Podemos dizer que estudar é uma arte? De certa maneira, sim. Isso porque o processo de aprendizagem não depende apenas de uma série de leituras de conteúdo em sequência. Sem parar. Para melhor assimilar os conteúdos de provas da faculdade, do vestibular, do Enem, entre outras, é preciso equilibrar as horas do estudo com lazer e práticas que favoreçam a concentração. Se você está atrás disso, precisa conhecer os benefícios da meditação.
A prática da meditação é uma alternativa para aliviar o estresse e a tensão para as provas. Além disso, é indicada para quem tem aquele problema do “deu branco”. Em outras palavras, quem estuda muito para os teste, mas fica nervoso na hora da prova. Nesse sentindo, os benefícios da meditação são recomendados até por médicos. Portanto, são tão importantes quanto planejar bem a rotina de estudos.
Neste post, vamos relacionar os quatro maiores benefícios da meditação para quem precisa aprender a se concentrar. São dicas valiosas e uma prática muito simples de ser implementada. Confira!
Leia mais: Como estudar melhor: 10 dicas para te ajudar
Mas o que é meditação?
Na prática, se você não medita, deveria começar a fazê-lo. Os efeitos da meditação no organismo e comportamento das pessoas têm sido estudados por muitos cientistas. Na verdade, é uma prática muito antiga, que surgiu das filosofias espirituais de países do oriente. Em resumo, a meditação é um momento de concentração profunda, na busca do equilíbrio dos sentidos do corpo.
Há várias técnicas de meditação que visam uma espécie de treinamento mental, sempre com o objetivo de “educar a mente”. Em outras palavras, segundo os especialistas, a meditação ajuda a lidar com as diversas emoções. Aqui é que entra aquelas vividas nos momentos de provas e testes, como o nervosismo e a ansiedade. Ajuda até a melhorar a memorização dos conteúdos.
Nesse sentido, a meditação ajuda na redução dos chamados pensamentos distrativos e ruminantes. E, com isso, na melhoria da atenção, da saúde física e mental, e da qualidade de vida em geral. Você acredita que estudos indicam que quem faz meditação com frequência é mais alegre, estável emocionalmente, confiante e tranquila?
Meditar exige técnica
De acordo com psicólogos, há uma base para qualquer prática de meditação. Todas elas englobam respiração, concentração e postura. No entanto, não todo movimento nesse sentido pode ser chamado de meditação. Para isso, é preciso ter uma técnica bem definida, com foco em atenção e produção de relaxamento muscular e da mente. Além disso, com diminuição do pensamento lógico.
Na verdade, os benefícios da meditação podem ser assimilados como um exercício físico. Uma ginástica, por exemplo. O legal é que não precisa de muito tempo para isso. São necessários 15 minutos, perseverança e regularidade na prática, para observar os primeiros efeitos no seu comportamento e controle de emoções.
Tipos de meditação
Podemos listar algumas modalidades de meditação:
- Zazen – meditação zen-budista que estuda o self
- Kinhin – feita quando você está caminhando, prestando atenção nos pés ao pisar
- Transcendental – veio dos povos hidus, e consiste em repetir um som para si, atraindo o foco da mente
- Guiada – utilização de imagens relaxantes
- Qi Gong – combina meditação, relaxamento, exercícios físicos em busca do equilíbrio
- Tai Chi – artes marciais chinesas
- Ioga – utiliza respiração e postura, além de exercícios que deixam o corpo mais flexível
- Meditação emocional – utiliza 5 passos para obter equilíbrio emocional
Quatro maiores benefícios da meditação
Agora que você já sabe o que é a meditação e seus tipos e técnicas, vamos aprofundar os benefícios da meditação. Você vai ver como fará a diferença nos seus estudos adotar essa prática simples.
1 – Exercício para o cérebro
Um dos maiores benefícios da meditação é exercitar o cérebro. Na verdade, nosso cérebro é muito receptivo a essas práticas. Segundo os estudos mais recentes, a meditação ativa áreas cerebrais, como as ligadas ao bem-estar do corpo. Com isso, são estabelecidas novas conexões cerebrais, assim que a meditação entra de vez na sua vida. Por essa razão, o cérebro tem a característica de plasticidade.
Quando estamos meditando, há alterações no corpo. Entre elas, a redução da frequência de respiração, e do consequente consumo do oxigênio. Em outras palavras, a mente está sem estado de alerta, porém, o corpo encontra-se em hipometabolismo.
A prática da meditação também ativa o córtex pré-frontal esquerdo, de acordo com cientistas. Essa parte do cérebro está ligada à afetos positivos e maior resiliência.
Estudos indicaram também que a meditação, em praticantes mais experientes, faziam com que aumentasse o nível de concentração desse público.
Leia mais: Como desenvolver o raciocínio lógico: jogos e app para te ajudar
2 – Diminui o estresse
Outro dos benefícios da meditação mais importantes é a redução do estresse, sem que seja necessário “fugir da dor”, ou esquecer que ela existe. Como assim? Em outras palavras, o estresse é um efeito das exigências colocadas sobre o corpo e a mente. Ou seja, quanto maior a angústia e a ansiedade, mais você sentirá reflexos fisiológicos.
Nesse sentido, a meditação ajuda a conviver com a dor ou a ansiedade, sem fazer com que ela vá embora. Portanto, não adianta pensar que a meditação vai enterrar todos os seus problemas emocionais. Irá, com certeza, fazer você lidar com eles. Então, é possível descobrir que, apensar das situações estressantes e delicadas da vida, há em você uma “paz interior”, sem ter que precisar fugir.
3 – Promove emoções positivas
Outro efeito da meditação é a promoção de emoções positivas. No Budismo, há a “Meditação de Compaixão”, ou Mettã. Essa prática tem o objetivo de desenvolver sentimentos de empatia, bondade e compaixão. Em relação consigo mesmo e as outras pessoas. A prática desse tipo de meditação, segundo pesquisas e testes feitos com grupos de pessoas, comprovaram o aumento das emoções positivas.
O resultado refletiu também no nível de atenção, propósito de vida e apoio social. Como consequência desse efeito, está até a redução dos sintomas da depressão.
4 – Melhora a cognição
Recentemente, foi realizado o estudo “Meditação Mindfiness melhora a cognição: evidência de treinamento mental breve”. Nessa pesquisa, os cientistas dizem que quatro dias de meditação já refletem positivamente na cognição e no humor das pessoas.
Em um breve treinamento realizado com um grupo de estudantes durante o estudo mostrou que quatro sessões de meditação foram o bastante para melhorar o humor dessas pessoas. Além disso, ajudaram a reduzir a fadiga, a ansiedade e aumentar a atenção plena.
Também houve mudança positiva em relação à memória de trabalho e funcionamento executivo. Em resumo, os pesquisadores afirmam que há benefícios da meditação até em curto prazo. Ou seja, os efeitos são rápidos, não exigem a prática mais extensiva.
No entanto, quem inicia o processo de meditação, normalmente não quer parar.
Gostou dos benefícios da meditação?
Se você não quer mais esperar para começar a meditar, uma dica é procurar por grupos ou estabelecimentos na sua cidade sobre meditação. Pois a prática pode ser feita também em outro. Outro caminho é meditar em casa mesmo, fazendo uma pausa na rotina para equilibrar a mente e o corpo.
Acompanhe mais informações e dicas sobre cursos, capacitações e mercado de trabalho no blog Vai de Bolsa.