Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Como evitar problemas na faculdade

Passar no vestibular é o sonho de muitos jovens e adolescentes. Mas, em muitos casos, o estresse vem depois do vestibular, com os problemas na faculdade. Depressão, ansiedade, dificuldade de adaptação à nova rotina e excesso de trabalho e responsabilidades são alguns exemplos de problemas que universitários podem desenvolver na faculdade. Entenda como evitá-los, para ter uma vida mais saudável. 

Problemas de estresse na faculdade

Felipe Moretti, pesquisador da USP – Universidade de São Paulo, realizou um estudo em conjunto com o Hospital da Universidade (HU), sobre o estresse que estudantes da rede privada poderiam sofrer. Em primeira instância foram analisados 102 estudantes. O resultado foi chocante: apenas um estudante não apresentava algum tipo de estresse. Segundo Moretti “Fomos atrás de mais membros para a pesquisa e o resultado foi ainda mais alarmante. Cerca de 90% do grupo sofria de algum tipo de estresse que pudesse ser perigoso à saúde”.

Para o pesquisador, existem vários fatores que aumentam o estresse, causando problemas na faculdade para os universitários. Um dos problemas é relacionado ao ensino e a forma como ele é aplicado hoje em dia.

“A maioria dos pesquisados evidenciou que a razão do seu estresse envolvia o seu curso e a universidade. Isso demonstra um problema na forma como atualmente o conhecimento é transmitido. Ele é entendido como um produto, de forma a ser produzido em larga escala, através de fichamentos, trabalhos e provas que tornam uma atividade que deveria ser envolvente em maçante”, disse Moretti ao jornal da USP.

O ideal é que o estudante busque formas de manter a vida saudável e que a universidade encontre meios de proporcionar atividades de relaxamento ou extracurriculares que ajudem na qualidade de vida do universitário. Manter contato com amigos e parentes, tendo uma vida social ativa, com atividades físicas em seu tempo livre, ajuda muito.

Existem algumas formas de evitar que esses problemas na faculdade se tornem um pesadelo na sua vida, abaixo você encontra algumas dicas. 

Escolha um curso de que realmente goste

Sabemos que escolher o curso não é nada fácil. Normalmente os estudantes sofrem pressão ainda no Ensino Médio para decidirem qual curso vão escolher. A decisão muitas vezes pode ser impensada ou baseada em superficialidades, como salários altos ou profissões de prestígio social.

Porém, existem muitas coisas que o estudante deve levar em consideração na hora da escolha. Pense na rotina que o curso lhe proporcionará, e como você poderá utilizar aspectos da sua personalidade no dia a dia. Converse com veteranos e com profissionais da área para ter certeza que será a escolha certa. 

Estar num curso que não gosta, com uma rotina desgastante pode ser muito prejudicial, causando desânimo, frustração, ansiedade e até mesmo depressão. Além disso, os estudantes que mesmo assim concluem a faculdade, podem ter uma carreira profissional decepcionante, pois não conseguem sentir prazer no dia a dia de trabalho. 

Não estude apenas na véspera de provas

Estudantes que possuem uma rotina de estudo frequente, não precisam passar noites em claro em véspera de prova. Para isso, utilize um cronograma de estudos, assim como os vestibulandos costumam usar. 

Sendo assim, separe um tempo durante a semana para rever todo o conteúdo passado. Estude com frequência, para que esta atividade se torne um hábito. Dessa forma, você realmente vai adquirir conhecimento, e não apenas decorar o conteúdo para a prova. Seu aproveitamento profissional também será melhor, pois você realmente aprenderá o conteúdo. 

Mantendo uma rotina de estudos, não será necessário passar a noite estudando antes da prova. Isso significa que você poderá ter uma boa noite de sono, estando descansado para realizar o exame. A ansiedade que normalmente ataca os estudantes antes dos exames, também pode ser menor, pois você estará descansado e mais confiante com o conteúdo. 

Não esqueça de estudar todas as matérias, e não apenas as que você gosta mais, ou tem mais afinidade. Separe um tempo de qualidade para estudar as matérias que você considera chatas, ou mais complicadas. 

Equilíbrio é tudo

É certo que a época da faculdade é um momento de extremos: alunos estudam demais, dormem pouco, bebem muito, entre outros. Então, buscar o equilíbrio é uma tarefa importante.
Equilibre os seus horários, para que você consiga aproveitar ao máximo tudo que a vida universitária pode te proporcionar. Separe horários para estudo, para atividades extracurriculares, festas, descanso e momentos para lazer e esportes. Não esqueça que cuidar da sua saúde é muito importante, e fará com que você tenha disposição e equilíbrio para aproveitar tudo que há de bom neste momento. 

Alimente-se bem e tenha bons hábitos

Muitos universitários precisam se adaptar à nova rotina longe de casa, e muitas vezes isso significa ter que aprender a fazer sua própria comida. E aí, com a rotina corrida de estudos, apelam para comidas industrializadas, como o famoso miojo.

Porém, manter uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e nutrientes é essencial para quem possui uma vida corrida e precisa estar na sua melhor performance para estudos e atividades. Passar anos com uma alimentação à base de comida industrializada, hiper calórica, sem atividades físicas e sem uma rotina de sono adequada, pode levar a sérios problemas de saúde no futuro. 

Sendo assim, separe um tempo na sua semana para se dedicar à sua alimentação. Se desejar, cozinhe em quantidades maiores e congele. Dessa forma, você pode descongelar “marmitinhas” durante a semana, tendo uma alimentação saudável e prática. Cuidar da alimentação é também cuidar da sua saúde. Além disso, faça uma consulta médica pelo menos uma vez ao ano, para se certificar que está tudo bem. 

Busque ajuda profissional

Problemas psicológicos na faculdade, como ansiedade e depressão, devem ser tratados de maneira séria. Porém, muitas pessoas não buscam ajuda e passam anos sofrendo com problemas na faculdade, que vão se agravando. 

Manter uma vida saudável e uma rotina controlada ajuda muito na vida universitária. Mas, muitas vezes é necessário buscar uma ajuda profissional. 

Karen Graner, um das psicólogas responsáveis por um estudo realizado na Universidade Estadual Paulista (Unesp) chama a atenção para outros fatores: “A percepção dos alunos sobre sua vivência na universidade pode influenciar a sensação de bem-estar. Chamo aqui a atenção também para fatores que ainda vêm sendo pouco investigados, como a percepção de discriminação social, de violência escolar, como a prática do trote, problemas atuais nas universidades brasileiras e que podem favorecer ou intensificar o sofrimento entre os estudantes”.

Busque na sua universidade centros de apoio e ajuda de um psicólogo, caso perceba sinais de depressão ou ansiedade. Além disso, a revista Galileu fez uma lista de instituições que oferecem serviços gratuitos relacionados a psicologia. Encontre o que está mais próximo de você e cuide da sua saúde mental. 

É extremamente importante que durante a sua vida acadêmica você tenha saúde mental para conseguir ter um desempenho satisfatório. Manter a saúde mental num período como este também te ajudará a se conhecer melhor e te dará mais estabilidade para entrar no mercado de trabalho quando este período se concluir. 

Encontre mais dicas e informações sobre a vida acadêmica no Blog Vai de Bolsa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.