Se você busca uma capacitação para entrar no mercado de trabalho, nem sempre a opção natural é buscar uma graduação. Há outras alternativas, principalmente, para quem procura formações em um curto espaço de tempo, como o curso livre, o curso técnico e também os cursos tecnólogos. Todos são indicados para pessoas que buscam conhecimento rapidamente para conseguir um emprego, uma promoção ou até trocar de área. No entanto, há diferenças importantes.
Nesse sentido, a principal diferença entre o curso livre e o curso técnico é que o último precisa ser registrado no Ministério da Educação (MEC). Além disso, o curso técnico tem um caráter profissionalizante. É possível iniciá-lo, por exemplo, ainda no ensino médio. Já o curso livre é muito mais flexível, com opções totalmente pela internet e também presenciais. Pode ser até um curso de extensão.
Neste post, nós vamos deixar você por dentro das diferenças entre as duas modalidades. Vamos falar sobre cursos livres gratuitos, cursos livres EAD e cursos livre gratuito com certificado. Nesse caso, fique atento para saber qual dos dois que se adapta melhor às suas necessidades. Também vamos abordar os cursos tecnólogos, uma modalidade que vai mais além dos cursos técnicos e que pode significar um avanço na sua carreira.
Lembre-se que na plataforma do Vai de Bolsa você pode procurar pelo curso de graduação de seu interesse, inclusive, cursos tecnólogos, nas principais instituições de ensino do Brasil, e com possibilidade de bolsa de estudo de até 70%. Vale a pena acessar e conferir.
Leia também: Qual a diferença entre curso técnico e tecnólogo?
O que é um curso técnico?
Como falamos anteriormente, o curso técnico é uma boa opção em relação às graduações tradicionais e ao tecnólogo. O principal objetivo dessa modalidade é preparar o estudante para o mercado profissional em alguma especialidade. Alguns especialistas acreditam que o retorno financeiro para quem faz um curso técnico é maior e mais imediato em relação à graduação, por exemplo.
Dessa maneira, são cursos de curta duração, de no máximo dois anos. O processo seletivo pode não ser obrigatório, dependendo da instituição. Os cursos técnicos são regulamentados pelo Ministério da Educação (MEC). Ou seja, para ser oferecido, a instituição de ensino precisa pedir autorização do Governo Federal e cumprir vários requisitos.
São três modalidades:
- Curso técnico integrado: feito durante o Ensino Médio e substitui disciplinas da grade escolar.
- Curso técnico concomitante: feito também durante o Ensino Médio, mas a grade curricular é separada
- Curso técnico profissionalizante: indicado para quem já concluiu o Ensino Médio e quer entrar rapidamente no mercado de trabalho.
Vantagens do curso técnico
- Menor duração que a graduação, podendo ficar entre 12 a 24 meses;
- Possibilita entrar no mercado de trabalho em menos tempo;
- Profissionais especializados em determinada função encontram salários atrativos;
- Pode ser cursado juntamente ao ensino médio;
- Tem essência prática e não teórica;
- Há falta de mão de obra técnica no mercado, o que aumenta as chances de emprego.
Desvantagens do curso técnico
- Dependendo da área de atuação, a remuneração é menor que a de um graduado na mesma área;
- A qualidade de ensino pode ser inferior, pois o foco é na parte prática.
Cursos livres: o que são?
Ao contrário de um curso técnico, os cursos livres não precisam de uma regulamentação do MEC ou outro órgão do governo. Ou seja, pode ser oferecido livremente por qualquer instituição de ensino, empresa ou órgão público. E quanto tempo dura um curso livre? São caracterizados pela pequena carga horária e por abordar um assunto bastante específico. Como por exemplo, cursos livres de computação, de Excel, de idiomas, de pintura, de música, ou até de liderança, gestão e bolsa de valores.
Nesse sentido, o Ministério da Educação (MEC) não reconhece os certificados emitidos pelos cursos livres. Por isso, não se responsabiliza pela oferta desses cursos. Por outro lado, isso garante uma maior flexibilidade para a formatação e oferta do curso livre. É um tipo de curso que pode ser feito por pessoas de qualquer formação, até mesmo ensino fundamental. São também conhecidos como atualização ou especialização rápida em uma área que interessa a pessoa.
Outra funcionalidade do curso livre é utilizá-lo para validar horas de atividades complementares da sua graduação. Na maioria dos cursos de graduação, para obter o diploma, é preciso cumprir horas extras de atividades. E o curso livre é perfeito para isso.
Além disso, o curso livre cai bem para você ter aquele currículo caprichado, repleto de capacitações complementares.
Modalidade é prevista em lei
Apesar de não ser regulamentado pelo MEC, o curso livre é previsto em lei, no decreto presidencial 5.154, de julho de 2004, que valida essa modalidade como educação não-formal. Além disso, determina que são cursos de duração variável, que podem ser ofertados presencialmente ou a distância.
Por não ter validade pelo MEC, não quer dizer que os cursos livres são desvalorizados. Pelo contrário, o mercado de trabalho da bastante valor a essas capacitações. Principalmente, se eles contribuem para a resolução prática de problemas.
Curso livre também é chamado de profissionalizante
O curso livre também é conhecido como profissionalizante. Apesar do curso técnico também ter uma modalidade profissionalizante. Confira algumas das opções mais populares:
- Agente de viagens;
- Ajudante de Laboratório Químico;
- Assistente Contábil;
- Assistente de Recursos Humanos;
- Almoxarife e Estoquista;
- Atendimento e Recepção em Hotelaria;
- Atendente de Farmácia;
- Atendimento em Bares e Restaurantes;
- Auxiliar de Cozinha;
- Borracheiro;
- Cabeleireiro;
- Confeitaria;
- Corte e Costura;
- Confeiteiro;
- Cozinheiro.
Como encontrar um curso livre
Por essa maior flexibilidade, o curso livre pode ser encontrado em qualquer local. Há empresas que trazem esse tipo de curso periodicamente a cidades. Muitos deles são gratuitos. E, na internet, a oferta é bastante grande! Há um número considerável de cursos livres na modalidade a distância (EAD). Nesse caso, é preciso estabelecer sua própria rotina de estudos e ter muita disciplina.
Agora, pense o seguinte: se você é um profissional renomado na sua área, você também pode oferecer um curso livre. Não há impedimento legal para isso.
Qual a diferença entre curso técnico e curso livre?
Ao conhecer acima os detalhes sobre curso livre e curso técnico, você já sacou o que os difere. Mas é possível, por exemplo, encontrar um curso livre de informática e um curso técnico em informática. Pode ser oferecido, inclusive, pela mesma instituição.
Um ponto importante a ser destacado é que, ao final do curso técnico, você recebe um diploma ou certificado. Enquanto que o curso livre não confere título, apenas certificado de participação, sem maior validade. Há profissões que exigem qualificação técnica por meio de diploma ou certificação, por isso é preciso ficar atento ao seu objetivo. Pois o curso livre não habilita para exercer uma profissão. Por outro lado, é encarado como uma atualização ou aprofundamento na área de atuação daquele profissional.
Curso livre ou curso técnico: qual o melhor para mim
Isso vai depender da sua necessidade no momento. Se você procura uma habilitação para exercer uma profissão, procure um curso técnico, ou até uma graduação ou curso tecnólogo. Agora, se você está atrás de mais conhecimento na sua área, procure um curso livre ou uma pós-graduação. Um bom caminho é sempre procurar pela oferta de cursos em instituições de ensino renomadas.
Curso tecnólogo também é opção de formação
Se você procura ir além de um curso livre ou curso técnico, porém, tem pressa para ingressar no mercado de trabalho, uma ótima opção é procurar por cursos tecnólogos. Os cursos tecnólogos são de nível superior, com diploma de mesma validade em relação a graduações bacharelado ou licenciatura. A diferença está no tempo de curso e no conteúdo: o tecnólogo é mais prático do que teórico, mais voltado para cada profissão, e mais curto em relação a uma graduação convencional.
Na plataforma Vai de Bolsa você pode pesquisar por um curso tecnólogo de seu interesse nas melhores instituições de ensino do país, e fazer a matrícula pelo próprio site, com possibilidade de bolsa de estudo de até 70%. Entre e confira as oportunidades. Veja abaixo algumas delas:
- Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos
- Tecnólogo em Segurança no Trânsito
- Tecnólogo em Turismo
- Tecnólogo em segurança pública
Leia também: Qual a diferença entre curso técnico e tecnólogo?
Acompanhe mais informações sobre cursos, bolsas, mercado de trabalho e dicas no blog Vai de Bolsa.
Ah, e não esqueça de contar com a plataforma do Vai de Bolsa para pesquisar pelo seu curso de graduação, inclusive, na modalidade tecnólogo, nas melhores instituições de ensino do país, em com bolsas de estudo de até 70%. Vale a pena conferir!