A matéria de física pode ser um desafio para muitos alunos. Na escola, faculdade ou curso de especialização. Não importa muito o lugar, entender as leis de Newton vai ajudar você nessa missão. Saiba que existem três teorias. Juntas, elas explicam a dinâmica, ou seja, a maneira que envolve o movimento dos corpos.
Sendo assim, as leis de Newton vão explicar ou, pelo menos, teorizar, o motivo pelo qual os corpos permanecem em equilíbrio ou em movimento.
De acordo com essas teorias, o agente responsável pela mudança no estado de movimento dos corpos é chamado de força. A partir de então, se um dos corpos está sujeito a uma interferência diferente de zero, esse corpo vai adquirir uma aceleração e, consequentemente, uma variação de velocidade.
Quer entender melhor? Leia esse conteúdo até o final.
Conheça a 1ª Lei de Newton
Esse conceito também é frequentemente denominado como a Lei da Inércia. Existe uma definição original, veja abaixo:
“Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.”
Essa é umas das leis de Newton. Nesse primeiro caso, significa que as forças são capazes de produzir nos corpos alguma aceleração. No entanto, é importante considerar e também que quanto maior for a massa de um corpo, maior será sua inércia.
Por fim, esse conceito ainda destaca que um corpo em repouso tende, por sua inércia, a permanecer em repouso. Já um corpo que adquiriu um certo movimento, tende a manter constante sua velocidade.
Conheça a 2ª Lei de Newton
Também existe uma definição para essa lei. Ela é conhecida como Lei da Superposição de Forças ou como Princípio Fundamental da Dinâmica. O conceito original pode ser transcrito da seguinte maneira:
“A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é aplicada.”
Sendo assim, entre as leis de Newton, essa segunda diz que a força resultante aplicada sobre um corpo produz nele uma aceleração na mesma direção e sentido. Dessa forma, podemos concluir que um corpo só ganha movimento se outro objeto ou corpo aplicar nele uma força diferente de zero.
Conheça a 3ª Lei de Newton
Esse outro conceito também é conhecido como Lei da Ação e Reação. Veja a definição original:
“A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos.”
Considerando as leis de Newton, essa terceira reforça que sempre é preciso que dois corpos tenham alguma interação para produzirem forças de ação e reação. Além disso, é impossível que um par de ação e reação surja no mesmo corpo. Significa dizer que eles têm a mesma intensidade, mesma direção, porém, sentidos diferentes.
Exercícios para fixação dos conceitos
Agora que você entendeu os conceitos das leis de Newton, é preciso praticar. Por isso, separamos alguns exercícios que já foram aplicados em vestibulares ou em provas do Enem. As respostas estão no final de cada questão!
(PUC-MG) De acordo com a terceira lei de Newton, a toda força corresponde outra igual e oposta, chamada de reação. A razão por que essas forças não se cancelam é:
- a) elas agem em objetos diferentes.
- b) elas não estão sempre na mesma direção.
- c) elas atuam por um longo período de tempo.
- d) elas não estão sempre em sentidos opostos.
RESPOSTA – A
(PUC-MG) Considerando-se o conceito de massa, pode-se dizer:
- a) A massa de um objeto depende do valor da aceleração da gravidade.
- b) A massa depende da quantidade de material que constitui um objeto.
- c) A massa de um objeto depende da sua localização.
- d) Massa e peso são a mesma quantidade.
REPOSTA – B
(UNESP-SP) Uma das modalidades esportivas em que nossos atletas têm sido premiados em competições olímpicas é a de barco a vela. Considere uma situação em que um barco de 100 kg, conduzido por um velejador com massa de 60 kg, partindo do repouso, se desloca sob a ação do vento em movimento uniformemente acelerado, até atingir a velocidade de 18 km/h. A partir desse instante, passa a navegar com velocidade constante. Se o barco navegou 25 m em movimento uniformemente acelerado, qual é o valor da força aplicada sobre o barco? Despreze resistências ao movimento do barco.
RESPOSTAS:
– Pela equação de Torricelli — V2=Vo2 + 2.a.DS — 25=0 + 2. a. 25 — a=0,5m/s2.
– Pela equação fundamental da dinâmica — F = m.a — F = (100 + 60).0,5 = 160.0,5 =80 N
(UFPel) Analise a afirmativa a seguir:
Em uma colisão entre um carro e uma moto, ambos em movimento e na mesma estrada, mas em sentidos contrários, observou-se que após a colisão a moto foi jogada a uma distância maior do que a do carro.
Baseado em seus conhecimentos sobre mecânica e na análise da situação descrita acima, bem como no fato de que os corpos não se deformam durante a colisão, é correto afirmar que, durante a mesma,
- a) a força de ação é menor do que a força de reação, fazendo com que a aceleração da moto seja maior que a do carro, após a colisão, já que a moto possui menor massa.
- b) a força de ação é maior do que a força de reação, fazendo com que a aceleração da moto seja maior que a do carro, após a colisão, já que a moto possui menor massa.
- c) as forças de ação e reação apresentam iguais intensidades, fazendo com que a aceleração da moto seja maior que a do carro, após a colisão, já que a moto possui menor massa.
- d) a força de ação é menor do que a força de reação, porém a aceleração da moto, após a colisão, depende das velocidades do carro e da moto imediatamente anteriores a colisão.
- e) exercerá maior força sobre o outro aquele que tiver maior massa e, portanto, irá adquirir menor aceleração após a colisão.
RESPOSTA – C
(UNESP-SP) Sob a ação de forças convenientes, um corpo executa um movimento qualquer. Apontar a proposição incorreta. É necessária uma força resultante não nula;
- a) para por um corpo em movimento, a partir do repouso.
- b) para deter o corpo, quando em movimento
- c) para manter o corpo em movimento reto e uniforme
- d) para encurvar a trajetória, mesmo quando o movimento é uniforme
- e) para alterar a velocidade.
RESPOSTA – C
(UFC) Um pequeno automóvel colide frontalmente com um caminhão cuja massa é cinco vezes maior que a massa do automóvel. Em relação a essa situação, marque a alternativa que contém a afirmativa correta.
- a) Ambos experimentam desaceleração de mesma intensidade.
- b) Ambos experimentam força de impacto de mesma intensidade.
- c) O caminhão experimenta desaceleração cinco vezes mais intensa que a do automóvel.
- d) O automóvel experimenta força de impacto cinco vezes mais intensa que a do caminhão.
- e) O caminhão experimenta força de impacto cinco vezes mais intensa que a do automóvel.
RESPOSTA – B
(UFRS-RS) Considere as seguintes afirmações a respeito da aceleração de uma partícula, sua velocidade instantânea e a força resultante sobre ela.
I – Qualquer que seja a trajetória da partícula, a aceleração tem sempre a mesma direção e sentido da força resultante.
II – Em movimentos retilíneos acelerados, a velocidade instantânea tem sempre a mesma direção da força resultante, mas pode ou não ter o mesmo sentido dela.
III – Em movimentos curvilíneos, a velocidade instantânea tem sempre a mesma direção e sentido da força resultante.
Quais estão corretas?
- a) Apenas I.
- b) Apenas II.
- c) Apenas III.
- d) Apenas I e II.
- e) Apenas II e III
RESPOSTA – D
(UFOP-MG) Qual par de forças abaixo representa um par de ação e reação?
a) O peso do bloco e a reação normal da mesa sobre o bloco.
b) A força de atração que a Terra faz sobre um bloco e a força de atração que o bloco faz sobre a Terra.
c) O peso de um navio e o empuxo que a água faz sobre a embarcação.
d) Uma força horizontal puxando um bloco sobre uma mesa e a força de atrito da mesa sobre o bloco.
RESPOSTA – B
Agora que você está fera nas Leis de Newton, veja quais são os assuntos de física que mais caem na prova do Enem. Gosta desta disciplina? Então saiba tudo sobre o curso de física. Até a próxima leitura!