Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Tipos de redação: conheça os 5 principais e saiba como escrevê-los

Um texto pode ser elaborado de diversas maneiras, sendo que a sua estrutura pode variar de acordo com os tipos de redação escolhidos. Saber identificar os tipos mais comuns usados na língua portuguesa e os mais solicitados nos vestibulares pode te fazer conquistar a sua graduação dos sonhos.

Portanto, se você ainda possui algumas incertezas em relação a cada tipo de redação e o que é necessário para realizá-las, confira abaixo a matéria que o Vai de Bolsa elaborou sobre o assunto. Boa leitura!

Saiba mais: Citações para redação: 20 opções para utilizar no Enem

Quantos tipos de redação existem e quais são os principais?

Existem diversos tipos de redação e categorias usadas na nossa gramática. Entretanto, somente cinco delas são as mais comuns no dia a dia dos brasileiros e mais cobradas nos processos seletivos de faculdades, vestibulares e no Enem. Veja quais são:

Dissertativo 

A redação dissertativa é uma das mais comuns entre os tipos de redação do mercado e é usada para expor ideias e pontos de vista sobre um determinado tema ou assunto. 

Esse modelo de texto normalmente envolve assuntos relevantes para a sociedade e pode trazer opiniões diferenciadas de acordo com que o produz. É muito comum esse estilo nas redações do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Além disso, uma característica marcante nesse tipo de redação é a possibilidade de ser dissertativo-argumentativo, quando o escritor tenta convencer o leitor com argumentos, ou dissertativo-expositivo, que no caso só há preocupação de discorrer sobre o assunto sem intenção de convencer. 

Jornalístico

Os textos jornalísticos fazem parte do nosso dia a dia, e de modo geral possuem a intenção de informar o leitor sobre um determinado fato/assunto. Para esse estilo é necessário se ater às informações para depois conseguir transmiti-las. 

Além disso, é preciso manter o uso de palavras simples, abusar da objetividade e abranger o entendimento para todas as pessoas que lerem, da que tem menos conhecimento, até a que tem mais acesso à informação.

Veja também: Bolsa de estudo sem Enem: saiba como conseguir uma para fazer faculdade

Narrativo 

Para escrever um texto narrativo é importante se atentar, principalmente, aos detalhes. Esse tipo de texto vai contar a história de alguém, ou de alguma situação, por exemplo.

Esse é um dos tipos de redação que você deve contar começando pela introdução da história, situando o leitor. Na sequência, o desenrolar da história, com fatos e detalhes que sejam importantes para a continuidade.

Finalmente, para encerrar é necessário preparar a conclusão acrescentando o climax que é o ponto alto da história e também conflitos, se assim houver.

O tipo de redação narrativa permite liberdade para quem escrever o texto, com a possibilidade de incluir personagens e situações fictícias.

Carta 

Como nos velhos tempos, a carta é aquela conversa entre pessoas por meio do papel, sendo um dos tipos textuais menos formal.

Ao elaborar uma carta é importante não se esquecer de fazer o cabeçalho, que deve conter data e local a ser enviada.

Depois disso, você pode fazer uma saudação, usando o vocativo, chamando ou cumprimentando o leitor, por exemplo.

No corpo do texto vem todas as informações que deseja relatar na carta. É a sua conversa com outra pessoa. Agora vem a saudação final, que é o ato de encerrar a carta onde a pessoa coloca o nome de quem escreveu o texto.

Leia ainda: Gêneros textuais: o que são, os tipos e a importância nas redações

Descritivo

Assim como o nome desse tipo de redação sugere, certamente esse é um texto rico em detalhes acerca de algo ou alguém. Ou seja, esse tipo de redação propõe uma escrita muito minuciosa. 

Para enriquecer o texto de detalhes é importante pensar nos cinco sentidos corporais, como por exemplo o paladar, tato, audição, olfato e a visão.

É importante nos textos descritivos não fugir da história que quer contar, e nem inventar situações que fujam da realidade.

Qual é o tipo de redação do Enem?

O tipo de redação exigida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) costuma ser o dissertativo-argumentativo, que permite ao estudante falar sua opinião. Porém, ao mesmo tempo, explicar o motivo daquela resposta.

A cada ano, o tema da prova normalmente envolve assuntos do dia a dia do estudante, ou alguns até polêmicos. Lembrando que a nota da redação é uma das mais importantes para o estudante que deseja pontuar bem no Enem, uma vez que ela vai de 0 a 1000, com o potencial de subir sua média na prova.

Agora que você já conhece os diferentes tipos de redação e para que cada um deles pode ser usado, não deixe de acompanhar outras dicas do blog Vai de Bolsa para arrasar em qualquer redação que fizer. 

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.