Como conseguir estudar com uma bolsa de Enfermagem? Saiba aqui!

bolsa enfermagem

A profissão de enfermeiro tem se mostrado cada vez mais promissora e não faltam oportunidades no mercado de trabalho. Mas para atuar na área é necessário cursar uma graduação, certo? Se você sonha com o ensino superior, mas não tem dinheiro para as mensalidades, o caminho pode ser o de conseguir uma bolsa de Enfermagem. E a boa notícia é que não difícil de ganhar uma bolsa de estudos!

Claro que alguns requisitos são exigidos, mas é possível conquistar o diploma de Enfermagem estudando com bolsa parcial ou até mesmo integral. Para isso, é fundamental que você conhece as principais opções de bolsas disponíveis, além de suas características para conceder o benefício. Ficou interessado em saber mais?

Então acompanhe esse conteúdo sobre as alterativas de bolsa de Enfermagem para ingressar na faculdade. Quem sabe não é agora que você consegue dar início nos primeiros passos para a carreira de enfermeiro. Vamos lá!

Saiba mais: Como é o curso de Enfermagem, veja guia completo da profissão

Como funciona o curso de Enfermagem?

Antes de você saber mais sobre as bolsas de Enfermagem, vamos falar resumidamente sobre a graduação. É importante você ter ideia de como o curso funciona e do que será necessário estudar. Primeiramente, ao se formar em Enfermagem você estará apto a cuidar da saúde das pessoas, no apoio direto a médicos e demais profissionais da saúde.

O curso é ofertado nas modalidades bacharelado e licenciatura, no formato presencial, semipresencial ou a distância. Ele tem como principal intuito capacitar profissionais para atuarem na recuperação e reabilitação da saúde e prevenção a doenças. O enfermeiro assume responsabilidades como verificar as condições de saúde do paciente, cuidar de sua higiene e administrar remédios, por exemplo.

Entre as matérias da graduação, podemos destacar algumas, como Anatomia, Microbiologia, Imunologia, Psicologia da Saúde, Epidemiologia, Fundamentos de Enfermagem, Nutrição, entre outras. Portanto, é fato que você precisa gostar bastante da área da saúde e afins, além do contato com pessoas em geral, para seguir carreira.

Bolsa de enfermagem: como conseguir a sua?

Conforme já ressaltamos, você pode conseguir bolsas de estudos para cursar Enfermagem. Aliás, qualquer pessoa pode entrar com um pedido de bolsa dentro dos programas disponíveis. Só precisa prestar atenção aos requisitos exigidos, documentos e períodos de inscrições.

Mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não costuma ser um processo difícil e cheio de entraves. Até porque a ideia é justamente ajudar as pessoas que não podem pagar. Seja com descontos nas mensalidades ou gratuidade de todo o curso, com as bolsas 100%.

Veja a seguir como você pode conquistar a sua bolsa de Enfermagem!

1 – Bolsas pelo Prouni

Se você é um estudante de baixa renda, o Prouni você te ajudar a conseguir uma bolsa de Enfermagem. Isso porque se trata de um programa do governo federal que concede bolsas parciais e integrais em universidades particulares. Neste caso, atendendo a todos requisitos, o critério de classificação dos candidatos é a pontuação obtida na última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Confira quais exigências são necessárias para concorrer a uma bolsa do Prouni:

  • Não ter diploma de nível superior;
  • Possuir renda familiar mensal bruta de até 1,5 salário mínimo por pessoa para bolsas integrais (paga todo curso);
  • Possuir renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa para bolsas parciais (paga metade das mensalidades do curso);
  • Ter conseguido pelo menos 450 pontos na média das provas do Enem, e não ter ter zerado a redação;
  • Ter estudado a vida inteira em escola pública ou escola particular com bolsa integral.

Importante destacar que quanto maior a sua pontuação no Enem, maiores as chances de conseguir uma bolsa. As inscrições para o Prouni são realizadas duas vezes ao ano, normalmente no início de cada semestre letivo. Acompanhe o site do programa para não perder os prazos.

Leia também: Como passar no Sisu com a nota do Enem

2 – Convênios empresariais

Se você não se enquadra no Prouni para conseguir uma bolsa de Enfermagem, calma que existem outras opções, como os convênios com empresas. Neste caso, a empresa onde você trabalha pode ter convênios de bolsas com faculdades particulares. Desta forma, você consegue se beneficiar pleiteando uma bolsa para estudar.

Afinal, muitas empresas prezam pelo crescimento dos seus funcionários, e a graduação trará não só benefícios pessoais, mas à empresa como um todo, concorda? Portanto, informe-se no RH da sua empresa sobre descontos e bolsas para o ensino superior. Quem sabe não será essa a solução para conquistar o seu diploma de Enfermagem.

Agora se você é servidor público, também é possível conseguir uma bolsa. Já que boa parte das universidades particulares oferecem bolsas de Enfermagem para servidores federais, estaduais ou municipais. Confira com as universidades o valor dos descontos oferecidos!

bolsa enfermagem

3 – Bolsas fornecidas pelas próprias faculdades

Uma outra forma de ganhar uma bolsa de Enfermagem é recorrer aos programas das próprias universidades particulares. Cada uma tem os seus benefícios, por isso o importante é buscar informações antes da matricula. Uma ótima dica é estudar bastante para o vestibular e ocupar as primeiras colocações. Pois a maioria das faculdades oferece bolsas para os primeiros colocados.

O mesmo vale para a sua pontuação no Enem. Quanto mais alta, maiores serão as suas chances de conseguir uma bolsa parcial ou integral. Isso vai depender muito dos critérios de cada instituição. O segredo é se informar e correr atrás para conseguir os descontos. Estudantes de baixa renda também costumam ser beneficiados com programas de bolsas privadas.

4 – Garanta a sua bolsa de Enfermagem pelo Vai de Bolsa

Você também encontra aqui no Vai de Bolsa uma variedade de bolsas de estudos em universidades particulares. Dependendo da instituição, você consegue descontos de até 70%. Ótimo, né? Essa pesquisa é muito rápida e simples de fazer.

É só ir até a home da nossa página do Vai de Bolsa e pesquisar. Você vai encontrar uma barra onde poderá escolher o curso que deseja fazer, a cidade que quer estudar e também selecionar se é um curso presencial ou EAD que procura. Você também pode escolher as duas possibilidades se preferir.

Agora clique em buscar e pronto, vão aparecer todas as opções de bolsas disponíveis dentro do que foi selecionado. Você tem a opção de clicar em “saber mais” sobre o curso ou já ir direto para o “garanta a vaga”. Feiro isso, é só preencher com seus dados pessoais, realizar a pré-matrícula e o pagamento, que é extremamente seguro e sem riscos de fraudes.

Leia também: Bolsas e ajuda de custos que podem lhe ajudar na faculdade

Animado com a possibilidade de conseguir uma bolsa de Enfermagem?

Agora depende de você ir atrás das opções de bolsas que apresentamos e partir para a matrícula. Boa sorte!

Continue nos acompanhando no blog para manter-se informado sobre todas as novidades do universo da educação.

Outros posts da categoria

Receba novidades por email:

Vai uma bolsa aí?