Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Cursinho pré-vestibular online: confira 5 ótimas opções

cursinho pré-vestibular online

Se você está em busca de uma vaga no ensino superior com certeza já se informou ou mesmo frequentou aulas em cursinho prévestibular. Mas o que muita gente ainda não sabe, é possível sim otimizar o tempo e ainda se preparar muito bem para as provas optando por um cursinho pré-vestibular online. Assim como já acontece nos cursos de graduação e pós-graduação que adotam a modalidade de ensino a distância, o cursinho pré-vestibular online permite aos alunos conciliar os estudos com outras atividades da vida. 

Além disso, em tempos de isolamento social, possibilita o estudo e aprendizagem com maior segurança, ou seja, cada um em seu ambiente. Neste artigo conheça as principais características e benefícios de se optar por um cursinho pré-vestibular online. E mais: confira uma lista com as 5 melhores opções disponíveis no mercado e as particularidades de cada uma delas, inclusive cursinho pré-vestibular online gratuito.

Ah, e não esqueça de contar com a plataforma do Vai de Bolsa para pesquisar pelo seu curso de graduação nas melhores instituições de ensino do país, em com bolsas de estudo de até 70%. Vale a pena conferir, independente se você está à procura de cursinho ou não.

Leia também: Rotina de estudos: como montar uma eficiente

Como funciona um cursinho pré-vestibular online?

O cursinho pré-vestibular online possibilita que estudantes de diferentes localidades possam assistir às aulas, realizar exercícios e ainda tirar dúvidas pela Internet. Dependendo da metodologia adotada, as aulas podem ser gravadas, o que permite uma maior flexibilidade de horário. Outra possibilidade, são as aulas ministradas ao vivo, que promovem uma maior interação entre alunos, colegas e professores.

Por ser uma modalidade de ensino a distância, os cursinhos pré-vestibular online adotam métodos educacionais específicos e dinâmicos, fazendo com que os alunos consigam se manter focados e entretidos. Outra característica do funcionamento do cursinho online é que as aulas podem ser tanto disponibilizadas de uma só vez, permitindo (e exigindo) do aluno uma auto-organização, ou serem disponibilizadas seguindo determinada periodicidade.

Inscrição no curso

Para acessar o conteúdo online, os alunos precisam estar matriculados no pré-vestibular de sua escolha e acessar as aulas com um login e senha. 

Dependendo do curso escolhido, há ainda algumas ferramentas, dentro das plataformas, que permitem o acompanhamento da evolução desse aluno, como por exemplo planos de estudos e cronogramas de atividades.

É importante ressaltar que, assim como em cursinhos presenciais, os pré-vestibular online oferecem em seus sistemas materiais de apoio ao estudantes, como por exemplo: 

  • Simulados;
  • Exercícios;
  • Exercícios comentados;
  • Revisões para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem;
  • Acesso às questões de Exames anteriores;
  • Palestras motivacionais;
  • Dicas de estudo e relaxamento, entre outros.

Além disso, grande parte dos cursinhos online também possuem canais de comunicação direto entre alunos, professores e monitores,  permitindo um apoio para esclarecer dúvidas.

Quais os principais benefícios desse tipo de preparação? 

Nos últimos tempos, os brasileiros deixaram de lado a resistência que ainda tinham com métodos de educação a distância. E assim como em cursos livres, graduação e mesmo pós-graduação, as aulas online têm diversos benefícios.

Conheça as principais vantagens de quem opta por um cursinho pré-vestibular online:

Estude onde quiser

Uma das principais vantagens da educação online é permitir aos alunos estudarem onde quiserem.

Isso significa que mesmo um aluno que more em uma área longe dos centros urbanos, e que não oferece um curso presencial,  pode estudar em um bom cursinho pré-vestibular, dependendo apenas de seu acesso à internet.

Além disso, essa mobilidade possibilita que o estudante organize melhor sua rotina de estudos, seja em casa, em um coworking ou biblioteca.

E isso, sem falar na possibilidade de ainda assistir uma aula enquanto está no trânsito ou aguardando algum compromisso, como por exemplo na sala de espera do dentista.

Horários flexíveis

Da mesma forma que o aluno pode escolher onde estudar, o cursinho pré-vestibular online possibilita que ele também escolha o melhor horário para assistir as aulas e se dedicar aos exercícios.

É claro que, em alguns casos, é preciso assistir uma aula ao vivo. Mas, mesmo assim, essas aulas costumam ficar gravadas, permitindo que o aluno reveja as videoaulas e se organize melhor.

Cronograma de estudos flexível

Com local e horários flexíveis, nada mais óbvio do que também ter um planejamento de estudos flexível. Lembrando que flexibilidade não quer dizer desorganização, muito pelo contrário, exige dedicação e compromisso.

Neste caso, o grande benefício é que o aluno pode ter um plano de estudos personalizado, que vai atender a sua rotina e suas necessidades, não dependendo de esquemas de estudos pré-definidos pela instituição onde estuda.

cursinho pré-vestibular online

Custo-benefício

As mensalidades cobradas em alguns cursinhos presenciais podem ser o impeditivo para que muitos estudantes se preparem  melhor para o Enem e demais vestibulares. A boa notícia é que, comparado a esse modelo de ensino, os cursinhos pré-vestibular online são bem mais econômicos.

Além de possibilitar que os alunos estudem em casa, eliminando despesas com transporte e mesmo alimentação em restaurantes e lanchonetes, as mensalidades dos cursinhos online são bem mais em conta. Outra economia acontece com os materiais de estudos. Por serem digitalizados, os custos são bem menores do que a aquisição de apostilas e demais materiais impressos. Ou seja: o custo benefício de se estudar em um pré-vestibular online, é bem menor do que em um cursinho presencial.

Leia também: Como conseguir bolsa de estudo: 4 dicas para bancar a faculdade

Melhores cursinhos pré-vestibular online: as 5 opções

Está ansioso para conhecer as nossas opções de cursinho pré-vestibular online? Agora que você já conhece como funciona e os benefícios de optar por um cursinho pré-vestibular online, é hora de ficar por dentro das melhores opções do mercado. confira:

1.Trilha do Enem

A plataforma Trilha do Enem oferece aos estudantes um plano de estudos personalizado, que analisa, individualmente, o seu nível de conhecimento e calcula a melhor fórmula de estudo para cada aluno.

A Trilha do Enem é um cursinho pré-vestibular online gratuito e trabalha em parceria com outros cursos preparatórios online.

2. Descomplica

Um dos pré-vestibulares online mais populares no Brasil, o Descomplica é também pioneiro na preparação à distância de alunos que querem fazer vestibular e Enem. 

A plataforma, que é paga, oferece cursos das principais matérias do ensino médio, preparando os alunos principalmente para o Enem. O aluno escolhe o curso que melhor atende suas necessidades e já começa a estudar na mesma hora.

O Descomplica possui também um canal no Youtube, onde disponibiliza algumas aulas gratuitas.

3. FGV Ensino Médio

A FGV Ensino Médio é o cursinho pré-vestibular online de uma das instituições de ensino mais respeitadas no Brasil, a Faculdade Getúlio Vargas. O pré-vestibular é gratuito e oferece aulas com professores altamente qualificados, além de disponibilizar materiais de estudo, acesso a livros didáticos, simulados e diversos textos e testes.

Entre os diferenciais desse preparatório está um extenso banco de questões inéditas, feitas pela equipe FGV e que são corrigidas na hora, permitindo que o aluno acesse suas estatísticas de desempenho e as habilidades que precisam ser melhoradas.

4. Me Salva!

O cursinho online Me Salva é uma plataforma intuitiva, que oferece planos de estudos personalizados, flexibilidade de horários e o acompanhamento de professores altamente qualificados. A plataforma disponibiliza alguns materiais gratuitos e exercícios e banco de provas.

5. ProEnem

Como o próprio nome já diz, o ProEnem tem como foco principal a preparação de alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio. O preparatório oferece aulas ao vivo, mais de 30 mil exercícios inéditos e monitorias ao vivo de segunda a sexta-feira. O cursinho do ProEnem é pago e é conhecido também por ser um dos melhores pré-vestibular online para o curso de medicina.

Quanto custa um cursinho pré-vestibular online?

Como você pode ver, há cursinhos online gratuitos, como o da FGV, e também pagos. O valor dos cursinhos nas plataformas pagas vai depender muito de cada plano oferecido. Geralmente, os sites oferecem algumas modalidades com custos diferenciados, que podem variar de acordo com a quantidade de disciplinas, a duração, entre outros fatores. Então, se você perguntar qual a mensalidade de um cursinho pré-vestibular, a dica é entrar nas plataformas e conferir os planos disponíveis.

Leia também: Ensino EAD: como estudar a distância com bolsa de estudos

6 dicas para escolher um pré-vestibular online

Qual o melhor cursinho pré-vestibular online? Essa é uma pergunta muito particular e a resposta depende do que cada pessoa procura em um cursinho. Mas, agora que você já conhece as melhores opções de cursinho pré-vestibular online, como saber qual deve escolher? Confira algumas dicas para fazer a melhor escolha e se prepare para conseguir aquela vaga tão desejada no ensino superior:

  1. Busque referências de ex-alunos que fizeram o pré-vestibular que você deseja;
  2. Pesquise sobre o quadro de professores dos pré-vestibular;
  3. Conheça mais sobre a metodologia de ensino adotada;
  4. Avalie e qualidade e as atualizações dos materiais didáticos oferecidos pelo cursinho;
  5. Avalie os preços cobrados e escolha o que cabe no seu bolso;
  6. Não deixe de pesquisar outras opções e referências de quem passou no Enem e no vestibular com uma boa nota.

Plataforma Vai de Bolsa: escolha seu curso e comece agora!

Um cursinho pré-vestibular gratuito online pode ajudar muito você a ingressar no ensino superior. No entanto, há uma outra alternativa muito valiosa que todo o estudante que deseja o diploma de nível superior deveria conhecer. Acesse a plataforma Vai de Bolsa. Para você ter uma ideia, dentro do site, você pode pesquisar pelo seu curso de graduação ou pós-graduação favorito em várias universidades e faculdades brasileiras perto de você.

Na plataforma Vai de Bolsa, você consegue obter descontos imperdíveis por meio de bolsas de estudo de até 70% de desconto. Basta fazer a matrícula diretamente pela plataforma e iniciar o curso hoje mesmo, sem a necessidade de vestibular. A plataforma contempla instituições de ensino superior particulares e de muita qualidade, como Estácio, Wyden, Unisul, Universidade Anhembi, São Judas, UniRitter, Universidade Potiguar, Faculdade Internacional da Paraíba, enfim, uma série de ótimas instituições para você buscar sua capacitação.

Confira abaixo alguns dos cursos mais procurados e com bolsas de estudo imperdíveis dentro da plataforma Vai de Bolsa:

Cursinho pré-vestibular online: gostou das opções?

Agora você já sabe algumas alternativas de cursinho pré-vestibular online. Mas ainda está na dúvida de qual faculdade fazer? Faça agora o nosso teste vocacional e escolha o curso que mais tem a ver com você! E não se esqueça: aqui no Vai de Bolsa você sempre encontra artigos atualizados e as melhores dicas para se preparar para os exames e para a sua futura graduação superior.

Lembre-se que na plataforma do Vai de Bolsa você pode procurar pelo curso de graduação de seu interesse nas principais instituições de ensino do Brasil, e com possibilidade de bolsa de estudo de até 70%. Vale a pena acessar e conferir.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.