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação stricto sensu, em 1981, pelo Decreto nº 86.791.

No governo Collor, a Medida Provisória nº 150, de 15 março de 1990, extinguiu a CAPES. Com o apoio do MEC, a comunidade acadêmica reverteu a situação criando a CAPES novamente um mês depois.

Em 1995, a CAPES passou por uma reestruturação. Naquele ano, o sistema de pós-graduação ultrapassou a marca dos 1000 cursos de mestrado e dos 600 de doutorado.

Qual a vantagem de fazer uma pós-graduação

Segundo o último levantamento do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) que analisou a evolução do emprego de 1996 até 2014, no último ano de estudo 75,5% dos doutores e 65.8% dos mestres titulados possuíam vínculos formais ativos de emprego.

O que isso quer dizer? Se especializar torna o profissional mais interessante para o mercado de trabalho. Isso sem levar em consideração que muitos dos que não estavam empregados, estavam envolvidos com projetos de pesquisa. Outros estavam atuando como empreendedores autônomos.

E não implica em só ter maiores chances de se conseguir um trabalho. Os valores dos salários também são muito superiores a quem tem somente graduação. Uma pesquisa da Catho Educação apontou que profissionais em cargos de coordenação que possuem pós-graduação ou mestrado/doutorado podem aumentar seus salários em até 53,7% e 47,4% respectivamente.

Evolução da pós-graduação no Brasil

Durante a 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que aconteceu em Maceió em julho de 2018, foram apresentados dados do crescimento da pós-graduação no Brasil.

De 1998 a 2017, o número de cursos teve um aumento de 214% enquanto o número de alunos matriculados cresceu 265%. Na formação, o acréscimo de titulados foi na ordem de 307%.

O foco da mesa redonda na reunião foi a busca de estratégias para o aumento da qualidade da pós-graduação. Em relação às metas estabelecidas até 2024, estas já foram atingidas no que diz respeito à formação de mestres. Em relação à formação de doutores, as metas foram atingidas em 86%.

Apesar de toda essa evolução, em 2017 o Brasil perdeu uma posição no ranking de produção científica mundial. Agora estamos em 14º lugar.

Pós-graduação a distância

O surgimento dos cursos de pós-graduação à distância tornou a possibilidade de uma especialização algo mais acessível.

A Educação à Distância (EaD) faz com que o aluno possa estar em qualquer lugar do Brasil. Ele pode estudar mesmo quando precisa trabalhar ou não mora nos grandes centros.

Segundo o portal do MEC “Os cursos de pós-graduação lato sensu a distância podem ser ofertados por instituições de educação superior, desde que possuam credenciamento para educação a distância.” Após esse credenciamento, o crescimento do número de instituições de ensino e o número de cursos aumentou exponencialmente. Em 2018 esse crescimento tinha sido de 133%.

As dificuldades de quem faz pós-graduação

Mas não é só alegria a vida desses estudantes. Existem muitos problemas enfrentados por quem faz pós-graduação.

Segundo Tamara Naiz, ex-presidenta da Associação Nacional de Pós-graduandos, “Não temos direito a afastamento por motivo de saúde, não há qualquer direito trabalhista ou previdenciário — o que é grave para pessoas que adiam em dez anos, em média, a entrada no mercado formal de trabalho para ampliar sua formação”.

Atualmente outro fator que tem influenciado essas dificuldades é o recente corte nas bolsas da CAPES. Das 92.680 bolsas ativas de pós-graduação, 2,65% serão congeladas até o final de 2019.

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos? Acompanhe o nosso blog!

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.