Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Como fazer uma redação dissertativa em 3 passos simples

Elaborar uma boa redação pode fazer com que você tenha excelentes chances de ir bem em uma prova, principalmente se for de vestibular, o que possibilita garantir um futuro profissional de muito sucesso. Mas a dúvida que fica é como fazer uma redação dissertativa, aquela normalmente solicitada nessas provas.

É exatamente o que vamos descobrir aqui. Por isso, é importante conhecer quais são os tipos dessa redação e algumas técnicas fundamentais para se destacar na prova, aumentando suas chances de ganhar uma boa nota.

Então, se você quer ficar por dentro desse assunto continue a leitura aqui no Vai de Bolsa e conheça mais detalhes sobre o que é uma redação dissertativa e como fazer um texto desse tipo.

Leia mais: Tema de redação do Enem: o que pode cair e como se preparar?

O que é uma redação dissertativa?

O texto escrito de maneira dissertativa é aquele que usa de argumentos para explicar a sua ideia sobre um determinado tema proposto. Inclusive, este é um gênero textual existente muito solicitado em provas como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), vestibulares e até em processos seletivos.

Sendo assim, é muito importante ter conhecimento deste tipo de redação para saber qual a melhor forma de elaborá-la para alcançar a sonhada nota 10, ou quem sabe a nota 1000, se tratando do Enem.

A partir de uma redação dissertativa-argumentativa, por exemplo, quem está avaliando o texto pode ter uma noção melhor da sua escrita e também do poder de convencimento que possui, baseado no tema proposto.

Usando esse tipo de texto para uma avaliação, o revisor pode entender melhor como funciona o raciocínio lógico do candidato, sua argumentação, além de seus conhecimentos e visão de mundo. Além disso, também é possível analisar o domínio que ele possui da língua portuguesa. Por isso é importante revisá-lo e evitar erros de gramática.

Leia também: Citações para redação: 10 opções para utilizar no Enem

Tipos de redação dissertativa

  • Dissertativa-argumentativa: essa redação nesse formato, como o nome já sugere, permite que você argumente sobre algum assunto ou alguém, com o objetivo de convencer quem está lendo seu texto;
  • Dissertativa-expositiva: neste tipo, não há o objetivo de convencer quem está lendo, mas é necessário explicar os fatos, sendo fundamental a utilização de dados para embasar seu tema.

Como fazer uma redação dissertativa passo a passo?

Antes de iniciar uma redação é necessário estruturar suas ideias sobre o assunto proposto. Essa é a regra principal sobre como fazer uma redação dissertativa.

Mas uma dúvida muito comum entre os estudantes é como elaborar a sequência certa em uma redação dissertativa. É isso que vamos te contar logo abaixo:

1. Crie uma introdução para o assunto

A parte da introdução é fundamental no seu texto, primeiramente para você prender a atenção do leitor e, em segundo lugar, mas não menos importante, contar sobre o tema que vai dissertar.

Em seguida, saiba que para fazer uma boa introdução é necessário ler atentamente o tema proposto e elaborar as ideias que pretende desenrolar no texto. Pare, pense e escreva. Aposte no rascunho caso isso seja possível.

Veja também: Bolsa de estudo sem Enem: saiba como conseguir uma para fazer faculdade

2. Agora é hora de desenvolver o tema

Depois de falar sobre o seu tema, nessa parte você já estará no corpo do texto, onde deve destacar seus argumentos sobre o assunto. Lembrando que é necessário a coerência e não esquecer que seu texto precisa ter coesão, para ser claro a qualquer pessoa.

Em resumo, aqui será apresentada a sua tese, ou opinião sobre o assunto. É interessante usar pesquisas, caso saiba, para embasar e ajudar no poder de convencimento do seu texto.

É importante também não se esquecer do tempo de prova, caso esteja prestando o vestibular. A organização é fundamental.

3. Conclusão do texto

Como o nome já sugere, a conclusão tem por objetivo fechar seu texto, de preferência com chave de ouro. Para isso, é necessário organizar as ideias desenvolvidas ao longo da introdução e buscar uma solução para o tema proposto.

Tente elaborar essa conclusão dentro de um parágrafo, usando argumentos válidos e possíveis, de forma clara e objetiva, sem fugir do tema.

Saiba mais: Quer escrever melhor? 10 dicas para redação do Enem

Não deixe de testar sua escrita para aperfeiçoar sua redação!

Certamente, uma das melhores maneiras de desenvolver a sua escrita é treinando e lendo bastante. Para fazer uma boa redação dissertativa, a dica crucial é pegar temas propostos em vestibulares de edições anteriores e escrever sobre eles.

A partir disso, quando chegar na hora de realizar a prova você terá mais confiança para buscar a nota máxima e, depois que leu essas dicas do Vai de Bolsa, com certeza conseguirá uma excelente nota.

Aproveite para continuar navegando por aqui no blog e confira outras dicas imperdíveis tanto para melhorar a sua redação, quanto para conhecer mais sobre as áreas de atuações do mercado de trabalho.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.