Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Séries redação Enem 2022: dicas para assistir antes de fazer a prova

séries redação do enem

Você sabia que os seriados da Netflix e outras plataformas de vídeos podem formar um grande arsenal de conhecimento e fornecer um bom repertório para usar na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)? Neste post, vamos mostrar algumas séries imperdíveis para citar na redação do Enem 2022, que podem inspirar você a escrever um bom texto e assim aliviar a tensão para a hora da prova. Há séries futurísticas, como Black Mirror, até de política, como O Mecanismo, que podem dar embasamento para bons textos.

Portanto, se você está nervoso com a prova de redação, fique tranquilo, que as séries podem ajudar você a relaxar e ainda aprender e tirar alguma lição que pode ser aplicada na hora de escrever o texto. Ou seja, você pode aprender com o seu entretenimento favorito! Então, que tal maratonar séries e, ao mesmo tempo, melhorar seu conhecimento para a prova de redação do Enem? Além disso, poderá citá-las na própria redação. Afinal, séries de TV contam como interdisciplinaridade na redação do Enem.

Então, se você procura por séries boas para colocar na redação do Enem, confira aqui as dicas!

Ah, e não esqueça de contar com a plataforma do Vai de Bolsa para pesquisar pelo seu curso de graduação nas melhores instituições de ensino do país, em com bolsas de estudo de até 70%. Vale a pena conferir!

Leia também: Como fazer uma boa redação? Confira dicas para arrasar nos textos

Séries para a Redação do Enem: atualize seu repertório sociocultural

Nada como conciliar lazer e aprendizado. Sendo assim, você poderá garimpar alguma informação através dos seriados de forma leve e descontraída. O benefício disso pode ser relaxar e aliviar a tensão para a hora da prova ou até mesmo desligar-se um pouco dos estudos e dar uma oxigenada nas ideias e ainda aproveitar esse momento de lazer para aprender.

Esse exercício é o que chamamos de ampliar o repertório sociocultural. Ou seja, buscar conhecimentos e referências para os textos em filmes, séries, livros, pesquisas, documentários, entre outras fontes. Todas são ferramentas que podem ser transformadas em poderosos argumentos para a sua redação, além de reforçarem a sua opinião.

Para você ter uma ideia, o repertório sociocultural é um critério de avaliação da redação do Enem, na Competência 3, que compreende na capacidade do candidato em unir informações ao encontro das suas ideias.

Além disso, pode se fazer alusão a series na redação do Enem para deixar o texto mais atraente e reforçando a argumentação. Mas como citar uma série na redação do Enem? Basta fazer uma ligação direta com o tema a ser tratado na redação. Mas vamos detalhar melhor esse assunto a seguir.

netflix séries para redação enem
Netflix é um celeiro de séries ótimas para você se informar para a Redação do Enem 2022

Saiba como você pode extrair algumas ideias e ampliar o repertório para aplicar no texto. Veja a seguir uma lista com séries para a Redação do Enem:

1 – Black Mirror

Essa é uma série britânica de ficção científica e está disponível na Netflix. Embora seja ficção, os temas que ela aborda são muito atuais e podem fornecer grandes ideias a você. Ela traz enormes discussões sobre temas obscuros sobre a sociedade moderna. Sendo assim, ela está muito conectada com a realidade e traz o descortinamento sobre diversas questões vistas hoje em dia.

O principal ponto é como a tecnologia pode influenciar a sociedade. Embora a série retrate um futuro distópico, a realidade através desse futuro parece um tanto plausível, tendo em vista que alguns fatos podem ser relacionados com o momento atual. Se parar para observar, o exemplo claro disso é o próprio tema da Redação do Enem do ano de 2018, que foi: “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.

Vale lembrar que esse é um dos temas pertinentes da série. O terceiro episódio chamado: “Manda Quem Pode”, da terceira temporada, por exemplo, narra a história de um jovem que tem seu computador hackeado e é chantageado, obedecendo cegamente as ordens do hacker. Caso contrário, teria sua intimidade revelada e exposta à família.

Nesse sentido, esse tema é mais do que atual e plausível. Certamente esse episódio, como a série em geral vão fornecer uma vasta reflexão sobre tecnologia e sociedade. Como as relações podem tornar-se artificiais através dos adventos tecnológicos, como as pessoas evidenciam a intimidade através das redes e como isso pode ser usado contra elas.

Se você gostou de Black Mirror, é porque curte a área de tecnologia. Quem tal começar sua carreira com um curso de Engenharia de Software?

Como citar filmes e séries na redação do Enem

Antes de seguir com a nossa lista de indicações, uma pausa para reflexão. Você deve estar se perguntado como inserir filmes e séries na redação do Enem? Na verdade, a citação de séries na redação do Enem acontece de verdade e funciona. Um exemplo ocorreu na redação nota mil do Enem 2018, escrita pela candidata Clara de Jesus Rocha. Confira o trecho em que ela cita a série Black Mirror:

“Black Mirror’ é uma série americana que retrata a influência da tecnologia no cotidiano de uma sociedade futura. Em um de seus episódios, é apresentado um dispositivo que atua como uma babá eletrônica mais desenvolvida, capaz de selecionar as imagens e sons que os indivíduos poderiam vivenciar. Não distante da ficção, nos dias atuais, existem algoritmos especiais ligados em filtrar informações de acordo com a atividade “online” do cidadão. Por isso, torna-se necessário o debate acerca da manipulação comportamental do usuário pelo controle de dados na internet.(extraída da Cartilha do Participante Enem 2018)”

Ou seja, tente sempre trazer a série para ajudar na argumentação ou embasamento do tema tratado na redação.

2 – Merlí

Essa é uma das séries para a Redação do Enem que pode fornecer muito repertório a você. A série aborda os obstáculos percorridos pelo professor Merlí para introduzir a filosofia na vida de seus alunos. A série também está disponível na Netflix e conta com três temporadas.

Durante o percurso da série, ela aborda um filósofo diferente a cada episódio, com um tema que percorre ao longo desse episódio. Todos esses temas são abordados dentro de um contexto atual, fazendo com que os alunos reflitam sobre a própria experiência de vida e consigam fazer conexões entre a filosofia e as próprias condutas. Certamente, essa séria trará várias inspirações a você e ampliará o leque de filósofos e qual a principal vertente de cada um.

Um dos destaques é o episódio em que o Merlí ensina sobre o filósofo Guy Debord, que aborda o tema sobre a “Sociedade do Espetáculo”, assunto muito relevante para momento atual da sociedade moderna, que trará algum insight a você e que poderá ser explorado na Redação do Enem.

Curte filosofia? Que tal fazer uma graduação em Filosofia? Confira as melhores oportunidades e bolsas na nossa plataforma.

3 – O Mecanismo

Essa é uma série nacional criada por José Padilha e está dividida em duas temporadas. Essa é mais uma das séries que podem ajudar você na redação do Enem, pois retrata um dos maiores escândalos da política brasileira nos últimos anos. Além disso, ela está disponível na Netflix, sendo assim, é de fácil acesso.

A série pode ajudar você a ter embasamento contra a corrupção e entender mais ou menos como funcionou a operação Lava-Jato.

No entanto, a série fornecerá pistas a você sobre os principais envolvidos nesse escândalo e isso ajudará você a montar algumas estratégias de pesquisa e entender um pouco mais sobre os acordos e os bastidores da política nacional. Portanto, a série fornecerá alguns subsídios para você ter uma visão crítica sobre os fatos narrados e assim poderá escrever um bom texto caso o assunto seja sobre a política ou corrupção.

Se você gostou de O Mecanismo, então é porque curte política. Que tal fazer uma graduação em Ciências Políticas? Veja as oportunidades na plataforma Vai de Bolsa.

4 – Grey’s Anatomy

Se o tema for saúde pública, essa pode ser uma das séries mais relevantes para você escrever a Redação do Enem. Na Netflix, você encontrará muitas temporadas de Grey´s Anatomy.

A série traz várias reflexões sobre a saúde pública nos Estados Unidos que podem ser relacionadas com a do Brasil. Por exemplo, aqui existe o Sus (Sistema Único de Saúde), que é público e garante o atendimento de milhares de brasileiros, enquanto, nos Estados Unidos, não existe a garantia de um programa de saúde gratuito e de qualidade. Além disso, a série faz diversas críticas sobre a forma como funcionam os convênios médicos.

Além das questões de saúde pública, a série é recheada de outras discussões sobre temas sensíveis da sociedade, como discussão de gênero, racismo e políticas de imigração.

Portanto, ao assistir essa série, você terá embasamento sobre as diversas questões pertinentes à sociedade e assim conseguirá elaborar uma boa argumentação para a Redação do Enem.

Gosta da área da saúde? Então é a hora de ingressar em um curso de graduação em Enfermagem.

5 – O Código Bill Gates

Se o tema for tecnologia, essa talvez seja uma das séries mais relevantes para a Redação do Enem. Essa é uma série documental e também está disponível na Netflix.

Essa série trará importantes reflexões e também discussões sobre esse tema. Pois ela aborda a vida de um dos homens mais revolucionários do mundo moderno, Bill Gates. Ela trata de um dos maiores desafios do CEO da Microsoft, como a tecnologia pode salvar o planeta.

Além disso, a minissérie prioriza muito sobre a Fundação Bill Gates, que tem como meta a erradicação de diversas doenças causadas pela falta de saneamento, um projeto tão ambicioso como a principal criação de Bill, a Microsoft. Portanto, se você pretende reunir argumentos sobre filantropia e tecnologia, essa série pode ser uma boa pedida e você poderá aprender mais sobre a mente caótica de Bill Gates e como ele consegue resultados através desse caos.

O Código Bill Gates também é para quem curte tecnologia. Que tal então fazer um curso de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

Leia também: Citações para redação: 10 opções para utilizar no Enem

6 – Chernobyl (2019) – minissérie

Uma das principais séries da HBO, Chernobyl mostra com riqueza de detalhes o trágico acidente na usina nuclear na cidade de mesmo nome, na Ucrânia, em 25 de abril de 1986. Ao assistir essa série, você ficará por dentro do contexto da época e também sobre a questão da energia nuclear, suas vantagens e riscos. Para você ter uma ideia, essa série teve 19 indicações ao Emmy Awards. Foi vencedora nas categorias de “Melhor Minissérie”, “Melhor Roteiro” e “Melhor Direção”.

É uma série para quem gosta de história. Aliás, se você tem afinidade com essa área, que tal iniciar uma graduação em História? Veja as oportunidade na plataforma Vai de Bolsa.

HBO Go séries Enem
Você confere Chernobyl e outras séries interessantes para a Redação no app HBO Go

7 – Sex Education

Outra série com assuntos que podem ser tratados na redação do Enem 2021 é Sex Education. É uma série que aborda temas sobre educação sexual, de forma engraçada, porém, levantando polêmicas e tabus nesse campo. Como por exemplo, o bullying e a homofobia em escolas, o aborto e as fake news. Vale a pena ficar atento a essa série.

8 – Maid

Esta aclamada série conta a história de Alex, uma mãe jovem que passa por um relacionamento abusivo com o namorado, com quem tem uma filha pequena. Alex não suporta as agressões e foge com a filha em busca de uma vida melhor. É uma série indicada para ser citada nas redações do Enem em abordagens de assuntos como dependência amorosa, bullying, violência doméstica, relações tóxicas e machismo. Além disso, é marcante a questão do comportamento das mulheres frente a agressões, que muitas vezes não têm informação para buscarem ajuda.

Os assuntos abordados em Maid são comuns em áreas profissionais como Serviço Social. Tem afinidade neste campo? Que tal então fazer uma graduação em Serviço Social? Veja as oportunidades de cursos na plataforma Vai de Bolsa.

9 – Round 6

A série coreana “Round 6” causou muito impacto na plataforma Netflix, como uma das mais vistas ao ser lançada. A história aborda o contexto de pessoas com dificuldades financeiras que são convidadas a participar de um misterioso jogo em troca de uma recompensa. O problema é que, para os derrotados, a consequência é trágica: são mortos.

“Round 6” traz cenas fortes e impressionantes, além de tratar de assuntos sensíveis na sociedade, como tráfico de órgãos, vulnerabilidade social e psicológica, desaparecimento de pessoas, e o comportamento humano quando levado ao limite. Ou seja, é uma ótima série para ser citada como referência em redações ao abordar os temas acima.

Pode citar séries na redação do Enem?

Sem dúvida! Agora que você sabe mais sobre as séries que podem ajudar você para a redação do Enem, não deixe de assisti-las e relacionar com o contexto atual. Portanto, lembre-se: a redação do Enem sempre aborta assuntos da atualidade. Sendo assim, nunca é demais se informar e poder fazer isso de forma prazerosa, nesse caso, ao assistir uma série, certamente você terá diversos benefícios.

Além disso, não esqueça também de ler notícias através de fontes confiáveis. Isso pode garantir a você alguns bons argumentos para a redação. Também vale lembrar, que além dessas questões, saiba que o pensamento crítico pode ajudar muito para ganhar alguns pontos na prova e isso é muito bem avaliado, pois o senso comum, não vai fazer com que você saia da zona de conforto. Portanto, o pensamento crítico é o que comprova que você sabe argumentar e ter ideias bem elaboradas sobre o tema proposto na redação.

Séries redação Enem: use com inteligência

Agora você já sabe que as séries que você tanto gosta de maratonar também pode ser usadas de forma inteligente como referência nas redações do Enem. Com isso, a argumentação ganha um reforço, além de contribuir para o quesito de avaliação repertório sociocultural.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa. Aqui você encontrará diversos assuntos pertinentes que ajudarão você a tomar decisões assertivas para a vida acadêmica, profissional ou pessoal.

E lembre-se que na plataforma do Vai de Bolsa você pode procurar pelo curso de graduação de seu interesse nas principais instituições de ensino do Brasil, e com possibilidade de bolsa de estudo de até 70%. Vale a pena acessar e conferir.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.