Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Proposta de intervenção: o que é e como incluir na redação do Enem!

Ter uma redação com nota máxima no ENEM aumenta bastante as suas chances de entrar no curso desejado. Afinal, esse item corresponde a 20% da nota da prova e indica algumas das qualidades mais bem avaliadas pelos corretores. Com isso, a proposta de intervenção, um dos elementos mais importantes da redação, precisa ser bem compreendida e desenvolvida.

De forma objetiva, a proposta de intervenção é a estrutura que você vai apresentar para resolver o problema indicado pelo tema do texto. Com isso, depois de ter apresentado argumentos convincentes e feito uma base coesa e bem organizada com as suas ideias, deve mostrar uma solução para aquela situação.

Na prática, esse momento é fundamental para expor como você tem conhecimento sobre a organização de poderes no país e que consegue pensar em formas de melhorar dilemas da sociedade. Se fizer uma boa proposta, pode conseguir 200 pontos valiosos para sua avaliação. Bora entender como funciona a proposta de intervenção?

Leia também: Guia para fazer uma boa redação dissertativa

Como é a estrutura de uma redação do ENEM?

Quem está se preparando para o ENEM sabe muito bem como a redação dita o sucesso para o exame. Isso porque o texto vale 1.000 pontos, ou seja, 20% da nota total. Percebe como os avaliadores consideram a redação essencial? E isso não é à toa. Com ela eles vão compreender como você enxerga o mundo e se consegue desenvolver suas opiniões e conhecimentos em texto.

Além disso, essa ferramenta avalia se sua ortografia está em dia, se sabe o uso dos porquês, como usar a crase e outros elementos. E não vamos esquecer, coesão e coerência na hora de escrever também são levados em conta. É, realmente, uma forma de avaliação bem completa.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), a correção da redação tem como base cinco competências:

  1. Conhecimento completo da norma culta da língua portuguesa;
  2. Compreensão total do tema proposto;
  3. Saber defender seu ponto de vista, levando em conta a interpretação de informações e fatos, alinhando com suas opiniões e argumentos;
  4. Dominar os mecanismos linguísticos ligados à argumentação;
  5. Respeitar os Direitos Humanos.

O item 5 corresponde à proposta de intervenção. Isso significa que, ao apresentar sua solução para o problema, deve levar em conta todo o contexto social envolvido na questão e evitar argumentos rasos. Não dá pra resolver a fome no Brasil com a impressão de mais notas de dinheiro. Precisa ser algo inteligente, crível.

Proposta de Intervenção: efeitos na redação

Na introdução você já leu como a proposta de intervenção é destinada para apresentar soluções aos problemas envolvidos com o tema. Assim, nela o aluno vai mostrar ações inovadoras ou simplesmente funcionais para resolver dilemas e melhorar a sociedade, de uma forma geral.

Vamos pegar um tema aleatório, acesso à cultura, por exemplo. Com ele, o estudante precisa encontrar maneiras, bem embasadas e desenvolvidas, para ampliar a possibilidade da população ter mais contato com produções culturais ou eventos do tipo. E o importante, nesse caso, é que essas maneiras casem com as ideias e o contexto apresentado durante o texto. Ou seja, você precisa sempre manter uma base e não fugir dela.

A proposta de intervenção vai concluir a sua redação e é o item capaz de mostrar a sua capacidade de tomada de decisão, a partir das questões levantadas durante sua fala.

O que deve ter numa Proposta de Intervenção?

Como esse item está relacionado aos Direitos Humanos, fugir dessa ideia vai te dar um problemão. Ou seja, ao abordar a temática, avalie as situações e não utilize soluções extremistas ou simples. Afinal, se é um tema do ENEM, não é algo que possa ser resolvido com conceitos rasos. Seja empático! Pense o porquê aquilo está sendo discutido e leve em consideração todas as partes envolvidas.

Por exemplo, ao falar da população indígena e como o Brasil lida com as terras destinadas a esse grupo, não vá falando como eles deveriam ser introduzidos à nossa sociedade e esquecer seus costumes. Isso vai pegar muito mal com os avaliadores. Você vai diminuir o problema e mostrar como vê as situações sobre uma ótica apenas.

Por isso, construa com cuidado a sua proposta. Você vai precisar de argumentos convincentes e bem embasados, respeitando as diversas formas culturais e experiências de cada população ou grupo social.

Preciso reinventar a roda?

Calma! Não precisa ser algo super inovador e totalmente inédito. Você tem um limite de linhas a cumprir e não dá pra desenvolver tantas coisas. O mais importante é apresentar algo com aplicação, ou seja, que possa ser feito a partir das bases da nossa sociedade e dentro da legalidade. Usar algo de exemplo, feito no passado, é uma forma legal de destacar sua ideia, pois assim o avaliador entende a sua linha de raciocínio e você estará falando sobre uma coisa já testada antes.

Como avaliam a proposta?

Os avaliadores levam em consideração muitos critérios para determinar as pontuações. Claro, eles seguem orientações diretas do MEC para isso. Abaixo deixamos as pontuações e o critério de cada uma:

  • 200 pontos: proposta bem elaborada e concordando plenamente com tema;
  • 160 pontos: proposta bem desenvolvida e com relação às ideias do texto;
  • 120 pontos: elaborado de forma mediana, mas com relação às ideias do texto;
  • 80 pontos: proposta insuficiente ou pouco relacionada às discussões da redação;
  • 40 pontos: tem uma proposta vaga;
  • 0 ponto: sem proposta de intervenção ou o item fugiu completamente do tema.

Como fazer uma Proposta de Intervenção?

Bom, antes de qualquer coisa, você precisa planejar o que vai apresentar no texto antes de sair escrevendo. Tenha bons argumentos e use fatos da atualidade como seus melhores amigos. Depois de arquitetar a estrutura, é hora de implementar a sua proposta. Para isso, vai precisar ter em mente quatro elementos essenciais nesse item:

  1. O que deve ser feito;
  2. Quem vai realizar a ação;
  3. Como a proposta pode ser colocada em prática;
  4. Qual o resultado esperado com ela.

Parece muita coisa, mas você pode incluir cada elemento em poucas palavras e de forma bem eficiente. Agora, vamos te mostrar como desenvolver a proposta, a partir de cada item:

1. O que deve ser feito?

Essa é a primeira coisa a se definir. O que, efetivamente, precisa ser feito para resolver o problema? Uma política pública, novas leis, projetos sociais ou campanhas de conscientização são alguns exemplos interessantes. Não pode ser algo vago, como “medidas devem ser tomadas pelas autoridades”. O estudante precisa mostrar repertório para bolar uma ação concreta.

2. Quem vai realizar a ação?

Quem pode assumir e resolver o problema? É uma organização do governo, os deputados, senadores ou o Presidente da República? São entidades privadas ou ONG’s? Você tem várias opções para escolher, mas defina aquela que tem relação ao problema.

Uma dica é nunca escolher apenas um órgão para assumir a questão. Divida a responsabilidade entre o governo e outras entidades e mostre como você enxerga além da obviedade.

3. Como será colocado em prática?

Esse item é particularmente importante, pois mostra como você colocaria a proposta em prática. Vamos pegar o exemplo de antes, o acesso à cultura. Como promover essa questão, como fazer as pessoas terem mais contato com produtos culturais? Por meio de projetos para levar espetáculos a lugares com pouco acesso, por exemplo. Ou mobilizando deputados e vereadores para desenvolverem projetos de lei que promovam a questão.

4. Qual o resultado?

Depois de pensar nos detalhes acima, é importante ter um desfecho, ou seja, falar qual o efeito dessa proposta na sociedade. Se você mostrar os objetivos a curto, médio e longo prazo, por exemplo, vai indicar aos avaliadores que sua linha de raciocínio tem um destino bem definido, um horizonte. Assim, conseguirá fazer um proposta bem estabelecida.

Leia mais: Redação do Enem 2021: veja exemplos de nota mil e o passo a passo

Entendeu como funciona a Proposta de Intervenção?

Com certeza ficou mais fácil de tirar nota máxima na redação do ENEM, hein? É só seguir as dicas acima, respirar fundo e arrasar na prova. Continue acessando o Vai de Bolsa e confira outros textos sobre ENEM, educação e estudos.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.