Ter uma rotina de estudos eficiente e produtiva depende, em grande parte, de uma boa gestão do tempo e produtividade. Para quem trabalha ou precisa aproveitar momentos de estudos intensos (final de semestre, período de provas e trabalhos etc.) Saber estudar faz toda a diferença.
Para isso, é preciso dividir bem os períodos de lazer e de estudos, evitar a procrastinação e organizar bem suas listas de tarefas, entre outras medidas.
Mas como colocar isso em prática? Preparamos uma lista de dicas fundamentais para você fazer uma boa gestão do tempo e produtividade para os estudos em seu dia a dia. Acompanhe!
Veja também sobre o Método japonês Kaizen de produtividade!
Gestão do tempo e produtividade: como fazer?
Isso não é algo unânime, mas em geral temos dificuldade em nos autofiscalizar. O que isso quer dizer? Simplesmente que é complicado nos darmos prazo ou deixarmos de fazer uma atividade de lazer para cumprir uma obrigação. É a partir daí que surge a procrastinação
Para evitar o hábito de adiar atividades importantes e fazer seus estudos renderem, seja para o vestibular, concurso ou mesmo durante a faculdade, é necessário criar formas de gerenciar seu tempo diário.
Para isso você precisa ter planejamento, trabalhar a organização e manter o foco. Por isso, confira nossas dicas para melhorar sua gestão do tempo e produtividade
1. Evite a procrastinação para uma boa gestão do tempo e produtividade
Sabendo minuciosamente a situação de seus horários, está na hora de evitar os momentos de procrastinação e baixa produtividade. Reflita sobre o que te distrai mais dos estudos.
Televisão? Celular? Amigos e familiares? O ideal é se isolar dessas distrações, principalmente nos momentos de estudo. Desligue o celular, evite estudar em lugares muito barulhentos e cheios de distração. Certifique-se de que seus familiares e amigos estão cientes da importância de seu momento de estudo e o respeitem.
2. Use uma agenda para organizar seus compromissos de estudo
Além de um calendário semanal de estudos, algumas pessoas utilizam uma agenda para organizar melhor suas tarefas e compromissos.
Ainda que elas não estejam diretamente relacionadas aos estudos como tarefas do trabalho, por exemplo. Ter uma agenda é uma forma de manter a gestão do tempo e produtividade no trabalho, para executar todas as tarefas e não deixar nenhuma pendência que possa te atrapalhar nos momentos em que você se dedica ao que foi visto nas aulas.
Além disso, uma agenda oferece boas soluções para quem vive esquecendo compromissos acadêmicos como provas, trabalhos e exercícios.
3. Faça pausas e intervalos programados
Você já tentou estudar 3 horas seguidas, sem intervalos? Provavelmente não conseguiu e teve que fazer algumas pausas. Isso ocorre porque nosso cérebro precisa de intervalos programados de descanso, ainda que sejam curtos (de apenas 5 minutos, por exemplo).
Procure fazer isso a cada uma hora de estudos. Beba água, estique o corpo e desligue-se dos livros por alguns minutos. Quando voltar, você terá mais energia e disposição. Os níveis de concentração também melhoram, basta experimentar!
4. A capacidade de dizer não aumenta a gestão do tempo e produtividade
Por vezes, no trabalho nos encontramos em situações em que nos é requerida alguma atividade extra. Porém, quando temos conhecimento de nossa capacidade, sabemos o que é ou não possível de ser realizado.
Quando estamos engajados em uma tarefa cuja realização demora 5 horas, por exemplo, sendo que o fim do expediente termina em 5 horas, não é possível acrescentar nenhuma outra tarefa.
Para os estudos, a lógica é a mesma! Se você se propõe a estudar 4 horas por dia, o ideal é manter esse horário sem nenhuma atividade paralela. Se precisar fazer algo extra organize sua semana para realizar outro dia.
5. Tenha objetivos e metas para melhorar sua gestão do tempo e produtividade
Reflita sobre qual caminho quer seguir. Dessa forma, a gestão do tempo se realizará de forma benéfica para o indivíduo.
O autoconhecimento permite saber o que é ou não importante para você. Ao estipular objetivos e metas deve-se, também, ter em mente o que desejamos para nosso futuro.
As tarefas que chegam até nós durante o dia-a-dia, seja no trabalho, na faculdade ou em casa, são as tarefas do cotidiano.
Entretanto, é preciso estabelecer um tempo para focar em tarefas de médio e longo prazo. Como se dedicar àquele curso que incrementará seu currículo, auxiliando a te destacar no mercado de trabalho.
6. Encontre um bom local para estudar
Sabe uma coisa que pode dificultar muito a sua gestão de tempo e produtividade? Não ter um espaço adequado para estudar. Isso faz com que você perca tempo todos os dias para organizar um local, encontrar seus materiais e, finalmente, fazer seu estudo render.
Diante disso, tente encontrar um espaço que seja limpo, iluminado, arejado e silencioso. O ideal é tentar evitar distrações na hora de estudar. Essa é outra dica essencial para que o seu tempo seja bem aproveitado.
Locais barulhentos, muito movimentados e cheios de tentações. Como músicas tocando, gente conversando, televisões ligadas ou celulares apitando normalmente tiram a nossa atenção.
Bibliotecas e salas coletivas podem ser uma boa opção. No entanto, devem seguir algumas regras e que não façam você perder muito tempo (se tiver que ficar no trânsito, por exemplo).
Se for estudar em casa, procure uma mesa e uma cadeira confortável e que favoreçam o seu rendimento. Já que até mesmo estudar deitado na cama ou no sofá pode acabar atrasando sua vida e prejudicando seus resultados.
7. Utilize recursos a seu favor para otimizar a sua gestão do tempo e produtividade
Hoje em dia dispomos de uma série de recursos que facilitam a nossa vida, certo? A tecnologia é um grande exemplo disso. Contar com os equipamentos eletrônicos, aplicativos e com a internet ajuda muito a otimizar nossa gestão do tempo e produtividade.
Sendo assim, avalie o seu tempo, você pode utilizar a tecnologia para melhorar seu desempenho. Por exemplo, fazer compras e pagar contas online reduz o tempo que você gasta em filas ou se deslocando de um local para outro.
Outra dica é otimizar o tempo que você leva até o trabalho, por exemplo. Ouvir algum podcast, ler um livro no transporte público ou até mesmo ficar bem informado ouvindo notícias pelo rádio são ótimas opções.
8. Ócio produtivo
Você pode não ter pensado nisso ainda, mas outro fator que é capaz de atrapalhar muito a produtividade é a sua condição física e psicológica. Muitas vezes ficamos tão focados em um objetivo que os meios que adotamos para alcançá-lo acabam nos deixando esgotados.
Conciliar a vida profissional, acadêmica e pessoal nem sempre é fácil. Mas os momentos de descanso e diversão são muito importantes para manter a disposição e a capacidade cognitiva em alta.
Quando isso não acontece, o processo de aprendizagem e memorização costuma ser bastante afetado. Além disso, o rendimento no trabalho também. Isso significa que a sua saúde e bem-estar devem ser prioridades.
Tire um dia para descansar sem culpas! É importante mantermos esse tempo para nós mesmos, sem pensar em vestibular, concursos ou outras provas.
9. Divida o tempo entre leituras, revisões e exercícios
O planejamento com as metas já está pronto e, agora, você precisa entender como dividir seu tempo na prática. Afinal, só ler os conteúdos e teorias pode não ser suficiente para compreender algumas disciplinas.
Pense em uma fórmula de física bastante complexa. Quanto tempo você gastaria para entender os conceitos? E para fazer os exercícios? Sobrariam alguns minutos para revisá-los?
Para melhorar seu rendimento e sua gestão do tempo e produtividade, é preciso segmentar as horas do dia de acordo com cada atividade que será realizada. Isso porque, certas matérias podem tomar mais tempo do que outras. Além disso, não separar um período para exercícios e revisões tende a ser prejudicial para a apreensão do que foi estudado.
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