Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Rotina de Estudos Eficiente: 9 Dicas de Como Criar uma

Construir uma rotina de estudos eficiente é o primeiro passo para conseguir boas notas. Isso porque você saberá exatamente quando estudar e o que estudar.

De fato, você aprende muito mais fácil quando se organiza. Neste artigo iremos dar nove dicas de como inserir de vez os estudos em sua rotina.

Leia mais: Instagram de estudos: 8 perfis que podem lhe ajudar

Montando sua rotina de estudos

Estudar para o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio -, vestibular, concurso ou mesmo uma prova da faculdade pode levar semanas ou meses.

A quantidade de conteúdos assusta, mas precisa ser assim?

Vejamos: você vai dividir o conteúdo em várias partes, não ler tudo de uma vez. A rotina vai fazer você vencer meses de conteúdo, um dia por vez. Também abordamos esse tema sob a perspectiva de um plano de estudos.

Outra questão importante é que cada pessoa tem uma rotina. Dessa forma, o que funciona para um, pode não funcionar para outro. Por isso, fuja de modelos prontos e vá em busca de uma rotina de estudos personalizada de acordo com suas necessidades.

Veja a seguir quais os passos para elaborar uma boa rotina de estudos:

1 – Defina uma meta para sua rotina de estudos

Saiba que essa é a base de tudo. Para ter uma rotina de estudos eficiente, é fundamental saber onde quer chegar.

Defina qual o seu objetivo com o estudo: será para passar em um concurso, vestibular, administrar o conteúdo de uma disciplina na universidade? As perguntas podem ser inúmeras para esse quesito.

Para isso, é importante definir o que você precisa, o quanto é necessário para atingir o resultado. Tenha em mente que estabelecer a meta fará você administrar o conteúdo.

Desse modo, você vai saber se o seu desempenho está abaixo, acima ou empatado com o que foi pensado no seu cronograma. Assim, vai conseguir remanejar o horário de estudos de uma disciplina para focar em outra que precise de mais atenção.

2 – Crie uma agenda de atividades

Esse é o primeiro passo para criar um bom trajeto para estudar. Para isso, compre uma agenda ou elabore uma planilha com um cronograma detalhado para estudar. Ao fazer isso, você terá uma administração visual e concreta do tempo e de forma detalhada.

Após fazer uma tabela com as horas e os dias da semana, defina em quais horários você estudará, em quais irá fazer uma pausa e quais as disciplinas que serão estudadas durante essas horas. Afinal, é preciso respeitar os horários e ter algum tempo para o lazer.

Caso contrário, você poderá causar um estresse que vai atrapalhar as horas futuras de estudo. Dessa forma, corre-se o risco de ser pego pela procrastinação e pela preguiça.

Você sabia que pode contar com a tecnologia para isso? Aplicativos como o Google Agenda podem auxiliar sem gastar um tostão.

Portanto, é muito importante ter em mente que a rotina é necessária, justamente para tornar os estudos um hábito frequente. Desse modo, você vai aprender de forma contínua, quase sem perceber.

3 – Saiba como funciona sua rotina e horários

Todo mundo tem uma hora mais proveitosa para produzir, certo?

Descubra qual é a sua. Ao fazer isso você vai conseguir escolher horários mais precisos para fazer render mais o dia. Saiba quantas horas de sono você precisa ter para estar disposto, saiba qual é o melhor turno para estudar.

Portanto, é muito importante você conhecer como funciona o seu relógio biológico. Assim, você estuda no horário que rende mais. Caso contrário, você estará se esforçando sem obter bons resultados para a sua rotina de estudos.

Leia mais: Estudar para concurso antes ou depois da faculdade?

4 – Descubra seus métodos de estudo

Deu para notar que isso tem um pouco de autoconhecimento, né? Pois então: uma rotina eficiente de estudos é aquela em que você sabe extrair o máximo das disciplinas. Mas, para isso, existe uma metodologia específica e cada estudante tem a sua.

Assim, encontre qual é o modo mais simples de aprender para você e crie ferramentas para isso. Descubra se vídeo aulas vão ajudar você, simulados online, anotações em blocos de notas, post its, ler resumos, entre outros.

Saber como você aprende, com certeza vai fazer seu estudo render mais. Com isso, você poderá extrair mais de cada conteúdo!

5 – Tenha um local para sua rotina de estudos

Deitar na cama dá sono, já percebeu? É porque já nos acostumamos a pensar que este é o lugar para dormir. Com estudo é a mesma coisa: ter um lugar para fazer ajuda muito. Desse modo, fica mais fácil de fixar uma rotina e tornar o estudo um hábito.

Para isso, é preciso que você tenha um ambiente tranquilo e sem distrações e que seja simples e funcional. Isso fará com que você se sinta bem nele.

Neste sentido, você deve considerar as seguintes questões:

  • Acesso à internet;
  • Conforto;
  • Tempo de deslocamento;
  • Ausência de interferências externas;
  • Boa iluminação;
  • Boa temperatura;
  • Um boa infraestrutura como mesas e cadeiras apropriadas.

Após escolher esse local ideal, também é importante que você tenha tudo ao seu alcance. Para isso, saiba quais materiais você precisará e tenha eles por perto. Assim você evita perder tempo na hora em que precisar utilizá-los.

Já ouviu falar na opção de grupos de estudos online? Confira no blog Vai de Bolsa.

6 – Investimento

Quem disse que estudar não precisa de investimento?

Saiba que isso é fundamental. Portanto, veja quais recursos você dispõe e se é necessário adquirir algum material.

Para isso, veja se não existe algum curso ou livro que possa se somar aos seus estudos. Confira se o que você tem para estudar é confortável, afinal, serão muitas horas de leitura.

Além disso, essa pode ser uma maneira diferente de conhecer outros métodos e abordagens das disciplinas. Investir nos estudos pode ser um fator importante para ter mais resultados e montar uma rotina mais eficaz.

Leia também: Vitaminas que ajudam nos estudos: opções para a memória e concentração

7 – Administração do tempo

Você agora já conhece seu relógio biológico e os métodos de estudo mais eficientes. Por fim, vamos começar a falar da administração do tempo. É preciso fazer cada minuto valer!

Uma boa administração pode ser a chave para que você não estude demais nem caia nas garras da preguiça. Saiba que é fundamental saber separar as horas de estudo das de lazer.

Ao contrário do que parece, administrar o tempo não é ter 100% de controle sobre as horas do seu dia. Mas saber aproveitar ao máximo as tarefas com a finalidade de cumprir uma meta. O importante é tornar o seu dia mais leve e sem desgaste, como correr atrás do tempo.

Você precisa ser um aliado do tempo, pois é inútil tentar lutar contra ele. Em contrapartida, aprendendo a usá-lo, você conseguirá organizar as suas tarefas de acordo com a prioridade e isso trará otimização para o seu dia.

Para ajudar nesta tarefa, confira o nosso post com dicas de livros que ajudam a melhorar a gestão do tempo.

8 – Revisão

É fundamental você retomar o conteúdo estudado. Para isso reserve algum tempo em sua agenda para revisar as disciplinas. Isso vai permitir que você tenha mais conhecimento sobre o domínio que tem em determinada matéria e ainda relembrar aquilo que potencialmente foi esquecido.

Embora essa possa ser uma tarefa um pouco chata, saiba que é fundamental para fixar os estudos. Sem isso, você poderá cair nas armadilhas da memória ao pensar que tem conhecimento sobre determinado conteúdo.

É melhor revisar do que esperar a prova para descobrir que não lembra mais.

9 – Autoconfiança

Esse quesito é fundamental e você deve trabalhar isso com você. Ter autoconfiança é o que trará mais tranquilidade a você na hora da prova. Após tantas horas de dedicação para os estudos, certamente, você adquiriu o conhecimento e o domínio das disciplinas.

Portanto, basta você trabalhar o lado psicológico para ter um maior aproveitamento na hora de colocar em pratica tudo aquilo que você treinou. Sendo assim, você precisa saber o que conhece e apostar nesses pontos fortes.

Leia mais: Como passar no Sisu com a nota do Enem

Aprendi a fazer uma rotina de estudos. E agora?

Ao montar uma boa rotina de estudos, você vai cultivar outra mentalidade sobre disciplina. Isso permite que você seja mais organizado e assim poderá ver com mais clareza o seu desempenho. Desse modo, você vai se sentir mais motivado e estudar não será um esforço desagradável.

Essa é uma ferramenta valiosa para prosseguir na vida profissional e acadêmica. Agora que você possui ela, pode começar a pensar no seu futuro. Se seu objetivo é seguir em um curso de graduação presencial ou à distância, nós temos uma dica.

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de olhar outros posts do Vai de Bolsa para mais informações úteis sobre educação e trabalho!

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.