Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Português Enem: veja o que mais cai na prova e como estudar melhor

Português Enem

Base de aprendizado de outros conteúdos e fundamental para interpretação de todas as outras questões, a matéria de Língua Portuguesa é cobrada na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias do Enem. Para você ter uma ideia, o Português no Enem está presente em mais de 60% desta parte da prova. Por isso, é uma das disciplinas que mais preocupa os candidatos e exige dedicação nos estudos.

E você sabe os assuntos de português que mais caem na prova? O que cai em português no Enem? Um dos assuntos é a interpretação de texto e a temida gramática. Inclusive, dominar o português é fundamental para fazer uma boa redação no Enem.

É importante saber que esta prova engloba ainda as disciplinas de:

  • Artes; 
  • Educação Física; 
  • Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês); 
  • Tecnologias da Informação e Comunicação. 

Em resumo, estar com o português é fundamental para conseguir uma boa nota no Enem e conquistar a vaga no seu curso de graduação. Lembre-se que na plataforma do Vai de Bolsa você pode procurar pelo curso de graduação de seu interesse nas principais instituições de ensino do Brasil, e com possibilidade de bolsa de estudo de até 70%. Vale a pena acessar e conferir!

Bom, se você está se preparando para o exame, é fundamental que você dê uma atenção especial à Língua Portuguesa. E por isso preparamos um conteúdo especial, com os assuntos que mais caem no Português Enem, além de dicas de estudo para ajudar você e responder perguntas como quantas questões de português têm no Enem. Confira!

Leia também: Como usar a nota do Enem? Confira 6 opções para o seu futuro

O que você precisa saber sobre o Enem

Antes de falar sobre a disciplina de português para o Enem, é importante você saber que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Por causa da pandemia, o cronograma nos últimos anos sofreu algumas alterações e o modelo da prova ficou um pouco diferente.

A estrutura vem sendo a mesma já há algum tempo: 45 questões de múltipla escolha e uma redação dissertativa sobre um tema relevante socialmente. As provas são aplicadas em dois domingos seguidos, sendo o primeiro sobre a área de humanas e redação, e o segundo dia sobre exatas e biológicas. Essa divisão leva em conta tais linhas de conhecimento:

  • Códigos e suas Tecnologias; 
  • Linguagens;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias; 
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias; 
  • Matemática e suas Tecnologias.

Como é a prova de Português Enem

A prova de Português Enem é uma das que mais preocupa os candidatos. Principalmente porque é uma prova repleta de textos, alguns bem longos, e que exige muita interpretação e análise relacionadas aos acontecimentos da atualidade. Além disso, o Português cobrado no Enem é conhecido por ter um edital extremamente amplo, com foco na avaliação da capacidade de leitura e entendimento de mundo dos candidatos.

E muito mais do que a interpretação de um pacote de textos, a prova de Português do Enem possui enunciados complexos e longos, e que podem vir em formatos diversos, como:

  • Quadrinhos;
  • Tabelas;
  • Anúncios publicitários;
  • Infográficos e outros.

Não obstante, o domínio da norma culta da Língua Portuguesa é um dos eixos cognitivos do Enem e está presente em todas as provas. Por isso, estudar a Língua Portuguesa é o básico para qualquer candidato que deseja fazer a prova.

Leia também: Inscrição Enem 2022: conheça as datas e o cronograma

O que estudar em português para o Enem?

A resposta a essa pergunta vai impactar e muito nos seus estudos. Na verdade, a interpretação de texto é fundamental para o Enem, mas não é o único tema que o candidato deve prestar atenção e dedicar seus estudos. Conheça os 7 principais assuntos cobrados na prova:

1. Interpretação de texto

Como você já viu no início do nosso artigo, a interpretação de texto é cobrada não apenas na prova de Português do Enem, mas em todas as outras disciplinas. O motivo desse destaque é simples, porém bastante preocupante: metade dos brasileiros são considerados analfabetos funcionais justamente por não conseguirem interpretar o que está escrito.

E é por isso que a interpretação de texto é fundamental para quem quer entrar em curso superior. Para fazer uma boa prova de interpretação de texto é preciso fazer uma leitura atenta e conseguir decodificar e inferir corretamente as informações apresentadas.

Uma outra dica é manter o hábito da leitura em dia. Por isso, busque fontes de informações diversas: livros e apostilas didáticos, clássicos da literatura, notícias, blogs e revistas.

2. Interpretação de texto não verbal

São considerados textos não verbais charges, gráficos e imagens. E a interpretação dessas peças tem sido constantemente cobrada na prova de Português do Enem.

Em alguns casos, a questão aborda a interpretação apenas de imagens e em outros mescla também algum texto, como por exemplo as tirinhas. A dica é prestar atenção em cada detalhe da questão e também se habituar a acompanhar esse tipo de texto não verbal em seu dia a dia.

3. Domínio da norma culta

O domínio da norma culta é cobrado principalmente na prova de redação, e esse ponto equivale a 200 pontos da nota. No entanto, durante todo exame, o candidato precisa demonstrar o conhecimento das regras gramaticais da língua portuguesa.

4. Análise de discurso

A análise de discurso está relacionada a forma como o candidato percebe a estrutura de um texto e qual a sua intenção. Por isso, é recomendado que o aluno amplie seu repertório de leitura para que consiga identificar e entender os diversos tipos de texto e o contexto em que foram desenvolvidos.

5. Gêneros textuais

É preciso que o candidato conheça e saiba identificar as particularidades da cada gênero textual, como:

  • Textos narrativos;
  • Textos descritivos;
  • Textos expositivos;
  • Textos dissertativos.

As características de estilo e estrutura precisam ser estudadas e analisadas com precisão. Isso é necessário para que o candidato as reconheça, mas para que também construa seus textos conforme exigido.

6. Variação Linguística

O Brasil é um país com uma rica variação linguística e a prova de Português do Enem analisa o uso da língua em seus diversos contextos.

São consideradas as variações:

  • Linguagem formal
  • Linguagem não-formal
  • Linguagem oral
  • Regionalismo, entre outros.

É bom lembrar que, em muitos casos a variação linguística pode ser cobrada sendo relacionada a algum fato da atualidade.

7. Leitura e Artes

A Língua Portuguesa se entrelaça com outras áreas de conhecimento, como por exemplo as Artes. Geralmente cobrada na prova de Linguagem, a Artes exige do aluno o conhecimento sobre movimentos artísticos e de vanguarda, como o modernismo e as artes contemporâneas.

Museu do Amanhã português enem
Já pensou em fazer uma visita virtual a um loca de artes como um museu? Uma sugestão é o Museu do Amanhã

Além disso é comum encontrar questões que relacionam obras com contextos históricos de quando foram criadas.

8. Figuras de linguagem

As figuras de linguagem são recursos de estilo utilizados para tornar a comunicação mais atraente, além de facilitar a compreensão de mensagens. Também são muito cobradas em Português Enem. Entre as figuras de linguagem mais conhecidas, estão a metáfora, a comparação, a metonímia, a catacrese e a sinestesia.

Português Enem

Dicas de estudo para se preparar para o Português

A dica principal é ler bastante e com muita atenção. O hábito da leitura precisa ser cultivado e estimulado dia a dia. Além disso, é preciso também colocar em pauta a leitura de diversos conteúdos, como por exemplo: livros didáticos e apostilas, artigos científicos, notícias, análises, artigos da Internet, literatura brasileira e internacional, entre tantos outros.

Um outro ponto importante é se dedicar ao estudo da norma culta da língua. Esse conhecimento é fundamental para o Português Enem, para a prova de redação e também para a carreira acadêmica e profissional.

Confira outras dicas para você conquistar uma boa nota em Português no Enem:

  • Inicie os estudos o quanto antes;
  • Dê atenção ao conteúdo pedido no edital;
  • Foque no estudo dos assuntos que mais caem no Enem;
  • Resolva questões de edições anteriores;
  • Cronometre o tempo que você leva para realizar as provas de Português Enem de edições anteriores;
  • Fique atento e estude os temas da atualidade;
  • Pratique a escrita;
  • Busque identificar os gêneros textuais;
  • Leia blogs especializados e assista aulas e cursos na Internet.
coursera português enem
Plataformas de cursos com o Coursera podem ajudar a estudar Português para o Enem

Não se esqueça da revisão

Seja os exercícios praticados nos momentos de estudo, ou mesmo na hora da prova, reserve um tempo para revisar as suas respostas. Esse momento deve estar previsto nos seus estudos e ajudará você a identificar os pontos que precisam de sua atenção e maior dedicação . E durante o Enem, a revisão ajudará você a ter certeza de suas provas e a corrigir possíveis falhas antes do preenchimento do gabarito oficial.

O que estudar para o Enem em Português

Agora que você já conhece algumas dicas para estudar para Português para o Enem, vale a pena conferir essa lista rápida com um resumo dos assuntos que mais caem na prova:

  • Interpretação de texto;
  • Figuras de linguagem;
  • Síntese e resumo;
  • Ambiguidade;
  • Denotação e conotação;
  • Funções da linguagem;
  • Gêneros textuais;
  • Intertextualidade;
  • Norma culta e popular.

Gosta da disciplina de Português? Que tal uma graduação na área?

Se você tem afinidade com a Língua Portuguesa, pode usar esse conhecimento para trilhar uma carreira profissional na área, que tal? Um dos caminhos é cursar graduações que tenha relação direta com a disciplina. Você pode procurar pelos cursos na sua região e fazer a matrícula com a ajuda da plataforma Vai de Bolsa. Inclusive, com descontos que podem chegar a 70% na mensalidade. Vamos dar alguns exemplos por aqui:

Português Enem: o que estudar?

Ajudamos você a responder a esta pergunta? Portanto, prepare-se com antecedência, planejamento e foco para a prova. Agora é com você! Coloque a leitura em dia e aproveite os conteúdo do Vai de Bolsa para se preparar ainda mais para o Enem e garantir uma vaga no curso dos seus sonhos. 

Ah, e não esqueça de contar com a plataforma do Vai de Bolsa para pesquisar pelo seu curso de graduação nas melhores instituições de ensino do país, em com bolsas de estudo de até 70%. Vale a pena conferir!

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.