Bolsa de estudo sem Enem: saiba como conseguir uma para fazer faculdade

bolsa de estudo sem enem

Você não conseguiu fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? Ou não alcançou uma boa nota na prova? Saiba que diversas universidades possuem programas de bolsa de estudo parciais e até integrais sem Enem. Dessa forma, não é preciso ficar dependente do Enem para ingressar em um curso de ensino superior. Inclusive, bolsa de estudo integral sem fazer Enem é possível!

De fato, está é uma boa oportunidade para quem quer alcançar o sonho de cursar uma faculdade com bolsa de estudo. Afinal, com uma bolsa de estudo, você não precisa arcar com o peso das mensalidades. E há pelo menos cinco maneiras de acesso às bolsas oferecidas pelas instituições de ensino particulares. São elas:

  • Realização de vestibular da própria faculdade;
  • Em caso de transferência externa;
  • Matrícula em segunda graduação;
  • Convênio entre empresas e universidade;
  • Reabertura de matrícula.

Leia este texto até o final e entenda como conseguir uma bolsa de estudos em cada uma dessas cinco formas de acesso. A Estácio, por exemplo, é uma das faculdades que oferece essas possibilidades de bolsa sem utilizar o Enem.

Leia mais: Melhores faculdades EAD: conheça os cursos e as oportunidades

Ingresse na universidade com bolsa de estudo sem Enem

Em princípio, boa parte dos programas de bolsa de estudos são vinculados ao Enem, ou seja, para acessá-los é preciso realizar o exame nacional. Esse é o caso de programas como o Prouni. Esse é um programa que oferece bolsas integrais em universidades privadas a jovens de baixa renda, que estudaram exclusivamente no ensino público. 

Outro programa que também utiliza o Enem para selecionar os beneficiários da bolsa de estudo é o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Em resumo, o programa possibilita financiar a graduação em instituições de ensino privadas a juros baixos. 

Todavia, se você quer fazer uma graduação, não precisa esperar até a próxima aplicação da prova do Enem para se matricular em uma universidade privada. Pois nem todo acesso às instituições de ensino precisa do auxílio da nota do exame.

Tipos de bolsa de estudo sem Enem

Apesar de o Enem ser um dos processos seletivos que mais oferece oportunidades acadêmicas aos estudantes brasileiros e estrangeiros, há outras maneiras de ingressar no curso que você tem interesse com bolsa de estudos. Isso porque as faculdades particulares também oferecem bolsas de estudo sem Enem nas modalidades integral e parcial.

Leia abaixo os detalhes sobre as formas de ingresso em universidades particulares com bolsa de estudos.  

1. Faça o vestibular e conquiste uma bolsa de estudo sem Enem

Assim como as universidades públicas, as faculdades privadas também realizam processos seletivos através da aplicação de provas. Dessa forma, para conseguir a tão sonhada formação universitária com bolsa integral é preciso realizar o vestibular e alcançar um bom desempenho na prova. 

Para concorrer a uma bolsa integral o primeiro passo é se inscrever em um processo seletivo de uma faculdade privada, o segundo é estudar para ficar entre os primeiros lugares.

Com dedicação e foco no objetivo de conquistar uma bolsa de estudo sem Enem, você pode alcançar os primeiros lugares, ou chegar bem perto. Apesar de geralmente ser um processo concorrido, saber exatamente qual faculdade você quer cursar e qual carreira quer seguir te ajudará a ter motivação para tirar uma boa nota no vestibular.

Não conseguiu chegar aos primeiros lugares no processo seletivo? Não desanime. Isso porque ainda é possível alcançar uma bolsa de estudos parcial através da sua colocação no vestibular da faculdade privada. De acordo com a sua nota, a universidade vai oferecer um desconto nas mensalidades.

Também há programas de bolsas de estudo que oferecem descontos parciais já no ato da inscrição do vestibular. 

Leia também: Estude psicologia com bolsa de estudos sem precisar do Enem!

2. Oportunidade de bolsa em caso de transferência externa

Por meio de uma transferência externa, também é possível acessar bolsas de estudos sem Enem em universidades particulares. Nesse sentido, há universidades que oferecem até 60% de desconto durante todo o curso. Assim sendo, você pode fazer uma transferência externa se estiver matriculado em uma faculdade pública ou particular. Para isso, é preciso consultar a documentação necessária que a universidade de destino solicita. 

Além disso, a transferência externa pode ser feita entre cursos diferentes. Desse modo, se você cursa Administração, e não está mais se identificando com o curso, por exemplo, pode fazer uma transferência externa para um curso de Direito em uma nova instituição. 

O melhor é que, ao fazer uma transferência externa, você não perde os semestres já cursados na universidade de origem. Pois é possível validar os créditos já cursados ao se matricular na nova universidade. Na verdade, a bolsa de estudo por meio das transferências é uma espécie de incentivo ao novo aluno para mudar de instituição de ensino.

3. Matricule-se em uma segunda graduação

Já concluiu uma graduação, mas tem vontade de mudar de área? Ou quer retomar os estudos em um curso que dê continuidade a sua formação? Para quem já tem diploma também é possível conseguir bolsa de estudo sem Enem. Mudar de rumo na carreira já é, por si só, um desafio difícil. Por isso, procurar uma universidade privada que ofereça bolsa de estudo para quem quer cursar uma segunda graduação pode facilitar esse processo.

Ao se matricular em uma instituição de ensino privada para cursar uma segunda graduação, você pode conseguir uma bolsa de estudos parcial. Essa bolsa pode chegar a 60% de desconto.

4. Convênio entre empresas e universidades

Se você já está no mercado de trabalho e quer fazer uma graduação, procure saber se a sua empresa possui convênio com alguma instituição de ensino. Isso porque as faculdades privadas que possuem convênios com empresas oferecem bolsas parciais para colaboradores e até dependentes diretos, como filhos e cônjuges.

Se a instituição a qual você trabalha não possuir esse tipo de convênio, há faculdades privadas que estão com oportunidades abertas para firmar convênios com empresas. Geralmente, esses convênios são realizados com empresas de grande porte, que subsidiam a capacitação dos seus funcionários.

5. Reabertura de matrícula

Ainda que você esteja com a matrícula trancada na sua universidade, é possível conquistar uma bolsa de estudo parcial. Uma vez que você decida retomar os estudos, a faculdade pode oferecer uma bolsa com um desconto significativo para incentivar a sua volta.

Confira se a sua universidade está oferecendo esse tipo de oportunidade. Em princípio, no processo de reabertura de matrícula a faculdade vai analisar a disponibilidade do seu retorno às aulas de acordo com o número de alunos matriculados no curso.

Bolsa de estudo sem fazer o Enem
Bolsa de estudo sem fazer o Enem

Tipos de bolsas de estudo

As bolsas de estudo podem ser integrais, quando cobrem em 100%* o custo da mensalidade do curso. Como também podem ser parciais, quando é oferecido um desconto significativo na mensalidade.

Assim sendo, é possível encontrar essas duas modalidades de bolsa nas faculdades particulares. Mas fique atento! Na hora da matrícula certifique que o desconto parcial está sendo aplicado durante todo curso. Assim como, se a bolsa de estudo integral está sendo concedida por todo o curso.

Uma ótima alternativa para encontrar bolsas de estudo é acessar o Vai de Bolsa. Lá você pode fazer uma busca pelo curso de graduação ou pós-graduação na sua cidade. A plataforma irá listar os cursos ofertados pelas melhores instituições de ensino, e com bolsas de estudo que podem chegar a 100%*. Vale a pena conferir!

Benefícios de acessar uma bolsa de estudos em faculdade particular

Um dos benefícios de se matricular diretamente nas faculdades particulares é a falta de burocracia para o acesso à bolsa de estudos. Muitas vezes o aluno não tem sucesso em acessar a bolsa. Isso porque não consegue reunir a documentação solicitada em programas de bolsas e financiamento como o Prouni e o Fies.

Outro benefício ao aproveitar as oportunidades de bolsa de estudos em universidades privadas é que, geralmente, as bolsas de estudos oferecidas nas universidades não estão disponíveis somente para grupos específicos. Ou seja, para acessar esse tipo de bolsa de estudos não é preciso comprovar a sua renda salarial familiar, por exemplo.

Outros tipos possíveis de bolsa

  • Plano família: nesse caso, você pode ganhar um desconto caso algum familiar já seja aluno da instituição, o que pode aliviar um pouco o peso das parcelas da mensalidade. Em algumas faculdades esse desconto pode chegar a 20%;
  • Desconto pontualidade: algumas instituições também oferecem descontos interessantes para quem paga as mensalidades em dia, até a data de vencimento dos boletos. Com isso, é possível economizar;
  • Mérito acadêmico: outra forma muito comum de obter bolsa é por mérito acadêmico, ou seja, por obter boas notas ao longo do curso. Muitas instituições premiam os alunos destaque com generosos descontos na mensalidade, ou até casos de bolsa integral;
  • Plataforma do Vai de Bolsa: não poderíamos deixar de citar as vantagens de utilizar a plataforma Vai de Bolsa, que sempre traz para você as melhores oportunidades de bolsas de estudo nas instituições de ensino superior brasileiras.

Busque bolsas de estudos nas universidades privadas

Segundo o ranking de cursos de graduação produzido pela Folha de São Paulo, as faculdades particulares sempre estão entre as dez melhores nos cursos mais tradicionais como Direito, Odontologia, Administração e Engenharia civil.

Nesse sentido, faça uma busca em universidades de seu interesse. Afinal, o Brasil possui centenas de universidades particulares que oferecem uma ótima qualidade de ensino e bolsas de estudo sem Enem. Agora que você já sabe quais são as formas de acesso à bolsas de estudo sem o Enem, busque faculdades que ofertam essa modalidade de bolsa.

Se você gostou desse conteúdo e se interessa por outros assuntos relacionados à educação, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa

Simule qual será o seu desconto em mais de 35 faculdades de uma vez só!

Faça seu pedido de bolsa!

Ao completar o formulário você também inicia a inscrição na instituição de sua escolha.

• Confira os ultimos posts do nosso Blog​

Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!