Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Como desenvolver a proatividade em 5 passos

Se você é alguém que precisa de um empurrãozinho para tomar uma atitude, saiba que esse problema tem hora para acabar. Para isso, é preciso saber como desenvolver a proatividade. Essa habilidade é muito bem observada pelas empresas. As organizações costumam buscar profissionais que tenham esse perfil. Isso porque pessoas com essa habilidade têm inclinação para cargos de liderança.

Em suma, ser proativo garante que se tome iniciativa diante dos problemas e se resolva de modo prático e rápido, antes de que vire uma bola de neve. É também algo que não adianta apenas citar no currículo.

Para saber como desenvolver a proatividade, vamos dar cinco passos bem interessantes neste post. Certamente você poderá extrair algum conteúdo ou dica que poderá dar uma guinada em suas atitudes pessoais. Para isso, não é preciso muito sacrifício, basta ter um pouco de autoconfiança, motivação, foco e gostar de encarar desafios.

Confira!

Como desenvolver a proatividade

Embora as empresas busquem muito um profissional com essa característica, vale lembrar que ela não é útil apenas no meio corporativo. Mas também na vida pessoal ou estudantil. Já pensou que frustrante é ficar observando as coisas acontecerem sem tomar uma atitude? Ou deixar os problemas tomarem conta de forma que seja irremediável?

Esconder os problemas não resolve nada. Muitas vezes isso pode trazer diversos problemas para sua vida tanto pessoal, quanto profissional. Isso faz apenas que a pessoa se desmotive e não seja notada, ocasionando em um profissional frustrado. Alguém que não tem voz dentro da empresa que trabalha ou cargo que exerce.

Vale lembrar que isso pode acarretar na perda de oportunidades para crescer na carreira, por exemplo. Na maioria das vezes, essa atitude se manifesta pelo simples medo de se antecipar e tomar medidas. Essas atitudes podem ser práticas e fáceis de serem aplicadas nos mais variados momentos.

Portanto, para para ser proativo é preciso antes de tudo ter atitude e antever os problemas. Mas para muitas pessoas, essa não é uma habilidade muito fácil de ser desenvolvida. Por isso, é necessário acompanhar os passos a seguir e trabalhar aquilo que está carente nas suas habilidades pessoais.

O que é ser proativo

Uma pessoa proativa é aquela que toma decisões de maneira responsável, não tem medo de se expor ou assume as consequências do erro quando ocorre. Essa também é uma habilidade muito requisitada para quem deseja seguir um cargo de líder ou gestão.

Vale lembrar também que desenvolver a proatividade é uma habilidade fundamental para quem deseja se destacar nos estudos. Pois, geralmente, aquele que tem um bom desenvolvimento dessa habilidade, é muito notado e consegue alçar lugares onde quem é desmotivado não consegue.

Portanto, a proatividade é um dos principais fundamentos de quem é bom profissional e responsável com a vida pessoal. E acredite, ela pode ajudar você em uma entrevista de emprego ou até mesmo para conseguir melhorar de carreira.

Alguns passos para desenvolver a proatividade

Nem sempre é muito fácil a pessoa ter autoconhecimento suficiente para se dar conta de que falta proatividade nas suas atitudes gerais, e isso não se aplica apenas na vida profissional.

Confira a seguir alguns passos que podem lhe ajudar a fortalecer esse lado e descubra tente descobrir um potencial que era desconhecido até então em você.

1- Ter atitude

Para quem deseja ter mais proatividade, esse é um quesito primordial. A tomada de atitude é o ponta pé inicial para demonstrar se a pessoa é proativa ou não. Mas saiba que é preciso ter cautela com essa habilidade. Pois, muitas vezes, a pessoa pode colocar a carruagem na frente dos bois e cometer uma barrigada.

Ter atitude não significa agir antecipadamente só por agir. Para tomar uma decisão assertiva é preciso muita análise das condições e o contexto que as coisas estão andando. Para isso, é preciso que você tenha certeza e bastante conhecimento da real situação que necessita de uma ação.

No entanto, é fundamental utilizar outra habilidade junto com essa, que é a reflexão. Pensar antes de agir é fundamental na hora de tomar uma decisão bem sucedida. Portanto, pratique e estude bastante essa capacidade para obter sucesso em todos os segmentos da sua vida.

2- Defina as prioridades

Se a maioria das pessoas tivessem a mentalidade de medir o tempo em que desperdiçam com tarefas improdutivas, que não levam o indivíduo a lugar algum. Ou se avaliassem também a quantidade de energia que investem em projetos que não agregam nenhum valor real à formação, carreira ou vida profissional, certamente, ficariam espantadas.

Por isso, é importante decidir aquilo que deve ser prioritário ou periférico. Essa é a ferramenta essencial para que a pessoa tome uma decisão certa nos diversos segmentos em que está inserida.

Para desenvolver bem esse passo, é fundamental ter um senso crítico afiado e autoconhecimento, isso possibilitará entender como está o fluxo de trabalho e estudos e perceber aquilo que é irrelevante, e que possa ser eliminado das atividades diárias ou remanejar para fragmentos de tempo menores, certamente isso fará com que o tempo seja otimizado.

Ao definir o que é prioridade, aprenda a delegar as tarefas e planejar um roteiro que torne sua vida mais produtiva.

3- Busca constante de eficiência

O perfil de quem é proativo é aquele em que a pessoa encontra a solução de maneira eficiente, sem danos colaterais. Para desenvolver esse passo, é fundamental criar um plano de ação, estudar e avaliar o contexto em que as coisas estão correndo.

Para isso, adiante aquilo que for necessário e que é possível, isso fará com que sobre tempo para resolver problemas que ainda não estão no alcance de serem solucionados.

Para os problemas mais difíceis, não deixe de estudar e focar naquilo que está pendente, uma hora a solução virá. Também é importante planejar se é necessário remanejamento de pessoal, horário, material, entre outros e nunca deixe de dialogar com os outros para obter ajuda e avalie constantemente quais procedimentos funcionam e elimine aqueles que são dispensáveis.

4- Antecipe os problemas

Essa é uma competência bem interessante de ser desenvolvida. Um bom gestor nunca deixa a peteca cair ou é pego de surpresa, pois na maioria das vezes ele já esperava que determinada ação geraria uma consequência.

Para desenvolver esse passo, é preciso bastante estudo e planejamento. Para isso, invista o seu tempo em cursos da área em que você exerce uma carreira ou estuda.

Ao antecipar os problemas, você terá poder de ação e poderá criar soluções eficientes, minimizando os possíveis impactos que o problema que está por vir venha causar. Portanto, se algo der errado e você estiver preparado pensará em um plano alternativo para contornar o problema.

5- Pense de maneira criativa

Muitas vezes as soluções não são evidentes e para resolver problemas que não são previsíveis, a criatividade pode ser uma ótima ferramenta. Vale lembrar que criar não é uma tarefa muito fácil, pois envolve uma série de questões cognitivas. Para desenvolver melhor a criatividade, é preciso buscar maneiras alternativas de enxergar as coisas.

Para isso, talvez seja interessante recorrer a profissionais mais experientes ou de outras áreas, ou ainda investir em cursos e estudos, que podem fornecer a você insights de modo que instigue deixe mais aguçado o pensamento criativo.

Uma grande aliada para essa questão pode ser a própria arte, estude sobre os diversos segmentos que atravessam essa categoria e aprenda mais com os artistas.

Ao estudar mais sobre as diversas manifestações da arte, além de instigar a criatividade, fará muito bem a você, fazendo com que alguns problemas sejam até esquecidos, por exemplo.

Leia mais: Os cinco melhores cursos para quem é criativo

Conclusão

É através da proatividade que a pessoa deixa de ser coadjuvante e toma o papel de protagonista e isso costuma ser bem visto pelas empresas.

Portanto, desenvolver a proatividade pode fazer de você uma pessoa melhor e um profissional diferenciado. Alguém que toma atitude de maneira responsável e eficiente, sem o risco de que deixe os problemas acumularem de modo que uma situação seja irreversível. Agora que você conhece sobre alguns passos que ajudam a desenvolver a proatividade, o resto é com você.

Se você gostou desse assunto e tem interesse por outros da área da educação, mercado de trabalho ou curiosidades, Não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.