Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Citações sobre educação: confira 11 opções para Enem e vestibulares

citações sobre educação

Se você sonha em fazer uma faculdade e está se preparando para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é importante que a redação esteja entre as suas prioridades na hora de estudar. Isso porque ela é determinante para uma boa classificação no exame. Aprender a usar citações de forma correta pode ser um ótimo diferencial e te ajudar a chegar na nota mil ou próximo dela. Você sabe usar citações sobre educação, por exemplo?

Pois bem, neste conteúdo vamos justamente destacar 11 citações sobre educação que você pode ter como coringa na hora de estruturar a sua redação. Como você já deve saber, a redação do Enem tem o maior peso da prova. Portanto, não dá para vacilar. Usar frases famosas de personalidades, filósofos e escritores mostra que o estudante possui um repertório, enriquece o texto e, por consequência, fortalece a argumentação do tema.

Se o próximo tema da prova do Enem for educação, você já pode estar preparado com estas citações que selecionamos. Confira também qual a melhor forma de empregar essas citações, além de outros critérios avaliados pela banca para definir a nota da redação. Bom, se você procura citações sobre educação, ou citações de Paulo Freire sobre educação, vai encontrar aqui.

Ah, e não esqueça de contar com a plataforma do Vai de Bolsa para pesquisar pelo seu curso de graduação nas melhores instituições de ensino do país, em com bolsas de estudo de até 70%. Vale a pena conferir!

Leia também: Citações Enem: como usar e alcançar nota mil

O que são as citações na redação do Enem?

Primeiramente, vamos falar um pouco das citações. Pois quando bem empregadas ajudam a embasar o seu ponto de vista, enriquecem o texto e dão mais credibilidade ao tema abordado. Ou seja, as citações trazem para o texto uma ideia ou a frase literal de uma pessoa com autoridade no tema. Elas podem ser diretas e indiretas.

Nas citações diretas é necessário escrever as palavras do autor exatamente da maneira como elas foram ditas ou escritas, utilizando aspas antes e depois da citação. Vamos a um exemplo de citações de Paulo Freire sobre educação. No livro “Pedagogia do Oprimido”, Paulo Freire reitera que a consciência crítica do estudante “emerge da educação como uma prática de liberdade”.

Importante você estar atento ao uso correto do ponto final nas citações. Se ela iniciar e encerrar a frase, o ponto final deve vir antes das aspas. Já se a citação encerrar a frase, use o ponto final depois das aspas.

Nas citações indiretas você acrescenta, com as suas palavras, a ideia ou a frase escrita, Não há necessidade de colocar as aspas, sempre indicando a autoria e a fonte correta da citação. Exemplo: No livro “Pedagogia do Oprimido”, Paulo Freire destaca que a educação vista como uma prática libertadora é essencial para que alunos interpretem de forma crítica a realidade social na qual estão inseridos.

Então, vamos às citações sobre educação!

Agora que já falamos um pouco sobre os tipos de citação, vamos entrar no tema educação. Visto que costuma ser recorrente nas provas do Enem e outros vestibulares. Selecionamos 10 citações sobre educação para você utilizar sem medo de errar. Muito pelo contrário, podem agregar muito ao seu texto, como vimos acima. Elas ainda podem ser empregadas em qualquer parte da redação. Seja na introdução, desenvolvimento ou conclusão.

Você pode encontrar boas citações em filmes e documentários, livros, músicas, frases de personalidades, de filósofos, poetas, educadores. Também pode se inspirar em economistas, dados estatísticos, leis. Há um vasto repertório que pode te servir de referência. Lembrando que o uso de citações não é obrigatório. Porém, podem ser um grande diferencial na sua redação.

Vamos então às citações para redação sobre educação, que no Enem deve ser escrita em formato de prosa, dissertativo-argumentativa.

citações sobre educação

Leia também: Como fazer uma boa redação: confira dicas para arrasar nos textos

O que citar na redação sobre educação? Veja as 11 sugestões

1 – “Educai as crianças e não será preciso punir os homens.”
Pitágoras, filósofo e matemático grego.

2 – “A educação visa melhorar a natureza do homem o que nem sempre é aceito pelo interessado.”
Carlos Drummond de Andrade, poeta, cronista e contista da segunda geração do modernismo brasileiro.

3 – “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”
Nelson Mandela, pai da moderna nação sul-africana, líder na luta contra o regime do apartheid.

4 – “A educação é a chave para abrir outros direitos humanos.”
Katarina Tomasevski, relatora especial da ONU sobre o direito à educação.

5 – “O conhecimento lhe dará a oportunidade de fazer a diferença.”
Claire Fagin, enfermeira e educadora norte-americana.

6 – “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. “
Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira e autor da “Pedagogia do Oprimido”.

7 – “Se queres prever o futuro, estuda o passado.”
Confúcio, filósofo e pensador chinês.

8 – “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”
Cora Coralina, escritora, poetisa e contista brasileira.

9 – “A educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta”.
Émile Durkheim – sociólogo francês.

10 – “A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces.”
Aristóteles, filósofo grego.

11 “O ser humano é aquilo que a educação faz dele”
Immanuel Kant, filósofo alemão.

Leia também: Competências da redação do Enem: como mandar bem nas cinco?

Cursos para quem gosta de escrever

Se você está procurando por boas citações sobre educação para sua redação, mas sempre quis atuar profissionalmente na área, pode começar a concretizar seu sonho em um curso de graduação que desenvolva a escrita. Na plataforma Vai de Bolsa temos muitas sugestões com valores muito acessíveis para você iniciar. Veja abaixo nossas sugestões e aproveite!

Leia também: Proposta de intervenção: o que é e como incluir na redação

Gostou dessas inspirações de citações sobre educação?

Agora é continuar estudando a praticando o uso de citações na redação para conseguir um ótimo resultado! Geralmente, a redação deve ter no mínimo de 7 linhas e o máximo de 30. Lembrando que além da estrutura básica do texto, ao final você deve elaborar uma proposta de intervenção para a resolução ou minimização do problema apresentado.

Se você tem dúvidas sobre como escrever uma redação no Enem e as cinco competências avaliadas, veja exemplos de redação nota mil e o passo a passo. E, claro, continue lendo mais conteúdos sobre educação no blog Vai de Bolsa.

E lembre-se que na plataforma do Vai de Bolsa você pode procurar pelo curso de graduação de seu interesse nas principais instituições de ensino do Brasil, e com possibilidade de bolsa de estudo de até 70%. Vale a pena acessar e conferir.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.